Autor Tópico: Cobrar valores baixos  (Lida 6077 vezes)

marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #15 Online: 06 de Junho de 2017, 11:23:07
Pois é Humberto.
Custos fixos e variáveis fazem parte de toda profissão/empresa, e muitos ignoram.

Cobrar um valor baixo no início pode ser uma estratégia, mas levar prejuízo é falta de planejamento (ou de juízo). A não ser que ela more com os pais (e não precisa pagar energia elétrica, telefone, internet, aluguel, etc), ganhou uma câmera básica, não tenha família para sustentar, ai dá pra cobrar esse valor... :D

Concordo com ambos e quando dei minha opinião, foi apenas pensando em um começo de negócio - não dá para cobrar baixo a vida inteira e o motivo não é apenas não cobrir os custos, mas colocar em xeque se a qualidade é boa (por mais que seja).

Penso da seguinte forma: se num começo de negócio você cobra baixo, você irá angariar um bom volume de clientes. Fazendo um bom trabalho, você cria a possibilidade de criar rapidamente um bom portfólio, que é a porta de passagem para um aumento na tabela de preços.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 06 de Junho de 2017, 11:34:57
Sim, como eu disse, no começo é difícil não cobrar barato, até porque não se tem um portfolio decente... Mas é preciso tomar muito cuidado com isso...


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #17 Online: 06 de Junho de 2017, 11:44:54
É óbvio que por esse valor ela não vai fazer um tratamento avançado nas imagens, e para um tratamento básico, se a fotometria estiver ok, a câmera faz com qualidade, é só fotografar em JPG, gravar em um cd e entregar.


10 fotos por ensaio?
Em meia hora de ensaio eu tiro 100 fotos, deleto metade, e a outra metade envio em forma de provas virtuais para o cliente escolher 30, e sempre o cliente compra fotos extras, pois nesta metade que envio não vai foto repetida.

Eu to achando muita coisa também.

Aqui em Sorocaba está cheio desses fotógrafos de 49,90 e o trabalho deles é escasso como qualquer outro. Eu mesmo, em outra fase, já cheguei a cobrar 120,00 por um ensaio, e não pintava quase nada.

Esse Dellano é top.. só tem gente grande aqui hehe :)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Junho de 2017, 12:14:42
To vendo esse tipo de coisa há anos, desde quando nem havia rede social e o mundo era menos digital. A divulgação era por anúncios no jornal, na revistinha de bairro... e depois ainda veio a febre do peixe urbano.

Vi vários colegas que enveredaram por aventuras de cobrar bem pouco, com a estratégia de fazer isso como um investimento pra ficar mais conhecido no mercado, e construir uma carteira de clientes, e de montar um portfólio bacana, e ter um currículo com trabalhos e referência de vários clientes, e de no futuro, depois de provar para o mercado a qualidade de seu trabalho, conseguir trabalhar cobrando um valor mais justo.

A principio o plano parece bacana, e de certa forma é... o problema é que esse fotografo vai ter que lidar com a qualificação de seus clientes, com a definição de um publico alvo. Será que o cara que pagou R$ 50,00 e recebeu um ensaio com qualidade de R$ 50,00, vai aceitar pagar R$ 200,00 pela mesma coisa no futuro??? Então a pergunta que fica e deixo aqui pra esse fotografo responder é: "É o cliente que escolhe o fotografo ou é o fotografo que escolhe os seus clientes???"

A questão é, como é que esse fotografo vai fazer para no futuro conseguir clientes que aceitem pagar um valor que traga mais retorno??? E como ele vai fazer para que esses clientes reconheçam esse valor no seu trabalho???

Eu nunca acreditei neste tipo de estratégia, e vi vários colegas que tentaram e não conseguiram se estabelecer. Mas não tem jeito, sempre haverão fotógrafos com esse tipo de estratégia no mercado, e pode ser tbm que alguém tenha conseguido lidar com essas dificuldades se estabelecer. Antes de qualquer coisa o fotografo profissional é um vendedor.
« Última modificação: 06 de Junho de 2017, 12:34:18 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Junho de 2017, 12:22:24
Lindsay, foi o que eu disse quanto ao publico, o cliente do cinquentao vai ser sempre o cliente do cinquentao, eu não acredito que esses clientes voltem, e se voltarem é um ou dois, porém isso é uma forma de ganhar dinheiro rapido. Tem um pessoal aqui da cidade que fez em site que compra coletiva, venderam bem, disseram que depois de um tempo alguns clientes voltaram pra pequenos eventos.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Junho de 2017, 12:27:44
Lindsay, foi o que eu disse quanto ao publico, o cliente do cinquentao vai ser sempre o cliente do cinquentao, eu não acredito que esses clientes voltem, e se voltarem é um ou dois, porém isso é uma forma de ganhar dinheiro rapido. Tem um pessoal aqui da cidade que fez em site que compra coletiva, venderam bem, disseram que depois de um tempo alguns clientes voltaram pra pequenos eventos.
Sim é isso, pra virar o jogo depois e pegar os trabalhos mais valorizados é bem difícil...
Conhecimento importa mais que equipamento.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #21 Online: 06 de Junho de 2017, 12:31:38
Lindsay, acho que a escolha é feita por ambos os lados: o cliente vai escolher o melhor fotógrafo, com o melhor preço e o fotógrafo, escolherá (pelo menos deve) quem melhor se adequa ao seu perfil de trabalho, onde na medida que o tempo vai passando, o fotógrafo deve ir evoluindo, à ponto de ter um nível considerável e poder atender qualquer nível de cliente (ao mesmo tempo que tudo isso ocorre, o nível de equipamento terá que evoluir também).

