Autor Tópico: Huaraz, quem aqui já foi e pode dar dicas?  (Lida 3177 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Maio de 2017, 19:30:32
Olá pessoal, este ano estou me programando para ir a Huaraz e mais alguns outros lugares no Peru. Irei em Agosto (início de Setembro) e gostaria de dicas dos colegas que já foram.  :ok:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2017, 00:30:32
 Huaraz é uma cidade bem feia, nao tem atrativo nenhum, tudo que interessa esta fora dela rs.. mas é o principal ponto de partida e chegada da Cordilheira Blanca. Tem inumeros hostels e hoteis para todos os bolsos e incontáveis esquemas de turismo de aventura.
É fundamental ter em mente um dado importante: qualquer atividade que pretender fazer será em altitude elevada (4000 metros e acima) o que implica aclimataçao prévia do organismo, isto é, alguns dias ativos em  altitudes menores para posteriormente encarar sem sofrimento (ou risco de problemas graves) atividades em locais mais elevados. Eu fiquei uns 4 dias andando direto nas imediaçoes de Huaraz antes de fazer uma longa caminhada de 6 dias por altitude sempre superiores a 4500m (com cargueira nas costas, carregando tudo rs..) e nao tive problema com o mal de altitude. Fiquei em Huaraz e em uma especie de pousada de montanha que fica a 20 km da cidade (por onibus urbano) na direçao norte,  em frente ao nevado  e Parque Nacional Huascaran, um lugar simplesmente fantástico de visual e estadia, hiper super recomendo. Fica em Anta rsrs..   perto do "aeroporto"  de Huaraz, pode ter certeza que é o melhor lugar para quem curte visual ficar. Se interessar te passo o contato.. A dona é gente finissima e ela me levou para conhecer umas ruinas e lugares incriveis. Uma foto que postei de pastora com nevado ao fundo foi feita com ela..
Dos trekkings guiados nao posso falar nada, pois nao fiz nenhum, mas desses se encontram zilhões de informaçoes e fotos na internet. Se interessar fazer algo independente como eu fiz vai ter que ir para o norte da cordilheira blanca. Fiz uma trip maravilhosa, de quase 7 dias pelas montanhas, sem turistas, uma benção, conhecida como circuito Alpamayo, se interessar passo tracklogs e demais infos.
No geral a Cordilheira Blanca é divida em 2 porções: norte e sul. Todos os altos cumes, grandes glaciares, lagos, ruinas etc.. mais interessantes, de longe, estao no setor norte. Quando estive lá nem pensei a ir para o sul por 2 motivos: primeiro porque havia tido pouco acumulo de neve nesse setor  naquela temporada, logo menos visuais interessantes. Segundo, e principal: por ali, em praticamente todos os circuitos, se passa por pequenos povoados e neles são cobrados "pedágios"  que são obrigatoriamente pagos. Também li sobre assaltos em trilhas, um dos motivos que me faz fugir de "gente"  nessas montanhas, principalmente pq na ocasião eu fiz tudo sozinho, logo, seria um alvo fácil. Prefiro mil vezes assumir  outros riscos inerentes à montanha do que ser assaltado no meio do nada, e meu prazer é curtir lugares selvagens, quanto mais melhor....
O setor sul chama-se Cordillera Huayhuash, fica ao sul de Huaraz e dá para avista-la do onibus que vem de Lima qdo ele  desponta no altiplano e em geral dá uma parada em frente a um lago (Conococha) a uns 4.000 e poucos metros (huaraz esta a 3.050m), dá para ver imagens do local pelo Street View do Google.
Finalizando, creio que me me alonguei "um pouquinho" heheh.. mas foi bom para aclarar a memória.. Quando pintar alguma oportunidade (tipo passagem barata rsrs...) nao hesitarei em voltar para refazer o q fiz  e mais o q der,  mas mais equipado fotograficamente.. Um dia desses ainda posto fotos dessa trip, uma das mais lindas q já fiz.
« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 00:49:22 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2017, 00:40:29
 Huaraz é uma cidade bem feia, nao tem atrativo nenhum, tudo que interessa esta fora dela rs.. mas é o principal ponto de partida e chegada da Cordilheira Blanca. Tem inumeros hostels e hoteis para todos os bolsos e incontáveis esquemas de turismo de aventura.
É fundamental ter em mente um dado importante: qualquer atividade que pretender fazer será em altitude elevada (4000 metros e acima) o que implica aclimataçao prévia do organismo, isto é, alguns dias ativos em  altitudes menores para posteriormente encarar sem sofrimento (ou risco de problemas graves) atividades em locais mais elevados. Eu fiquei uns 4 dias andando direto nas imediaçoes de Huaraz antes de fazer uma longa caminhada de 6 dias por altitude sempre superiores a 4500m (com cargueira nas costas, carregando tudo rs..) e nao tive problema com o mal de altitude. Fiquei em Huaraz e em uma especie de pousada de montanha que fica a 20 km da cidade (por onibus urbano) na direçao norte,  em frente ao nevado  e Parque Nacional Huascaran, um lugar simplesmente fantástico de visual e estadia, hiper super recomendo. Fica em Anta rsrs..   perto do "aeroporto"  de Huaraz, pode ter certeza que é o melhor lugar para quem curte visual ficar. Se interessar te passo o contato.. A dona é gente finissima e ela me levou para conhecer umas ruinas e lugares incriveis. Uma foto que postei de pastora com nevado ao fundo foi feita com ela..
Dos trekkings guiados nao posso falar nada, pois nao fiz nenhum, mas desses se encontram zilhões de informaçoes e fotos na internet. Se interessar fazer algo independente como eu fiz vai ter que ir para o norte da cordilheira blanca. Fiz uma trip maravilhosa, de quase 7 dias pelas montanhas, sem turistas, uma benção, conhecida como circuito Alpamayo, se interessar passo tracklogs e demais infos.
No geral a Cordilheira Blanca é divida em 2 porções: norte e sul. Todos os altos cumes, grandes glaciares, lagos, ruinas etc.. mais interessantes, de longe, estao no setor norte. Quando estive lá nem pensei a ir para o sul por 2 motivos: primeiro porque havia tido pouco acumulo de neve nesse setor  naquela temporada, logo menos visuais interessantes. Segundo, e principal: por ali, em praticamente todos os circuitos, se passa por pequenos povoados e neles são cobrados "pedágios"  que são obrigatoriamente pagos. Também li sobre assaltos em trilhas, um dos motivos que me faz fugir de "gente"  nessas montanhas, principalmente pq na ocasião eu fiz tudo sozinho, logo, seria um alvo fácil. Prefiro mil vezes assumir  outros riscos inerentes à montanha do que ser assaltado no meio do nada, e meu prazer é curtir lugares selvagens, quanto mais melhor..
O setor sul chama-se Cordillera Huayhuash, fica ao sul de Huaraz e dá para avista-la do onibus que vem de Lima qdo ele  desponta no altiplano e em geral dá uma parada em frente a um lago (Conococha) a uns 4.000 e poucos metros (huaraz esta a 3.050m), dá para ver imagens do local pelo Street View do Google.
Finalizando, creio que me me alonguei "um pouquinho" heheh.. mas foi bom para aclarar a memória.. Quando pintar alguma oportunidade (tipo passagem barata rsrs...) nao hesitarei em voltar para refazer o q fiz e mais o q der,  mas mais equipado fotograficamente.. Um dia desses ainda posto fotos dessa trip, uma das mais lindas q já fiz.
« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 00:51:38 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2017, 05:34:29
Bacana Angelo, acho que não se alongou não, muito pelo contrário.

