Autor Tópico: Site que une fotógrafos à turistas  (Lida 6588 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Junho de 2017, 00:24:58
Mas aí se eles fizerem isso engessa totalmente a operação. Imagina quanto tempo você levaria para expandir um serviço desse pelo mundo todo se tivesse que fazer essa pré-seleção? E mais, imagina o custo de fazer tal pré-seleção?

Putz, o projeto nem saiu do papel e voce ta pensando em expandir pelo mundo? O Uber comecou em 2010 em uma unica cidade, Sao Francisco. Hoje eles tem 1.000 carros naquela cidade, mas eles comecaram com somente 3 veiculos la.

Acho mais jogo comecar pequeno; ofereca o servico somente em uma cidade (tipo Rio de Janeiro, que tem muito turista e provavelmente muito fotografo profissional) e com um grupo pequeno de fotografos. Se no inicio isso nao atender a demanda, nao tem problema. Eh melhor ter 50 clientes satisfeitos do que 100 satisfeitos e 500 insatisfeitos, escrevendo avaliacoes ruins. Com tempo voce vai aparando as pontas, corigindo o que esta errado, expande para outras cidades e passa a incluir mais fotografos para atender a demanda.

No meio tempo a baixa oferta e alta demanda (que possivelmente vira atraves das avaliacoes positivas) ira aumentar o hype do servico. Eu lembro que o Gmail era um servico restrito, voce tinha que receber um convite para entrar. Isso com certeza agucou a curiosidade dos possiveis futuros usuarios. O Facebook tambem comecou de forma seletiva; primeiro somente para alunos universitarios e depois num sistema de convite. Com certeza esse ar de exclusividade ajudou a criar a debandada de pessoas para os site.   

Com certeza vai ter trabalho envolvido e dinheiro tambem. Acho que nao da pra assumir que o projeto seja uma maquina magica de dinheiro onde voce contrata um programador para criar o app e deixa ele rodando sozinho com clientes e prestadores de servico se auto-regulando, enquanto que voce nao faz nada, nao tem nenhum funcionario contratado, nao tem escritorio, passa o dia com os pes no ar e soh fica recebendo as comissoes. Pelo menos nao se a pessoa quiser fazer bem feito (na minha visao particular). Googleando "financiamento de startups" da pra ver que existem opcoes para se levantar capital inicial.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #16 Online: 05 de Junho de 2017, 08:12:44
Putz, o projeto nem saiu do papel e voce ta pensando em expandir pelo mundo? O Uber comecou em 2010 em uma unica cidade, Sao Francisco. Hoje eles tem 1.000 carros naquela cidade, mas eles comecaram com somente 3 veiculos la...


Realmente, talvez já tenha pensado longe demais... mas acho mais fácil pensar e planejar antes do que remendar mais tarde.

Bom, são colocações interessantes, entendo e faz um certo sentido sim. Talvez no início seria interessante um certo filtro, mas aí também entra a questão da visão e missão da empresa.
Por exemplo: se o objetivo for atuar mais como uma "página amarela", um catálogo de fotógrafos local que as pessoas podem acessar e fazer uma busca para aquele serviço específico, não vejo necessidade de pré-seleção. Porém, se o objetivo for maior que ser um catálogo de fotógrafos, se o que se o foco é na experiência de ter suas fotos de viagem registradas por um fotógrafo (e talvez quem sabe até agregando mais do que simplesmente as fotos), de tornar a viagem inesquecível, etc., aí faz todo o sentido ser mais rígido na seleção.
« Última modificação: 05 de Junho de 2017, 08:18:16 por LeandroR »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 05 de Junho de 2017, 10:19:43
Vou deixar um breve relato que talvez responda até melhor a sua pergunta por interesse das pessoas...

Eu nunca tive muito contato com fotografia, talvez por falta de cultura na família ou total desconhecimento, mas o fato é que eu nunca tinha pensado o que é necessário para se ter aquelas fotos com um "tchã" a mais. Em 2012 fiz minha primeira viagem internacional para os EUA e apesar do conteúdo das fotos falarem mais alto do que a qualidade delas, eu começava a não ficar satisfeito, pois não conseguia transmitir tudo aquilo que tinha visto na viagem. Em 2013 fui para a Riviera Maia e, novamente, me sentia frustrado por tirar fotos tão sem graça diante daqueles cenários maravilhosos. Foi quando, num dos últimos dias da viagem, fui abordado por uma fotógrafa instalada no hall do hotel, que nos mostrou na tela de um "MacBook" seu portfólio: aquilo brilhou meus olhos! Eu não tinha dinheiro para as fotos. Na realidade ela enfatizou não cobrar pelo ensaio, mas sim pelas fotos ou pacote de fotos que gostássemos após ele feito, tamanha a confiança de que gostaríamos do seu trabalho. E de fato, eu sabia que se fizesse o ensaio (na época com minha ex-namorada) iria querer as fotos, então acabamos não fazendo por falta de verba. Foi aí que voltei para o Brasil e decidi fazer meu cadastro aqui no Mundo Fotográfico. Comprei minha primeira câmera, virei rato de galerias e até moderador! Ou seja, o desejo por fotos bonitas em viagens foi o principal gatilho para entrar nesse hobby.

Então sim, certamente devem existir várias outras pessoas com o mesmo sentimento que o meu, e que certamente gostariam desse serviço de fotos em viagem.

Neste mesmo raciocínio, algumas coisas jogam contra: 1) Pessoas que, assim como eu, sentiram tanto a falta de um serviço assim que acabaram aprendendo por conta; 2) Corroboram para isso o enorme salto na qualidade de câmeras compactas (incluindo mirroless etc) e a infinidade de acessórios que facilitam a vida do viajante (paus de selfiel, gorillapods, etc); 3) Pessoas assustadas com aqueles fotógrafos de atrações fixas que cobram um horror por uma foto "meia-boca", só porque detém a exclusividade no local.

No meu caso, mesmo tendo a meu favor os itens 1 e 2 citados aqui, tenho total convicção de que um fotógrafo dedicado faria fotos muito melhores do que as que consigo de mim mesmo numa viagem, até porque, mesmo sendo apenas um hobbysta, vejo que as que EU tiro da minha namorada (acabamo de voltar de uma viagem por Aruba e Bogotá) são bem melhores do que as montadas num tripé! haha! O que confirma novamente meu interesse em ter esse serviço numa eventual viagem.

Por fim, não sei se foi citado aqui, mas essa modalidade de um fotógrafo meio que acompanhando a viagem (ainda que por apenas algumas horas) me parece mais comum na Europa, já ouvi alguns relatos de amigos ou conhecidos que o fizeram (na Espanha especialmente).
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2017, 14:10:21
Eu achei a ideia maravilhosa, e não vejo problema algum em já pensar na futura expansão pelo mundo (rs), acho que tecnicamente isso se chama 'ter escalabilidade', ou seja, se algo tem as qualidades para ser expandido ou não.

Bem, eu me cadastraria como fotógrafo, com certeza. Considero que as preocupações com segurança relatadas em comentários anteriores, se bem que pertinentes, um pouco exageradas. Não me parece muito crível que alguém vá se cadastrar num site, onde vai expor rosto, contatos etc., com o intuito de emboscar turistas. Um criminoso de fato não precisaria ter esse trabalho, poderia já emboscar diretamente as pessoas, penso eu. Enfim...

A ideia da gdcastel me lembrou dois tipos de site que já existem:

- um deles é o Local Friend, onde pessoas se cadastram para serem guias turísticos em suas cidades, oferecendo a quem os contrata roteiros que fujam do padrão das agências de turismo (https://www.rentalocalfriend.com/pt/be-a-local-friend). Vc se cadastra e paga uma taxa anual (cem dólares) para ser um Amigo Local, então há uma seleção a começar por aí. Também podem se cadastrar no site usários, ou seja, pessoas que querem contratar os Amigos Locais. Não é, portanto, uma Páginas Amarelas, só um cliente cadastrado pode contratar um Amigo cadastrado, que tem o direito de aceitar ou não o chamado.

- o outro é o de sites que conectam modelos a fotógrafos - vou citar os dois que mais acesso, o www.modelmayhem.com e o https://purpleport.com . Aqui o que acho que mais tem a ver com a proposta da gdcastel é a possibilidade de os fotógrafos anunciarem suas viagens. Exemplo pessoal: estou em Belém até final do mês, depois vou ficar 3 meses em Maceió e de lá sigo pra Macapá. Então eu (e qualquer fotógrafo cadastrado, naturalmente) poderia ir atualizando o cadastro no site, para ficar localizável por quem estiver na mesma cidade no mesmo período. Desse modo, eu poderia atender em julho, pessoas de Goiânia (por exemplo) que estivessem passando suas férias em Maceió. Eu já tento fazer isso hoje através do meu blog (rs), mas com um site como o proposto facilitaria muito!

Como eu posso ser incluído na lista de espera?


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2017, 16:00:59
Ótima ideia! Eu me cadastraria sim!!!

Acho que este tipo de serviço é muito interessante, pois do mesmo modo que quando as pessoas fazem viagem alugam carros, bugs e equipamentos em geral, este tipo de serviço seria bom, pois assim como você sentiu esta necessidade, uma infinidade de outras pessoas também a tem.

Coloca no ar e acho que pode ser um start up de muito sucesso!!!
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


gdcastel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2017, 18:03:23
Vou deixar um breve relato que talvez responda até melhor a sua pergunta por interesse das pessoas...

Eu nunca tive muito contato com fotografia, talvez por falta de cultura na família ou total desconhecimento, mas o fato é que eu nunca tinha pensado o que é necessário para se ter aquelas fotos com um "tchã" a mais. Em 2012 fiz minha primeira viagem internacional para os EUA e apesar do conteúdo das fotos falarem mais alto do que a qualidade delas, eu começava a não ficar satisfeito, pois não conseguia transmitir tudo aquilo que tinha visto na viagem. Em 2013 fui para a Riviera Maia e, novamente, me sentia frustrado por tirar fotos tão sem graça diante daqueles cenários maravilhosos. Foi quando, num dos últimos dias da viagem, fui abordado por uma fotógrafa instalada no hall do hotel, que nos mostrou na tela de um "MacBook" seu portfólio: aquilo brilhou meus olhos! Eu não tinha dinheiro para as fotos. Na realidade ela enfatizou não cobrar pelo ensaio, mas sim pelas fotos ou pacote de fotos que gostássemos após ele feito, tamanha a confiança de que gostaríamos do seu trabalho. E de fato, eu sabia que se fizesse o ensaio (na época com minha ex-namorada) iria querer as fotos, então acabamos não fazendo por falta de verba. Foi aí que voltei para o Brasil e decidi fazer meu cadastro aqui no Mundo Fotográfico. Comprei minha primeira câmera, virei rato de galerias e até moderador! Ou seja, o desejo por fotos bonitas em viagens foi o principal gatilho para entrar nesse hobby.

Então sim, certamente devem existir várias outras pessoas com o mesmo sentimento que o meu, e que certamente gostariam desse serviço de fotos em viagem.

Neste mesmo raciocínio, algumas coisas jogam contra: 1) Pessoas que, assim como eu, sentiram tanto a falta de um serviço assim que acabaram aprendendo por conta; 2) Corroboram para isso o enorme salto na qualidade de câmeras compactas (incluindo mirroless etc) e a infinidade de acessórios que facilitam a vida do viajante (paus de selfiel, gorillapods, etc); 3) Pessoas assustadas com aqueles fotógrafos de atrações fixas que cobram um horror por uma foto "meia-boca", só porque detém a exclusividade no local.

No meu caso, mesmo tendo a meu favor os itens 1 e 2 citados aqui, tenho total convicção de que um fotógrafo dedicado faria fotos muito melhores do que as que consigo de mim mesmo numa viagem, até porque, mesmo sendo apenas um hobbysta, vejo que as que EU tiro da minha namorada (acabamo de voltar de uma viagem por Aruba e Bogotá) são bem melhores do que as montadas num tripé! haha! O que confirma novamente meu interesse em ter esse serviço numa eventual viagem.

Por fim, não sei se foi citado aqui, mas essa modalidade de um fotógrafo meio que acompanhando a viagem (ainda que por apenas algumas horas) me parece mais comum na Europa, já ouvi alguns relatos de amigos ou conhecidos que o fizeram (na Espanha especialmente).

Elder, fantástica a sua contribuição. Obrigada por dividir um pouco da sua história conosco. É bom ver, mais uma vez, que não estamos sozinhos nessa "frustração fotográfica".

Sobre as questões colocadas, acredito que uma minoria buscará se aperfeiçoar nessa arte da fotografia após uma frustração fotográfica de viagem, pois é algo que demanda muito tempo de estudo e dedicação.

Sobre a questão dos fotógrafos locais, estamos cientes deles. No entanto, muitas pessoas que conversamos se queixaram de que esses turistas não são flexíveis, ou seja, a foto tem que ser como ele orienta, naquele mesmo lugar onde tantos outros turistas também fazem o mesmo registro e, muitas vezes, na mesma pose.

A ideia aqui é que você eternize aquele momento espetacular da sua viagem - que talvez nunca mais se repita - da forma como você desejar. Ter à disposição um Personal Photographer, nem que seja por uma horinha.

Obrigada mais uma vez por trazer estas questões aqui.

Aproveito para pedir à todos que acreditam na ideia que divulguem para seus conhecidos e amigos que gostariam de saber mais sobre essa plataforma, me coloco à disposição nas Mensagens Privadas.

Vamos fazer com que este movimento cresça!!!

Ainda não posso divulgar o nome da startup, mas assim que o site estiver pronto irei postar aqui!
 :ok:


gdcastel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2017, 18:07:16
Eu achei a ideia maravilhosa, e não vejo problema algum em já pensar na futura expansão pelo mundo (rs), acho que tecnicamente isso se chama 'ter escalabilidade', ou seja, se algo tem as qualidades para ser expandido ou não.

Bem, eu me cadastraria como fotógrafo, com certeza. Considero que as preocupações com segurança relatadas em comentários anteriores, se bem que pertinentes, um pouco exageradas. Não me parece muito crível que alguém vá se cadastrar num site, onde vai expor rosto, contatos etc., com o intuito de emboscar turistas. Um criminoso de fato não precisaria ter esse trabalho, poderia já emboscar diretamente as pessoas, penso eu. Enfim...

A ideia da gdcastel me lembrou dois tipos de site que já existem:

- um deles é o Local Friend, onde pessoas se cadastram para serem guias turísticos em suas cidades, oferecendo a quem os contrata roteiros que fujam do padrão das agências de turismo (https://www.rentalocalfriend.com/pt/be-a-local-friend). Vc se cadastra e paga uma taxa anual (cem dólares) para ser um Amigo Local, então há uma seleção a começar por aí. Também podem se cadastrar no site usários, ou seja, pessoas que querem contratar os Amigos Locais. Não é, portanto, uma Páginas Amarelas, só um cliente cadastrado pode contratar um Amigo cadastrado, que tem o direito de aceitar ou não o chamado.

- o outro é o de sites que conectam modelos a fotógrafos - vou citar os dois que mais acesso, o www.modelmayhem.com e o https://purpleport.com . Aqui o que acho que mais tem a ver com a proposta da gdcastel é a possibilidade de os fotógrafos anunciarem suas viagens. Exemplo pessoal: estou em Belém até final do mês, depois vou ficar 3 meses em Maceió e de lá sigo pra Macapá. Então eu (e qualquer fotógrafo cadastrado, naturalmente) poderia ir atualizando o cadastro no site, para ficar localizável por quem estiver na mesma cidade no mesmo período. Desse modo, eu poderia atender em julho, pessoas de Goiânia (por exemplo) que estivessem passando suas férias em Maceió. Eu já tento fazer isso hoje através do meu blog (rs), mas com um site como o proposto facilitaria muito!

Como eu posso ser incluído na lista de espera?

Fabio, muito obrigada pelo seu feedback!

O LocalFriend eu já conhecia, mas o outro site não.

Para participar da lista de espera é simples: Me manda por privado seu endereço de e-mail e o seu celular para ser informado quando o site vai pro ar!
 :ok: :D :)


gdcastel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 05 de Junho de 2017, 18:09:23
Ótima ideia! Eu me cadastraria sim!!!

Acho que este tipo de serviço é muito interessante, pois do mesmo modo que quando as pessoas fazem viagem alugam carros, bugs e equipamentos em geral, este tipo de serviço seria bom, pois assim como você sentiu esta necessidade, uma infinidade de outras pessoas também a tem.

Coloca no ar e acho que pode ser um start up de muito sucesso!!!

Obrigada, se quiser fazer parte da lista de espera é só mandar seu número de celular e endereço de email no Privado ;)


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2017, 18:27:36
Eu não só me cadastraria, como já tentei uma oportunidade num site com a mesma proposta: https://www.shootmytravel.com.
Porém, não havia vaga disponível na minha cidade.


gdcastel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 05 de Junho de 2017, 18:31:23
Eu não só me cadastraria, como já tentei uma oportunidade num site com a mesma proposta: https://www.shootmytravel.com.
Porém, não havia vaga disponível na minha cidade.

Tiago, em qual cidade você gostaria de prestar o serviço?

Se ainda tiver interesse, me envie por Mensagem Privada o seu endereço de e-mail e o seu número de celular para entrar na nossa lista de espera.

Te garanto que conosco terá uma vaga para você sim :)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 07 de Junho de 2017, 10:40:35
Eu me cadastraria como fotografo para experiementar, Nem tanto por causa da fotografia ma mais como uma oportunidade em sem um guia turisico/  :D

Se tiver clientes fazendo viagens em Hamburg, Berlin, Paris, Amsterdam, Bruxelas, copenhagen e aredores, eu atendo esses locais.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 07 de Junho de 2017, 10:44:10
Eu não só me cadastraria, como já tentei uma oportunidade num site com a mesma proposta: https://www.shootmytravel.com.
Porém, não havia vaga disponível na minha cidade.

Eu nao achei como me cadastrar nesse site como fotografo.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #27 Online: 07 de Junho de 2017, 10:59:22
Eu nao achei como me cadastrar nesse site como fotografo.

Vai em contact, bem embaixo, depois do formulário de contato, tem a opção How to apply as photographer


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 07 de Junho de 2017, 11:08:32
Vai em contact, bem embaixo, depois do formulário de contato, tem a opção How to apply as photographer

Muito obrigado.


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #29 Online: 08 de Junho de 2017, 15:58:17
Vai em contact, bem embaixo, depois do formulário de contato, tem a opção How to apply as photographer

 :ok: