Autor Tópico: Falha importante do novo sensor X-trans (X-Pro2 / X-T2 / X-T20)  (Lida 11102 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #45 Online: 19 de Maio de 2017, 15:45:25
Acontece no jpg direto da câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 19 de Maio de 2017, 15:54:12
Acontece no jpg direto da câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

No meu entendimento seria anormal se não ocorresse no JPEG da câmera, o correto é que seja refletido pela natureza do problema.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #47 Online: 19 de Maio de 2017, 19:41:24

Continuo achando que isso é uma combinação de fonte luminosa em uma posição infeliz somada a um problema na decodificação do raw. Seria interessante alguém disponibilizar arquivos raw para testes.

Pode ser uma combinação muito infeliz de fatores.

Olhando bem de perto parece ser uma imagem do proprio sensor refletida e sendo registrada. Sem ver um raw não dá para saber.


"I have experienced this exactly one time and I was shooting at f2 or so with a strong back lit scene. My solution: Dont shoot into the sun or strong light"

"Sensor reflections are a problem of *all* mirrorless cameras, sadly. But there was none as infamous as the A7, now that one would make a terrible mess shooting urban scenes at night."

"While I've rarely/never encountered these problems in actual use as they all tend to occur in suboptimal camera situations. It is nice to know the underlying cause of their reasons on an intellectual level."

Ou seja ...

Exatamente, cara. É por isso que eu queria saber da experiência de outros proprietários de X-Trans III, pra ver se corrobora com o relato desse autor, de que tudo realmente só ocorre em situações subótimas e, ainda assim, raramente. E, principalmente, de que é fácil perceber tudo no EVF, tornando fácil corrigir na hora. 

Pesquisando bastante, eu li vários relatos diferentes, alguns falando que era super fácil desencadear o artefato, e naquele vídeo do YouTube que eu postei eu realmente achei algo muito fácil.

Teve também umas histórias um tanto suspeitas de fotógrafos "profissionais" de casamento que perderam várias fotos por isso... :ponder:

Então tem muita informação desencontrada sobre o assunto, muito diz que me diz...

Foi por isso que eu queria saber da experiência de mais pessoas, justamente porque não queria tomar por verdade absoluta algo que fulano ou ciclano falou num site ou num fórum na Internet, entendeu? Afinal, como você mesmo diz, tem muita bobagem na Internet.

PS: desculpe-me se soei ríspido no meu outro post. Só percebi o jeito que as coisas ficaram escritas agora, relendo tudo.
« Última modificação: 19 de Maio de 2017, 19:49:13 por davi_ssilva »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 19 de Maio de 2017, 20:36:08
Eu revi dezenas de exemplos do ocorrido e só acontecem em situações nas quais eu consideraria a iluminação mais do que inadequadas. São situações muito aquém das ideais. Se os fotografos em questão soubessem mais sobre o comportamento da luz, acho que em raros casos a coisa aconteceria.

Como já comentei, o reflexo do sensor no ultimo elemento é coisa que existe desde as primeiras reflex, principalmente quando usam objetivas antigas da época do filme que não tem o coating reverso no ultimo elemento, isso é fato. Com a distância menor entre o sensor e o ultimo elemento, isso pode ser acentuado.

Se não abusar das situações nas quais nem deveriam estar fotografando, o problema não irá aparecer.

Olhei muito os tais "artefatos". Para mim não são artefatos, e sim uma projeção dos sitios do sensor, no próprio sensor. O tom magenta também pode ser causado pelo hot mirror. Se você pegar um na mão, verá que ele tem um baita reflexo que varia do magenta ao verde, dependendo do angulo. Pode ser ou não.

Meus dois tostões são que quanto mais plano o elemento de trás da lente, maior o problema e vice versa. Eu aposto que acontece muito mais em objetivas de grande abertura (e usadas nelas).

De qualquer forma tudo isso é evitável, basta ter bom senso no uso.