Você ficou quantos dias no total? Estou me programando para ficar 15 dias no total no Peru, o que inclui obviamente menos dias em Huaraz, acredito que 5 à 6 dias.

Outra dúvida: Você inicia falando sobre a porção norte e finaliza sobre a sul, eu já li sobre Huayhuash e é de fato muito bonito, mas como irei com a patroa, não sei se irá rolar algo mais "aventureiro", que particularmente eu curto bastante também.

Fala mais aí! Se tiver fotos também é bacana!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2017, 01:35:46
Bacana Angelo, acho que não se alongou não, muito pelo contrário.

Você ficou quantos dias no total? Estou me programando para ficar 15 dias no total no Peru, o que inclui obviamente menos dias em Huaraz, acredito que 5 à 6 dias.

Outra dúvida: Você inicia falando sobre a porção norte e finaliza sobre a sul, eu já li sobre Huayhuash e é de fato muito bonito, mas como irei com a patroa, não sei se irá rolar algo mais "aventureiro", que particularmente eu curto bastante também.

Fala mais aí! Se tiver fotos também é bacana!

Então Carlos, eu fiquei 13 dias no total,  pouco tempo para os meus "padrões", mas aproveitei bem, fui bem objetivo, nem fiquei em Lima, do aeroporto fui direto para a empresa de onibus que me levaria a Huaraz (comprei a passagem com antecedencia, comprar na hora é mais caro e pode nao ter), mas  creio q vale a pena ficar pelo menos 1 dia em Lima para conhecer. De Lima a Huaraz são 8 hs de viagem, mas os onibus são muito confortáveis, servem até comida, boa diga-se, padrão de avião, com rodo-moça e outras mordomias, tem até comida vegetariana, um luxo rs.. (visam  o publico padrão de gringos).  Com certeza vale para ir curtindo a paisagem.. De avião creio q nao compensa pelo custo-malefício rsrs..
No seu lugar eu ficaria no máximo 1 ou 2  dias em Huaraz preparando roteiros e fazendo contatos com eventuais empresas de turismo de aventura e/ou guias (hoteis e pousadas tem esses contatos de monte). O resto  ficaria  em local mais estratégico para suas saídas e que fosse mais aprazível, em contato mais direto com a natureza e longe da cidade feia q é Huaraz. Nesse caso a hospedagem da Marta em Anta acho perfeita, a dona é decoradora em Lima, logo tudo ali é de muito bom gosto, apesar do estilo rustico, tem até cozinha para cozinhar de forma independente, caso interesse. Veja como é https://www.facebook.com/Casa-de-campo-Cushta-556812321027857/ (minhas fotos da casa estao bem melhores do que as do site). O legal, além do lugar lindo, é que fica a 300 metros da estrada, passagem  obrigatória dos onibus, vans e taxis que levam para todos os lugares de interesse na parte norte da Cordilheira Blanca. A partir dali fica super fácil fazer  um monte de coisas independente de agencias, tipo visitar ruinas arqueológicas incriveis ao pé de nevados e belissimas caminhadas curtas fora do circuito turistico, a dona pode dar mil dicas e talvez até ir junto se tiver poucos hospedes.  Se voce conseguir alugar um carro, ai estaria no paraíso, pois poderia chegar em lugares incriveis sem depender de ninguem (só de gps rss...), conheceria povoados belíssimos, e chegaria na base de lindos nevados podendo fazer belos e curtos passeios com sua companheira, sem contar as possibilidade infinitas de clicks.  Lembro que gps é um item bem importante se vc pretende fazer atividades independentes, gps com um bom mapa embutido, claro, com trilhas, estradas vicinais, indicaçoes topográficas, etc..
Da Cordilheira Huayhuash, parte sul da Cordilheira Blanca,  nao posso falar mais do que já disse antes, nao fui, nao me despertou interesse pelos motivos já mencionados, priorizei o norte,  mas nao tenho dúvida que é linda também, mas com  menos possibilidades do que a parte norte, que é muitissimo maior, mais nevados, mais lagos, mais acessivel e mais proximo de Huaraz e Caraz, outra cidadezinha mais ao norte de onde partem circuitos de montanha. Outro motivo que nao me atraiu na parte sul foi a distancia de Huaraz, em torno de 100 km, ou seja, 200km ida e volta. Os circuitos do norte sao muito mais proximos de Huaraz.
Se vc tiver gps eu posso te passar uns mapas ótimos para vc se movimentar por lá. Se nao tiver gps nao tem problema, eu vou por um a venda em breve, repleto de mapas rsrss... Tenho também uns trechos de mapinhas  digitais que suguei de sites e  que podem ajudar, com indicativos locais, toponímeas, trilhas e locais de interesse..
Quanto as fotos, vou publicar em breve, assim que tiver animo, tenho um monte dessa trip..


