Autor Tópico: Computador para edição de fotos - lightroom  (Lida 10999 vezes)

Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Online: 01 de Junho de 2017, 13:01:52
Pessoal, tudo bem?

Meu notebook queimou o chip de video e nso vale a pena consertar, então nos ultimos meses estava usando um desktop velho de guerra com as seguintes config:

Amd Phenon x4 II
4gb ram
 hd 500gb 7.200 rp
Fonte generica
Windows 7

Usar o lightroom era um parto... Mas como acabei de construir e me casar estavamos em economia de gasto. Porem o pc pifou a placa mãe e devido a disso estarei montando outro e estou com algumas duvidas  e gostaria da ajuda de vcs.. A configuração q pretendo montar é essa:

Intel core i5 7500 3.4ghz
Placa mae gigabit chipset b150
Ddr 4 2333 8gb (2x 4gb) ou melhor pegar 16gb (2 x 8gb)
Ssd sandisk 128gb
Hd 1tb
Fonte corsair 430 ou 500w
Gabinete cooler master

Minha duvida maior esta na placa mae e nas memorias..

8gb é suficiente ou melhor 16gb... Melhor dual channel ou um pente so?

E a placa mae? Vale a pena pagar mais caro por um chipset b150 e 4 slots ddr ou mais barato no h110 e 2 pentes ? Esse i5 7500 dara conta?

Obrigado


roberto souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2017, 15:07:37
 :snack: :snack: :snack:
Nikon D610 D7000 / D90 /NIKON 17-55 2.8mm / 50mm 1.8 / SB900 YUNGNOU685


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2017, 15:24:49
Uso o LR 5.7 em um laptop Samsung de uns 4 anos atrás, com i3 2.60 e 8 GB de memória, com HD tradicional, e funciona numa boa.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2017, 16:09:50
8gb é suficiente ou melhor 16gb... Melhor dual channel ou um pente so?
Eu acho melhor 2 pentes - se quiseres expandir depois, e for possível pela placa, poderá fazer. - Aqui já tô respondendo o que penso da placa tb.
Core i5 dá conta sim. Invista em memória ram e HD.. É isso que fará teu LR ficar lento.
 :ok:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2017, 16:37:01
Se der, pegue a placa com 4 slots e chipset melhor. Isso altera a performance, ainda mais no LR com SSD. E aí mais para frente você pode expandir a RAM. Eu considero 16Gb um bom número para ter folga e nunca ser a memória o gargalo do sistema, mas com 8 você consegue trabalhar sim.
Já pensou em ver os novos processadores da AMD ? São mais baratos, tem apresentado melhor performance e usam tecnologia recente. A Intel deve lançar os novos i3/i5/i7 em poucos meses, aí o seu já fica defasado para um possí9vel upgrade de processador caso você queira no futuro.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2017, 17:03:12
Se der, pegue a placa com 4 slots e chipset melhor. Isso altera a performance, ainda mais no LR com SSD. E aí mais para frente você pode expandir a RAM. Eu considero 16Gb um bom número para ter folga e nunca ser a memória o gargalo do sistema, mas com 8 você consegue trabalhar sim.
Já pensou em ver os novos processadores da AMD ? São mais baratos, tem apresentado melhor performance e usam tecnologia recente. A Intel deve lançar os novos i3/i5/i7 em poucos meses, aí o seu já fica defasado para um possí9vel upgrade de processador caso você queira no futuro.

Fala Guto, blz?

Pegarei uma placa mãe com 4 slots acho que o custo beneficio é melhor...

Em relação a memória a diferença é pouco mais de R$300 de 8gb para 16gb... Porém estou meio apertado então se 8gb for suficiente acho que prefiro deixar os 16gb para um upgrade posterior... Acha que dual channel vale a pena? Ou seja 2x4gb ou melhor 1 x 8gb? A fonte 430 ou 500w?

Quanto aos amd eu estou meio por fora da area de hardware.. Sei que saiu a nova linha de processador amd ... Mas nao sei se estão valendo a pena... Estou precisando do pc para ontem... Rs

Obrigado


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2017, 17:24:38
Adam, qualquer maquina moderna tá valendo, vc pode ter que esperar um pouco mais pra algumas tarefas, mas todos computadores medianos pra cima conseguem.

Penso que realmente é importante a grana que vc tem pra investir, então compra o maximo que vc conseguir com a grana que vc tem.

Se quiser ver testes de performance, neste site tem um monte deles, destaco alguns:

Este artigo compara o desempenho dos sistemas que reinaram nos anos anteriores (2011, 2012, 20136, 2015) com um sistema mais atual, e a real diferença de performance no LightRoon:

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/How-Much-Faster-is-a-Modern-Workstation-for-Adobe-Lightroom-CC-2015-8-901/





Neste outro artigo , ele faz um dos primeiros testes efetivos para os novos processadores AMD Ryzen (que supostamente seriam um ótimo custo beneficio) analisando o desempenho no LR e comparando com os Core i7:

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/Adobe-Lightroom-CC-2015-8-AMD-Ryzen-7-1700X-1800X-Performance-910/




Neste mesmo site, em "artigos", tem vários outras matérias com teste para Photoshop, Premiere, etc...

Sempre haverá um computador melhor e um pior do que vc esta montando, e daqui a 6 meses, haverá um melhor ainda. 16Gb é melhor, chipset Z270, SSD de 500GB, pensando no futuro... então minha sugestão é, compre o melhor que sua grana conseguir comprar!!!


« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 17:39:15 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2017, 17:31:29
Olá,

comprei semana passada um semelhante ao seu:

Intel core i5 7400 3.0ghz
Placa mae asrock h110M-HG4
Ddr 4 2333 8gb (1x 8gb) kingston
Ssd sandisk 128gb
Hd 1tb 7400 rpm
Fonte corsair 500w 80 plus
placa video galax gforce gtx 1050 - ddr5 - 4gb - 128 bits

 :wub: pensa no canhão (meu antigo era um core2Duo)

R$ 3.440,00 

único imprevisto: No micro antigo tinha monitor VGA que não funcionou na cpu nova, tive que trocá-lo.
 


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2017, 18:30:36
Fala Guto, blz?

Pegarei uma placa mãe com 4 slots acho que o custo beneficio é melhor...

Em relação a memória a diferença é pouco mais de R$300 de 8gb para 16gb... Porém estou meio apertado então se 8gb for suficiente acho que prefiro deixar os 16gb para um upgrade posterior... Acha que dual channel vale a pena? Ou seja 2x4gb ou melhor 1 x 8gb? A fonte 430 ou 500w?

Quanto aos amd eu estou meio por fora da area de hardware.. Sei que saiu a nova linha de processador amd ... Mas nao sei se estão valendo a pena... Estou precisando do pc para ontem... Rs

Obrigado

Se você está apertado, compre 2x4gb. Depois, mais para frente, coloca mais 2x4gb. Vai rodar com 8gb sem problema, só vai sofrer se você usar multitarefas. Eu edito assistindo Youtube enquanto faço bkp online entre outras coisas, então no meu caso 8 seria pouco para tudo junto. Mas só para editar dá de boa. Fonte, quanto mais, melhor, mas sendo de boa qualidade. 80 plus e pfc ativo são bons indicadores. Eu aqui tenho uma de 750w e o micro fica extremamente estável e pronto para qualquer upgrade.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2017, 18:37:50
Se você está apertado, compre 2x4gb. Depois, mais para frente, coloca mais 2x4gb. Vai rodar com 8gb sem problema, só vai sofrer se você usar multitarefas. Eu edito assistindo Youtube enquanto faço bkp online entre outras coisas, então no meu caso 8 seria pouco para tudo junto. Mas só para editar dá de boa. Fonte, quanto mais, melhor, mas sendo de boa qualidade. 80 plus e pfc ativo são bons indicadores. Eu aqui tenho uma de 750w e o micro fica extremamente estável e pronto para qualquer upgrade.

Boa, vlw!

Teria problema mais para frente colocar 1x8gb? Daria problema com dual channel? Ou entao 2x8gb ?

Com 8gb consigo tratar um lote de 1.000 fotos?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2017, 20:04:20
Boa, vlw!

Teria problema mais para frente colocar 1x8gb? Daria problema com dual channel? Ou entao 2x8gb ?

Com 8gb consigo tratar um lote de 1.000 fotos?
Com 8gb dá sim, porque ele não faz cache de todas as fotos, então o uso do LR da memória RAM não é absurdo como no Premiere para editar vídeos. No futuro você pode colocar 2x8 sim....
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2017, 21:36:37
Depois veja essa comparação do i5 vs r5 (o novo da amd). Em multi core ele ganha muito, lembrando que ambos custam o mesmo lá fora.
www.pcworld.com/article/3186811/computers/ryzen-5-review-vs-core-i5-ryzen-5-1600x-wins-for-best-mainstream-power-cpu.amp.html
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 21:37:02 por Guto Marc »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


iclassi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • Anderson Barros
    • Anderson Barros Fotografia
Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2017, 12:34:17
Só pra compartilhar com o pessoal aqui do fórum e também poder contribuir com a dúvida do nosso amigo, eu montei meu computador com as configurações abaixo e utilizo o LR última versão sem problemas, ainda pretendo comprar mais 8gb de ram e também uma placa de vídeo (utilizo a onboard).

- Processador-intel-core-i5-6400
- Placa-mae-asus-p-intel-lga-1151-matx-b150m-c-br
- Memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-2133mhz-ddr4
- SSD-samsung-750-evo-2-5-250gb
- Drive-asus-gravador-de-cd-dvd-e-leitor-de-cd-dvd-24x
- Fonte-corsair-cx-430w-cp-9020046-ww-80-plus-bronze
- Gabinete-coolermaster-atx-midtower-usb3-0-rc-k280

2x Canon EOS MK3 | Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM | Canon EF 85mm f/1.4L IS USM | Sigma 35mm f/1.4 Dg Hsm Art | EF 8-15mm f/4L Fisheye USM | 2x Godox TT685 | Godox V1 | Godox AD300 | 2x Radio Godox Xpro

http://www.barrosfotografia.com.br
https://www.facebook.com/barrosfotografia
https://www.instagram.com/andersons.barros


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2017, 17:22:12
O pessoal....eu quero agradecer muito mesmo por toda ajuda que o pessoal sempre tem me dado aqui. A única maneira que consigo mostrar minha gratidão é sempre que possível também ajudar o pessoal.

É o seguinte, de domingo para segunda deu um baita raio e queimou a placa mãe. Então tudo que nós conversamos foi meio jogado fora, já que agora estou com outro kit.

Agora minha placa mãe é ASRRock H110M-HDV e meu processador é Intel Core I3 com 4 gb de ddr4. Pelo menos até a próxima chuva né :)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2017, 17:51:29
...deu um baita raio e queimou a placa mãe. Então tudo que nós conversamos foi meio jogado fora...
Caramba, Danilo.. Bota um troco no orçamento aí pra um no break ou mesmo um velho estabilizador de guerra...  :shock: :shock: :shock: