Autor Tópico: Canon Mirrorless Full Frame!  (Lida 7108 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Maio de 2017, 23:21:13
Nunca se sabe sobre essas notícias...
Uma Canon FF M-less seria espetacular para o segmento, principalmente se puder usar as lentes EF atuais!!
Torcendo que seja verdade.  :clap:

http://www.canonrumors.com/canon-full-frame-mirrorless-talk-cr1/
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2017, 23:33:05
Qual seria a grande vantagem de um mirrorless FF em cima de uma DSLR FF?  :ponder:
Pergunto pois o ponto principal que vejo seria portabilidade, porém o tamanho e peso das lentes continua o mesmo (ao menos o que vejo nas Sony FF).


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2017, 00:36:47
Certamente não será possível usar as lentes pra EOS M atuais (se isso aí for verdade).

Esse foi um dos motivos da Fuji optar por aps-c.

Acredito que eles poderiam lançar algo em APS-H, assim como a Sigma já lançou, mas já se provou ser possível fazer lentes para 35mm pequenas, a Leica manda lembranças.

E tudo indica que a Sony irá pelo mesmo caminho com suas fixas e algumas zoom.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 00:37:42 por cfcsosa »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2017, 09:33:38
(...) já se provou ser possível fazer lentes para 35mm pequenas, a Leica manda lembranças.


Se for mantido o padrão EF, não faz diferença no tamanho da lente se a câmera possui espelho ou não; as lentes serão necessariamente do mesmo tamanho que são hoje. Se este rumor for verdadeiro, creio que seja só um experimento, prova de conceito ou introdução a um sistema ML "sério" da Canon.

Lentes menores precisariam de registro (distância da baioneta ao sensor) menor, e/ou maior diâmetro da baioneta (pra colocar mais lente dentro da câmera).
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 09:38:24 por felipemendes »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2017, 09:36:24
Mas o tamanho da lente depende bastante de duas coisas:
1. Do diâmetro da baioneta: porque pra passar mais luz por uma baioneta menor, é necessário afastar o elemento frontal, e aumentar o diâmetro;
2. Da distância da baioneta até o sensor, que pode afunilar o facho de luz através da lente.

Se for mantido o padrão EF, não faz diferença no tamanho da lente se a câmera possui espelho ou não. Se este rumor for verdadeiro, creio que seja só um experimento, prova de conceito ou introdução a um sistema ML "sério" da Canon.

As Leicas são bem pequenas, mas são totalmente manuais.

Concordo que pra fazer isso direito a Canon teria que lançar uma linha de lentes ML.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2017, 10:08:08
As Leicas são bem pequenas, mas são totalmente manuais.

Concordo que pra fazer isso direito a Canon teria que lançar uma linha de lentes ML.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Hehe, vc fez o quote da minha edição anterior.

O motor de foco (é o item mais volumoso, assumindo que haverá um, e que será na lente) pode ficar dentro ou fora da baioneta. Pra ficar dentro (fazendo com que o comprimento externo da lente fique menor), é de se esperar uma baioneta com maior diâmetro, se o registro for o mesmo. Claro que se pode fazer mantendo tudo como está, mas seria uma façanha de engenharia.

Alternativamente, se colocaria todo o mecanismo pra fora da baioneta. Neste caso, os as lentes seriam do mesmo tamanho, considerando o mesmo registro (limitação ótica), ou menores se diminuírem o registro.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2017, 10:12:29
Hehe, vc fez o quote da minha edição anterior.

O motor de foco (é o item mais volumoso, assumindo que haverá um, e que será na lente) pode ficar dentro ou fora da baioneta. Pra ficar dentro (fazendo com que o comprimento externo da lente fique menor), é de se esperar uma baioneta com maior diâmetro, se o registro for o mesmo. Claro que se pode fazer mantendo tudo como está, mas seria uma façanha de engenharia.

Alternativamente, se colocaria todo o mecanismo pra fora da baioneta. Neste caso, os as lentes seriam do mesmo tamanho, considerando o mesmo registro (limitação ótica), ou menores se diminuírem o registro.

