Autor Tópico: VR. Como saber se está de fato funcionando?  (Lida 1568 vezes)

Kai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Online: 30 de Abril de 2021, 15:20:44
Bom dia pessoal! Venho com uma pergunta um tanto quanto iniciante (que é exatamente o que eu sou haha)
Mas ganhei uma 70-300mm Nikon. Usada, claro, porém em condições perfeitas de carcaça e aparência. Parece que saiu da caixa.

Porém eu nunca tive uma lente com alcance tão alto, e eu estava testando dentro de casa algumas fotos no alcance máximo e me bateu a dúvida: Como eu tenho certeza que esse VR está funcionando?

Não pude testar na rua ainda pois chegou hoje, mas eu irei testa-la amanha provavelmente direito fora de casa, com melhores assuntos para fotografar, mas já gostaria de tirar essa curiosidade.

É muito nítido quando o VR está estragado? existe algum "barulho" que indica tal coisa?

Abraços e postarei fotos aqui caso tenha sucesso no teste


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2021, 16:57:11
Quando pressiona o botão do obturador para realizar o foco, o VR é ativado e faz um barulhinho bem baixo. Faz tipo um click baixinho quando ativado e quando desativado.
Você também percebe que mesmo tentando balançar a imagem no viewfinder fica estável/flutuando.

Tem o botão na lente VR On - Off


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2021, 19:41:39
Modo filmagem no live view, ligue e desligue e veja se diminui a tremida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Kai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2021, 22:56:44
Super agradecida pelas respostas pessoal, amanha irei testar. Aceito dicas também com essa lente haha. Espero trazer algumas fotos de passarinhos bem bonitas  :D :D