Autor Tópico: Canon Mirrorless Full Frame!  (Lida 7206 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #30 Online: 23 de Maio de 2017, 13:21:52
Sim, lentes f 0.95 em aps-c e nem sei qual seria a equivalência em 4/3, f0.5?
Até zoom equivalente a f/2.8 eu não sei se já tem.

Mas neste caso é equivalência de profundidade de campo, que acredito que seja específico, como comentei acima.
Em termos de luz uma lente f2.8 em f2.8 vai fazer a mesma leitura de fotometria em uma câmera FF, APSC ou m4/3.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 23 de Maio de 2017, 13:48:36
Mas neste caso é equivalência de profundidade de campo, que acredito que seja específico, como comentei acima.
Em termos de luz uma lente f2.8 em f2.8 vai fazer a mesma leitura de fotometria em uma câmera FF, APSC ou m4/3.

Exato! Sem contar que fotografar em 0.95 em 35mm deve ser o ó!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 23 de Maio de 2017, 18:03:10
Qual seria a grande vantagem de um mirrorless FF em cima de uma DSLR FF?  :ponder:
Pergunto pois o ponto principal que vejo seria portabilidade, porém o tamanho e peso das lentes continua o mesmo (ao menos o que vejo nas Sony FF).


Considerando essa pergunta e vários post acima:

Mecanicamente falando, retirar o espelho e seu mecanismo é vantajoso. Um pé no saco a menos.
Com isso abre a possibilidade de bursts mais rápidos para os que gostam de 100fps (haja processamento e buffer...), além do que já foi dito.

Vai ser possível trabalhar com um corpo menor, se essa for uma vantagem... Para muitos não acho que seja; eu gostaria de um corpo mais leve, não necessariamente menor.  Não seria difícil fazer um corpo mais leve, usando alumínio, titânio (mais caro) ou usando polímero. As baterias teriam sim que serem melhores por causa do EVF.

Em relação às lentes atuais:
Será que é tão difícil assim projetar um corpo onde o sensor tenha  mesma distancia (da lente ao sensor) como DSLR atuais, onde não exista o espelho? Não acredito. Muitos dirão: o corpo vai continuar gordo. E daí? E se ele for mais leve e menor na largura e altura?
A grande vantagem de usar as mesmas lentes atuais é que esse lançamento-teste não geraria custos enormes no projeto e fabricação de novas lentes, sem a certeza de que haveria mercado para isso. Seria uma ótima ideia na minha opinião.
E aí a fábrica pode sentir o mercado para onde vai, de forma mais econômica.

Eu particularmente acho que o futuro é ML. Talvez demore pela teimosia dos grandes Canon e Nikon de continuarem investindo no que custou anos e dólares para desenvolverem, mas acho que o tempo das dslr vai passar.
A Sony está contribuindo muito para isso.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 23 de Maio de 2017, 18:10:00

Se for mantido o padrão EF, não faz diferença no tamanho da lente se a câmera possui espelho ou não; as lentes serão necessariamente do mesmo tamanho que são hoje. Se este rumor for verdadeiro, creio que seja só um experimento, prova de conceito ou introdução a um sistema ML "sério" da Canon.

Lentes menores precisariam de registro (distância da baioneta ao sensor) menor, e/ou maior diâmetro da baioneta (pra colocar mais lente dentro da câmera).

 :ok:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #34 Online: 23 de Maio de 2017, 18:35:19
Eu adoraria uma Mirrorless FF. Acho que compraria.

De qualquer modo, ainda sonho em ter uma DSLR top.

Não sei. Adoro minhas fotos com minha mirrorless, mas também curto muito a pegada de uma DSLR.

Sinceramente não sei se as DSLR acabarão. São mercados distintos, com públicos dinstintos e que sempre coexistirão (nem sempre em harmonia  :assobi:).

Minha Mirrorless é meu xodó, mas às vezes sinto falta de "colar o olho" na DSLR e ficar solitário escondido.

São formas de fotografar diferente.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 23 de Maio de 2017, 18:55:59

Mas pensando em longo prazo acredito que com o tempo as FF se tornarão as Medio Formato de hoje, e sistemas como o APS ou até mesmo m4/3 se tornem o que hoje são as FF, ou seja, esta última mais para fins específicos em que realmente haja necessidade de um sensor maior.

Ainda vejo, na minha opinião, muito "hype" em cima das FF. Na prática, as câmeras com sensores menores estão encurtando bastante o gap de qualidade entre os sistemas.

 :ponder:
Essa redução do sensor com melhora na qualidade vai continuar a existir com certeza, mas não quer dizer que limite o uso das FF.
Elas vão ter muita qualidade para o uso corriqueiro? Ótimo, eu continuaria usando.
A vantagem disso vai ser para os querem câmeras mais compactas com boa qualidade, para usar na rua, em viagens, em situações não profissionais, no dia a dia.
Eu mesmo penso em adquirir uma 4/3 para street, já que a gente mora numa m***a de país sem nenhuma segurança e tem que ficar esperto com os milhões de assaltantes que estão na rua.

Será muito bom para aqueles que tem problemas físicos onde as câmeras pesadas limitam o trabalho. Daí, usar um formato menor, mais leve e com boa qualidade será uma solução. Vemos cada vez mais gente usando Fuji aps-c com ótimos resultados.

Milhões de  fotógrafos ocasionais já deixaram de usar câmera e passaram a usar o celular, que está melhorando dia a dia. Os sensores destes aparelhos estão ainda aumentando de tamanho.

Acho que tanto o FF quanto o MF ainda vão continuar. Agora mesmo há quem está lançando MF!
É como pensar: Não vão mais vender motores 2.0 porque os 1.0 turbo atuais estão muito bons.
Vai ter mercado sim, só que vai ser menor.


Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #36 Online: 23 de Maio de 2017, 19:11:08
:ponder:
Essa redução do sensor com melhora na qualidade vai continuar a existir com certeza, mas não quer dizer que limite o uso das FF.
Elas vão ter muita qualidade para o uso corriqueiro? Ótimo, eu continuaria usando.
A vantagem disso vai ser para os querem câmeras mais compactas com boa qualidade, para usar na rua, em viagens, em situações não profissionais, no dia a dia.
Eu mesmo penso em adquirir uma 4/3 para street, já que a gente mora numa m***a de país sem nenhuma segurança e tem que ficar esperto com os milhões de assaltantes que estão na rua.

Será muito bom para aqueles que tem problemas físicos onde as câmeras pesadas limitam o trabalho. Daí, usar um formato menor, mais leve e com boa qualidade será uma solução. Vemos cada vez mais gente usando Fuji aps-c com ótimos resultados.

Milhões de  fotógrafos ocasionais já deixaram de usar câmera e passaram a usar o celular, que está melhorando dia a dia. Os sensores destes aparelhos estão ainda aumentando de tamanho.

Acho que tanto o FF quanto o MF ainda vão continuar. Agora mesmo há quem está lançando MF!
É como pensar: Não vão mais vender motores 2.0 porque os 1.0 turbo atuais estão muito bons.

Vai ter mercado sim, só que vai ser menor.

Você escreveu 10 linhas discordando do que eu disse e na última linha você sintetizou tudo o que eu disse nesse tópico.  8-)


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 23 de Maio de 2017, 19:20:45


Mas pensando em longo prazo acredito que com o tempo as FF se tornarão as Medio Formato de hoje, e sistemas como o APS ou até mesmo m4/3 se tornem o que hoje são as FF, ou seja, esta última mais para fins específicos em que realmente haja necessidade de um sensor maior.

Ainda vejo, na minha opinião, muito "hype" em cima das FF.

Eu não concordei com nada disso aí. Leia meu post novamente.
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 19:21:40 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #38 Online: 23 de Maio de 2017, 21:49:27
Eu não concordei com nada disso aí. Leia meu post novamente.

Reli minha mensagem. O que quis dizer foi: FF seguirá existindo, mas terá uso mais específico (leia-se menos mercado).  Ou seja, vai ter mercado, assim como ainda tem as Hassel, Mamiya, etc, mas será menor.

Continua interpretando  exatamente como a última linha da sua msg, mas q bom q concordamos.  :ok:

Abraços
 


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 23 de Maio de 2017, 21:56:58
Estão discordando em concordar!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 25 de Maio de 2017, 15:34:32
Mais uma matéria relativa à ação das grandes na direção dos equipamentos sem espelho!
Estou gostando.  :)

https://www.dpreview.com/opinion/5187078750/maintaining-a-legacy-or-building-for-mirrorless-who-benefits?ref_=pe_1822230_239915700_dpr_nl_261_9
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 28 de Maio de 2017, 16:52:00


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 19 de Junho de 2017, 20:42:34
Vale eu vir aqui encher o saco, só pra dizer que eu postei antes?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

pior que é verdade...  :D :D
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #43 Online: 23 de Junho de 2017, 10:45:19
Eu não dava muita importância para o sistema mirrorless, mas após algumas viagens, notei o quanto é usado por "hobbystas" que querem um equipamento de qualidade e compacto.

Era bem comum ver pessoas com a M3 e as série A da Sony nos pontos turísticos. Acho que a minoria (eu inclusive) com uma DSLR... :D

Acredito que para profissionais, as DSLR ainda terão vida longa. Pra quem viaja e não trabalha com fotos, as mirrorless já são uma realidade.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #44 Online: 23 de Junho de 2017, 11:57:34
Eu não dava muita importância para o sistema mirrorless, mas após algumas viagens, notei o quanto é usado por "hobbystas" que querem um equipamento de qualidade e compacto.

Era bem comum ver pessoas com a M3 e as série A da Sony nos pontos turísticos. Acho que a minoria (eu inclusive) com uma DSLR... :D

Acredito que para profissionais, as DSLR ainda terão vida longa. Pra quem viaja e não trabalha com fotos, as mirrorless já são uma realidade.

Quais pontos turísticos?

Eu estive em Brasília e quando fui à Torre de TV, todos estavam com DSLR.  :shock: Achei incrível isso.

Na época eu tinha uma EOS M e uma Rebel T5i. Fiquei com medo de levar a T5i, mas vi que se tivesse levado eu não teria me sentido deslocado.  :D

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/