A techart montou um sistema de foco minúsculo pra usar lentes Leica na Sony, eles também fizeram isso pra lentes Contax e Minolta. Tirando o mount, o sistema é minúsculo (motor). Talvez engordar um pouco o tamanho da câmera em si não seja ruim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2017, 10:18:12
Há um tempo atrás perguntei se caberia um sensor FF no mount EF-m, comentaram que sim pois o mount da Sony é bem próximo e cabe o FF.

Pois bem, acabei de ver em fórum, inclusive com declaração da sigma, que o mount da Sony é ruim para FF.

O diâmetro é muito pequeno, junto a flange curta, obriga que as lentes sejam mais compridas e mais caras de fazer.

Se você considerar que o mount EF é o mais largo de todos os fabricantes, duvido que a Canon use o mount ef-m para um sensor full frame.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2017, 10:20:36
Há um tempo atrás perguntei se caberia um sensor FF no mount EF-m, comentaram que sim pois o mount da Sony é bem próximo e cabe o FF.

Pois bem, acabei de ver em fórum, inclusive com declaração da sigma, que o mount da Sony é ruim para FF.

O diâmetro é muito pequeno, junto a flange curta, obriga que as lentes sejam mais compridas e mais caras de fazer.

Se você considerar que o mount EF é o mais largo de todos os fabricantes, duvido que a Canon use o mount ef-m para um sensor full frame.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk


A Leica resolveu isso, vc já viu o tamanho das lentes Leica? É ridiculamente pequeno.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2017, 10:27:47

A Leica resolveu isso, vc já viu o tamanho das lentes Leica? É ridiculamente pequeno.
Não sei se ela resolveu, acho que nunca teve esse problema. A flange da leica é 27mm, Sony e Canon 18mm.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2017, 10:29:21
Não sei se ela resolveu, acho que nunca teve esse problema. A flange da leica é 27mm, Sony e Canon 18mm.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk


O que digo é que a Canon tem tudo pra fazer direito, basta seguir um pouco os passos já dados pela Leica, mas tem que parar com essa merda de querer aproveitar lentes Canon, tem que fazer um mount novo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2017, 10:33:41
Eu sou a favor, mount novo e adaptador para a transição.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2017, 10:47:58
É bom para a concorrência  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2017, 10:57:06
Talvez esse seja o caminho realmente, desenvolver um mount novo que possibilite lentes menores e justifique o mirrorless.
Da maneira que funciona as Sonys FF hoje em dia acho sem sentido (embora aparentemente estejam vendendo bastante  8-)).

Mas pensando em longo prazo acredito que com o tempo as FF se tornarão as Medio Formato de hoje, e sistemas como o APS ou até mesmo m4/3 se tornem o que hoje são as FF, ou seja, esta última mais para fins específicos em que realmente haja necessidade de um sensor maior.

Ainda vejo, na minha opinião, muito "hype" em cima das FF. Na prática, as câmeras com sensores menores estão encurtando bastante o gap de qualidade entre os sistemas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2017, 11:07:57
Eu sou a favor, mount novo e adaptador para a transição.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Hehe, eu também sou. Pena que isto não tá pra nossa votação...  ;)

O mount da Sony é ruim pra FF. Pior ainda pra FF com estabilização no corpo, pois o movimento do sensor provoca sombra ainda maior nos cantos. A "solução" da Sony envolve lentes com elementos frontais bem grandes (comparativamente falando) pra afunilar bastante a luz, e compensação das bordas por software. Na minha opinião, nenhuma das partes da solução é boa mas, de novo, não estão abertos pra votação.

Eu sempre achei que as ML da Canon e Nikon deveriam ter um anel adaptador capaz de permitir controle de abertura manual pelo anel, permitindo uso de lentes eletrônicas já existentes em modo quase manual. E, obviamente, lentes nativas deste novo sistema, menores e com controle de abertura integrado.

Mas desconfio que a Canon vá lançar uma câmera ML com baioneta EOS somente pra ver como o público profissional se comporta. Se gostarem, acho que o próximo passo vai ser realmente um mount novo.

« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 11:08:42 por felipemendes »