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #49 Online: 19 de Maio de 2017, 21:37:48
Eu revi dezenas de exemplos do ocorrido e só acontecem em situações nas quais eu consideraria a iluminação mais do que inadequadas. São situações muito aquém das ideais. Se os fotografos em questão soubessem mais sobre o comportamento da luz, acho que em raros casos a coisa aconteceria.

Como já comentei, o reflexo do sensor no ultimo elemento é coisa que existe desde as primeiras reflex, principalmente quando usam objetivas antigas da época do filme que não tem o coating reverso no ultimo elemento, isso é fato. Com a distância menor entre o sensor e o ultimo elemento, isso pode ser acentuado.

Se não abusar das situações nas quais nem deveriam estar fotografando, o problema não irá aparecer.

Olhei muito os tais "artefatos". Para mim não são artefatos, e sim uma projeção dos sitios do sensor, no próprio sensor. O tom magenta também pode ser causado pelo hot mirror. Se você pegar um na mão, verá que ele tem um baita reflexo que varia do magenta ao verde, dependendo do angulo. Pode ser ou não.

Meus dois tostões são que quanto mais plano o elemento de trás da lente, maior o problema e vice versa. Eu aposto que acontece muito mais em objetivas de grande abertura (e usadas nelas).

De qualquer forma tudo isso é evitável, basta ter bom senso no uso.

Eu li relatos de artefatos ocorridos em f4 e f8, então acho que o problema é multifatorial mesmo.

Umas das lentes que eu mais vi relatos é a 56mm. Isso corrobora com as suas hipóteses sobre o elemento trazeiro ser plano (eu não conheço essa lente pessoalmente)?
« Última modificação: 19 de Maio de 2017, 21:39:18 por davi_ssilva »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 19 de Maio de 2017, 23:46:20
Li as referencias iniciais... Já li bastante sobre o tema previamente. .. minhas conclusões :

1- O purple flare sempre existiu e sempre existirá dependendo da incidência e direção da luz no sensor... maior ou menor grau dependendo da arquitetura.

2- A questão seria do chamado "grid artifact " como uma exclusividade do X Trans III.

3- Nas fotos que vi, para mim já estariam inutilizadas pelo purple flase intenso... sinceramente o efeito de grid declarado como sendo do X Trans III para mim nem importaria...

4- Os relatos são conflitantes. .. na maioria dos postos que vi no fuji x fórum,  dpreview e outros... a maioria dos usuários nunca viu este efeito e outros que viram não se sentiram incomodados.

5- O autor do texto do mirrorlessons foi bem claro aí citar que mudanças em milimetros da composição já evitariam o problema.

Enfim, não acho que represente um problema ou ainda que justifique o título do tópico " Grave problema no novo sensor X Trans..."

Por fim, se já possui outro sistema, se está satisfeito. .. Não vejo o motivo de pensar em migrar para o sistema Fuji... Acho que o mercado está cheio de opções e se a Fuji com esta remota possibilidade de artefatos no contra luz representa um obstáculo à sua maneira de fotografar... melhor deixar para lá e seguir em outro sistema.
Abraços e boas fotos!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #51 Online: 20 de Maio de 2017, 07:04:24

3- Nas fotos que vi, para mim já estariam inutilizadas pelo purple flase intenso... sinceramente o efeito de grid declarado como sendo do X Trans III para mim nem importaria...

5- O autor do texto do mirrorlessons foi bem claro aí citar que mudanças em milimetros da composição já evitariam o problema.

6- Enfim, não acho que represente um problema ou ainda que justifique o título do tópico " Grave problema no novo sensor X Trans..."

7- Por fim, se já possui outro sistema, se está satisfeito. .. Não vejo o motivo de pensar em migrar para o sistema Fuji... Acho que o mercado está cheio de opções e se a Fuji com esta remota possibilidade de artefatos no contra luz representa um obstáculo à sua maneira de fotografar... melhor deixar para lá e seguir em outro sistema.

