Autor Tópico: Falha importante do novo sensor X-trans (X-Pro2 / X-T2 / X-T20)  (Lida 11076 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2017, 14:59:24
Cara, pode ser que eu esteja errado, mas acho que estamos falando de artefatos completamente diferentes... Essa sua foto tem bastante flare de lente e alguns spot flares de sensor sim, com certeza... Mas o ruído nos seus flares é bem mais aleatório, e não forma nenhum padrão geométrico com aspecto "não natural".

O que se encontra nas fotos dos artigos ou do vídeo que eu mostrei é a associação entre um flare pronunciado do sensor (que na maioria das vezes não é um spot bem definido, mas sim uma alteração bem mais difusa) com um ruído característico, com padrão em grade. É este padrão que os artigos estão dizendo que é exclusivo do X-Trans, entendeu? Fica um negócio mais estranho, como se a foto tivesse sido impressa em um canvas ou algo do tipo. Assim:




Eu entendo, mas é a forma como se pronuncia, seja de sensor ou não o problema está lá e o operador do equipamento é quem precisa contornar e saber contornar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2017, 15:04:43
Tem muita bobagem no petapixel.

Concordo 100%. Mas isso não invalida automaticamente tudo que é postado lá. Além disso, há relatos desse problema em vários outros sites e fóruns.

Mas, enfim, a questão aqui não é sobre a polêmica dos sites ou sobre ser algo anti-Fuji. A questão é sobre a suposta facilidade com que esse efeito ocorre, e sobre as possibilidades de ser algo facilmente contornável pelo fotógrafo ou algo que realmente atrapalhe em determinados estilos de fotografia.

Porque, convenhamos, não existe câmera 100% perfeita; o que existe são fotógrafos habilidosos e/ou adaptáveis. Então, se for algo que não acontece com frequência e for facilmente contornável, não há razão para pânico e não há impedimento para se comprar a câmera X ou Y.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2017, 15:08:20
Eu entendo, mas é a forma como se pronuncia, seja de sensor ou não o problema está lá e o operador do equipamento é quem precisa contornar e saber contornar.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Exatamente. O problema é que se for algo frequente demais ou exigir muita recomposição na hora de fotografar, talvez seja melhor simplesmente escolher um modelo de câmera em que isso não ocorra.

Entretanto, o fato de você não ter percebido nada do gênero, fotografando com o estilo que você gosta (que é justamente confrontando a luz), aí já traz um alívio pra situação toda.  :)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Maio de 2017, 15:09:16
Exatamente. O problema é que se for algo frequente demais ou exigir muita recomposição na hora de fotografar, talvez seja melhor simplesmente escolher um modelo de câmera em que isso não ocorra.

Entretanto, o fato de você não ter percebido nada do gênero, fotografando com o estilo que você gosta (que é justamente confrontando a luz), aí já traz um alívio pra situação toda.  :)


Te garanto que não é ! Eu faço muito esse tipo de foto e nunca presenciei nada parecido! Não com as Fujis !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 18 de Maio de 2017, 15:09:22
O problema não é o sensor e sim o tratamento anti reflexo no ultimo elemento da lente. Isso pode acontecer com qualquer câmera digital. Todo sensor é altamente reflexivo.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2017, 15:28:21
O problema não é o sensor e sim o tratamento anti reflexo no ultimo elemento da lente. Isso pode acontecer com qualquer câmera digital. Todo sensor é altamente reflexivo.

É mais difícil de ocorrer nas DSLR porque a distância entre o último elemento da lente e o sensor é maior, o que ameniza os ângulos de incidência da luz (afinal, tem que caber um espelho nesse espaço). Por isso falam que esse tipo é mais característico das mirrorless.

Porém, esse padrão de artefato em grade que acompanha os flares é algo que só se vê nos sensores X-Trans (pelo menos é o que estão dizendo). E aí que é o problema... Flare, às vezes, dá pra tentar atenuar na pós, mas esse ruído não tem o que fazer...
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 15:30:56 por davi_ssilva »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 18 de Maio de 2017, 15:34:25
É mais difícil de ocorrer nas DSLR porque a distância entre o último elemento da lente e o sensor é maior, o que ameniza os ângulos de incidência da luz (afinal, tem que caber um espelho nesse espaço). Por isso falam que esse tipo é mais característico das mirrorless.