Falo isso, pois essa curva de evolução minha como fotógrafo e o nível de clientes foi crescendo com o passar do tempo, onde comecei fotografando pequenas provas de atletismo (basicamente de amadores) e shows de pequenas bandas de garagem. Hoje já tenho no meu currículo provas de automobilismo de grande porte (Porsche Cup, Mercedes-Benz Challenge, Old Stock Race, etc), bem como shows de bandas grandes (Ao Cubo, Jonas Villar, Theo Werneck Blues Trio, etc).

Mas, comecei cobrando barato - na minha primeira prova em Interlagos para se ter ideia, o pagamento foi estacionamento grátis e dois lanches no decorrer do evento, mas foi um preço que eu escolhi pagar, para depois poder começar a receber. Comigo deu certo...
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2017, 12:32:22
A pessoa que cobra barato, vai atingir a clientela dessa faixa, quando cobrar mais caro, será outra clientela... mais seletiva, justamente por que estará pagando mais... Para começo não vejo problemas, com o tempo a pessoa vai aumentando o valor naturalmente, visto que vai começar a sentir essa necessidade, vai precisar renovar equipamento, talvez seguro, etc...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Junho de 2017, 12:37:39
Lindsay, acho que a escolha é feita por ambos os lados: o cliente vai escolher o melhor fotógrafo, com o melhor preço e o fotógrafo, escolherá (pelo menos deve) quem melhor se adequa ao seu perfil de trabalho, onde na medida que o tempo vai passando, o fotógrafo deve ir evoluindo, à ponto de ter um nível considerável e poder atender qualquer nível de cliente (ao mesmo tempo que tudo isso ocorre, o nível de equipamento terá que evoluir também).

Falo isso, pois essa curva de evolução minha como fotógrafo e o nível de clientes foi crescendo com o passar do tempo, onde comecei fotografando pequenas provas de atletismo (basicamente de amadores) e shows de pequenas bandas de garagem. Hoje já tenho no meu currículo provas de automobilismo de grande porte (Porsche Cup, Mercedes-Benz Challenge, Old Stock Race, etc), bem como shows de bandas grandes (Ao Cubo, Jonas Villar, Theo Werneck Blues Trio, etc).

Mas, comecei cobrando barato - na minha primeira prova em Interlagos para se ter ideia, o pagamento foi estacionamento grátis e dois lanches no decorrer do evento, mas foi um preço que eu escolhi pagar, para depois poder começar a receber. Comigo deu certo...
Muito bom, pra vc deu certo!!! O bom fotógrafo tem que ser um bom vendedor.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 06 de Junho de 2017, 13:06:16
Sim é isso, pra virar o jogo depois e pegar os trabalhos mais valorizados é bem difícil...

Passei por isso e essa virada no perfil me rendeu um semestre praticamente sem trabalho.
É como começar do zero.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #25 Online: 06 de Junho de 2017, 14:19:32
Se a intenção é de adquirir experiência e montar um portfólio, mas vezes é melhor não cobrar nada pelos trabalhos do que cobrar barato.

Penso que cobrar barato no início e depois mudar completamente o público-alvo e valores, não ajuda muito, como os colegas citaram acima. Mas aí vai de cada um.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 06 de Junho de 2017, 14:53:23
Fora que ela vai fazer ensaio a 50 reais agora e ganhar (supostamente) 12500 reais (não creio). Mês que vem, ou ela não vai fazer 250 ensaios ou não vai conseguir o mesmo dinheiro. Daí ela aumenta o preço de 50 pra 60 reais pra tentar chegar aos 12500, e o que acontece? Quem pensava em fazer o ensaio não vai fazer mais, porque aumentou o preço.

Dificilmente esta estratégia de começar cobrando barato pra ganhar nome dá certo justamente porque quem pagou barato se recusa a pagar mais caro. Isto só "dá certo" quando é uma empresa poderosa que pode bancar prejuízo enquanto quebra a concorrência, pra depois aumentar o preço sem ter competição. Mas esta é uma prática ilegal.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2017, 20:23:00
No caso os lucros são o de menos, se ela tem tudo isso de cliente ótimo, além de evoluir a cada ensaio, e estar criando um portfolio, vai estar se mantendo com isso.
Mas 50 reais não é nada, se descontar o valor do transporte até la + outros custos variados.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #28 Online: 06 de Junho de 2017, 21:49:23
No caso os lucros são o de menos, se ela tem tudo isso de cliente ótimo, além de evoluir a cada ensaio, e estar criando um portfolio, vai estar se mantendo com isso.
Mas 50 reais não é nada, se descontar o valor do transporte até la + outros custos variados.

Se ela estivesse aqui em SP capital e fosse de ônibus para cada ensaio, já ia sair com um custo de R$ 7,40, se precisasse pegar apenas um ônibus (ou metro/trem) por trajeto...
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2017, 22:33:54
Se ela estivesse aqui em SP capital e fosse de ônibus para cada ensaio, já ia sair com um custo de R$ 7,40, se precisasse pegar apenas um ônibus (ou metro/trem) por trajeto...

Considerando que essa pessoa não paga seguro, o risco do negocio encerrar por um roubo ou furto seria astronômico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs