Autor Tópico: Barulho estranho com lente Tokina  (Lida 1511 vezes)

mtccandido

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 06 de Junho de 2017, 22:56:52
Olá pessoal,

Acompanho o fórum há alguns anos, quando entrei na fotografia, mas nunca me cadastrei para postar.

Tenho uma Canon 6D no momento e comprei há alguns dias uma lente Tokina (100mm f/2.8 AT-X M100 AF Pro D Macro) na B&H enquanto viajava para NY. Como a viagem foi curta, nem tive tempo de realmente usar a lente no dia a dia, só a testei para ver se estava tudo ok e voltei para o Brasil. A lente veio na minha mochila, junto com a câmera e minha 50mm por medo de colocá-la na bagagem e alguém bater ou algo do tipo. A mochila não saiu da minha vista com a lente em momento algum e nunca foi batida ou caiu.

Pois bem, cheguei no Brasil e fui tirar umas fotos para mostrar para amigos/familiares, tudo ok. Quando fui usar a lente efetivamente para fotografar action figures (é o principal uso da câmera quando não estou fotografando casamentos), notei um barulho estranho.

O barulho acontece sempre que ativo o liveview da câmera e lembra muito um barulhinho que acontece quando se pressiona o botão de simulador de exposição. O problema é que ele é contínuo e bastante irritante. Ele não acontece quando a câmera está apontada para baixo (???) e para depois de dar uma mexida no foco da câmera. Ele acontece independentemente do foco estar manual ou automático, ou seja, não é o barulho da câmera focando.

Testei em minha outra câmera, uma T5i, e o problema acontece nas duas. Com a 50mm, isso não acontece.

Entrei em contato com a Tokina, mas não obtive resposta. Entrei em contato com a Kansai Trade (responsável pela Tokina no Brasil) e disseram que a garantia só cobre produtos adquiridos no Brasil.

Fiz um vídeo curto exemplificando o problema:

https://youtu.be/pQ7X7kThNK0

Enfim, meu problema é esse. Alguém já viu algo parecido? Pesquisei muito na internet, de todos os jeitos que encontrei, fucei em fóruns gringos e nada de encontrar alguém com um problema similar.

É possível que isso venha a danificar a câmera em si? Devo procurar uma assistência técnica para a lente que acabei de comprar?

Espero que possam me ajudar, e obrigado pela atenção!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2017, 04:07:13
Com certeza é um defeito, já que o barulho para ao abaixar a câmera ou ao mover o anel de foco.

Pesquisando "Tamron" e "live view" no Google dá pra ler muitos relatos de problema onde as lentes da marca não funcionam corretamente nesse modo mas funcionam perfeitamente bem quando operadas pelo OVF. Não são problemas iguais ao seu, mas indicam que o LV e as lentes não se entendem de maneira geral.

As chances são de que seja um problema coletivo de projeto das objetivas Tamron, e não um problema específico da sua unidade.

Você deu uma olhada através do elemento frontal da lente para descobrir se esse barulho é do diafragma abrindo e fechando? Isso não ia resolver nada, mas pelo menos indicaria se é essa a fonte do barulho.


mtccandido

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2017, 10:30:28
Com certeza é um defeito, já que o barulho para ao abaixar a câmera ou ao mover o anel de foco.

Pesquisando "Tamron" e "live view" no Google dá pra ler muitos relatos de problema onde as lentes da marca não funcionam corretamente nesse modo mas funcionam perfeitamente bem quando operadas pelo OVF. Não são problemas iguais ao seu, mas indicam que o LV e as lentes não se entendem de maneira geral.

As chances são de que seja um problema coletivo de projeto das objetivas Tamron, e não um problema específico da sua unidade.

Você deu uma olhada através do elemento frontal da lente para descobrir se esse barulho é do diafragma abrindo e fechando? Isso não ia resolver nada, mas pelo menos indicaria se é essa a fonte do barulho.

Tamron e Tokina são marcas "parentes"? Vou pesquisar sobre isso.

E olhei sim através da lente e o diafragma não abre/fecha quando há o barulho.  :ponder: