Autor Tópico: Que câmera tem o melhor JPEG ?  (Lida 3661 vezes)

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #15 Online: 26 de Maio de 2017, 08:30:12
Eu hoje em dia posso dizer que já consigo (ainda que com algumas limitações) tratar adequadamente o RAW.

No entanto, ao menos para fotos em p&b eu tenho preferido usar o JPEG entregue por minha câmera. Gosto mais do resultado que meu RAW tratado. Além disso chego ao cúmulo de usar filtros coloridos tal qual nas minhas câmeras de filme para alterar o resultado, gosto muito mais da brincadeira, se torna bem mais prazeroso.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

felipemendes

• Mecenas
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2017, 15:44:50
Bom, dia desses eu fotografei um aniversário de criança, na base da amizade.

Como em qualquer evento "sério", eu sempre fotografo em RAW+JPG. Pra entrega, das fotos que se salvaram, peguei 99% direto das JPG, com pequenas edições pontuais. Mas... teve uma, justamente do aniversariante com o melhor amigo, o flash falhou. Não teve jeito de recuperar a foto pelo JPG, e tive que puxar uns 2 pontos do RAW.

Conclusão: O jpeg é bom, mas não necessariamente o fotógrafo é. Logo, o RAW continua sendo a escolha mais segura, pra quem sabe usar.
Felipe

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #17 Online: 26 de Maio de 2017, 18:08:28
Bom, dia desses eu fotografei um aniversário de criança, na base da amizade.

Como em qualquer evento "sério", eu sempre fotografo em RAW+JPG. Pra entrega, das fotos que se salvaram, peguei 99% direto das JPG, com pequenas edições pontuais. Mas... teve uma, justamente do aniversariante com o melhor amigo, o flash falhou. Não teve jeito de recuperar a foto pelo JPG, e tive que puxar uns 2 pontos do RAW.

Conclusão: O jpeg é bom, mas não necessariamente o fotógrafo é. Logo, o RAW continua sendo a escolha mais segura, pra quem sabe usar.

intempéries acontecem, se seu cartão tivesse dado problema seria possível recuperar apenas o JPEG, o RAW não é passível de recuperação.

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

angelone

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #18 Online: 26 de Maio de 2017, 18:25:06
intempéries acontecem, se seu cartão tivesse dado problema seria possível recuperar apenas o JPEG, o RAW não é passível de recuperação.

Carlos, raw e qualquer arquivo são passíveis de recuperação, depende da ferramenta utilizada..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #19 Online: 26 de Maio de 2017, 19:22:26
Carlos, raw e qualquer arquivo são passíveis de recuperação, depende da ferramenta utilizada..

acho que uma vez corrompido o RAW não recupera por não ter estrutura definida.

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

marcelogimenes

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2017, 20:44:57

Recupera sim, só precisa da ferramenta correta... Eu já tive RAW corrompido e recuperei
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2017, 20:52:20

Pra ser escrito e lido por um computador precisar ter alguma coisa logicamente definida.

Jpg nunca vai ser melhor para quem vai tratar ou fazer alterações grandes na foto.
Acho mais fácil as câmeras partirem para um novo formato no lugar do jpg, mas num futuro longe ainda.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2017, 21:04:23
Pode passar o tempo que for, 1 kg sempre vai ser mais leve do que 2 kg.

RAW = arquivo com os dados que o sensor capturou +- 10 a 16-bits por canal
JPG = arquivo de imagem com 8-bits por canal

É uma impossibilidade técnica o JPG superar o RAW.
O JPG é feito a partir do RAW e o RAW contém TODA
informação que o JPG contém enquanto o JPG não
contém toda informação que o RAW contém.

O que pode acontecer como no caso do Fuji X-trans  é o programa
usado pela maioria(ACR/Lightroom) não fazer uma boa conversão
porque o algoritmo de demosaico não foi feito para X-trans.
Mas existe o Capture One, Photo Ninja, RawTherapee e Irident...
Ou o usuário não saber usar o conversor adequadamente.

Aí cairemos no mesmo ponto de quando se provava que o CD era melhor q o MP3... falando em bits...

As diferenças de qualidade nao foram perceptiveis o suficiente e hoje todo mundo houve MP3 e acha o maximo...

E as lojas de CD quase nem existem mais...
« Última modificação: 26 de Maio de 2017, 21:07:41 por Ernesto »

LeandroR

• Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2017, 21:07:59
vc esta no mesmo ponto de quando se defendia que o CD era melhor q o MP3...

As diferenças de qualidade nao foram perceptiveis o suficiente e hoje todo mundo houve MP3 e acha o maximo...

E as lojas de CD quase nem existem mais...

Mas aí vc compara uma mídia de armazenamento, cd, com o formato de arquivo, MP3  :ponder:

Mas falando em mp3, vai ver se o pessoal audiófilo escuta música em formato MP3 nos seus sistemas high-end de som.  8-)
Viagens, expedições e mentoria fotográfica, visite:
www.dilonefotografia.com

IG     www.instagram.com/dilonefotografia/
FB     www.facebook.com/dilonefotografia/
BLOG: acompanhe a minha jornada pelo Norte do Brasil    www.leandroreichert.com

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2017, 21:09:51
Eu hoje em dia posso dizer que já consigo (ainda que com algumas limitações) tratar adequadamente o RAW.

No entanto, ao menos para fotos em p&b eu tenho preferido usar o JPEG entregue por minha câmera. Gosto mais do resultado que meu RAW tratado. Além disso chego ao cúmulo de usar filtros coloridos tal qual nas minhas câmeras de filme para alterar o resultado, gosto muito mais da brincadeira, se torna bem mais prazeroso.

vc chegou no ponto !
Muitos amantes de fotografia curtem brincar com filtros e nao com PCs...

Outros gostam de photoshopar..

o importante é cada um ter seu espaço...

e a praticidade do JPG lembra o MP3 que matou os CDs (mesmo tento qualidade inferior no papel)
« Última modificação: 26 de Maio de 2017, 21:12:15 por Ernesto »

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #25 Online: 26 de Maio de 2017, 21:14:59

Recupera sim, só precisa da ferramenta correta... Eu já tive RAW corrompido e recuperei

um cartão corrompido pelo que sei não é passível de recuperação dos dados RAW. Pode-se recuperar um ou outro, mas nunca em totalidade ou quase totalidade.

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #26 Online: 26 de Maio de 2017, 21:23:26
um cartão corrompido pelo que sei não é passível de recuperação dos dados RAW. Pode-se recuperar um ou outro, mas nunca em totalidade ou quase totalidade.

Cara..então isso é um ponto negativo feíssimo do RAW...

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #27 Online: 26 de Maio de 2017, 21:30:28
Mas aí vc compara uma mídia de armazenamento, cd, com o formato de arquivo, MP3  :ponder:

Mas falando em mp3, vai ver se o pessoal audiófilo escuta música em formato MP3 nos seus sistemas high-end de som.  8-)

O CD tem mais bits por canal que o MP3...principalmente o SuperAudio CD 96bit que se vendia ate +-2008

É a mesma discussao RAW x JPG
Um monte de bit a mais q o publico nao vê/escuta

marcelogimenes

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2017, 21:53:03

Stellar Phoenix Photo Recovery pra recuperar arquivos RAW corrompidos.

Gente, a viagem nesse post da grande demais... Como que um derivado vai passar por cima do negócio. A pessoa que fala que JPG é melhor do que RAW deve estar vivendo em outro planeta só pode. Já que estão fazendo comparações ai, vou mandar a minha também kkkkkkkkkk. Sem vaca (RAW) não tem leite (JPG). As empresas que desenvolvem os softwares de processamento estão muuuuuuuuuuuito além de qualquer processamento direto da câmera. Por exemplo, quantas pessoas utilizam o D-Lighting da Nikon no momento que estão fotografando? Ai depois vai lá no lightroom e fica puxando slider de highlights. Pô, pq q não fez na hora de fotografar? Tomara que todo mundo da minha cidade comece a fotografar só em JPG, deixa só eu em RAW :)

D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2017, 21:55:02

Stellar Phoenix Photo Recovery pra recuperar arquivos RAW corrompidos.

Gente, a viagem nesse post da grande demais... Como que um derivado vai passar por cima do negócio. A pessoa que fala que JPG é melhor do que RAW deve estar vivendo em outro planeta só pode. Já que estão fazendo comparações ai, vou mandar a minha também kkkkkkkkkk. Sem vaca (RAW) não tem leite (JPG). As empresas que desenvolvem os softwares de processamento estão muuuuuuuuuuuito além de qualquer processamento direto da câmera. Por exemplo, quantas pessoas utilizam o D-Lighting da Nikon no momento que estão fotografando? Ai depois vai lá no lightroom e fica puxando slider de highlights. Pô, pq q não fez na hora de fotografar? Tomara que todo mundo da minha cidade comece a fotografar só em JPG, deixa só eu em RAW :)

"Sem vaca não tem leite"

SEN-SA-CIO-NAL!

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978