Autor Tópico: Flash nikon SB-910 - Problema?  (Lida 4560 vezes)

FêhMorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 18 de Maio de 2017, 18:58:35
Olá pessoal,

Tenho um flash nikon SB-910 e ainda estou aprendendo a utilizá-lo.
A dúvida ou problema em que me encontro é que quando o utilizo remotamente e em modo manual, o flash não tem disparado na carga máxima quando eu seleciono 1/1. Entretanto, no corpo da câmera o flash dispara sim na carga máxima.
Fora da camera, quando a chave liga/desliga está em "on" e aperto o botão de disparo de prova, o flash dispara na carga desejada. Mas é só colocar a chave em "remote" que ao apertar o botão de disparo de prova já se percebe uma potência bem inferior à selecionada.
Não sei se minha explicação ficou clara e se essa questão seria alguma configuração, limitação do flash, falta de conhecimento de minha parte ou problema do flash mesmo. Se alguém puder ajudar, agradeço!!
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 18:59:41 por FêhMorais »


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2017, 20:42:37
FehMorais, vc configurou no menu da câmera o canal e os grupos, naquele grupo o flash está configurado para disparar no manual a 1/1, isso no menu da câmera? Como está configurando o flash?
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 20:42:59 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


FêhMorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2017, 21:40:38
FehMorais, vc configurou no menu da câmera o canal e os grupos, naquele grupo o flash está configurado para disparar no manual a 1/1, isso no menu da câmera? Como está configurando o flash?

Olá Vincent,

Configurei na câmera o canal e o grupo idênticos ao do flash. Selecionei o flash externo para modo manual (na câmera e no próprio flash). Configurei na câmera para o flash pop-up apenas acionar o sb-910. No flash eu selecionei modo remoto e manual. Só que quando coloco em remoto, parece que o flash dispara uma única potência. Mesmo eu alterando no flash de 1/128 a 1/1, a potência é a mesma. Porém, quando tiro do modo remoto e disparo a luz de teste, a potência sai como eu desejo.
Obrigada por tentar ajudar =)
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 21:42:09 por FêhMorais »


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2017, 21:51:12
Olá Vincent,

Configurei na câmera o canal e o grupo idênticos ao do flash. Selecionei o flash externo para modo manual (na câmera e no próprio flash). Configurei na câmera para o flash pop-up apenas acionar o sb-910. No flash eu selecionei modo remoto e manual. Só que quando coloco em remoto, parece que o flash dispara uma única potência. Mesmo eu alterando no flash de 1/128 a 1/1, a potência é a mesma. Porém, quando tiro do modo remoto e disparo a luz de teste, a potência sai como eu desejo.
Obrigada por tentar ajudar =)

To aqui olhando a página D-7 no manual http://download.nikonimglib.com/archive2/ue5Vu00yiqGt01gNnV673f1G7k67/SB-910_US(Pb)04.pdf e a potência e tudo é alterado na câmera, o flash vc vai botar em remote e ele só vai responder os comandos configurados na câmera, é assim que acontece? Alterando a potência no menu da câmera, o flash está respondendo?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


FêhMorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2017, 23:10:02
To aqui olhando a página D-7 no manual http://download.nikonimglib.com/archive2/ue5Vu00yiqGt01gNnV673f1G7k67/SB-910_US(Pb)04.pdf e a potência e tudo é alterado na câmera, o flash vc vai botar em remote e ele só vai responder os comandos configurados na câmera, é assim que acontece? Alterando a potência no menu da câmera, o flash está respondendo?

Então, quando eu configuro pela câmera, a luz se altera a medida que potência se altera. Mas quando coloco o flash em potência máxima através da câmera, percebo que o flash dispara com uma potência inferior. É como se em modo remoto e configurando pela câmera, as potências se alterassem mas ficassem abaixo do que aconteceria se o flash estivesse fora do modo remoto. E quando se configura pelo próprio flash, o flash só dispara em uma única potência, mesmo alterando de 1/128 a 1/1.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2017, 23:36:21
Então, quando eu configuro pela câmera, a luz se altera a medida que potência se altera. Mas quando coloco o flash em potência máxima através da câmera, percebo que o flash dispara com uma potência inferior. É como se em modo remoto e configurando pela câmera, as potências se alterassem mas ficassem abaixo do que aconteceria se o flash estivesse fora do modo remoto. E quando se configura pelo próprio flash, o flash só dispara em uma única potência, mesmo alterando de 1/128 a 1/1.

O flash vai sempre permanecer em remoto, mas alterando no menu da câmera tem que alterar o comportamento dele, pode ser que seja alguma limitação do CLS, já tentou ligando pra Nikon?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


FêhMorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2017, 04:45:32
O flash vai sempre permanecer em remoto, mas alterando no menu da câmera tem que alterar o comportamento dele, pode ser que seja alguma limitação do CLS, já tentou ligando pra Nikon?

Está fora da garantia já mas tentarei ligar. Obrigada Vincent


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2017, 22:18:37
Está fora da garantia já mas tentarei ligar. Obrigada Vincent

Independente da garantia é um sistema da empresa e a Nikon tem um excelente suporte ao cliente na minha opinião, mas o problema já foi resolvido?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


FêhMorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2017, 22:00:35
Para quem estiver com a mesma dificuldade que me deparei, talvez esse link ajude:

https://www.dpreview.com/forums/thread/3578615

Pelo o que entendi, para alterar a potência do flash em modo manual e remoto (quando não há opção de rádio), é necessário que o flash esteja em S-U4 e o flash pop-up em modo manual também e não em CMD. Porém não entendi porque não consigo alterar a potência do flash em modo manual e remoto quando este está sendo disparado via infravermelho.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2017, 22:33:13
Modo SU4 acho que é fotocélula, ele dispara ao perceber o disparo de outro flash e é uma técnica bastante eficiente, mas pode falhar em alguns momentos específicos, mas quando não tiver em lugares com luz demais como um dia ensolarado é difícil dar problema e quanto a usar o pop-up eu não gosto muito dele não, melhor usar ao menos um SB-600 como flash principal, pois melhor estragar um SB-600 do que estragar um pop-up!!!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


FêhMorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2017, 14:00:18
Modo SU4 acho que é fotocélula, ele dispara ao perceber o disparo de outro flash e é uma técnica bastante eficiente, mas pode falhar em alguns momentos específicos, mas quando não tiver em lugares com luz demais como um dia ensolarado é difícil dar problema e quanto a usar o pop-up eu não gosto muito dele não, melhor usar ao menos um SB-600 como flash principal, pois melhor estragar um SB-600 do que estragar um pop-up!!!

SU4 é fotocélula sim. Mas não entendo porque o flash em modo remoto e manual não muda a potência quando é disparado por infravermelho.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2017, 14:56:17
SU4 é fotocélula sim. Mas não entendo porque o flash em modo remoto e manual não muda a potência quando é disparado por infravermelho.

Vai entender, o sistema CLS é próprio da Nikon e ao menos com os flashes dela tem que funcionar, eu já me acostumei a usar fotocélula ou rádios pois faz anos que não uso flash marca da câmera.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/