Autor Tópico: Limpeza de Lentes  (Lida 1132 vezes)

Igor Vilaca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 18 de Maio de 2017, 22:06:09
Boa noite pessoal,

Hoje estava limpando minhas lentes (utilizando um kit de limpeza WOA2033) e, mesmo apos utilizar o liquido para limpeza, percebi que haviam diversos "fiapos" na superficie frontal da mesma... Não percebo alteração alguma nas imagens mas gostaria de saber se é normal haver esses fiapos. Também gostaria de saber se a utilização de um filtro UV realmente ajuda na proteção do elemento frontal da lente (uso para sol em minhas lentes 18-135 e 55-250 canon e filtro UV Hoya na minha 50mm) estou em duvida se devo ou não comprar o filtro para todas as lentes... Sempre fico com receio de que elas risquem (É tão facil delas riscarem ou arranharem?) Desde já agradeço!


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2017, 23:47:21
Olá Igor.
Vou tentar responder tuas dúvidas baseado na minha experiência com minha câmera DSLR:
- Não é normal que fiquem "fiapos" na superfície frontal da lente, após uma limpeza. Eu limpo as minhas primeiro com uma bombinha de ar e depois com um pincel bem macio, e algumas poucas vezes com um paninho de limpeza, e não ficam fiapos.
- A utilização de filtros para proteção das lentes é bem polêmica: alguns dizem que é conveniente e outros dizem que não é. Eu utilizo filtros de proteção em todas as minhas lentes, mas são filtros de proteção, não filtros UV. São filtros Hoya Protector Pro 1 Digital que (supostamente) deixam passar 99,7% da luz e que (supostamente) não alteram em nada nem a focagem automática nem a fotometria da câmera. Estou muito satisfeito com esses filtros, porque realmente, depois que os coloquei nas lentes nunca mais precisei retirá-los: limpo os filtros mas não as lentes. Tenho o mesmo receio que você: riscar as lentes na limpeza. Felizmente, com esses filtros não me procupo mais com isso.
Espero ter ajudado.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2017, 19:11:24
Igor,

Já usei filtro uv para proteger as lentes mais deixei de usar.
As fábricas gastam uma fortuna em projeto e revestimento de lentes para dar o máximo de nitidez e cores, então para que eu vou meter um filtro na frente da objetiva?
Se você fotografa com frequência na praia ainda pode ser necessária a proteção contra o ar carregado de umidade e sal. Em outros locais eu nunca uso.

Os fiapos podem ser do tecido ou papel que você usou. Use apenas tecido de microfibra de boa qualidade.
Antes de limpar com a solução, sopre com a bombinha apropriada e ou use um píncel de maquiagem (sem nunca ter sido usado para maquiar) para retirar alguma sujeira sólida.
Use sempre o parasol da lente, ele mantem os dedos e outras coisas longe da lente frontal.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2017, 01:24:33
Esse é um assunto super controverso em toda a internet, inclusive aqui no MF.
Eu costumo usar filtros para proteger minhas lentes sempre, ainda mais por morar numa cidade praiana que venta a maioria do tempo.
Penso que o ideal pra minimizar a perda de qualidade de imagem e proteger a lente de choque e intempéries é investir em bons filtros (outro longo assunto: marca e preço). Dizem os experts que os melhores filtros protetores são os Sigma WR Ceramic, que custam uma fábula - mais caros que os "B+W Schneider", feitos na Alemanha.
Sobre os fiapos, como disseram acima devem ser do papel utilizado na limpeza. Tenta borrifar com a bombinha. Aquela caneta de limpeza lenspen (original ou genérica) também pode ser eficaz n limpeza da lente, facilitando a remoção desses fiapos com o "pincel circular".