3- Aí eu acho que depende de cada caso. Na maioria das vezes acho que você está certo mesmo, mas na minoria dos casos, quando se busca um flare controlado de forma intencional, isso poderia ser um problema. Já vi exemplos do efeito grid em flares bem menos pronunciados nos fóruns, por isso fiquei receoso.  :ponder:

5- Sim, o autor do Mirror Lessons fala em ajuste apenas de milímetros. Porém, no fim do artigo ele mostra uma foto em que, aparentemente, ele teve que eliminar completamente o céu da composição para não desencadear o efeito grid. E como há outras informações desencontradas pelos fóruns, resolvi postar aqui pra saber da opinião e da experiência de mais pessoas com sensor X-Trans III.

6- Acho que você está certo. Você ou alguém da moderação sabe de algum modo que eu possa alterar o título do tópico para algo menos "sensacionalista"?  :ok:

7- Eu não estou 100% satisfeito com meu sistema (Sony), mais especificamente por algumas questões de ergonomia/praticidade e também no que se refere às opções de lentes. E esses são justamente os pontos fortes da Fuji, então pra mim é uma alternativa óbvia a ser considerada.

O tópico é justamente pra avaliar o quão remoto é esse problema da Fuji, de forma que eu pudesse decidir com mais clareza. E a participação de vocês está sendo muito legal, eu só tenho a agradecer a todos.

De modo geral, acho que todos vocês me deixaram mais seguro. Agora, acho que só me resta esperar o cfcsosa conseguir fazer os testes dele com a X-T2  e vir aqui nos contar como foi  :D


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 20 de Maio de 2017, 10:00:23
 :clap: Primeiramente parabéns por aceitar outras opiniões e manter o debate saudável...
É difícil definirmos um sistema...e é muita grana envolvida.... quanto mais informação. ..melhor.
Abraços e boas fotos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #53 Online: 20 de Maio de 2017, 11:54:57
Amigos, não sei se posso enriquecer o debate.

Isso acontece na minha EOS M quando utilizo lentes EF/EF-S com adaptador para o mount EF-M.

Isso acontece porque o meu adaptador não é original canon.

Esse blog mostra o problema, que é o mesmo apresentado ao longo desse tópico (senão estiver equivocado).

Vejam as imagens postadas lá. É o mesmo purple fungin que foi debatido.

Eu consertei meu problema à moda brasileira: diminuindo o orifício do adaptador com fita isolante. Tem funcionado muitíssimo bem (visto que não quero pagar os $200 pedidos pelo adaptador original).

Dito isso, acho que o problema não está no sensor, mas sim na forma como a luz entra e é recebida por ele.

Cumprimentos.

PS. esqueci de colocar o site: http://www.everyothershot.com/dont-buy-third-party-ef-adaptors-for-eos-m-look-here-to-see-why/
« Última modificação: 20 de Maio de 2017, 11:55:27 por Levinthal »
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #54 Online: 20 de Maio de 2017, 12:54:00
Não o mesmo problema, não totalmente.

Dentro dessa mancha tem uma textura de grade na fuji, coisa que n tem na eos m.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #55 Online: 20 de Maio de 2017, 15:04:28
Não o mesmo problema, não totalmente.

Dentro dessa mancha tem uma textura de grade na fuji, coisa que n tem na eos m.

vangelismm,

na EOS M também, não?

Olha a foto do lego. Conseguimos ver linhas horizontais.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #56 Online: 20 de Maio de 2017, 16:15:10
vangelismm,

na EOS M também, não?

Olha a foto do lego. Conseguimos ver linhas horizontais.

Nossa! Parece um pouco sim, mas não sei dizer se essas linhas são a mesma coisa, porque são maiores, mais espaçadas e somente horizontais, além de ter ocorrido apenas em uma foto. No caso do X-Trans, o efeito grid sempre acompanha o purple flare do sensor (mas não os flares da lente).

Em todo caso, é um efeito que só ocorre se usar adaptadores, ao contrário do problema com os X-Trans. No caso da Fuji,  realmente parece haver algum deslize, ainda que mínimo e com pouca ou nenhuma importância prática, no desenho ou funcionamento do sensor.

