Autor Tópico: Problema foco 5D mark IV  (Lida 16169 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #30 Online: 30 de Abril de 2019, 16:27:18
Olá, estou com mesmo problema que você citou em relação a 5D MARK IV.
Você conseguiu descobrir ou solucionar o problema?
A solução é o MICROAJUSTE de AF bem feito (isso é chaaato de fazer...). Feito para todas as objetivas que você pretende usar (e não vale fazer numa objetiva e usar outra do mesmo modelo, o microajuste é individual).  :ok:
Além disso, não esperar um foco limpo e uma imagem espetacularmente nítida usando uma 24-105 com o objeto a 14 km da câmera.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 30 de Abril de 2019, 17:17:22
Micro Ajuste de foco é algo quase que obrigatório a se fazer. Mesmo que sua lente esteja boa no padrão de fábrica eu sugiro fazer esse micro ajuste para melhorar a performance. Pior dos casos é só resetar e voltar tudo a zero zero.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=131121.0
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


LeandroViana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • Leandro Viana
Resposta #32 Online: 11 de Maio de 2019, 01:12:44
Eita que faz tempo que não entro aqui.

Eu também tenho uma 5d mark iv e não é só você que está com problema. Eu tenho uma 6d faz uns 5 anos sei la e ela ta de boa. Só no ano passado que fui trocar a borrachinha do seletor de velocidade.

A 5d mark iv tenho há 2 anos e posso listar uma série de problemas dela
- Foco no viewfinder terrível. Foco pelo live view perfeito, coisa de outro mundo. São dois focos totalmente diferente, é 8 / 80
- A própria câmera não reconhece suas baterias. Vive dizendo que são falsas. Ai você tem que tirar, colocar, tirar, colocar até ela ter a boa vontade de reconhecer.
- Câmera as vezes trava e é preciso tirar a bateria pra funcionar
- Com 2 anos de uso a borracha inteira da camera está soltando, sendo que moro em Brasília e aqui o clima costuma ser seco. A borracha poderia ressecar, mas não perder a cola.
- Com 2 anos de uso já preciso trocar a borracha do seletor de velocidade.

Já levei ela na Namba pra uma revisão, expliquei o problema da bateria e foco. A desculpa deles foi que a bateria poderia ser falsificada, mas era original e que o foco poderia ser problema na lente.
Se você testar com a 6d e a 5d verá a diferença usando a mesma lente.

Na época paguei 14 mil. E pra canon ter ela como uma das suas linhas mais top, fala sério. Câmera é toda bugada, fora que a durabilidade é terrível, perder pra 6d que custa 4 mil conto.

Se muitos ai amam essa camera, parabéns por terem essa sorte. Acredito que eu e nosso amigo ai pegamos um lote abençoado.


LeandroViana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • Leandro Viana
Resposta #33 Online: 11 de Maio de 2019, 09:58:11
E ainda esqueci de um detalhe

Com 1 ano de uso já foi preciso trocar o botão de foco pq tinha afundado.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #34 Online: 11 de Maio de 2019, 10:16:28
Pois então.. Eu acho que todo e qualquer equipamento pode ter os seus defeitos na produção. Um percentual de equipamentos que sai da fábrica meio baleadinho... Isso acontece com tudo: câmeras, carros, liquidificadores, etc.
Produtos com defeitos de projeto / bugs sérios tem um alto percentual de erros... O que vai gerar recall.
Daí é um pouco de azar de pegar um desses. E também é um teste pra o fabricante resolver esses casos pontuais.  :doh: :aua: Mas aqui é Brasil, né?

Se você se sente lesado com um produto que tem uma durabilidade muito abaixo do esperado, pode entrar na justiça (que até é bem condescendente com o consumidor) mesmo que já tenha passado o prazo de garantia. Porém os defeitos que você citou podem facilmente ser associados ao uso incorreto / mau uso... O que irá dificultar o seu êxito.

Agora você citou um ponto realmente importante... O AF funciona diferentemente no LV e no VF. Ou seja, a câmera sabe focar.
Na minha humilde compreensão... Você DEVE fazer o microajuste de AF. Se fizer bem feito acaba o erro de foco no VF.
« Última modificação: 11 de Maio de 2019, 10:20:36 por nandoespinosa »


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #35 Online: 03 de Outubro de 2019, 15:44:45
Vi que o post é de 2017 e to acompanhando

Você tem alguma atualização sobre isso?

Ta acontecendo exatamente a mesma coisa com a minha 5DMarIV e dando um google é a única pessoa falando a respeito.

Já tentei tudo, analisei as configurações, o ajuste fino está feito, faço como sempre fiz e a foto não tem nitidez. Sai tremida exatamente como você diz parece lavada.




jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #36 Online: 03 de Outubro de 2019, 15:48:49
Vi que o post é de 2017 e to acompanhando

Você tem alguma atualização sobre isso?

Ta acontecendo exatamente a mesma coisa com a minha 5DMarIV e dando um google é a única pessoa falando a respeito.

Já tentei tudo, analisei as configurações, o ajuste fino está feito, faço como sempre fiz e a foto não tem nitidez. Sai tremida exatamente como você diz parece lavada.



Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 03 de Outubro de 2019, 16:23:09
Vi que o post é de 2017 e to acompanhando

Você tem alguma atualização sobre isso?