ps.: se der, peço que apague um dos posts repetidos que publiquei anteriormente..
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 01:44:57 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2017, 01:42:16
Então Carlos, eu fiquei 13 dias no total,  pouco tempo para os meus "padrões", mas aproveitei bem, fui bem objetivo, nem fiquei em Lima, do aeroporto fui direto para a empresa de onibus que me levaria a Huaraz (comprei a passagem com antecedencia, comprar na hora é mais caro e pode nao ter), mas  creio q vale a pena ficar pelo menos 1 dia em Lima para conhecer. De Lima a Huaraz são 8 hs de viagem, mas os onibus são muito confortáveis, servem até comida, boa diga-se, padrão de avião, com rodo-moça e outras mordomias, tem até comida vegetariana, um luxo rs.. (visam  o publico padrão de gringos).  Com certeza vale para ir curtindo a paisagem.. De avião creio q nao compensa pelo custo-malefício rsrs..
No seu lugar eu ficaria no máximo 1 ou 2  dias em Huaraz preparando roteiros e fazendo contatos com eventuais empresas de turismo de aventura e/ou guias (hoteis e pousadas tem esses contatos de monte). O resto  ficaria  em local mais estratégico para suas saídas e que fosse mais aprazível, em contato mais direto com a natureza e longe da cidade feia q é Huaraz. Nesse caso a hospedagem da Marta em Anta acho perfeita, a dona é decoradora em Lima, logo tudo ali é de muito bom gosto, apesar do estilo rustico, tem até cozinha para cozinhar de forma independente, caso interesse. Veja como é https://www.facebook.com/Casa-de-campo-Cushta-556812321027857/. O legal, além do lugar lindo, é que fica a 300 metros da estrada, passagem  obrigatória dos onibus, vans e taxis que levam para todos os lugares de interesse na parte norte da Cordilheira Blanca. A partir dali fica super fácil fazer  um monte de coisas independente de agencias, tipo visitar ruinas arqueológicas incriveis ao pé de nevados e belissimas caminhadas curtas fora do circuito turistico, a dona pode dar mil dicas e talvez até ir junto se tiver poucos hospedes.  Se voce conseguir alugar um carro, ai estaria no paraíso, pois poderia chegar em lugares incriveis sem depender de ninguem (só de gps rss...), conheceria povoados belíssimos, e chegaria na base de lindos nevados podendo fazer belos e curtos passeios com sua companheira, sem contar as possibilidade infinitas de clicks.  Lembro que gps é um item bem importante se vc pretende fazer atividades independentes, gps com um bom mapa embutido, claro, com trilhas, estradas vicinais, indicaçoes topográficas, etc..
Da Cordilheira Huayhuash, parte sul da Cordilheira Blanca,  nao posso falar mais do que já disse antes, nao fui, nao me despertou interesse pelos motivos já mencionados, priorizei o norte,  mas nao tenho dúvida que é linda também, mas com  menos possibilidades do que a parte norte, que é muitissimo maior, mais nevados, mais lagos, mais acessivel e mais proximo de Huaraz e Caraz, outra cidadezinha mais ao norte de onde partem circuitos de montanha. Outro motivo que nao me atraiu na parte sul foi a distancia de Huaraz, em torno de 100 km, ou seja, 200km ida e volta. Os circuitos do norte sao muito mais proximos de Huaraz.
Se vc tiver gps eu posso te passar uns mapas ótimos para vc se movimentar por lá. Se nao tiver gps nao tem problema, eu vou por um a venda em breve, repleto de mapas rsrss... Tenho também uns trechos de mapinhas  digitais que suguei de sites e  que podem ajudar, com indicativos locais, toponímeas, trilhas e locais de interesse..
Quanto as fotos, vou publicar em breve, assim que tiver animo, tenho um monte dessa trip..


ps.: se der, peço que apague um dos posts repetidos que publiquei anteriormente..

Poxa, posta as fotos sim!

O norte você diz é onde tem a Laguna 69, Churup dentre outras?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2017, 01:56:59
Poxa, posta as fotos sim!

O norte você diz é onde tem a Laguna 69, Churup dentre outras?

Isso! a Cordilheira Blanca é divida em 2 partes, a Norte, onde fica o Parque Nacional de Huascaran (N de Huaraz) e os principais nevados,  e a sul conhecida como Cordilheira Huayhuash.
Essas lagunas que vc mencionou tem uma fama enorme, nao conheci pessoalmente, mas nao tenho duvidas que a "fama" tem um enorme apelo de marketing, pois é um esquema bem acessível para turista padrão. Pelas fotos, comparativamente, conheci lagunas mais bonitas, mas longe de tudo, dias de pernada..
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 01:58:11 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2017, 19:37:34
Isso! a Cordilheira Blanca é divida em 2 partes, a Norte, onde fica o Parque Nacional de Huascaran (N de Huaraz) e os principais nevados,  e a sul conhecida como Cordilheira Huayhuash.
Essas lagunas que vc mencionou tem uma fama enorme, nao conheci pessoalmente, mas nao tenho duvidas que a "fama" tem um enorme apelo de marketing, pois é um esquema bem acessível para turista padrão. Pelas fotos, comparativamente, conheci lagunas mais bonitas, mas longe de tudo, dias de pernada..

Você poderia popular aqui com mais informações hein? E fotos? Faz uma forcinha aí!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2017, 09:41:35
E o preço? É caro ficar em Huaraz? Estou pensando em passar um mês no Peru estudando e obviamente passando... Não escolhi o destino ainda. Como não é só turismo precisa ser uma cidade mesmo. Tem alguma indicação?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2017, 18:30:15
E o preço? É caro ficar em Huaraz? Estou pensando em passar um mês no Peru estudando e obviamente passando... Não escolhi o destino ainda. Como não é só turismo precisa ser uma cidade mesmo. Tem alguma indicação?

Qdo eu fui o cambio estava bem favorável  em relaçao ao Real,  mesmo em dólar os preços eram bons Se vc curte aventura, Huaraz e entorno é o melhor lugar do Peru. Para estudar, provavelmente, nao deve ser: é uma cidade pequena com infra-estrutura bastante limitada, possivelmente incluindo a educacional (mera deduçao, nao tenho infos a respeito).
Uma cidade que  parece ser ideal para conciliar estudos e passeios deve ser Cuzco. Em si já é uma linda cidade colonial e tem um entorno repleto de ruinas e travessias interessantes, como a trilha Inca  e outras, além de Machu Picchu. Hospedagens e hostel eram baratos qdo estive lá.


Você poderia popular aqui com mais informações hein? E fotos? Faz uma forcinha aí!
"Popular aqui" ichi, nao consegui traduzir  :D
Bom, as fotos eu vou postando aos poucos.  Primeiro serão as da Hospedagem de campo em Anta (é "marketing" mesmo rsrs..) depois o resto..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2017, 22:56:54
acompanhando :snack:
e caso algum preciso de infos sobre os circuitos do Torres del Paine, eu posso tentar ajudar
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2017, 14:10:57
já fui para Huaraz 3 vezes. Sendo que a última cheguei de carro viajando desde São Paulo.

Tem trilhas por meses por lá.

Eu particularmente fiz e gosto das:

Huayhuash (para avançados, são 200km de trilha e muito sobe e desce). Tem que fazer algumas viagens de coletivo saindo de Huaraz pra chegar nesse lugar bem remoto.
Llanganuco - Santa Cruz (acho tranquila de caminhar e linda de fazer).

ROdei todo o parque de Huascaran de carro e é muito legal caso vc tenha um carro 4x4.

Não é caro huaraz, uma refeição sai por R$10 e estadia em lugar simples R$30
Caminante no hay camino hace camino al andar


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2017, 14:44:16
já fui para Huaraz 3 vezes. Sendo que a última cheguei de carro viajando desde São Paulo.

Tem trilhas por meses por lá.

Eu particularmente fiz e gosto das:

Huayhuash (para avançados, são 200km de trilha e muito sobe e desce). Tem que fazer algumas viagens de coletivo saindo de Huaraz pra chegar nesse lugar bem remoto.
Llanganuco - Santa Cruz (acho tranquila de caminhar e linda de fazer).

ROdei todo o parque de Huascaran de carro e é muito legal caso vc tenha um carro 4x4.

Não é caro huaraz, uma refeição sai por R$10 e estadia em lugar simples R$30

poste fotos! que outras dicas consegue dar pra ajudar?

não sofreu com o frio dormindo em lugares mais simples? conseguia comer legal? dizem que lá é meio complicado pra comer...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 14:44:53 por cfcsosa »


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2017, 10:08:20
As fotos estão no www.flickr.com/arto2016

Não sofri com frio não, os locais tem bastante cobertores (pousadas), na trilha tem que ir equipado com roupa de frio. pra comer em trilha vc tem que contratar o guia e burros pra carregar comida. os caras cozinham pra vc. perdi muito peso quando fiz pouca comida e muita caminhada.
Caminante no hay camino hace camino al andar


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2017, 10:26:56
As fotos estão no www.flickr.com/arto2016

Não sofri com frio não, os locais tem bastante cobertores (pousadas), na trilha tem que ir equipado com roupa de frio. pra comer em trilha vc tem que contratar o guia e burros pra carregar comida. os caras cozinham pra vc. perdi muito peso quando fiz pouca comida e muita caminhada.


Vi no seu álbum mas só encontrei fotos do Atacama basicamente, de Huaraz, ou não consegui identificar ou não há nenhuma...  :assobi: