Autor Tópico: Parque Nacional Aparados da Serra  (Lida 3164 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 13 de Abril de 2017, 17:51:39
Bento Gonçalves é mais longe, claro, mas isso não impede de ele conhecer os vinhedos de lá e só passar pelos canions.
Claro Rapha, que se ele quiser passear na serra, Bento ou até Canela são melhores opções. Mas se for só pelos canions, acho que vale ir pra São Chico. Só não sei como tá a situação de lá, pois teve um tornado lá mês passado. :eek: :eek: :eek:
Em São Chico tem o Parque das 8 cachoeiras, que é demais.. 1 dia só em trilhas e cachoeiras de todos os tipos..

Não entendi o que vc quis dizer com "base dos canions" ( seria por baixo? ) - ai tem a opção da trilha do rio do Boi, em que se percorre o
Isso mesmo!
Nunca fiz essas trilhas. Só conheci o Itaimbezinho, pois no dia que iria pro Fortaleza choveu demais..

« Última modificação: 13 de Abril de 2017, 17:52:35 por nandoespinosa »


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Abril de 2017, 18:35:19
Essa região é muito bonita. Quando estive por lá, como tinha uns 10 dias para aproveitar, meu roteiro foi Gramado/Canela => Cambará do Sul => Torres.

Realmente, a neblina é um problema. Lembro que na primeira vez que visitei a região foi em um mês de maio e não estava ciente do problema da neblina. Quando cheguei ao canion Fortaleza estava com um pouco de neblina. Pouco tempo depois o tempo deu uma limpada, mas quando fomos fazer a trilha para a cachoeira do Tigre Preto e a pedra do segredo baixou uma neblina que nunca tinha visto antes... mal dava para enxergar 5 metros a frente. Para piorar, tínhamos pegado uma trilha errada...  :aua:
No dia seguinte fizemos a trilha do Rio do Boi. A parte de cima do cânion ficou um bom tempo coberto pela neblina. A neblina só começou a  dissipar depois de um bom tempo.

Quando estive lá, para ir para os outros cânions era necessário contratar alguma agência. Lembro que essas agências tinham pacotes para percorrer a parte alta dos cânions e acampar no meio do caminho. Não sei se ainda fazem esses passeios.
Cambará do Sul é bem pequena. Na cidade tem opções de hospedagem bem simples e baratas. Lembro que no meio das estradas que levam para os parques tinham hotéis/chalés que ofereciam mais conforto, mas eram bem mais caros.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2017, 13:15:28
Vou a trabalho mais ou menos a cada 2 meses para São José dos Ausentes. Realmente, a questão da neblina complica qualquer planejamento. Na cidade pode estar o maior céu azul, chegando próximo aos cânions, tudo fechado.
Um macete para quem quer ir exclusivamente a turismo e com pouco tempo, é ligar para as pousadas mais próximas aos aparados e perguntar como está o tempo e visibilidade.
César L. T.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #18 Online: 05 de Maio de 2017, 17:25:46
Complementando o tópico..
Seguem algumas de minha visita no final de abril.

1.
Panorama_12

2.
Panorama_9

3.
Panorama_6g

4.
IMG_5760

5.
IMG_5313

Quem quiser ver mais, "bisoia" no Flickr: https://www.flickr.com/photos/nandoespinosa/albums/72157680250696124

Abraços.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2017, 17:29:11
Muito bonitas as fotos Fernando, um belo álbum, parabéns!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Maio de 2017, 20:29:06
bacana! show de bola!

esse ano acabei optando por ir pra fora do País, espero que em breve eu consiga postar umas fotos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #21 Online: 05 de Maio de 2017, 21:32:26
Lindas fotos Fernando, parabéns.  :clap:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 05 de Maio de 2017, 21:53:30
Sensacional essa foto 2! :)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 06 de Maio de 2017, 09:40:24
Valeu galera! Dei sorte. Pegamos tempo bom todos os dias. A única chuvinha caiu de madrugada.
A foto 2 é uma panorâmica de 13 composições, Elder  :ok:.. Tinha muita gente lá em cima, o que atrapalhou um pouco. Mas o passeio foi sensacional!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #24 Online: 09 de Maio de 2017, 11:32:58
Interessante. A maioria dos meus amigos que conhecem os dois concordam que o Ita é mais bonito e impressionante.

Estou ansioso pra conhecer ambos  :)

Opinião pessoal...

Itaimbezinho é meio esquisito. Turistão demais, muito demarcado, trilhas calçadas, cordas de demarcação, etc... É bom pra ir com crianças, pessoas menos preparadas, etc.. Mas pra mim tira toda a beleza do local.
Imperdível lá se tiver disposição é fazer a trilha do Rio do Boi.. Uma trilha por dentro do Canion que vai até perto do cotovelo.

Fortalelza é sem comparação.. Pra mim muito mais bonito e impressionante. E muito mais "natural", sem grandes interferências do homem..



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2017, 13:38:33
Fortalelza é sem comparação.. Pra mim muito mais bonito e impressionante. E muito mais "natural", sem grandes interferências do homem..
Fiquei com a mesma impressão.. Já conhecia o Ita e fomos denovo, pois nossos amigos não haviam ido.
O Fortaleza é mais natural.. Chega-se na beira do precipício.. A trilha é toda bonita, tem a vista das praias (acho que é Torres). Enfim. Achei muito mais legal também.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2017, 15:20:55
Opinião pessoal...

Itaimbezinho é meio esquisito. Turistão demais, muito demarcado, trilhas calçadas, cordas de demarcação, etc... É bom pra ir com crianças, pessoas menos preparadas, etc.. Mas pra mim tira toda a beleza do local.
Imperdível lá se tiver disposição é fazer a trilha do Rio do Boi.. Uma trilha por dentro do Canion que vai até perto do cotovelo.

Fortalelza é sem comparação.. Pra mim muito mais bonito e impressionante. E muito mais "natural", sem grandes interferências do homem..

Fiquei com a mesma impressão.. Já conhecia o Ita e fomos denovo, pois nossos amigos não haviam ido.
O Fortaleza é mais natural.. Chega-se na beira do precipício.. A trilha é toda bonita, tem a vista das praias (acho que é Torres). Enfim. Achei muito mais legal também.


Levando em consideração esse detalhe do urbanismo que tomou conta do Itaimbezinho realmente não há o que discutir, pois embora todas as beiras de canions ( tirando o Parque Nacional de São Joaquim que nunca teve ampla exploração e está já a mais de dois anos sem qualquer visitação ) tenham marcas da ação do homem, seja pela pecuária ou cultivo de alguma coisa, no geral a naturalidade é comum nesses lugares.

Todos os canions que eu visitei são sem qualquer "estrutura humana", muitos até em locais ermos, mais como a linha do Fortaleza, embora esse tenha uma estrada que circunda boa parte da borda, o que já tira o 'ar selvagem'.

A grande questão é que conforme vai se popularizando o eco turismo, mais os proprietários desses recantos tendem a pavimentar e estruturar para tornar mais fácil a visitação, indo totalmente na contra mão de se manter o lugar mais nativo o possível.



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Junho de 2017, 17:55:56

A grande questão é que conforme vai se popularizando o eco turismo, mais os proprietários desses recantos tendem a pavimentar e estruturar para tornar mais fácil a visitação, indo totalmente na contra mão de se manter o lugar mais nativo o possível.

Está ficando cada vez mais difícil para quem curte coisas roots. Em qq canto o que antes era complicadíssimo agora virou mamão com açucar.

Próximas gerações ao menos terão novos planetas para explorarem quando formos capazes de chegar até eles  :D :D


gdcastel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 04 de Junho de 2017, 18:09:36
Tenho certeza que alguém aqui vai me ajudar...


Estou programando uma viagem para este ano em Outubro. Penso em pegar o carro aqui do Rio de Janeiro e seguir até Bento Gonçalves passando pelo parque. Gostaria de saber se vale muito a pena ficar aí e se Outubro é uma boa época para conhecer o parque. Gostaria também de saber se daria pra fazer boas fotos nesse lugar, vejo muitas fotos ruins ou sempre dos mesmos lugares na internet e não sei se é um lugar com paisagens exuberantes mas a patroa tem vontade de conhecer esse lugar.  :ok:

Moro bem perto de Bento Gonçalves. A minha dica é: tente se programar para não pegar um dia muito nublado se não, não vai dar pra ver nada, infelizmente  :(