Porém, esse padrão de artefato em grade que acompanha os flares é algo que só se vê nos sensores X-Trans (pelo menos é o que estão dizendo). E aí que é o problema... Flare, às vezes, dá pra tentar atenuar na pós, mas esse ruído não tem o que fazer...

Acontece com todos os decodificadores raw ?


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 18 de Maio de 2017, 15:38:03
Te garanto que não é ! Eu faço muito esse tipo de foto e nunca presenciei nada parecido! Não com as Fujis !

Esse é um problema exclusivo dos X-Trans III, então é normal que você nunca tenha reparado nas suas outras Fujis de gerações anteriores.

Mas de qualquer forma, saber que até agora você não teve esses problemas com a sua X-T2, fazendo o tipo de fotografia que você faz, é um baita alívio. Há quanto tempo você está com ela?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2017, 15:39:31
Esse é um problema exclusivo dos X-Trans III, então é normal que você nunca tenha reparado nas suas outras Fujis de gerações anteriores.

Mas de qualquer forma, saber que até agora você não teve esses problemas com a sua X-T2, fazendo o tipo de fotografia que você faz, é um baita alívio. Há quanto tempo você está com ela?

Ainda não tenho tempo de estrada com ela, mas pelo que li no seu próprio relato isso também ocorreria com XTrans II.

De qualquer forma, posso postar aqui algumas imagens com a X-T2.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2017, 15:40:53
Acontece com todos os decodificadores raw ?

Testaram o Iridient, Lightroom, Raw Therapee, Capture One, Silkypix... Acontece em todos esses, e inclusive com os JPEGs obtidos direto da câmera também.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2017, 15:46:22
Ainda não tenho tempo de estrada com ela, mas pelo que li no seu próprio relato isso também ocorreria com XTrans II.

Não, não, é um fenômeno característico dos Xtrans III, com alta densidade de pixels (24Mp). Nos modelos, anteriores alguns até tentaram achar coisas parecidas, mas nada nesse nível.

Inclusive no artigo do outro site que eu passei, o Mirror Lessons, o autor compara a X-T1 e a X-Pro2 exatamente nas mesmas situações e com as mesmas lentes, e a diferença de comportamento é bizonha.
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 15:54:01 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Maio de 2017, 15:51:42
Não, não, é um fenômeno característico dos Xtrans III, com alta densidade de pixels (24Mp). Nos modelos anteriores alguns até tentaram achar coisas parecidas, mas nada nesse nível.

Inclusive em no artigo do outro site que eu passei, o Mirror Lessons, o autor compara a X-T1 e a X-T2 exatamente nas mesmas situações e com as mesmas lentes, e a diferença de comportamento é bizonha.


Ainda não notei, se eu notar eu mostro aqui no fórum, acho uma câmera excelente à despeito disso de qualquer forma...


Vista Chinesa by Carlos C. Sosa, on Flickrs
Não me lembro se essa foi com X-T1 ou X-T2, mas aí está um contra-luz com uma lente que até gerencia isso mal, que é a Rokinon 12mm


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 18 de Maio de 2017, 15:57:35

Ainda não notei, se eu notar eu mostro aqui no fórum, acho uma câmera excelente à despeito disso de qualquer forma...


Vista Chinesa by Carlos C. Sosa, on Flickrs
Não me lembro se essa foi com X-T1 ou X-T2, mas aí está um contra-luz com uma lente que até gerencia isso mal, que é a Rokinon 12mm

Se foi com a X-T1, o problema não teria como acontecer. Mas se foi com a X-T2, esse seria exatamente o tipo de foto que me tranquilizaria quanto a esse assunto  :D :D :D
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 16:01:29 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Maio de 2017, 15:59:15
Se foi com a X-T1, o problema não teria como acontecer. Mas se foi com a X-T2, esse seria exatamente o tipo de foto que me tranquilizaria quanto a esse assunto  :D :D :D


No fim de semana se o sol ajudar aqui no Rio eu faço uma foto dessas e mando.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 18 de Maio de 2017, 16:02:01

No fim de semana se o sol ajudar aqui no Rio eu faço uma foto dessas e mando.

Maravilha! E o dia em que você tirar um retrato contra a luz e com a abertura grande com a X-T2, bem estilo contre-jour mesmo, posta aqui nesse tópico! Com certeza eu vou querer ver!