Autor Tópico: Equipamentos "profissionais" para "amadores"  (Lida 2623 vezes)

auder

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
    • http://auder.multiply.com
Online: 27 de Dezembro de 2006, 16:06:58

26/12/2006 - 16h04

Fotógrafos amadores procuram cada vez mais câmeras digitais sofisticadas

da Folha Online
com Reuters, em Nova York

Câmeras com qualidade profissional de US$ 3 mil já estão no topo da lista de desejos de fotógrafos amadores. Cada vez mais, os adeptos da fotografia estudam a crescente gama de câmeras digitais de alta qualidade que estão convencendo até mesmo os fotógrafos mais tradicionalistas a deixar de lado o uso do filme.

Os atrativos são muitos. Uma Canon 5D com 12,8 megapixels, com lentes cambiáveis SLR (single-lens reflex), por exemplo, permitem que os usuários vejam as imagens exatamente como elas serão capturadas. "Estou esperando o preço cair. E acredito que cairá", disse à Reuters o bancário Nate Paulson, enquanto lia um anúncio sobre o novo modelo.

Reprodução
 
Nikon D40 6MP
Os preços também são convidativos. As câmeras de qualidade profissional ainda custam bem mais do que modelos mais simples automáticos, mas os preços já caíram em até 50% nos últimos anos.

As melhoras na qualidade de imagem também convencem até mesmo os fotógrafos profissionais --que, no passado, eram defensores convictos do filme-- a adotarem equipamento digital.

As câmeras SLR digitais permitem que os usuários manipulem as condições de luz e a profundidade de campo da imagem por meio de uma mistura de controles manuais e automáticos e de lentes intercambiáveis, oferecendo ainda as vantagens adicionais da fotografia digital --não é preciso arcar com os custos do uso de filme e há a possibilidade de experimentação na hora de tirar a foto com diversos ajustes.

Segundo Allan Weitz, fotógrafo e editor do site da loja de câmeras B&H, as câmeras SLR mais simples --como a Nikon D40, de 6,1 megapixels-- são uma escolha bem popular, vendida com um kit de lente por cerca de US$ 600.

"Há dois anos, a mesma espécie de câmera custava US$ 1,5 mil ou US$ 1,6 mil e dois anos antes o preço era de US$ 3,5 mil", disse. Outros modelos populares com preços abaixo de mil dólares nos Estados Unidos incluem a EOS Digital Rebel XTi (Canon) e a K100D (Pentax).

A empresa de pesquisa de mercado NPD estima em mais de 30 milhões o número de câmeras digitais vendidas nos Estados Unidos este ano --o dobro do volume de 2003 e 20% acima do registrado em 2005.
Auder Machado Vieira Lisboa


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2006, 19:42:13
A tendência é por aí.

E acho que cada vez mais veremos pessoas com equipamentos excelentes mas que não sabem fotografar.

Igual esses dias que fiquei revoltando quando vi uma pessoa perguntando como tirar fotos em movimento usando uma Sony R1.

Se a pessoa não sabe nem o básico da fotografia, pra que comprar uma prosumer? Só se for por status, afinal essa é a única justificativa que vejo.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


renon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2006, 21:21:16
Respeito sua opinião, mas penso diferente. Apesar da matéria retratar uma situação nos Estados Unidos, onde as pessoas têm um poder aquisitivo bem maior que o nosso, bom seria se isso se repetisse também no Brasil. Se cada um que tem condições comprasse mais câmeras semi ou profissionais, lentes, flashes, filtros, etc..., os preços dos equipamentos novos cairiam e haveria muito mais ofertas nos usados.
E se fosse grande o número de pessoas com esses equipamentos sem saber utilizar direito, esses usuários procurariam cursos de fotografia. Não vejo risco para o mercado de trabalho, já que o inexperiente que se metesse a trabalhar sem dominar pelo menos o básico, poderia até pegar alguns servicinhos, mas não se estabeleceria.
Por mim, os amadores são bem vindos no consumo de equipamentos profissionais.  
Nikon D80 e Nikon F401x (inteirona)

.:. Fotógrafo amador ..::.. Jornalista profissional .:.
Londrina/PR


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2006, 21:34:16
Citar
A tendência é por aí.

E acho que cada vez mais veremos pessoas com equipamentos excelentes mas que não sabem fotografar.

Igual esses dias que fiquei revoltando quando vi uma pessoa perguntando como tirar fotos em movimento usando uma Sony R1.

Se a pessoa não sabe nem o básico da fotografia, pra que comprar uma prosumer? Só se for por status, afinal essa é a única justificativa que vejo.
Pode até ser pelo status, mas acho que quem conhece pouco de fotografia tem a impressão de quanto melhor (ou mais cara, para estabelecermos uma referência do que é "melhor") a câmera, melhores as fotos. É aquela velha história, a pessoa ter uma reflex e nunca tirar do modo automático e estranhar que não dá pra fotografar pelo lcd. Ou aquele que vê uma foto boa e diz "também, com uma câmera dessas..."

Como alguém comentou em outro tópico, a tolerância é importante, mas acho interessante questionar o porquê desse aumento no consumo dessas câmeras. O que as pessoas estão querendo?


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2006, 08:03:01
Citar
Pode até ser pelo status, mas acho que quem conhece pouco de fotografia tem a impressão de quanto melhor (ou mais cara, para estabelecermos uma referência do que é "melhor") a câmera, melhores as fotos. É aquela velha história, a pessoa ter uma reflex e nunca tirar do modo automático e estranhar que não dá pra fotografar pelo lcd. Ou aquele que vê uma foto boa e diz "também, com uma câmera dessas..."

Como alguém comentou em outro tópico, a tolerância é importante, mas acho interessante questionar o porquê desse aumento no consumo dessas câmeras. O que as pessoas estão querendo?
Essa frase é clássica.

É curioso porque várias vezes me perguntaram que câmera eu usei para tirar minhas fotos, e às vezes eu mostro minha A60, e a pessoa fica de queixo caído, fazendo comentários idiotas do tipo "mas só tem 2 megapixels, como que a foto saiu tão boa?"

Pior que tem gente que acha que é a câmera que faz a foto. Esses dias ouvi um depoimento interessante num workshop, um rapaz disse que estava cansado da qualidade ruim das suas fotos, que sempre ficavam escuras tirando com uma compacta 35 mm. Então ele resolveu comprar uma SLR, e as fotos não mudaram absolutamente nada. Foi aí que ele percebeu que precisava de um curso de fotografia.

O problema é que leigo vai sempre comprando câmeras melhores e melhores, na esperança de que um dia suas fotos vão ficar milagrosamente melhores.

Eu continuo achando que câmera boa na mão de quem não sabe usar é desperdício.

E também acho que câmera é sinal de status. Um amigo meu vai comprar uma FZ50 porque gostou da minha, sendo que ele provavelmente não sabe de nenhuma especificação. Pra que isso? Pra ficar colocando no Orkut fotos tiradas no espelho com a câmera. Se isso não é para mostrar status, não sei o que é.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2006, 08:37:08
Ontem entrei numa loja para imprimir umas coisas e chegou um cliente e pediu se tinha w50 da sony. a moça da loja disse que não e ofereceu outra, que não lembro qual, e o cara disse :

ah, essa nao...... tem muito pocos megapixels..........(era uma de 5mp)


Quer dizer... pra esse cara, melhor maquina deve ser a super genius de 12mpx.

Dai tu diz que tem uma D50 de SÓ 6MP e o cara da risada da tua cara porque a dele tem o dobro de resolução....
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2006, 08:38:30 por charles247 »
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2006, 19:32:58
Eu também já pensei em trocar minha FZ50 por essa Genius, afinal ela tem 2 megapixels a mais!!!

E o melhor de tudo: joguinhos! Afinal pra que tirar foto decente, se a câmera tem Tetris? Ficar jogando é muito mais divertido que tirar fotos!

