Autor Tópico: Canon Mirrorless Full Frame!  (Lida 7210 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2017, 11:08:05
Talvez esse seja o caminho realmente, desenvolver um mount novo que possibilite lentes menores e justifique o mirrorless.
Da maneira que funciona as Sonys FF hoje em dia acho sem sentido (embora aparentemente estejam vendendo bastante  8-) ).

Mas pensando em longo prazo acredito que com o tempo as FF se tornarão as Medio Formato de hoje, e sistemas como o APS ou até mesmo m4/3 se tornem o que hoje são as FF, ou seja, esta última mais para fins específicos em que realmente haja necessidade de um sensor maior.

Ainda vejo, na minha opinião, muito "hype" em cima das FF. Na prática, as câmeras com sensores menores estão encurtando bastante o gap de qualidade entre os sistemas.


É errado achar que as Mirrorless trazem como benefício apenas o tamanho, existem inúmeras outras vantagens que aos poucos vão se consolidando, as DSLRs vão morrer, só existirão Mirrorless num futuro próximo é o que eu acredito.


Tecnologias como visores híbridos, visores sem blackout, muitos fps, sistema de foco sem back/front focus já são realidade e são características que batem as DSLRs hoje em dia, basta pagar o preço.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2017, 11:11:28
Tecnologias como visores híbridos, visores sem blackout, muitos fps, sistema de foco sem back/front focus já são realidade e são características que batem as DSLRs hoje em dia, basta pagar o preço.

Mas dá pra ter isso tudo em uma DSLR, porém a CaNikon não quer fazer. Lembra que a Sony tinha aquele sistema com espelho fixo? Dá pra fazer tudo isso com um sistema destes.

Mas se as DSLR vão morrer, não me atrevo a prever.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2017, 11:16:27

É errado achar que as Mirrorless trazem como benefício apenas o tamanho, existem inúmeras outras vantagens que aos poucos vão se consolidando, as DSLRs vão morrer, só existirão Mirrorless num futuro próximo é o que eu acredito.


Tecnologias como visores híbridos, visores sem blackout, muitos fps, sistema de foco sem back/front focus já são realidade e são características que batem as DSLRs hoje em dia, basta pagar o preço.

Exatamente! Noção subjetiva da exposição e histograma em tempo real; auto-foco sem back/front focus (sem necessidade de microajuste); visor sem blackout. A questão não é se o espelho vai sumir, mas quando... E também acho que não vai demorar muito...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2017, 11:19:26

Mas desconfio que a Canon vá lançar uma câmera ML com baioneta EOS somente pra ver como o público profissional se comporta. Se gostarem, acho que o próximo passo vai ser realmente um mount novo.

Concordo, e esta estratégia faz sentido, principalmente do prisma de uma empresa conservadora e que atualmente é líder de mercado como é a Canon hoje em dia. Desenvolver toda uma linha de lentes com mount novo requer um investimento gigantesco e para quem é líder de mercado lançar uma linha nova que venha a se tornar um fracasso pode prejudicar muito os negócios (diferente do que para empresas menores, que podem arriscar mais livremente, pois seu nome ainda não é tão forte). É uma decisão estratégica: ser mais conservador implica arriscar menos e diminuir as chances de perder dinheiro, porém o mirrorless já é "bonde andando" e eles sabem que se demorarem muito para entrar podem perder market share. É tudo uma questão de timing exato para maximizar perdas e ganhos, e não é algo simples.
Neste ponto acho que a Nikon está muito mais atrás, pois ela não é lider de mercado e até o momento está bem atrás no quesito ML, e ainda depende dos sensores Sony, que acabou por se tornar uma rival de peso.

É errado achar que as Mirrorless trazem como benefício apenas o tamanho, existem inúmeras outras vantagens que aos poucos vão se consolidando, as DSLRs vão morrer, só existirão Mirrorless num futuro próximo é o que eu acredito.


Tecnologias como visores híbridos, visores sem blackout, muitos fps, sistema de foco sem back/front focus já são realidade e são características que batem as DSLRs hoje em dia, basta pagar o preço.

Interessante, essa resposta que estava buscando com a pergunta no início, as vantagens além da portabilidade, que é a mais óbvia.


« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 11:21:04 por LeandroR »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2017, 11:21:56
Mas dá pra ter isso tudo em uma DSLR, porém a CaNikon não quer fazer. Lembra que a Sony tinha aquele sistema com espelho fixo? Dá pra fazer tudo isso com um sistema destes.

Mas se as DSLR vão morrer, não me atrevo a prever.

Pode até ser que dê pra fazer... Mas, se já se consegue fazer isso sem espelho, porquê você acha que as fabricantes insistiriam em manter algo que agrega custo de produção e pode ser fonte de problemas para manutenção? O lucro com mirrorless tem potencial para ser maior.

Mas concordo que a questão dos mounts ainda não foi bem resolvida nas FF mirroless. A Sony optou pelo caminho mais fácil e barato pra ela, mas não o melhor nem o mais barato e prático para os consumidores. Essa é a deixa que a concorrência tem que usar!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2017, 11:41:09
Exatamente! Noção subjetiva da exposição e histograma em tempo real; auto-foco sem back/front focus (sem necessidade de microajuste); visor sem blackout. A questão não é se o espelho vai sumir, mas quando... E também acho que não vai demorar muito...



Acredito que PARA MIM ser o maior diferencial positivo  :worship:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2017, 12:20:39
Acreditar no fim das DSLR é mais aceitável do que acreditar na defasagem do tamanho full frame. O espelho não se justifica em formato digital, só serve pra quebrar e fazer a câmera vibrar e barulho (me corrijam os mais entendidos). Já o tamanho do sensor maior resulta em possibilidades criativas muito populares em retratos e gastronomia, por exemplo.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2017, 12:46:49
Acredito que os 35mm se segurem por mais algumas décadas.
É mais caro fazer lentes claras para aps-c, por claras digo lentes realmente equivalentes, od que fazer o sensor FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2017, 12:51:19
Mas dá pra ter isso tudo em uma DSLR, porém a CaNikon não quer fazer. Lembra que a Sony tinha aquele sistema com espelho fixo? Dá pra fazer tudo isso com um sistema destes.

Mas se as DSLR vão morrer, não me atrevo a prever.


Eu acho também, mas aí tem o pessoal que ficava ou ficam (A99 Mark II está aí) "p da vida" porque perdia um stop de luz... Exagerei que vai morrer, verdade, mas talvez nem tanto.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2017, 12:55:24
Acredito que os 35mm se segurem por mais algumas décadas.
É mais caro fazer lentes claras para aps-c, por claras digo lentes realmente equivalentes, od que fazer o sensor FF.


Quem faz mirrorless além de sony já parte logo pra Médio Formato (ex: Hasselblad, Fuji) porque já que é pra fazer algo grande, que agregue mais que os 35mm.


Na visão da Fuji por exemplo, eles partiram pra APS-C (Esportes, Eventos, etc.) e Médio Formato para retratos, paisagens, Estúdio...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #25 Online: 23 de Maio de 2017, 12:58:10
Acreditar no fim das DSLR é mais aceitável do que acreditar na defasagem do tamanho full frame. O espelho não se justifica em formato digital, só serve pra quebrar e fazer a câmera vibrar e barulho (me corrijam os mais entendidos). Já o tamanho do sensor maior resulta em possibilidades criativas muito populares em retratos e gastronomia, por exemplo.

Acho que são duas coisas distintas. O espelho tende a sumir, enquanto o FF tende a ser algo mais específico, porém de maneira alguma extinto. Como eu disse, parafraseando o fotógrafo Márcio Scavone inclusive, o FF será o novo médio formato.

Se analisarmos o mercado dos últimos anos essa tendência é de fácil observação, basta ver a popularidade crescente das m 4/3, da linha Fuji X e até lançamentos de modelos como a Nikon D500, embora não uma ML, uma câmera com sensor APSC com com alto poder e recursos.
Com a evolução dos sensores e a diminuição do Gap de qualidade entregada entre um e outro, cada dia há menos razões que justifiquem carregar uma câmera com mais peso, lentes maiores e mais caras, etc...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #26 Online: 23 de Maio de 2017, 13:07:08
Acredito que os 35mm se segurem por mais algumas décadas.
É mais caro fazer lentes claras para aps-c, por claras digo lentes realmente equivalentes, od que fazer o sensor FF.

Vangelismm,
Neste caso equivalente você esta considerando além da distância focal a profundidade de campo, correto?

Caso sim, realmente fica mais caro.. mas eu acredito que este quesito, o de usar FOV curtíssimos, se enquadre no "específico" também. Hoje em dia está muito popular realmente, tanto que vejo até fotos boas estragadas por um fov muito curto... Sem dúvida que há aplicação para esse efeito na fotografia, mas não na proporção e importância que se dá hoje, uma busca sem sentido por fundos extremamente desfocados cremosos, o bokeh mais bonito, etc...
Mas está é só a minha opinião e não uma verdade absoluta.

Abraços


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 23 de Maio de 2017, 13:16:54
Vangelismm,
Neste caso equivalente você esta considerando além da distância focal a profundidade de campo, correto?

Caso sim, realmente fica mais caro.. mas eu acredito que este quesito, o de usar FOV curtíssimos, se enquadre no "específico" também. Hoje em dia está muito popular realmente, tanto que vejo até fotos boas estragadas por um fov muito curto... Sem dúvida que há aplicação para esse efeito na fotografia, mas não na proporção e importância que se dá hoje, uma busca sem sentido por fundos extremamente desfocados cremosos, o bokeh mais bonito, etc...
Mas está é só a minha opinião e não uma verdade absoluta.

Abraços

Concordo, na linha Fuji por exemplo, já estão sendo incorporados recursos bacanas como o Leaf Shutter por exemplo. Isso dá novas possibilidades e estamos falando de câmeras aps-c.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 23 de Maio de 2017, 13:17:19
Vangelismm,
Neste caso equivalente você esta considerando além da distância focal a profundidade de campo, correto?

Caso sim, realmente fica mais caro.. mas eu acredito que este quesito, o de usar FOV curtíssimos, se enquadre no "específico" também. Hoje em dia está muito popular realmente, tanto que vejo até fotos boas estragadas por um fov muito curto... Sem dúvida que há aplicação para esse efeito na fotografia, mas não na proporção e importância que se dá hoje, uma busca sem sentido por fundos extremamente desfocados cremosos, o bokeh mais bonito, etc...
Mas está é só a minha opinião e não uma verdade absoluta.

Abraços

Sim, lentes f 0.95 em aps-c e nem sei qual seria a equivalência em 4/3, f0.5?
Até zoom equivalente a f/2.8 eu não sei se já tem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs