Autor Tópico: WB em cenas interiores  (Lida 1688 vezes)

borgeskt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Maio de 2017, 00:15:04
Boa noite pessoal, preciso de uma ajuda, vou fotografar uma cena com luzes amarelas halógenas 3.000K e com fresnel arri 3200k. Minha dúvida é, eu quero que a luz seja amarela, mas com bons tons de pele e pouco color cast, qual seria o White Balance ideal?

Se eu bater o branco do ambiente, a luz amarela vai deixar de ser amarela e ser branca certo? ou eu devia deixar o white balance em 5600k e deixar a invasão do amarelo? 
Canon 6D + Canon 70D + 85mm 1.8 + 50mm 1.8 + 24mm 2.8 + 24-105L 4 + 8mm 3.5 + flash 430 exii + flash yn600rt

instagram: guifchs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2017, 00:22:57
Se a iluminação esta na faixa dos 3k, vc só precisa dizer isso pra câmera. Então fotografa em RAW, e depois na edição vc vê o que vai fazer. Por exemplo, se vc achar que a temp só com a correção do WB aplicada para todo o quadro não ficou boa, vc ainda pode ajustar matiz, saturação, luminância, claridade, etc... mais adiante, vc ainda tem o pincel (ex. Lightroom) que permite ajustes só na região que vc deseja (tipo o rosto da pessoa), depois disso ainda pode trabalhar com camadas (ex Photoshop) etc.., etc...
« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 00:31:20 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2017, 08:26:59
Como Lindsay falou, a melhor saída é fotografar em RAW e ajustar o balanço de branco na pós.

Se a iluminação esta na faixa dos 3k, vc só precisa dizer isso pra câmera.

Mas se fizer isso a câmera vai interpretar o branco corretamente e não vai manter o tom amarelado que ele quer. Se deixar o BW para flash ou luz do sol, no ambiente estando iluminado com tungstênio, as imagens vão ficar amareladas já na câmera.


Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2017, 11:26:55
Experimente na hora, o seu entendimento está correto.

Não sei se o seu modelo permite ajustar temperatura em Kelvin, alguma coisa entre 4k e 4,5k deve ficar legal.
Daylight é quase certo de ficar muito forte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


iclassi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • Anderson Barros
    • Anderson Barros Fotografia
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2017, 16:04:49
Se eu estiver errado por favor me corrijam não é o caso de usar aquelas gelatinas de correção? quando há misturas de temperaturas de cores?
2x Canon EOS MK3 | Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM | Canon EF 85mm f/1.4L IS USM | Sigma 35mm f/1.4 Dg Hsm Art | EF 8-15mm f/4L Fisheye USM | 2x Godox TT685 | Godox V1 | Godox AD300 | 2x Radio Godox Xpro

http://www.barrosfotografia.com.br
https://www.facebook.com/barrosfotografia
https://www.instagram.com/andersons.barros


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2017, 16:10:57
Se eu estiver errado por favor me corrijam não é o caso de usar aquelas gelatinas de correção? quando há misturas de temperaturas de cores?

Mas não tem mistura, 3k pra 3.2k é pouca coisa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2017, 16:21:28
Se eu bater o branco do ambiente, a luz amarela vai deixar de ser amarela e ser branca certo?

Correto.

Se você quer manter a luz ambiente amarelada mas os tons de pele "naturais", você precisará de uma fonte de luz branca iluminando a pessoa fotografada. E essa fonte de luz terá que ser mais potente que a luz ambiente.  ;)