E tudo isso por apenas 999 reais! Vou vender a minha e comprar duas.  :wallbash:  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2006, 20:10:33
Na verdade, isso é só mais um tipo de consumismo gerado por falta de informação. As pessoas acham que máquinas melhores podem substituir conhecimento técnico. Isso também acontece com computadores. Quem nunca viu alguém com um "avião" P4 HT com 1GB de RAM, e que usa a máquina só para escrever no Word e ler e-mail?

Aquele sábio conceito de "a ferramenta certa para o trabalho certo" está cada vez mais esquecido...

A propósito, também ouço muito esses comentários: "mas essa tal de D50 que você usa só tem 6MP? Não está muito ultrapassada? Que absurdo uma câmera dessas não filmar e não servir de webcam!".

Tudo isso se resolve facilmente com educação e informação. Por que não temos algumas aulas basiconas de fotografia, analógica ou digital, nas matérias de artes no colégio?  
Cientista profissional, fotógrafo amador.


BFP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2006, 01:51:41
"O problema é que leigo vai sempre comprando câmeras melhores e melhores, na esperança de que um dia suas fotos vão ficar milagrosamente melhores.

Eu continuo achando que câmera boa na mão de quem não sabe usar é desperdício.

E também acho que câmera é sinal de status "

Ricardo, deixa disso cara! Esse extremo e o ruim da coisa, como vc pode "qualificar" o uso de uma camera na mao de uma pessoa que vc nem sabe pra que fins esta sendo usada?  
Estou fazendo um curso paralelo tb em fotografia e um aluno da minha sala tem uma Canon 5D, ganhou do pai que curte fotografia! Nao e  bacana isso? Motivou o filho a fazer um curso e nao vejo isso como "sinal de status" e nem ele exibe como trofeu para a sala! E a mesma coisa dos "laptops", ta tao comum ver pessoas usando em trens, cafes, pracas, nada relacionado a "status"!
Nao sei no Brasil, mas por aqui, Estados Unidos,  percebo uma mudanca na visao sobre quem compra dslrs como algo ate mesmo um pouco natural, o poder aquisitivo e maior e mesmo assim um fulano pode comprar uma Nikon D200 e resolve comprar uma D80 ou a nova D40, vejo sim que ha procura de uma qualidade melhor em fotografia e nao so e somente "status", se fosse assim nao justificaria lancamento de uma camera com 6MP no caso da Nikon D40, e sabemos que qq lancamento tem como base pesquisa de mercaodo, nao e mesmo?  
Vou dar meu exemplo, nao sou rico, trabalho muito por aqui e me permiti comprar minha camera, poderia comprar uma D200 e optei por D80 por ela fazer praticamente tudo que a D200 faz, sendo mais barata e ate pq meu uso nao e profissional, mas te garanto que mudei muito da resistencia que tinha com digitais e vejo essa "democratizacao" como algo relavante.
Pra vc ter uma ideia, no dia-a-dia, cada vez mais vejo pessoas em teatros, turistas, casamentos com cameras dslrs e muitos nao estao usando modo automatico somente e em nada estao exibindo cameras, quem ta comprando esse tipo de camera, se nao sabe de fotografia ainda, com certeza estara interessado e muito em conhecer, caso contrario compraria uma compacta que faz mil coisas e nao troca lentes e falaria coisas do tipo "mas a sua so tem 6mp" como citado acima por outro colega, nao e mesmo? O publico CRESCENTE de dslrs NAO e esse publico mesmo, sabemos disso, pelo menos por aqui nao!
Um abraco! :thmbup:
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2006, 02:21:36 por BFP »


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2006, 19:33:46
BFP,

Concordo contigo.

E considerando essa popularização das digicams graças aos preços decrescentes dos modelos "ultrapassados" (as "pobres" D50, A610, Coolpix 4500 etc.), repito: porque não incluem de vez fotografia na grade do ensino médio ou mesmo fundamental? Como uma arte tão popular como essa fica de fora da nossa educação básica?
Cientista profissional, fotógrafo amador.


