Autor Tópico: Fotografia é escrever com luz  (Lida 4779 vezes)

marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 05 de Setembro de 2017, 20:34:35

Olha eu costumo dizer isso pra todo mundo, vou dizer à você:

Que um fórum melhor com as discussões que gostaria de ler? Porque não cria tópicos sobre isso?


Show me the photos.


Ok mano, anotado
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2017, 22:46:34

Olha eu costumo dizer isso pra todo mundo, vou dizer à você:

Que um fórum melhor com as discussões que gostaria de ler? Porque não cria tópicos sobre isso?


Show me the photos.
Exatamente.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 06 de Setembro de 2017, 05:48:47
A maior parte dos posts desse fórum é sobre merda de equipamento, coisa que já to enjoado de ler, estou é prestes a sair daqui.


Quando se é FOTOGRAFO e se tem uma linguagem fotografica acontece isso, o cara opta por usar flash em todos os ensaio dele e pronto, é a técnica e a linguagem dele... Outro só quer usar luz natural, pronto, é a linguagem dele e se ele começar a colocar flash talvez vire uma merda e quem olhe a foto dele nem reconheça de quem é.


Tem muita gente aqui que só criticam, se aqui é um lugar pra discutir e aprender, onde está o aprender? pq só tem discussão

A maioria das pessoas que entram no mundo da fotografia eh igual a maioria das pessoas que viram DJ. Estao mais interessados em equipamentos e parecer uma pessoa descolada e interessante aos outros, do que o interesse da arte visual e musical.

O que eu digo eh que se vc passa mais tempo querendo discutir sobre tais assuntos, vc vai se sentir frustrado. No lugar, vc tem que dedicar seu tempo focado no seu trabalho, inspiracao e participar dos assuntos em que as suas descobertas artistcas, criatovas e criticas baseado em suas expreriencias e dedicacao sejam pertinentes. E assim vc nao se frustra pq vc nao depende dos demais para viver a sua vida artistica. Os demais e seus assuntos nao importam.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #33 Online: 06 de Setembro de 2017, 07:27:06

Olha eu costumo dizer isso pra todo mundo, vou dizer à você:

Que um fórum melhor com as discussões que gostaria de ler? Porque não cria tópicos sobre isso?


Show me the photos.

Pois éh!

O cara reclama das discussões de equipamento, e entra em um tópico onde está sendo discutido um dos aspectos da fotografia (LUZ), desvirtua o tópico, e reclama do que? Equipamento!

É cada um!

Vamos voltar a luz?


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 06 de Setembro de 2017, 07:48:58
Gostei da proposta do tópico.
Hoje domino relativamente bem os conceitos ISO/Abertura/Velocidade, consigo entender e interpretar bem os modos de fotometria, compensações, etc... e os modos de foco, etc.... bem acreditava no início que isto seria o suficiente para garantir resultados bons e repetidos.... hoje sei que estava enganado !!

Tenho como maior dificuldade hoje, ao fotografar, ver e interpretar corretamente a luz, perceber direção, qualidade, grau de difusão, sombras, contornos, profundidade, entre outras características que ela produz em nossas fotos...

Consigo perceber quando acerto com a luz, seja natural ou flash, e os resultados me agradam - porém o mais difícil é conseguir consistência e repetir a fórmula... acho que este é o grande mistério e trunfo de boas fotografias... imaginar mentalmente o resultado e conseguir definir horário, direção e qualidade da luz que deseja para atingir este resultado...

Entender melhor a luz é a chave para conseguir um resultado mentalmente desejado e programado, vou lendo e observando as fotos de colegas, quem sabe aprendo em algum momento...

Como sugestão, quem sabe posts com 1 fotografia e um breve relato abaixo sobre as condições de luz da cena, horário da foto, desejo do fotógrafo, resultado alcançado, observações sobre a direção da luz, os resultados e contornos que ela produziu, as sombras, etc...
Poderia ser com luz natural, artificial ou ambos; retratos, paisagens ou qualquer outro tema.

Abraços e ótimas fotos para todos nós!!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 07:49:38 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #35 Online: 06 de Setembro de 2017, 07:51:19
Eu tenho estudado sobre a influencia das estações na luz natural, tenho me divertido fotografando as mesmas cenas próximas à minha casa em diversos horários,
percebendo as nuances da angulação, dureza, temperatura e afins.

Armando, eu tenho estudado exatamente isso, já defini horários específicos para meus ensaios de acordo com o lugar, não fotografo em qualquer hora e em qualquer lugar, Sol, nuvens, estações do ano, horários, lugares, tudo causa impacto na fotografia.

Dia Nublado?? Ah como eu queria ter uma nuvem de estimação que viesse ao meu encontro quando eu a chamasse.

Vou tentar ir postando alguns exemplos, lembrando que minhas fotos são sempre com muita edição, mas se eu não tiver a luz que preciso, o resultado não sai!


Esta primeira foto eu fiz com um dia nublado, eu poderia até mesmo remover qualquer indicio de luz ao fundo para aumentar a sensação "noturna" da foto.




Está segunda eu fiz em um dia de Sol, a luz que invade o fundo é praticamente impossível de ser retirada a menos que haja manipulação, se não tivesse o efeito de luz na gaiola ficaria legal, mas a mãe queria, enfim.



ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 06 de Setembro de 2017, 07:57:53
Muito bom Dellano, bons exemplos...
Como comentou sobre a sua edição.... o conhecimento da luz é essencial na captura e importantíssimo durante a edição, é importante conhecer sobre direção, intensidade, contornos, sombras, penumbra, volume.... para criar edições agradáveis.
Exemplo são o Dodge and Burn nos retratos, criando volume e contornos...
Enfim, com ou sem edição o conhecimento da luz continua sendo essencial....
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #37 Online: 06 de Setembro de 2017, 08:43:17
Muito bom Dellano, bons exemplos...
Como comentou sobre a sua edição.... o conhecimento da luz é essencial na captura e importantíssimo durante a edição, é importante conhecer sobre direção, intensidade, contornos, sombras, penumbra, volume.... para criar edições agradáveis.
Exemplo são o Dodge and Burn nos retratos, criando volume e contornos...
Enfim, com ou sem edição o conhecimento da luz continua sendo essencial....

Isso Ronaldo, você tocou em uma assunto que é muito importante: volume! As pessoas estão se acostumando a fotografias chapadas e as redes sociais tem sido um caminho péssimo neste sentido. Não é só balanço de cores e a composição que tornam a fotografia bonita - tem aquele lance de a imagem saltar para fora da fotografia, que são "os traços" que a luz gera na fotografia que cria isso.

Por outro lado, tem o lance do contraluz e da silhueta, que se a gente para pra pensar, não são coisas tão simples de se trabalhar, porque você tem que ter um conhecimento relativo do uso de abertura e do modo como você vai conduzir a luz (ou a falta dela), para que a fotografia fique realmente bonita.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #38 Online: 06 de Setembro de 2017, 10:24:55
antes a gente tinha que estudar, fazer faculdade e pagar uma nota pelos equipamentos, hoje qualquer um pode comprar uma câmera e fazer filme...
E aí a geração mimimi toma parte e fala que não pode criticar o certo é não ser certo...

Olha, não vou pelo caminho de que a pessoa "tem que" ter se aprofundado em estudos e pesquisas pra ser considerada boa naquilo que faz, pois eu penso que o resultado final é o maior juiz nesse sentido ( falando de fotografia, obviamente ).

Conheço gente que tem muito conteúdo, teoria e técnica, mas o resultado final não faz jus ao seu conhecimento, mas ao menos, pelo fato de ter tal conhecimento, a mesma sabe fazer bem feito, mesmo não sendo tlvz genial.

Assim como tem gente que nem estudou direito e simplesmente é genial, tem noção, bom senso, e com seu "talento" ( se assim podemos chamar ) dá drible em muitos experts em teorias. Esses é indispensável que se esmerem em adquirir conhecimento para que se tornem realmente completos.

O que me assusta são os "ignorantes com iniciativa", que despejam coisas estronchas, feitas da maneira errada porque simplesmente eles acham que sabem ( mas não sabem ), e não admitem serem contestados.
Ainda, pela sua atitude corajosa e ousadia, recebem aplausos dos menos informados, provando a máxima: Em terra de cego quem tem um olho é rei.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 06 de Setembro de 2017, 10:34:30
Olha, não vou pelo caminho de que a pessoa "tem que" ter se aprofundado em estudos e pesquisas pra ser considerada boa naquilo que faz, pois eu penso que o resultado final é o maior juiz nesse sentido ( falando de fotografia, obviamente ).

Conheço gente que tem muito conteúdo, teoria e técnica, mas o resultado final não faz jus ao seu conhecimento, mas ao menos, pelo fato de ter tal conhecimento, a mesma sabe fazer bem feito, mesmo não sendo tlvz genial.

Assim como tem gente que nem estudou direito e simplesmente é genial, tem noção, bom senso, e com seu "talento" ( se assim podemos chamar ) dá drible em muitos experts em teorias. Esses é indispensável que se esmerem em adquirir conhecimento para que se tornem realmente completos.

O que me assusta são os "ignorantes com iniciativa", que despejam coisas estronchas, feitas da maneira errada porque simplesmente eles acham que sabem ( mas não sabem ), e não admitem serem contestados.
Ainda, pela sua atitude corajosa e ousadia, recebem aplausos dos menos informados, provando a máxima: Em terra de cego quem tem um olho é rei.

Já dizia Einstein A imaginação é mais importante que o conhecimento...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #40 Online: 06 de Setembro de 2017, 11:06:58
Há um ditado clássico que ilustra bem isso: a prática leva a perfeição.

A técnica é bom, ajuda muito, inclusive quando o assunto é se virar nos trinta em um momento de apuros, mas nada melhor que a experiência, o tentativa e erro para fazer com que você realmente evolua (falando em fotografia).
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.