Autor Tópico: Começar nos casamentos  (Lida 4609 vezes)

marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2017, 11:06:41
Mesmo que a pessoa que abriu o tópico não esteja mais o lendo, não tenha dado atenção às respostas ou qualquer outra coisa do tipo, uns acabam lendo as respostas dos outros (que sempre visitam, interagem e querem melhorar e fazer o fórum crescer), esse é o verdadeiro valor das respostas, pois quem sempre "passeia" pelos tópicos, está realmente interessado em aprender ou compartilhar o conhecimento que tem.

Eu quando entrei neste fórum, como não o conhecia bem, passei a ler várias dicas e aprendi muito, sabe porque? Por que cada um, mesmo não sabendo que eu era (e ainda não sabem), um dia se disponibilizou a compartilhar, a ajudar e a dispor o tempo com a gentileza de servir.

Sem querer ser filosófico, todos vocês que respondem e dedicam tempo a ajudar, estão fazendo as pessoas perceberem que o mundo tem jeito, porque a grande maioria das pessoas hoje estão na vibe do "se vira pra chegar onde cheguei" e é exatamente isso que está fazendo o mundo ir para o buraco. Falta de empatia mata do mesmo modo que um tiro de 9mm.

Ou seja, pelo menos pra mim, que muitas vezes leio coisas que já sei, tenho aprendido muito, porque muitas vezes, o modo como faço as coisas, que de tanto fazer se tornam óbvias e fáceis, podem ter formas mais fáceis ainda de serem feitas - esse dias mesmos, no tópico "Quem realmente usa o modo M", vi umas dicas ali que me fizeram repensar algumas coisas e neste final de semana, fazendo alguns testes, percebi que eu fazia as coisas certas, mas que existe um modo mais rápido/prático de continuar fazendo.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Manoel Jr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2017, 12:04:30
Exato, como todos acima disseram, todos os comentários/suporte são muito bem-vindos, eu cresço a cada leitura aqui.

Obrigado pessoal  :worship:


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2017, 14:02:14
Só de o interesse dela ser pelo dinheiro, e não pela fotografia em si, ja começa errado eu acho.
Se você ve a fotografia só como um business e um meio de conseguir dinheiro, vc não vai passar da média nunca.

Pra mim fotografia é arte acima de tudo, fazer dinheiro com isso vem em segundo plano.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2017, 14:08:16
Só de o interesse dela ser pelo dinheiro, e não pela fotografia em si, ja começa errado eu acho.
Se você ve a fotografia só como um business e um meio de conseguir dinheiro, vc não vai passar da média nunca.

Pra mim fotografia é arte acima de tudo, fazer dinheiro com isso vem em segundo plano.

Concordo plenamente, porque em muitos casos, fotografia é mais cansativo do que uma boa quantidade de profissões - ficar em um autódromo debaixo de um sol escaldante, ou debaixo de chuva, mas não poder arredar o pé, é só pra quem é apaixonado pelo ofício. A grana deve vir, é um trabalho como outro qualquer, mas é o sentimento que tem que vir primeiro.

Por isso que tem tanta gente com equipamento top, mas com fotografias medianas (ou mesmo ruins) - não fazem com amor e arte, depende do amor do seu criador para ser bem feito.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Junho de 2017, 00:18:46
Bruno deu aula! Parabéns mesmo!  :clap: :clap: :clap:

Um texto desses é bom, porque desencoraja os aventureiros ou gente que acha que o dinheiro e a fama vem fácil e rápido.



Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #20 Online: 22 de Junho de 2017, 15:12:54
Concordo plenamente, porque em muitos casos, fotografia é mais cansativo do que uma boa quantidade de profissões - ficar em um autódromo debaixo de um sol escaldante, ou debaixo de chuva, mas não poder arredar o pé, é só pra quem é apaixonado pelo ofício. A grana deve vir, é um trabalho como outro qualquer, mas é o sentimento que tem que vir primeiro.

Por isso que tem tanta gente com equipamento top, mas com fotografias medianas (ou mesmo ruins) - não fazem com amor e arte, depende do amor do seu criador para ser bem feito.

Disse tudo! Fotografia de casamento, antes de mais nada, é uma atividade que deve ser feita com amor. Advoguei alguns anos antes de iniciar na fotografia e posso afirmar seguramente que a responsabilidade é algo brutal. Se engana quem imagina que não vai trabalhar muito fotografando. São orçamentos a serem respondidos, postagens em redes sociais, reuniões com clientes, diagramação de álbuns, edição de imagens, confecção de contratos, agendamento de ensaios, orientações de produção de ensaios, ou seja, uma infinidade de tarefas diárias que requerem compromisso e organização.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #21 Online: 23 de Junho de 2017, 15:13:21
Então, tu fica meia hora escrevendo pra tentar ajudar a pessoa que abriu o tópico a entender como funciona o mercado.. mas ela não volta mais nem para agradecer.. e em paralelo está abrindo outro tópico para saber se vale a pena fotografar por 50 reais. Difícil ir longe assim. Por isso que desmotiva tentar ajudar nesse fórum, quase sempre é assim, uma pena.

Cara, quem abriu o tópico pode até ter sumido, mas você ajudou bastante. Hj faço 2 ou 3 fotógrafo com uma pessoa bastante conhecida na minha região e estou quase que em êxtase. Mesmo de graça faço questão de participar em todos possíveis. Realmente é uma área que pretendo me inserir. Seu relato me ajudou bastante. Parabéns e continue focado dessa forma.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


D.Vazzoler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Junho de 2017, 15:38:40
Uma resposta bem rápida...

Se vc for pensar SOMENTE no retorno financeiro e for fazer por dinheiro então será mais um fotógrafo no meio da multidão.

Quem cobra e PODE cobrar hoje em dia valores sólidos num evento de casamento é  porque tem conhecimento sólido e fotografa com arte. Daí a parte financeira será consequência.

Agora não espere que seja rápido e nem fácil ou imediato.

Demanda tempo demanda prática demanda esforço e demanda paixão por fotografar nesse nicho.

Atualmente os ensaios estão ficando cada vez mais fluidos do que montados ou posados. 

E daí se vc não tiver paixão... Não estará inspirado no dia... e aí??? Que fotos vão sair ???

Fazer ao vivo é muito diferente do que fazer dentro de um estúdio.

Pense nisso...

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk



miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Junho de 2017, 21:38:06
Legal, fico feliz que tenha conseguido contribuir um pouco.  :)
Pessoal, eu comecei aqui no fórum alguns anos atrás em 2012 (usava uns filtros podres pra editar, é só olhar meus posts da época hahaha), também tinha muitas dúvidas (básicas, mas pra mim não eram), na época eu tinha uma compacta e sonhava com uma dslr (t2i ou t3i). Demorei tanto pra conseguir ter dinheiro pra comprar que acabaram lançando a t4i nesse meio tempo, e foi a que eu comprei e usei por mais de um ano. Hoje tenho três 6D (meu sonho quando estava com a t4i). Mas mesmo antes sem ter a dslr, eu entrava todos os dias no fórum/youtube e via tudo que eu podia, e testava na minha compacta mesmo que tinha configurações manuais.
E eu continuo aqui, lendo, estudando e praticando, pois tenho muito a aprender, apenas subi um degrau da escada em relação aonde eu estava.

Cara, vou te dizer uma coisa.. super me identifiquei agora haha. Estou nessa exata situação. Amo fotografia de paixão. É a única coisa que sinto verdadeiro prazer ao fazer: fotografar. E nunca tive uma DSLR, ou nenhuma outra nem com modo manual pra praticar técnicas especificas que aprendo estudando seja lendo, na internet ou aqui no fórum, geralmente uso uma point and shoot velha ou a câmera do meu celular mesmo apenas pelo prazer de fotografar :) e esse ano estou fazendo de tudo pra juntar o máximo que posso pra comprar minha primeira DSLR, que no caso, será uma T5i pra começar que se Deus quiser, fim desse mês eu já consigo comprar e no futuro quem sabe eu já não consiga transformar minha paixão também na minha profissão. :) Ver aonde você chegou hoje me inspirou :) Obrigado pelo breve relato.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #24 Online: 26 de Junho de 2017, 08:46:24
mike_mm corra atrás do seu sonho, é o mínimo que posso lhe falar. Meu primeiro trabalho profissional como fotógrafo foi em 1996, mas eu tinha o sonho de cursar engenharia mecânica - fiz vestibular, cursei, conclui o curso e trabalhei um tempo na área e fiz até pós-graduação, porém, o meu prazer profissional era realmente ser fotógrafo.

No período que estava estudo e/ou trabalhando como engenheiro, eu fazia trabalhos freelances de fotografia, o que de certa forma, me distanciou do mercado, mas não pensei duas vezes em deixar tudo para traz e voltar para o que realmente me dava prazer - neste meio tempo meu carro foi roubado e dentro estavam dois corpos e quatro lentes, porém ainda assim, não ficou para traz a vontade de fotografar.

Hoje, não tenho a suposta estabilidade de ser funcionário de uma empresa, não tenho a garantia de no quinto dia útil de cada mês o dinheiro do salário estar na conta, mas tenho a certeza que fiz a coisa certa - decidi voltar para fotografia em 2012 e hoje, posso até trabalhar um pouco mais, mas o prazer é muito maior.

Ou seja: compre sua T5i, continue estudando, buscando informações e vá em busca do que você realmente quer - quando nosso trabalho nos dá prazer, ele é feito com amor, desejo de fazer o melhor e sem cansaço - o dinheiro é necessário, mas o pagamento maior é o prazer de estar realizando algo que realmente se quer.
« Última modificação: 26 de Junho de 2017, 08:46:53 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 26 de Junho de 2017, 09:03:36
Cara, vou te dizer uma coisa.. super me identifiquei agora haha. Estou nessa exata situação. Amo fotografia de paixão. É a única coisa que sinto verdadeiro prazer ao fazer: fotografar. E nunca tive uma DSLR, ou nenhuma outra nem com modo manual pra praticar técnicas especificas que aprendo estudando seja lendo, na internet ou aqui no fórum, geralmente uso uma point and shoot velha ou a câmera do meu celular mesmo apenas pelo prazer de fotografar :) e esse ano estou fazendo de tudo pra juntar o máximo que posso pra comprar minha primeira DSLR, que no caso, será uma T5i pra começar que se Deus quiser, fim desse mês eu já consigo comprar e no futuro quem sabe eu já não consiga transformar minha paixão também na minha profissão. :) Ver aonde você chegou hoje me inspirou :) Obrigado pelo breve relato.

Quanto que você tem ai pra comprar a camera ?
Sony a6500
Tamron 17-70 mm
Sony 11mm 1.8


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Junho de 2017, 09:03:57
mike_mm corra atrás do seu sonho, é o mínimo que posso lhe falar. Meu primeiro trabalho profissional como fotógrafo foi em 1996, mas eu tinha o sonho de cursar engenharia mecânica - fiz vestibular, cursei, conclui o curso e trabalhei um tempo na área e fiz até pós-graduação, porém, o meu prazer profissional era realmente ser fotógrafo.

No período que estava estudo e/ou trabalhando como engenheiro, eu fazia trabalhos freelances de fotografia, o que de certa forma, me distanciou do mercado, mas não pensei duas vezes em deixar tudo para traz e voltar para o que realmente me dava prazer - neste meio tempo meu carro foi roubado e dentro estavam dois corpos e quatro lentes, porém ainda assim, não ficou para traz a vontade de fotografar.

Hoje, não tenho a suposta estabilidade de ser funcionário de uma empresa, não tenho a garantia de no quinto dia útil de cada mês o dinheiro do salário estar na conta, mas tenho a certeza que fiz a coisa certa - decidi voltar para fotografia em 2012 e hoje, posso até trabalhar um pouco mais, mas o prazer é muito maior.

Ou seja: compre sua T5i, continue estudando, buscando informações e vá em busca do que você realmente quer - quando nosso trabalho nos dá prazer, ele é feito com amor, desejo de fazer o melhor e sem cansaço - o dinheiro é necessário, mas o pagamento maior é o prazer de estar realizando algo que realmente se quer.


Que história linda meu amigo, parabéns!!!
Sony a6500
Tamron 17-70 mm
Sony 11mm 1.8


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #27 Online: 26 de Junho de 2017, 10:02:21

Que história linda meu amigo, parabéns!!!

Cara, a gente bate muito a cabeça contra a parede e chega uma hora que percebemos que a cabeça nunca será mais dura que a parede - ou a gente muda a rota, ou a gente vai destruir a cabeça e foi o que fiz - não era feliz de verdade antes e hoje, mesmo com os ganhos menores e todas as incertezas que ser fotógrafo cria, vale à pena!
« Última modificação: 26 de Junho de 2017, 10:03:24 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Junho de 2017, 14:14:00
Quanto que você tem ai pra comprar a camera ?

hey amigo, eu vou comprar no mercado livre parcelado. R$ 2.239,00 com garantia canon de 1 ano e frete gratis pelo mercado livre. Em até 12x 212,69 :)


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Junho de 2017, 14:15:15
mike_mm corra atrás do seu sonho, é o mínimo que posso lhe falar. Meu primeiro trabalho profissional como fotógrafo foi em 1996, mas eu tinha o sonho de cursar engenharia mecânica - fiz vestibular, cursei, conclui o curso e trabalhei um tempo na área e fiz até pós-graduação, porém, o meu prazer profissional era realmente ser fotógrafo.

No período que estava estudo e/ou trabalhando como engenheiro, eu fazia trabalhos freelances de fotografia, o que de certa forma, me distanciou do mercado, mas não pensei duas vezes em deixar tudo para traz e voltar para o que realmente me dava prazer - neste meio tempo meu carro foi roubado e dentro estavam dois corpos e quatro lentes, porém ainda assim, não ficou para traz a vontade de fotografar.

Hoje, não tenho a suposta estabilidade de ser funcionário de uma empresa, não tenho a garantia de no quinto dia útil de cada mês o dinheiro do salário estar na conta, mas tenho a certeza que fiz a coisa certa - decidi voltar para fotografia em 2012 e hoje, posso até trabalhar um pouco mais, mas o prazer é muito maior.

Ou seja: compre sua T5i, continue estudando, buscando informações e vá em busca do que você realmente quer - quando nosso trabalho nos dá prazer, ele é feito com amor, desejo de fazer o melhor e sem cansaço - o dinheiro é necessário, mas o pagamento maior é o prazer de estar realizando algo que realmente se quer.

Obrigado pela motivação, amigo. o/ Se tudo der certo daqui uns 10 anos serei fotografo do National Geographic :)