No fim, essa história toda tá rendendo bastante conhecimento que eu não tinha! Muito legal isso   :ok:


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #57 Online: 20 de Maio de 2017, 19:04:46
Nossa! Parece um pouco sim, mas não sei dizer se essas linhas são a mesma coisa, porque são maiores, mais espaçadas e somente horizontais, além de ter ocorrido apenas em uma foto. No caso do X-Trans, o efeito grid sempre acompanha o purple flare do sensor (mas não os flares da lente).

Em todo caso, é um efeito que só ocorre se usar adaptadores, ao contrário do problema com os X-Trans. No caso da Fuji,  realmente parece haver algum deslize, ainda que mínimo e com pouca ou nenhuma importância prática, no desenho ou funcionamento do sensor.

No fim, essa história toda tá rendendo bastante conhecimento que eu não tinha! Muito legal isso   :ok:

Davi,

mas veja, se na Canon, em determinada situações (de posições de entrada de luz no sensor com o uso de adaptador) também ocorre o mesmo fato, acho que o fato é que problema não é o sensor em si, mas sim a forma como a luz chega até ele.

O que quero dizer é que na minha teoria (ok, sou leigo, posso estar errado, com certeza) é que se botássemos diversos sensores com a mesma forma de entrada de luz, haveria esse artefato.

Então, não é necessariamente um defeito de sensor, mas sim no sistema.

Isso se formos procurar a causa, ok? Porque a consequência, independente do motivo, é uma foto estragada, e aí pouco importa entendermos se é o sensor ou a forma como a luz chega até ele.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #58 Online: 22 de Maio de 2017, 11:52:17
Davi,

mas veja, se na Canon, em determinada situações (de posições de entrada de luz no sensor com o uso de adaptador) também ocorre o mesmo fato, acho que o fato é que problema não é o sensor em si, mas sim a forma como a luz chega até ele.

O que quero dizer é que na minha teoria (ok, sou leigo, posso estar errado, com certeza) é que se botássemos diversos sensores com a mesma forma de entrada de luz, haveria esse artefato.

Então, não é necessariamente um defeito de sensor, mas sim no sistema.


problema nao apenas de sensor mas, o conjunto lente+sensor...

nao apenas de marca mas, de modelo de lente sensor...

Interessante, mas não sei se isso se trata de uma falha do sistema, pois a geração anterior de câmeras X-Trans usa a mesma mount, as mesmas lentes, e o sensor tem a mesma área padrão APS-C, porém não apresenta esse problema.

O problema só surgiu quando se trocou o sensor X-Trans II (16Mp) pelo X-Trans III (24Mp). Então, como todo resto da parte óptica continuou igual, é por isso que se está suspeitando do sensor e uma possível falha de arquitetura e/ou processamento dele.

Mas também não ponho minha mão no fogo, pois não sou tão entendido no assunto assim
« Última modificação: 22 de Maio de 2017, 11:53:38 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 24 de Maio de 2017, 16:54:13
O problema é que, pelos relatos dos artigos e dos fóruns, o parasol não consegue eliminar esse problema.
Da mesma forma, a abertura parece não influenciar muito (essas fotos do exemplo foram em f4, por exemplo).
Dos filtros, o único que é eficaz é o polarizador, mas aí ele vai matar boa parte dos outros reflexos e flares naturais que talvez você possa estar buscando propositalmente, por motivos artísticos. Afinal, é pra isso que se fotografa contra o só, não é?

De qualquer forma, nem eu nem os artigos estão falando que se trata de uma catástrofe. Em todos os lugares que eu li, dizem que é algo que pode ser mais ou menos contornado pelas escolhas que todo fotógrafo deve ser capaz de saber fazer. Mas isso só é possível se o problema for mesmo visível no EVF.

Por isso fiz o tópico. Minha dúvida é se isso é muito frequente e se realmente é possível ver no EVF, de forma que eu possa corrigir tudo na hora, ao invés de chegar em casa e ter algumas surpresas desagradáveis.



Hoje fez sol no Rio e eu tava perto de um lugar legal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro