Autor Tópico: Faculdade de fotografia  (Lida 5349 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #30 Online: 31 de Maio de 2017, 08:42:57
Bom dia

Eu sou de Portugal, andei numa das melhores faculdades aqui e sou muito sincero: de nada valeu. Aprendi muito mais com colegas de turma do que com os professores e com aquilo que eles lá ensinava.. O ensino em Portugal neste nível está muito fraco. O melhor mesmo é tirar workshops específicos e aprender com a prática :)

É o que estou tentando dizer pra galera, e não só em Portugal não amigo!

Em uma loja de revelação aqui na minha cidade tinha um rapaz que entrou na faculdade de fotografia, fez o primeiro semestre e desistiu, eu perguntei pra ele o motivo e ele foi bem catedrático: "Eu aprendo mais de conversar com os fotógrafos que vem aqui, do que na faculdade.

Graduação vai dar apenas um diploma.


AvelinoSilvaAV

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #31 Online: 31 de Maio de 2017, 09:12:33
É o que estou tentando dizer pra galera, e não só em Portugal não amigo!

Em uma loja de revelação aqui na minha cidade tinha um rapaz que entrou na faculdade de fotografia, fez o primeiro semestre e desistiu, eu perguntei pra ele o motivo e ele foi bem catedrático: "Eu aprendo mais de conversar com os fotógrafos que vem aqui, do que na faculdade.

Graduação vai dar apenas um diploma.

Mas é mesmo! Infelizmente, ainda há pessoas a pensar  que o diploma lhes vai servir de alguma coisa, mas não! Experiência e comunicação são tudo, depois é só disparar  :)


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #32 Online: 31 de Maio de 2017, 11:25:03
Bom dia

Eu sou de Portugal, andei numa das melhores faculdades aqui e sou muito sincero: de nada valeu. Aprendi muito mais com colegas de turma do que com os professores e com aquilo que eles lá ensinava.. O ensino em Portugal neste nível está muito fraco. O melhor mesmo é tirar workshops específicos e aprender com a prática :)
No aprendizado, realmente é melhor gastar com experiencias do que com estudos técnicos e teóricos, eu mesmo, aprendi muito mais fotografando numa viagem, do que numa sala de aula.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #33 Online: 31 de Maio de 2017, 11:35:01
Acho que não podemos generalizar como se está a fazer. Primeiro que estudo nunca é demais, não se pode dizer que uma graduação não irá acrescentar em nada.

Segundo que depende muito o objetivo de cada um. A parte mais direta e prática da fotografia eu concordo que WS, cursos e vivência são mais eficientes, o cara vai lá e te ensina, faz dessa maneira que funciona.

Porém no meu caso, por exemplo, eu gostaria de buscar um estudo da história da arte e fotografia, da linguagem fotográfica, etc... talvez não precise ser necessariamente uma graduação em fotografia, específico. Já andei pesquisando a grade curricular de jornalismo também, mas tem muita coisa envolvida que não é do meu interesse.
Por este motivo me interessei quando o colega Marcohov falou sobre existir um mestrado nesta área.
« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 11:36:04 por LeandroR »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2017, 12:14:41
...Primeiro que estudo nunca é demais, não se pode dizer que uma graduação não irá acrescentar em nada.

...mas tem muita coisa envolvida que não é do meu interesse.

Você mesmo já ilustrou o ponto, Um curso de graduação não é barato. Vale a pena investir tanto para aprender a historia da fotografia?

Uma boa maneira de saber se o que você procura será encontrado no curso, é olhar o trabalho (fotografia) do docente, se a fotografia do professor é o que você busca, existe uma chance de encontrar o que você procura, ainda sim pode acontecer do professor não ensinar se não estiver na grade.

PS: estava aqui pensado enquanto escrevia, e me ocorreu que não conheço nenhum professor de faculdade de fotografia que seja conhecido no meio, que tenha um trabalho em destaque. Alguém conhece? Se alguém conhecer posta aqui pra gente ver.



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2017, 12:49:30
Você mesmo já ilustrou o ponto, Um curso de graduação não é barato. Vale a pena investir tanto para aprender a historia da fotografia?

Uma boa maneira de saber se o que você procura será encontrado no curso, é olhar o trabalho (fotografia) do docente, se a fotografia do professor é o que você busca, existe uma chance de encontrar o que você procura, ainda sim pode acontecer do professor não ensinar se não estiver na grade.

PS: estava aqui pensado enquanto escrevia, e me ocorreu que não conheço nenhum professor de faculdade de fotografia que seja conhecido no meio, que tenha um trabalho em destaque. Alguém conhece? Se alguém conhecer posta aqui pra gente ver.

Desculpa Dellano, mas você quotou duas partes isoladas do meu post e as colocou de maneira totalmente fora de contexto.

A segunda parte que você quotou falava da graduação em jornalismo, e sim, lá há muito coisa que não passa nem perto de fotografia ou história da arte, então para mim, que não busco ser um jornalista (tampouco fotojornalista) há muitas cadeiras sobre assuntos que não me interessam, tornando o esforço (tempo e recursos) pouco efetivo.

Sobre valer a pena, vejo que é uma decisão pessoal. Para mim pode valer o investimento em uma graduação que me dê um embasamento na história da arte, talvez o mesmo não se aplique à você.

E não acho que a maneira que você propôs para avaliar a qualidade de curso seja uma verdade absoluta. Por exemplo, se a cadeira é história da arte, tampouco me importa se o professor fotografa bem ou não. Ou mesmo talvez para uma matéria onde se estude a influência e importância das cores para a mensagem a qual se quer passar por meio de uma imagem, poderia ser um profissional até da área de marketing que nem fotografe que não fará diferença.

Se eu buscar, de fato, uma graduação na área, com certeza o que buscarei serão referências e estudos não apenas de matérias específicas  e de fotografia prática, mas também áreas correlatas à ela que de alguma maneira me tragam embasamento no que fizer e me faça enxergar além.




banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2017, 13:26:00
Esse cara do canal Fotologia, foi professor numa faculdade, ele explica bem o que acontece por lá https://www.youtube.com/watch?v=uGykUKB-ZoI

E no caso da história da fotografia, eu acho que tem bastante documentario e conteúdo na internet, talvez n precise de um curso em si pra isso, a menos que queira se especializar ou algo do tipo.
Talvez seja melhor investir em WS, q é o prático, e o teórico vc estuda por conta.


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #37 Online: 31 de Maio de 2017, 14:28:30
Faculdade vale muito pela vivência, pelo networking com a galera. A faculdade é um universo, um ambiente de estudo e pesquisa, onde vc estuda o conceito e o fundamento sobre as coisas, e estuda muitas coisas interdisciplinares, que agregam à sua formação.
Eu não faria um curso superior pra aprender fotografia. Eu faria por esses adjetivos que disse acima.

Tranquei uma bolsa de Engenharia no nono semestre. Isso tem 2 anos e meio.
Hoje em dia penso muito em voltar a estudar, mas agora seria pra fazer um curso que eu realmente gostasse (fotografia, alguma coisa relacionada à produção audiovisual, jornalismo, pp, ou mesmo biologia e geografia).

E algo fora do assunto, mas que quero muito dizer aqui: NÃO VALE A PENA FAZER O QUE VOCÊ NÃO GOSTA. Faça o que vc ama e tem vontade. Não interessa se dizem que não dá futuro. Apenas faça o curso que vc tem vontade de fazer. Vai valer a pena. Eu sempre espalho isso aos 4 cantos quando tenho a oportunidade, porque isso é MUITO verdade.
« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 14:30:30 por João Mello »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #38 Online: 31 de Maio de 2017, 16:25:00
aqui está igual aí,muita gente fazendo curso básico e oferecendo ensaios gratuitos ou por mixaria.Se você pensa em vir esse ano,pq nw deixar equipamento pra depois?A facilidade pra vc comprar eh grande,oportunidade para aprender com os feras,vc nw terá!!!Se pensa em trabalhar com fotografia aqui,tentar o mercado japonês para japoneses(haha)acho que dá pra ganhar $$$....

Fui ao Japão há 1 semana. Em algumas agências de apoio a turistas e no site da TripAdvisor, oferecem passeios fotográficos pela cidade, guiados por um profissional. E tem muita gente interessada.
Só em Shibuya e Shinjuku me deparei com uns 4 grupos em uma noite. Inclusive alugam tripés para saídas fotográficas.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #39 Online: 31 de Maio de 2017, 19:10:33
Fui ao Japão há 1 semana. Em algumas agências de apoio a turistas e no site da TripAdvisor, oferecem passeios fotográficos pela cidade, guiados por um profissional. E tem muita gente interessada.
Só em Shibuya e Shinjuku me deparei com uns 4 grupos em uma noite. Inclusive alugam tripés para saídas fotográficas.
nem sabia q tinha isso rsrsrs..fotógrafos japas???Tem bras q marca saída fotografica,mas pelo q ja vi,eh so conversa de " eu quero tal lente,tal corpo " ou outros papos..troca de experiência q eh bom..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #40 Online: 31 de Maio de 2017, 20:03:59
Banzai, eu olhei o 500px que ta na sua assinatura, esquece o básico, você não precisa, suas fotos são muito boas.

Se me permite uma opinião, procure "Workshop" com bons fotógrafos na área que te atrai, você não encontrará em cursos ou faculdades algo que transcenda o comum. Aqueles que conseguem uma fotografia diferenciada não estão ensinando em escolas ou faculdades, esses seguem um cronograma "B-A-BA".

Resumindo, você não vai encontrar fotografia diferenciada em um curso de fotografia.
Também concordo. Acho que são mais objetivos e agregam mais por serem específicos desde que sejam com bons profissionais e que tenham didática e estejam dispostos a ensinar.

Por exemplo o Léo dá um WS de ensaio excepcional.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #41 Online: 02 de Junho de 2017, 07:42:39
Eu acho realmente que estudo é muito bom, mas não sei se uma faculdade é um bom caminho. Falo porque em uma época da minha vida, quando era bancário (achava que um dia poderia me tornar banqueiro...), tinha uma banda e como estava bem empregado, resolvi cursar bacharelado em violão clássico - foi uma merda, porque eu queria melhorar minha técnica para usar na banda, mas não vou bem por ai.

Seu eu tivesse feito uns cursos rápidos, ou mesmo pego um professor particular pra ter aula toda semana, o resultado teria sido muito melhor.

Com relação a fotografia penso da mesma forma: se o lance é ser um fotógrafo melhor na área de esporte, procure alguém ou um curso que tenha enfase neste ramo. Se o lance é newborn, procure algo específico neste sentido e assim sucessivamente.

Aprender por si só é muito legal, mas acho que quando de aprende com alguém, seja em curso ou similar, a visão é ampliada, pois você tem a oportunidade de provar mais de um caminho ao mesmo tempo.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.