Ta acontecendo exatamente a mesma coisa com a minha 5DMarIV e dando um google é a única pessoa falando a respeito.

Já tentei tudo, analisei as configurações, o ajuste fino está feito, faço como sempre fiz e a foto não tem nitidez. Sai tremida exatamente como você diz parece lavada.

Como quase ninguem volta pra dizer se resolveu o problema e muito menos como resolveu…

Vou pedir pra voce conferir a medicao de foco.que tem que estar no modo matricial. Se estiver no pontual causa esse transtorno.
Outra coisa pra ver e se tem um ponto de exclamacao ( ! ) dentro de um exagono amarelo na tela ou no visor, se tiver entra e volta pro zero, ou clica na opcao restaurar.
Caso esteja usando lentes que nao seja da Canon, e normal errar o foco.
Boa sorte!


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 03 de Outubro de 2019, 16:41:34
Esqueci de outro detalhe, a 5D mk4, tem cases de foco, pra fotos normais use sempre o case 1, caso por exemplo use o 6 em AlServo, pra assuntos parados, ela erra bastante o foco.
 Na verdade acho que na 5D mk4, sao so 5 opcoes, mas de uma olhada.
Caso tenha comprado a camera agora, explore bem, porque voce vai apanhar por uns 2 meses, a ponto de arrepender de ter comprado, e uma camera com tecnologia de ponta e qualquer opcao que mudar tem resposta imediato, ao contrarios das de entrada, entao caso esteja acostumado com umas Ti ou abaixo, esquece tudo, se vem das XXD, vai apanhar um pouco apesar do menu de opcoes mais limpo e direto.
Perdao por ter colocado a resposta separado. Novamente boa sorte!


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #39 Online: 03 de Outubro de 2019, 16:46:55
Como quase ninguem volta pra dizer se resolveu o problema e muito menos como resolveu…

Vou pedir pra voce conferir a medicao de foco.que tem que estar no modo matricial. Se estiver no pontual causa esse transtorno.
Outra coisa pra ver e se tem um ponto de exclamacao ( ! ) dentro de um exagono amarelo na tela ou no visor, se tiver entra e volta pro zero, ou clica na opcao restaurar.
Caso esteja usando lentes que nao seja da Canon, e normal errar o foco.
Boa sorte!


Muito obrigada por responder.

Sim. Está no matricial. Foi a primeira coisa que pensei.Depois testei outras lentes (só uso Canon)
Eu fotografava muito bem até 1 semana atrás, aconteceu de repente. Fiz uma série de retratos
f/8 1/160 ISO 125 luz natural
de 10 fotos 1 ficou boa(nem tanto). Muito tremida e lavada. Vou anexar as duas primeiras são os detalhes da foto com erro. A terceira é a que ficou menos pior

Procurando como anexar, sou nova aqui



Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 03 de Outubro de 2019, 16:47:16
Vez em quando uso a 5D mark IV de um grande amigo, para quem realizo freelances. Que camera fantástica, boa de imagem, boa de AF, super precisa. Utilizo com uma 24-70 f2.8 serie II que também é dele.

O AF dela é o grande diferencial, confesso que fico surpreso com estes relatos.
Interessante !
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 03 de Outubro de 2019, 16:52:07
E lembrando uma coisa pessoal :
É uma camera de 30mp, toda sua técnica, tem que ser melhorada por causa disso. Não dá para usar velocidades mais baixas como de costume, uma lente não tão boa opticamente não joga informação correta aos pixels do sensor, por eles serem bem pequenos, qualquer tremor, respiração, costuma acusar na qualidade final da imagem... tem vários macetes fotográficos, quando se usa camera acima de 24mp.

Cliquem com uma nikon D850, canon 5DS, com seus altos megapixel, e vejam o cão chupando manga nas imagens, se não jogar velocidades acima do normal de costume, acusa tudo os defeitos da gente e dá óptica utilizada.
Fica tudo parecendo foto sem foco, mas é porque a luz recebida vazou para o pixel ao lado (para entender isso, usa o google que lá tem horas de leitura sobre isso), aí a foto parece que está estática, mas perdeu definição !

Fotógrafo e birdwatching


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 03 de Outubro de 2019, 17:19:55
Assim como o Douglas, achei a velocidade bem baixo, principalmente se estiver usando lente meia ou telefoto, na verdade 50mm ou acima…

Quanto aos cases pra foto? Esta no 1?
Nao tem nenhum ponto de " ! " na tela?


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 03 de Outubro de 2019, 17:26:24
Salvo ocasioes especiais, nuca use os 61 pontos de focos juntos, onde o primeiro ponto de foco bater vai ser a prioridade, tirando toda a nitidez da foto…
Use sempre um ou oconjunto de 5, 9, 15, e os movimente onde voce quer o foco.


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #44 Online: 03 de Outubro de 2019, 17:39:51
Assim como o Douglas, achei a velocidade bem baixo, principalmente se estiver usando lente meia ou telefoto, na verdade 50mm ou acima…

Quanto aos cases pra foto? Esta no 1?
Nao tem nenhum ponto de " ! " na tela?

Case no 1
Nenhum ponto ! na tela
to lendo aqui, eu tentei alguns testes em velocidade mais alta, diafragma mais fechado, tudo ruim. não salva 10%
o que me intriga é que o desempenho dela estava simplesmente maravilhoso e do nada ficou assim