Autor Tópico: Cinelike-D e Cinelike-V na GX85  (Lida 4751 vezes)

marciok

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Online: 29 de Maio de 2017, 10:13:09
Não sei se alguém mais tem a GX85  / GX80 aqui, mas ocorreu um "desenvolvimento" interessante no final de semana - conseguiram habilitar os picture profiles Cinelike-D (mais flat, para fazer grading) e Cinelike-V (com mais contraste) na câmera - originalmente a GX85 não possui esses modos, só a G85. São feitos para vídeo, não se sei podem ser aplicados em fotos, vou testar depois.

O método é que foi interessante - e que comprova que as câmeras da Panasonic possui capacidades muito semelhantes, e que são desabilitadas de acordo com a faixa de preço: algumas pessoas que estão mexendo com o modo WiFi das câmeras da Panasonic começaram a notar alguns parâmetros que a câmera enviava via WiFi, e começaram a enviar comandos para "habilitar" esses parâmetros, se fazendo passar pelo app de WiFi da Panasonic. Já conseguiram habilitar os Cinelikes na GX85 - ou seja, os modos existem na câmera, só estão desativados no menu (com efeito, ao se ativar um desses modos, o menu de Picture Profile fica em branco). Mas como foi "ativado" vi WiFi, a câmera aceita o comando. Fiz o teste ativando o Cinelike-D e funcionou perfeitamente - e achei a imagem incrível, ganho notável de detalhes nas sobras, e o tom de pele de rosto ficou MUITO melhor (sem os laranjas e magentas habituais dos modos de vídeo "normais" da Panasonic).

Agora pessoal está fazendo testes com outras opções que descobriram, como modos de vídeo de 200mbps e V-log - mas algumas dessas opções podem realmente não estar implementadas no firmware.

Se alguém tiver interesse, passo o link depois - o processo é relativamente simples.
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angelone

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Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2017, 18:10:00
Uma excelente dica..
O Rinaldo tem uma GX85, se vc puder explicar o procedimento ou "linkar"  a fonte, vai ajudar o rapaz rss..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marciok

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Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2017, 16:09:33
Se conheço o Rinaldo, ele já deve ter lido  :)  - mas segue a thread no EOSHD sobre o caso: http://www.eoshd.com/comments/topic/24995-would-you-perhaps-be-interested-in-a-different-gx8085-colour-profile/
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Rinaldo

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Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2017, 16:10:13
Boa, Márcio!! Valeu, Angelo!  :ok:

Achei via Personal View, linkando para o fórum do EOSHD. Deve ser este:

http://www.eoshd.com/comments/topic/24995-would-you-perhaps-be-interested-in-a-different-gx8085-colour-profile/


Depois vou ler o tópico com calma, mas sem pressa em fazer agora.
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Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2017, 16:12:10
Se conheço o Rinaldo, ele já deve ter lido  :)  - mas segue a thread no EOSHD sobre o caso: http://www.eoshd.com/comments/topic/24995-would-you-perhaps-be-interested-in-a-different-gx8085-colour-profile/

Postamos junto... hahaha...

Fazia uns dias que não passava pelo PV, vi lá hoje!!

Ótima dica, valeu!! Chegou a fazer??
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 16:13:12 por Rinaldo »
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marciok

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Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2017, 16:17:02
Postamos junto... hahaha...

Fazia uns dias que não passava pelo PV, vi lá hoje!!

Ótima dica, valeu!! Chegou a fazer??

Milagre ter saído no PV, pois os chefes dos dois sites (o Vitaly e o Andrew) eram amigos mas hoje se odeiam, hehehe

Fiz sim - não pude fazer muitos testes, mas comparando com o profile Natural, o ganho de detalhes nas sombras é bem grande, e o tom de pele é MUITO melhor. Gostei. Coloquei ele no C3 da câmera.
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Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2017, 16:41:14
Milagre ter saído no PV, pois os chefes dos dois sites (o Vitaly e o Andrew) eram amigos mas hoje se odeiam, hehehe

Fiz sim - não pude fazer muitos testes, mas comparando com o profile Natural, o ganho de detalhes nas sombras é bem grande, e o tom de pele é MUITO melhor. Gostei. Coloquei ele no C3 da câmera.

Verdade, bem lembrado. Já vi o Vitaliy cutucando o Andrew... kkkk

Pô, que jóia! Vi umas imagens lá e me pareceu que as sombras ficaram melhores mesmo, e isso é MUITO bom!!

Qualquer hora vou fazer.  :ok: :ok:
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marciok

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Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2017, 16:43:01
Verdade, bem lembrado. Já vi o Vitaliy cutucando o Andrew... kkkk

Pô, que jóia! Vi umas imagens lá e me pareceu que as sombras ficaram melhores mesmo, e isso é MUITO bom!!

Qualquer hora vou fazer.  :ok: :ok:

Já usou Cinelike-V alguma vez? Devo tentar habilitar também pra ver como fica.
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Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2017, 17:20:20
Já usou Cinelike-V alguma vez? Devo tentar habilitar também pra ver como fica.

Eu tive esses perfis na GH4, mas confesso que não usava muito não. Preferia ir de Natural mesmo. Quando usei foi o Cinelike-D e gostei. O "V" é mais escuro, talvez seja interessante em alguma situação específica, mas não cheguei a usar. Mas tenho filmado muito pouco. Mesmo a GH4 não cheguei a usar muito. Foi um ou outro trabalho antes de vendê-la, pois preferia usar a BMPCC.
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Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2017, 17:52:40
Imaginei que gostaria de ver, Márcio.  :D

https://www.youtube.com/watch?v=4BTpALMecjg

Captei as imagens desse video com a GX85, quase tudo handheld (perfil de cor NATURAL). Apenas usei um mini steadi (hague mini motion) em algumas caminhadas pelo barco. No resto todo foi camera na mão. No helicóptero fui com a 12-35/2.8 e DUAL-IS, mais uma vareta com mola (tipo um monopé pequeno), que eu apoiava no banco. Usei a lupa Kinotehnik que tenho da Pocket na GX85, é a mesma medida. Ficou perfeito! E a estabilização dupla (lente+corpo) se mostrou muito eficiente. No passado usávamos um estabilizador da AirCam, era uma traquitana gigante e caríssima, com giroscópio. O avanço que o DUAL-IS trouxe foi enorme! Nas internas, usei a 7-14mm também na mão. Usei também a 35-100/2.8 em algumas cenas aéreas e também a Nokton 25/0.95 nas noturnas. Não tirei o tripé da bolsa.

Mas não fomos nós que editamos o video, fizeram com outra produtora. Não curti muito o tratamento de cor, achei que ficou meio carregado nas sombras, eu teria feito de outro jeito. Mas ficou decente.

Obs.: minhas imagens começam aos 32 segundos, só com o barco na água. Acho que usaram uma A7S nas cenas da fábrica.
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 17:57:51 por Rinaldo »
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Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2017, 13:41:28
Muito bom! Qualidade excelente - quem diria que uma câmera nessa faixa de preço poderia gerar imagens dessa qualidade... :)

O tratamento de cor, na minha opinião de iniciante, parece que puxou muito pro azul - provavelmente a intenção foi realçar o céu e o mar. Se tivessem  puxado os highlights para um tom mais quente, teria balanceado, acho.

Usei a minha depois de muito tempo para filmar o show de uma amiga minha. A qualidade não ficou boa, os highlights ficaram estouradaços (tinha notado isso na hora da filmagem com as zebras, mas por algum motivo o dial da abertura na lente não funcionou na hora), mas dá pra ver também a eficácia do IBIS: essa não foi com Dual-IS, foi com uma prime (a 14mm 2.5), com um pistol grip e um loupe da Kamerar bem parecido com o seu, hehehe.

https://youtu.be/5STCTCDs5u4
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Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2017, 22:40:33
Muito bom! Qualidade excelente - quem diria que uma câmera nessa faixa de preço poderia gerar imagens dessa qualidade... :)

O tratamento de cor, na minha opinião de iniciante, parece que puxou muito pro azul - provavelmente a intenção foi realçar o céu e o mar. Se tivessem  puxado os highlights para um tom mais quente, teria balanceado, acho.

Usei a minha depois de muito tempo para filmar o show de uma amiga minha. A qualidade não ficou boa, os highlights ficaram estouradaços (tinha notado isso na hora da filmagem com as zebras, mas por algum motivo o dial da abertura na lente não funcionou na hora), mas dá pra ver também a eficácia do IBIS: essa não foi com Dual-IS, foi com uma prime (a 14mm 2.5), com um pistol grip e um loupe da Kamerar bem parecido com o seu, hehehe.


Valeu, e concordo contigo sobre o tratamento.

Pois é, nessas Pana tem que tomar cuidado com os highlights. Mas vc enganou bem no tratamento, quase que passa batido.

Fiquei com vontade de testar esse Cinelike-D justamente por isso, vamos ver se faço no final de semana.



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Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2017, 07:35:26
Excelente dica, Marcio! Vou testar. Eu tenho usado natural, apenas baixando um pouco saturação, nitidez, contraste e NR. Vi o pessoal recomendando colocar tudo -5, mas não gostei muito do resultado.

Você está usando o cinelike com tudo em - 5?

Abs

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Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2017, 07:46:13
Imaginei que gostaria de ver, Márcio.  :D

https://www.youtube.com/watch?v=4BTpALMecjg

Captei as imagens desse video com a GX85, quase tudo handheld (perfil de cor NATURAL). Apenas usei um mini steadi (hague mini motion) em algumas caminhadas pelo barco. No resto todo foi camera na mão. No helicóptero fui com a 12-35/2.8 e DUAL-IS, mais uma vareta com mola (tipo um monopé pequeno), que eu apoiava no banco. Usei a lupa Kinotehnik que tenho da Pocket na GX85, é a mesma medida. Ficou perfeito! E a estabilização dupla (lente+corpo) se mostrou muito eficiente. No passado usávamos um estabilizador da AirCam, era uma traquitana gigante e caríssima, com giroscópio. O avanço que o DUAL-IS trouxe foi enorme! Nas internas, usei a 7-14mm também na mão. Usei também a 35-100/2.8 em algumas cenas aéreas e também a Nokton 25/0.95 nas noturnas. Não tirei o tripé da bolsa.

Mas não fomos nós que editamos o video, fizeram com outra produtora. Não curti muito o tratamento de cor, achei que ficou meio carregado nas sombras, eu teria feito de outro jeito. Mas ficou decente.

Obs.: minhas imagens começam aos 32 segundos, só com o barco na água. Acho que usaram uma A7S nas cenas da fábrica.
Show de bola o vídeo! Que lanchinha!

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Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2017, 11:18:13
Excelente dica, Marcio! Vou testar. Eu tenho usado natural, apenas baixando um pouco saturação, nitidez, contraste e NR. Vi o pessoal recomendando colocar tudo -5, mas não gostei muito do resultado.

Você está usando o cinelike com tudo em - 5?

Abs

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Não tenho tido tempo de usar, mas eu começaria só com NR e nitidez em -5 - saturação e contraste já são diminuídos no Cinelike D, ele é um modo mais "flat" naturalmente.
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