Autor Tópico: Faculdade de fotografia  (Lida 5310 vezes)

banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Online: 19 de Maio de 2017, 17:35:30
Galera ja fizeram ou conhecem alguem que cursou fotografia?
O que opinam sobre, no caso seria um curso de 2 anos, numa faculdade de artes somente.


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2017, 17:43:08
Galera ja fizeram ou conhecem alguem que cursou fotografia?
O que opinam sobre, no caso seria um curso de 2 anos, numa faculdade de artes somente.

Amiga minha fez em BH e as fotos dela cresceram em qualidade impressionante. Se tiver tempo e grana, na minha opinião vale a pena. Estudo nunca é demais.
Segue o trabalho dela no facebook.

https://www.facebook.com/RaquelCunhaFotografia


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2017, 18:09:35
O que me parece mais válido é que você aprende sobre todos os lados da fotografia, e também a facilidade em se profissionalizar depois.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2017, 19:01:04
Tenho pensado em fazer a mesma coisa, inclusive esta semana andei pesquisando... tenho olhado alguns cursos fora do Brasil também, de duração até 4 anos, parecem muito bons porém bem salgados $... e não achei informação sobre bolsas de estudos  :(


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2017, 20:15:16
4 anos acho muito, pior q eu vi o preço achando q era 2000 por semestre, e era mensal aqui  :shock:



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2017, 20:56:05
Caro, achei que aqui no BR estivesse mais em conta... olhei em alguns lugares na Europa, EUA e Austrália, tudo na faixa de 25kU$ / ano  :eek:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2017, 22:09:30
Tenho um amigo que fez, ele começou cursar na mesma época que me interessei por fotografia, cerca de 7 anos atrás.
Hoje em dia ele é funcionário de um estúdio aqui em SP, as fotos dele são razoáveis e ele é super alienado, não considera profissional quem não se formou na área (opinião dele e respeito).

Sobre técnica, ganhos e prática da profissão acredito que depende mais de cada um do que do curso em si, faculdade vai ser bom para o primeiro contato e tals.
Eu também tenho muita vontade de cursar fotografia, mas mais por realização pessoal.  :ok:

PS. não acredito que ter ou não faculdade de fotografia vai dar mais ou menos oportunidades,claro que é essencial pra quem quer lecionar ou ter CLT (na maioria dos casos).


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2017, 22:51:10
acho que fotografia comercial é uma coisa e o estudo da fotografia e da arte é outra.

gostaria de fazer também, para dedicar um tempo a um assunto que gosto muito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2017, 23:07:32
Caro, achei que aqui no BR estivesse mais em conta... olhei em alguns lugares na Europa, EUA e Austrália, tudo na faixa de 25kU$ / ano  :eek:
Caro demais, mas dependendo se conseguir trabalhar por lá ganha bem tbm, tem q ver rs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2017, 23:37:47
Caro demais, mas dependendo se conseguir trabalhar por lá ganha bem tbm, tem q ver rs

É verdade... se for pensar pode ser mais dificil conseguir os 2 mil R$ de um curso aqui no Brasil, como estudante, do que 2mil U$ lá fora...

acho que fotografia comercial é uma coisa e o estudo da fotografia e da arte é outra.

gostaria de fazer também, para dedicar um tempo a um assunto que gosto muito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

mas deve haver algum curso por aí que seja mais voltado para a fotografia como arte, talvez não no Brasil... até mesmo em alguns casos jornalismo pode ser interessante, pois pode ser um curso de jornalismo com ênfase em fotografia...  :ok:


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2017, 00:37:49
acho que fotografia comercial é uma coisa e o estudo da fotografia e da arte é outra.

gostaria de fazer também, para dedicar um tempo a um assunto que gosto muito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Eu acho q nesse caso deve existir cursos especificos em escolas de fotografia, no curso de graduação aborda de tudo da fotografia, desde como revelar no laboratório, até a parte comercial e tal.

Acho que você acaba aprendendo tanto, q pode transitar em qualquer área da fotografia com uma certa confiança.
Eu tava vendo nesse belas artes, e se colocar em MATRIZ CURRICULAR, da pra ter uma idéia do q aborda no curso inteiro http://www.belasartes.br/cursos/?curso=fotografia


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2017, 12:57:08
No Senac, existem vários cursos de fotografia. Não é graduação, porém, são módulos, e muito bons por sinal. Existe o curso de formação básica, introdução em fotografia, ensaio, composição e linguagem em fotografia, fotografia de moda, comercial, casamento, etc. São cursos de 6 meses em geral, com certificação e bem focados e trabalhados. Aqui na minha cidade, Rio Preto SP, tem alguns desses e realmente são muito bons. Ah... O valor também não é caro.

Sent from my XT1032 using Tapatalk

Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2017, 16:52:39
No Senac, existem vários cursos de fotografia. Não é graduação, porém, são módulos, e muito bons por sinal. Existe o curso de formação básica, introdução em fotografia, ensaio, composição e linguagem em fotografia, fotografia de moda, comercial, casamento, etc. São cursos de 6 meses em geral, com certificação e bem focados e trabalhados. Aqui na minha cidade, Rio Preto SP, tem alguns desses e realmente são muito bons. Ah... O valor também não é caro.

Sent from my XT1032 using Tapatalk
Verdade, eu tava dando uma olhada no senac também, mas o unico curso q me interessei foi o de Ensaios, q só ia acontecer la por setembro. É dificil achar um curso assim q te incentive a ser mais autoral do que comercial. No meu caso a fotografia não é só pra mim, pra EU ganhar dinheiro e sobreviver, e sim em querer ajudar e influenciar os outros, como em fotojornalismo e etc..
Mas na verdade ainda estou procurando o que eu quero na fotografia, só sei que não é no sentido comercial da coisa, ai que a faculdade ia ajudar pq te ajuda a definir um rumo dentro do todo.


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2017, 16:36:32
No Canadá tem faculdades de CA$16k por ano, duração de dois anos.
tem uma colega fazendo e gostando bastante, ela aprende muito a parte teórica e pratica, agora falar que uma faculdade, ou curso técnico vai te fazer fotos primorosas é querer ser enganado.
O que eu acho é que você encurta o tempo de aprendizado do que pesquisar por conta própria.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2017, 16:43:47
No Canadá tem faculdades de CA$16k por ano, duração de dois anos.
tem uma colega fazendo e gostando bastante, ela aprende muito a parte teórica e pratica, agora falar que uma faculdade, ou curso técnico vai te fazer fotos primorosas é querer ser enganado.
O que eu acho é que você encurta o tempo de aprendizado do que pesquisar por conta própria.

Sem dúvida que faculdade não faz ninguém tirar fotos excelentes, porém tem pontos positivos como: ganhar confiança, estar "inserido" no meio fotográfico, contatos, vivência com profissionais reconhecidos e (talvez) talentosos...  :ok:

PS: Tenho olhado alguns cursos, mas não encontrei muitos que tenham mais que uma pincelada em estudo da história da arte... se eu buscar de fato uma graduação procurarei algum que dê uma base sólida em história da arte e da fotografia, estudo dos grandes pintores, etc...
« Última modificação: 22 de Maio de 2017, 16:46:33 por LeandroR »