Autor Tópico: Curiosidade: Sigma 17-50 x Tamron 17-50  (Lida 9977 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 11 de Junho de 2017, 22:21:04
Só uma observação, a recomendação pela Tamron sem VC é comparando com a Tamron com VC.
A versão com VC tem formula ótica diferente e é menos nítida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Junho de 2017, 19:32:36
Sim, é anterior, mas tenho visto muitas reclamações a respeito de foco das sigmas, até mesmo da linha ART, aqui mesmo no fórum sempre aparece gente reclamando, eu particularmente não compro Sigma. Estou para comprar uma 70-200, a Nikon está fora de cogitação pelo preço, restam Sigma e Tamron, e com certeza vou de Tamron.

Dellano,
Não cogita pegar uma Nikon 80-200mm f2.8? Ótimo custo/benefício.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #17 Online: 19 de Junho de 2017, 19:59:33
Dellano,
Não cogita pegar uma Nikon 80-200mm f2.8? Ótimo custo/benefício.

Já pensei nessa possibilidade sim, seria bom testar uma e comparar com a minha 180mm F2.8


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Junho de 2017, 21:00:37
Levei em consideração que 100,00 por mes compraria a Sigma art 18-35 1.8, esqueci essas duas lentes... Pesquisei muito tempo, tive muita dúvida, igual a que vc tem, eí me perguntei, eu posso investir 100,00/mes num esforço máximo? e pegar prativamente o melhor equipamento pra crop na atualidade?! Ou devo arriscar com tantas opniões?
Fiz essa escolha mesmo.. ta sendo difício a conta do cartão, mas vale cada centavo...
Um abraço
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #19 Online: 19 de Junho de 2017, 21:13:55
Levei em consideração que 100,00 por mes compraria a Sigma art 18-35 1.8, esqueci essas duas lentes... Pesquisei muito tempo, tive muita dúvida, igual a que vc tem, eí me perguntei, eu posso investir 100,00/mes num esforço máximo? e pegar prativamente o melhor equipamento pra crop na atualidade?! Ou devo arriscar com tantas opniões?
Fiz essa escolha mesmo.. ta sendo difício a conta do cartão, mas vale cada centavo...
Um abraço

É inegável que essa lente é ótima, mas para mim não seria uma boa escolha. Quero diminuir a quantidade de lente que viajo e tentar não aumentar o peso. Por isso ela não seria uma boa. É pesada e tem um range muito curto.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 20 de Junho de 2017, 17:19:53
Tive a Tamron "sem VC" e gostei bastante. Foi minha primeira lente "aftermarket" e então eu também poderia estar sendo tendencioso em glorificá-la sem justificativa. Acontece que, mesmo olhando minhas fotos antigas, com menos conhecimento do que tenho hoje, elas são realmente boas (no quesito qualidade de imagem) e lembro claramente da sua boa construção e usabilidade. Então sim, realmente era uma excelente lente pelo valor cobrado. Certamente acima da lente do kit, e um pouco abaixo das 17-55mm f/2.8 de Canon ou Nikon. Aliás, se for pra colocar outras lentes na comparação, como foi feito com a 18-35 Art, poderia considerar essas versões de Canon e Nikon na jogada.

Com relação a comparação restrita entre estes dois modelos da Tamron e da Sigma (SEM GENERALIZAR PELA MARCA), lembro que pesquisei reviews técnicos e elas eram muito próximas em qualidade de imagem. Não creio que a decisão por uma ou outra deva recair neste quesito. Acabei fazendo minha opção puramente por uma simpatia pela Tamron (bem falada no forum, como já destacado) ante a má fama de outros modelos da Sigma (aqui sim generalizando). Hoje compraria qualquer uma delas sem receio.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 22 de Dezembro de 2017, 12:20:14
Eu tive uma Sigma 17-70 F2.8-4 OS DC HSM. Quando comprei essa lente, todos em aconselharam a ir de Tamron 17-50 F2.8, mas sabe quando você "encasqueta" com uma coisa, revirei a internet atras de algo que me desse uma base, e achei em um fórum português um doido que dizia ter feito um teste com ambas e a sigma tinha se saído pau a pau com a Tamron. Era o que eu precisava, comprei a danada, na época eu tinha uma T1i, quando tirei a lente da caixa fiquei empolgado, era bem construída, pesada, robusta, pensei "Oba", mas foi começar a clicar e veio a decepção, em F4 ela era a mesma coisa que a lente do kit, pra ficar mais ou menos tinha que fechar pra F5.6 e pra ficar boa mesmo era em F7.1, praticamente a mesma coisa que a lente do kit, só tinha um pequeno range a mais, fiquei um tempo com ela e troquei pela Tamron, nossa, que diferença em qualidade de imagem.

Eu sou pé atras com Sigma. Não tenho coragem de comprar nem mesmo a linha ART.

Abraço.

Eu tenho a Tamron 17-50 sem VC e te digo: que baita lente! A Sigma tem ótimas lentes, mas essa não é o caso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 22 de Dezembro de 2017, 16:33:34
Eu tenho a Sigma 17-70 e uso com a Sigma SD1 Merrill. A lente é muito boa, pelo menos com esta câmera, e olha que sou chato..


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #23 Online: 22 de Dezembro de 2017, 18:02:58
Semana passada comprei uma Tamron para mim. Caramba! Lente incrível... nota 9. De ruim somente o anel de foco que roda junto na hora da focagem automática e me dá susto, pois ainda não acostumei. De resto... até agora ela fica em f2.8 o tempo todo!  :D

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 22 de Dezembro de 2017, 19:42:01
... até agora ela fica em f2.8 o tempo todo!  :D


Por que alguém usaria uma lente apenas em F2.8 ?


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #25 Online: 22 de Dezembro de 2017, 21:15:45

Por que alguém usaria uma lente apenas em F2.8 ?

Porque a lente é da pessoa e ela faz o que quiser dela, talvez? Só para descontrair.  ;) Para o meu tipo de uso, é o que tem me agradado no momento. As aberrações cromáticas são bastante controladas e a nitidez incrível.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 22 de Dezembro de 2017, 23:21:48
Porque a lente é da pessoa e ela faz o que quiser dela, talvez? Só para descontrair.  ;) Para o meu tipo de uso, é o que tem me agradado no momento. As aberrações cromáticas são bastante controladas e a nitidez incrível.

Cumprimentos.


Relax, estava só brincando mesmo !  :D :D :D :D :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 23 de Dezembro de 2017, 10:46:39
Não sei se já comentei mas a resistência a flare da tamron é muito ruim. Uma mancha verde enorme, nem o hood ajuda.
Para quem faz muito ensaio externo é um saco isso, já perdi foto por flare bem no rosto.

Hoje seria uma coisa que levaria em consideração na dúvida entre a sigma.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2018, 23:53:36
Porque a lente é da pessoa e ela faz o que quiser dela, talvez? Só para descontrair.  ;) Para o meu tipo de uso, é o que tem me agradado no momento. As aberrações cromáticas são bastante controladas e a nitidez incrível.

Cumprimentos.

Mas a aberração cromática se tira com um click no Lightroom rsrsrsrs. Acho engraçado gente falar que lente X tem aberração cromática; se pode-se tirar tão fácil na pós-produção e, em muitos casos, só ampliando muito o quadro da foto pra perceber rsrsrs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #29 Online: 19 de Janeiro de 2018, 00:12:37
Mas a aberração cromática se tira com um click no Lightroom rsrsrsrs. Acho engraçado gente falar que lente X tem aberração cromática; se pode-se tirar tão fácil na pós-produção e, em muitos casos, só ampliando muito o quadro da foto pra perceber rsrsrs
Depende muito. Tem aberração cromática que não sai no Lightroom nem com correção manual. Tu tira a aberração roxa de um lado e aparece a verde em outro ponto da foto e vice versa. E essas correções diminuem contraste e qualidade em certas situações, como uma foto de um vestido de noiva com textura, pode diminuir bastante a qualidade depois da correção, isso se conseguir corrigir caso a lente tiver uma aberração muito pesada.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2018, 00:16:01 por Di Torres »