Autor Tópico: Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art  (Lida 3772 vezes)

jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2017, 22:37:38
deve ser pesadona ne!

tenho a 50mm e a 35 e gosto bastante, comprei hj o sigma doc para ver se deixo o AF delas mais rapido, acho lento perto das minhas lentes Canon.

É pesada sim, depois me conta o que achou do dock. É só colocar a lente é ele ajusta o foco?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 31 de Maio de 2017, 11:25:23
É pesada sim, depois me conta o que achou do dock. É só colocar a lente é ele ajusta o foco?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O Dock não faz nada sozinho, primeiro você tem que ir vendo quais os ajustes são necessários, conforme a distancia entre a camera e o assunto, e ir anotando no papel... Depois você pluga a lente no dock via computador, e memoriza os ajustes na lente.

Agora o por que disso ???

Devido os algaritimos de foco serem diferentes entre as marcas, pois cada marca tem sua patente e não pode ser quebrada, as vezes costuma dar imprecisão de autofoco conforme a distancia do assunto, e o dock veio para o usuário ajustar esta imprecisão.
Exemplo
Canon ou  Nikon, com lente fixa original da marca, voce faz um microajuste de foco, e ele é o mesmo em todas distancias de foco. Em cameras canon recentes, quando se utiliza lentes zoom originais, ela até permite um microajuste em wide e tele da lente, exemplo uma 24-105, voce faz ajuste em 24 e outro ajuste em 105, caso achar necessario, creio que nikon esteja assim tambem, ainda não mexi em uma para verificar.

Quando se utiliza sigma, tamron, pode acontecer que estes ajustes que citei acima não funcione tão bem, é loteria isso, exigindo um ajuste diferente a cada distancia de foco e a cada mm´s da lente utilizado. Por isso o dock veio para salvar.

Vamos lá, vou citar o que já passei
em 2016 eu tinha uma 35mm 1.4 art e usava na 1DX, a lente até 1,20cm de distancia era -18.... após essa distancia... era +3, mas isso descobri testando e anotando, e como eu não tenho o dock, toda hora eu tinha que entrar no menu da camera e mudar.

Hoje eu tenho outra 35mm 1.4 art, mas as coisas melhoraram, pelo menos nesta nova, eu uso um ajuste só, para todas distancias de foco, coloco +3 e ponto final, não me deixa na mão !

Agora se for uma lente zoom, as coisas são mais complexas, vou citar a 18-35 1.8 art
Voce tem que verificar e testar a lente nas seguintes configurações
18mm e 4 distancias diferentes
24mm e 4 distancias diferentes
28mm e 4 distancias diferentes
35mm e 4 distancias diferentes

Ou seja voce tem que verificar 16 pontos e anotar todos 16 microajustes necessários no papel, caso a lente apresente erro, e isso na camera não tem como fazer, pois as cameras só permitir ajustar nelas, um ajuste em 18mm e outro ajuste em 35, ficando vago o restante.
É aí que entra o dock, voce conecta ele, abre o menu de preenchimento, e vai jogando os dados que você descobriu para cada mm e para cada distancia, assim a lente fica sempre 100% confiavel.

Lembrando nem todas exigem estas correções, é uma loteria, não tem como saber, só testando e verificando.
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Maio de 2017, 11:29:01
deve ser pesadona ne!

tenho a 50mm e a 35 e gosto bastante, comprei hj o sigma doc para ver se deixo o AF delas mais rapido, acho lento perto das minhas lentes Canon.

Sim Ricardo, sempre serão mais lentas, nem acelerando via dock (mais rápido, mais chance de errar), consegue competir com lentes originais canon ou nikon. Creio que isso seja um dos fatores das lentes custarem abaixo das originais da marca.

Eu vi a 24mm 1.4 art apesar de excelente, ela é mais lenta que a 24mm L serie II, em alguns casos, se o assunto estiver se movimentando e voce usar al servo, pode ocorrer de perder a foto, devido estes microsegundos mais lenta.
Fotógrafo e birdwatching


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #18 Online: 31 de Maio de 2017, 11:36:17
Sim Ricardo, sempre serão mais lentas, nem acelerando via dock (mais rápido, mais chance de errar), consegue competir com lentes originais canon ou nikon. Creio que isso seja um dos fatores das lentes custarem abaixo das originais da marca.

Eu vi a 24mm 1.4 art apesar de excelente, ela é mais lenta que a 24mm L serie II, em alguns casos, se o assunto estiver se movimentando e voce usar al servo, pode ocorrer de perder a foto, devido estes microsegundos mais lenta.

Isso não é bem verdade com a 85mm Art, pelo que já testei o foco é excelente e da um banho na 85mm 1.2L da Canon, que também já utilizei, lente top com foco top!

Não senti nenhuma diferença de foco comparada as outras lentes Canon que tenho, acho que isso é muito mimimi do pessoal, na prática não tem diferença gritante, ao menos não pro meu uso.

Ainda vou testar a 50mm art que tmb adquiri.

Grande abraço.

 


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Maio de 2017, 12:03:14
Isso não é bem verdade com a 85mm Art, pelo que já testei o foco é excelente e da um banho na 85mm 1.2L da Canon, que também já utilizei, lente top com foco top!

Não senti nenhuma diferença de foco comparada as outras lentes Canon que tenho, acho que isso é muito mimimi do pessoal, na prática não tem diferença gritante, ao menos não pro meu uso.

Ainda vou testar a 50mm art que tmb adquiri.

Grande abraço.

A 85mm 1.2 é bem lenta mesmo... a 85 1.8 é muito superior.

Eu uso sigma art, e não vejo problema ser um pouco mais lenta.

E a 85mm 1.4 é lente nova.. a sigma melhorou bem a velocidade, nesta produção, vão arrebentar...... eu vive em meus sonhos rs.
 


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 31 de Maio de 2017, 12:38:57
A 1.2 não é exemplo de lente rápida. Mas torço pela sigma, quanto mais opções de qualidade, melhor pra gente.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #21 Online: 16 de Junho de 2017, 09:57:03
A 1.2 não é exemplo de lente rápida. Mas torço pela sigma, quanto mais opções de qualidade, melhor pra gente.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Fato que a 1.2 não é referência, mas fiz o comparativo pra exemplificar dentro das opções de 85mm.

Quanto ao foco, tenho mais 3 lentes Canon a 24-70 2.8 II a 70-200 2.8 II com IS e a 16-35 4 IS e comparando a sigma com elas, não sinto nenhuma diferença considerável em foco, acho que muito dessa questão do foco das sigmas art, está no subconsciente devido ao passado da sigma, na linha Art não vejo problema nenhum, as duas que tenho: 85mm e 50mm são ótimas em foco e absurdas em nitidez.

Estou muito feliz com ambas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #22 Online: 16 de Junho de 2017, 11:03:53
Com relação ao Dock, e ao que o Douglas falou, ele é bastante útil para configurar a lente e atualizar o firmware. A minha 150-600mm ficou consideravelmente mais consistente no foco depois de atualizada.

Dá para fazer os ajustes para velocidade de foco, mas sempre há um sacrifício com relação à precisão nesse caso.

Para a precisão de foco a coisa vai no sentido inverso no aplicativo e diminui a velocidade de forma considerável, mas crava a focagem 100% das vezes. Boteis esses dois perfis da 150-600mm e funcionam bem.

Canon 5D MK III - Sony A7III


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #23 Online: 16 de Junho de 2017, 11:05:57
Com relação ao Dock, e ao que o Douglas falou, ele é bastante útil para configurar a lente e atualizar o firmware. A minha 150-600mm ficou consideravelmente mais consistente no foco depois de atualizada.

Dá para fazer os ajustes para velocidade de foco, mas sempre há um sacrifício com relação à precisão nesse caso.

Para a precisão de foco a coisa vai no sentido inverso no aplicativo e diminui a velocidade de forma considerável, mas crava a focagem 100% das vezes. Boteis esses dois perfis da 150-600mm e funcionam bem.

Maneiro, sabe se já saiu alguma atualização pras 85mm e 50mm?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2017, 11:11:47
Maneiro, sabe se já saiu alguma atualização pras 85mm e 50mm?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Para a 50mm já saiu, no ano passado, para a 85mm ainda não. (https://www.sigma-global.com/en/download/lenses/firmware/)
Canon 5D MK III - Sony A7III


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #25 Online: 16 de Junho de 2017, 11:12:57
Para a 50mm já saiu, no ano passado, para a 85mm ainda não. (https://www.sigma-global.com/en/download/lenses/firmware/)

Tenho que atualizar a 50mm então, mas não estou encontrando o dock pra venda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT