Autor Tópico: Proporções, lentes, crop e ff  (Lida 2881 vezes)

Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Online: 05 de Junho de 2017, 20:11:29
Tenho uma crop, uma FF e faço eventos.

Uso as duas e me trazem resultados diferentes. Não digo qualidade de imagem, pois as crops já acho muito boas. Mas em relação a perspectiva e o resultado que vou ter com determinado sistema.

Quando uso a crop minha lente preferida pela distância focal é a 24mm 2.8 STM. Já com a FF me sinto confortável usando uma 40mm 2.8 STM e o resultado muda.

Quando aponto a câmera pra frente para fotografar uma pessoa usando a 24mm faço uma foto sem graça e ela pede composições diferentes e mais voltadas para o grande angular. Já a 40mm na FF acho lindo pra retratos, mesmo apontando simplesmente pra frente. Não falo de desfoque ou da qualidade, mas a linguagem que uma lente produz. Quando misturo pessoas com arquitetura, aí sim a 24mm é foda e minha lente favorita.

A questão desse texto é porque pretendo definir  meu kit e sistema que irei trabalhar. Se crop ou FF.

Gostaria de saber a opinião de vocês e se ficou claro minhas dúvidas, pois não fico feliz com o resultado da 24mm em retratos nos eventos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2017, 20:35:56
Tem alguma coisa errada aí, hein? 24mm em crop São exatos 38mm em FF. Será mesmo que 2mm está te fazendo essa diferença de perspectiva?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2017, 20:52:45
Tem alguma coisa errada aí, hein? 24mm em crop São exatos 38mm em FF. Será mesmo que 2mm está te fazendo essa diferença de perspectiva?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Isso isso. É o mesmo ângulo, mas a linguagem e perspectiva mudam. Entende? A 24mm continua sendo 24mm, só cobre uma parte menor se comparado com o FF.

Então as duas lentes tem perspectivas diferentes e acho que a 40mm me trás uma foto de retrato mais suave, agradável e os rostos e corpos bonitos. Já a 24mm acho linda quando quero incluir as pessoas com a arquitetura da igreja, por exemplo.

Acha que é isso mesmo ou o problema sou eu?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2017, 20:54:25
Isso isso. É o mesmo ângulo, mas a linguagem e perspectiva mudam. Entende? A 24mm continua sendo 24mm, só cobre uma parte menor se comparado com o FF.

Então as duas lentes tem perspectivas diferentes e acho que a 40mm me trás uma foto de retrato mais suave, agradável e os rostos e corpos bonitos. Já a 24mm acho linda quando quero incluir as pessoas com a arquitetura da igreja, por exemplo.

Acha que é isso mesmo ou o problema sou eu?

Não tem diferença.

Perspectiva não depende da distancia focal, unica coisa que influencia é sua distancia para o assunto.
« Última modificação: 05 de Junho de 2017, 20:54:53 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2017, 21:41:43
Vou testar. Ate pq sua assinatura diz isso kk


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2017, 21:56:32
Um teste fácil de fazer é com uma lente zoom, sem se mexer, tire uma foto na menor DF e depois na maior.
Depois basta dar zoom na menor e comparar a perspectiva.

http://media.digitalcameraworld.com/wp-content/uploads/sites/123/2014/08/Compressed_perspective_cheat_sheet.jpg
« Última modificação: 05 de Junho de 2017, 21:56:52 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2017, 21:59:23


Não se deixe enganar com comparativos como esse, pois com certeza a distancia é diferente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2017, 21:59:45
Não deveria ter diferença de perspectiva, como disse o vangelis... Mas tem bastante diferença na profundidade de campo, se usar a mesma abertura, 24mm tem profundidade de campo maior que 40mm. Será que não é isso que você tem sentido? A 40mm em f/2.8 desfoca mais o fundo do que 24mm em f/2.8...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2017, 22:17:37
Bem lembrado, ele teria que colocar a 40mm em f 4.5 pra ter um dof mais parecido com a 24mm em 2.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2017, 23:45:35
Eu tinha escrito toda uma resposta antes (a internet caiu e acabei perdendo) sobre a questão da profundidade de campo que o pessoal levantou. Isso poderia explicar o porque de preferir a 40mm na full-frame para retratos (maior desfoque) e preferir a 24mm na cropada em fotos onde o retratado é inserido no ambiente e seus detalhes de arquitetura (mais coisas em foco aparente). Ou pode ser apenas uma coincidência mesmo...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2017, 02:53:29
....
A questão desse texto é porque pretendo definir  meu kit e sistema que irei trabalhar. Se crop ou FF.
.....


FF
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Fotomjulio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2017, 09:24:18
Acredito que se vc realmente valoriza as diferentes leituras de planos, as sutilezas das distâncias focais...talvez melhor usar FF em função da profundidade de campo mais `controlável`e ao mesmo tempo mais crítica nas grandes aberturas...

Opinião pessoal, apenas. Particularmente uso FF desde 2012, fora o filme há 30 anos...comprei uma cropada recentemente e tô apanhando de novo nas distâncias focais/composições/planos!!!


Abraços!

MJ

-------------------------------


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2017, 09:43:57
Um teste fácil de fazer é com uma lente zoom, sem se mexer, tire uma foto na menor DF e depois na maior.
Depois basta dar zoom na menor e comparar a perspectiva.

Exato, porque o que ocorre no zoom é somente um "crop" da cena enquadrada em relação a grande angular, porém como já dito, a profundidade muda, tendo que alterar a abertura e as vezes nem assim se consegue a mesma dof no zoom máximo em relação ao mínimo.




Não se deixe enganar com comparativos como esse, pois com certeza a distancia é diferente.

Certamente para o mesmo enquadramento ( somente a cabeça da moça ), mesmo que tenha sido feito um crop da foto original a imagem em 230 mm foi feita muito mais distante da modelo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2017, 09:50:58
Eu tenho os dois tipos de câmera e apenas duas lentes uma 30mm e 50mm.

Assim, geralmente eu gosto mais de usar a 30mm na 5D, devido ao angular, já na 40D prefiro usar a 50mm, mas eu nunca usei as duas câmeras juntas num evento. Mesmo trocando as lentes os "ângulos" ficam equivalentes, porém a 50mm no FF fica mais plano que os 30mm no crop (48mm).
Saindo da questão ângulo de visão eu já testei, durante o dia em ensaios externos até ISO 400 a 40D é muito boa em qualidade e se equivale a 5D clássica, em velocidade deixa a minha Clássica pra trás, mas uma coisa eu não posso negligenciar, o sensor FF capta muito mais detalhes nas fotos. Eu trabalho com a 40D sem problemas, mas se fosse escolher qual eu usaria seria sensor FF, tanto que em eventos é sempre com a 5D.

Se procura ângulos normais 35/50/85/ quem sabem até um 135mm eu usaria FF. Sem falar que em eventos o sensor grande traz mais qualidade com pouco ruido em ISO alto. Minhas câmeras são antigas, as APS-C de hoje são bem melhores que minha 40D e até que minha 5D (só que não).  8-)
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2017, 11:42:33
Pô gente, brigadão mesmo.

Eu acho que é isso que vocês falaram mesmo. Fiz os testes e o que eu sinto é mais suavidade com a 40mm na ff que a 24mm na crop..
Eu não procuro desfocar o fundo sabe, não me importo tanto com isso, até fecho minha 50mm 1.8 pra f4 onde adoro a nitidez que ela trás.
Mas acho que é isso mesmo e brigadão. Da vergonha perguntar essas coisas, mas vocês tem muito mais experiência então eu venho perturbar hehehe


A necessidade que eu sinto agora é uma lente acessível Ultra Ga onde eu posso ter uma linguagem diferente. Quando a igreja for linda, eu coloco a super ga e tenho um discurso visual muito lindo. Até as olho de peixe me atraem. Pensei na 10-18mm em crop, mas me corrijam se eu estiver errado, ela trará uma foto proxima a 24mm 2.8 stm certo? Como já tenho a 40mm em ff e gosto, talvéz uma ultra ga em ff olho de peixe me trará uma linguagem diferente pro meu trabalho.

A ideia não é comprar mais uma lente igual, mas agregar lentes que irão valorizar meu trabalho. Tenho a 85mm 1.8 e é show.