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2007, 16:04:07
Nossa esse topico ta animado!!

Bom eu não sou fotografo profissional mais pretendo trabalhar com fotografia!! ja fui editor de imagens em uma tv e já trabalhei de cameramen na mesma!! Nada de mais!! Somente filmagens em estúdio!! Hj tenho um h5 e tiro fotos pra uma casa noturna da minha cidade alem de fazer uns bicos numa revista daqui tb!!
Eu sempre ouço comentários do tipo, nossa essa maquina tira umas fotos show!! Nossa fico linda a foto, mas tb com uma câmera dessas!! Mas o mais curioso é que qdo empresto a câmera pra alguém tirar fotos elas naum saem como as minhas!! Então naum é a câmera que tira as fotos, e sim o fotografo!! é lógico que a câmera ajuda em muito na imagem, mas naum na técnica, nas cores, no enquadramento!! Pretendo comprar um reflex, mas ainda naum tenho verba pra isso!! e sei que com certeza irei escutar muito mais comentários desse tipo!! Vejo nas festas e afins muitas pessoas com maquinas profissionais tirando fotos pra si mesmo!! e como já foi citado nesse tópico acho isso muito legal!!! pois a uma crescente onda pela arte da fotografia e isso vai ajudar quem realmente trabalha pela fotografia, pois qto mais popular mais acessível será os equipamentos e coisas talz!!! :thmbup:
Bom é isso!!!
:bye1:  
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


Rock

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2007, 18:14:07
Ricardo,

não te conheço e nem pretendo te julgar.Todo mundo já mentiu um dia , o que não faz de todas essas pessoas, mentirosas.O imporante na vida é aprender com os erros e evoluir.O seu texto é preconceituoso, elitista e pretensioso.Vamos ter tolerância com a ignorãncia alheia, afinal, se considerarmos que o universo do conhecimento é infinito, somos todos mais ignorantes do que conhecedores.Imagina se o melhor fotógrafo do mundo achar que só ele pode ter um bom equipamento!Se só o Pelé pudesse jogar futebol ou se só o Schumacher pudesse dirigir!Além disso,quanto mais gente consumindo mais o preço abaixa.Em vez de tentar modificar o mundo, tente modificar a si próprio.Se cada um fizesse isto, tenho certeza que o mundo seria melhor.Se você sabe mais , então aproveite para ensinar e não para ridicularizar quem sabe menos.
 


S3V3RUS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2007, 12:48:19
Não podemos generalizar, tem gente que tem uma maquina boa a mão mas não sabe fotografar agora, mas nada impede que ele aprenda cada vez mais e mais e realmente utilize todo recurso da maquina, para que gastar 2 vezes ?

Eu não entendo praticamente nada de fotografia, e na primeira oportunidade comprarei uma DSLR para não gastar 2 vezes e o valor que eu compraria uma maquina amis simples para aprender eu compro lentes e vau aprendendo e pesqueisando a cada dia, fazendo cursos e quem sabe consigo chegar a um nivel no qual saberei usar todos recursos, acredito que mesmo quem ja é pouco experiente, quando muda de equipamento tem toda uma oficina com tudo de "novo" que o memso pode oferecer.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2007, 12:57:30
Acho que o melhor que temos a fazer ao invés de procurar culpados ou inocentes é tentar esclarecer isso para as pessoas que nao entendem do assunto.
30min de conversa já suficiente p/ esclarecer bastante coisa: dá pra explicar por alto o que é Megapixel, ISO, abertura, velocidade e passar o endereço de alguns fóruns.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2007, 13:16:24
Citar
Acho que o melhor que temos a fazer ao invés de procurar culpados ou inocentes é tentar esclarecer isso para as pessoas que nao entendem do assunto.
30min de conversa já suficiente p/ esclarecer bastante coisa: dá pra explicar por alto o que é Megapixel, ISO, abertura, velocidade e passar o endereço de alguns fóruns.
Pois é... sou mestre em fazer isto, já estou vendo a hora que algum vendedor vai apelar comigo. ehhehe

 
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.