Autor Tópico: Compartilhamento de trabalho  (Lida 3253 vezes)

lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #15 Online: 14 de Junho de 2017, 08:01:38
Gente, há os dois lados da moeda. Vamos por partes.

O lado legal: Uma parceria é sempre bem-vinda, todos temos que estar de mente aberta, isso é bom pra todo mundo.

PORÉM: Não é todo mundo que confia de colocar um cara assim na equipe. Imagina, a noiva chegar em mim, e dizer:
"Mike, te contrato, mas quero fulano na equipe!"
Aí eu vou ver, e o fulano nunca fez casamento. Mas NUNCA que eu faria. Não me leve a mal, não é arrogância. Longe disso, é medo mesmo, rsrsrs...
O que eu, Mike Castro, faria, seria o seguinte:
"Noivinha, eu adoraria fotografar seu evento, mas tenho minha própria equipe, estamos sincronizados e conhecemos e confiamos uns nos outros. Se o seu amigo quiser fotografar para portfólio, treino, sei lá, será muito bem vindo, DESDE QUE não entre na frente dos meus colaboradores. Não me responsabilizo pelas fotos dele, não vou colocar as fotos no meu álbum e nenhum take no meu video"

Seguinte, gente. Eu, por exemplo, tenho uma amiga que fotografa pra mim. Minha equipe é de seis pessoas no contrato mais usual. Dois fotógrafos, dois assistentes e dois cines. Nos dividimos assim: um fotógrafo, um assistente e um cine pra fazer produção do noivo e decoração, enquanto a outra "turma" (fotógrafa, assistente e cine) ficam lá com a noiva, até ela ficar pronta.

Então, eu nunca deixaria uma decoração ou making of de noiva com um cara que eu não conheço, e além disso, nunca fez casamento. E não é por maldade.

Quando a noiva vai no meu escritório pra fechar comigo, ela vê o mostruário que eu e minha amiga fizemos. Eu nas decorações, ela no making of. Se eu entregar qualquer coisa diferente disso, posso me complicar depois.

Vejamos outra situação. A foto das alianças: Eu tenho tanta confiança na minha parceira de trampo, que ela sabe que só precisa fazer a foto aberta, aquela que garante o "arroz com feijão". E eu faço fechadinha nas mãos, por exemplo.
Faz bastante tempo que não faço foto "aberta/normalzinha" de aliança nos meus casamentos, porque sei que minha parceira tá garantindo o meu contrato lá do outro lado.
Na hora da saída, mesma coisa. Ela fica no corredor, fazendo a tradicional, enquanto eu "invento moda", subo no mezanino (se houver), vou pelas laterais, etc...
Quando eu vou fazer o ensaio dos noivos, ela vai pra festa, faz algum detalhe de decoração que ainda não estava pronto, e fica à disposição dos convidados. Eu sei que as fotos dela serão todas aproveitadas/aproveitáveis. Então, não me preocupo. Em todas as situações, ela nunca faz foto "igual" à minha. Sempre de outro ângulo, com outra lente, etc.


Então, amigo, não encare como falta de coleguismo, egoísmo, frescurite, ou qualquer coisa assim. O cara pode estar apenas se protegendo. Veja que o Agalons tem uma opinião parecida com a minha. Não dá pra confiar/garantir o trabalho dos outros. É complicado...


Minha sugestão: Pegue o trampo, procure e contrate um fotógrafo freelancer de casamento aí na sua cidade, e diga pra ele: "Amigo, garanta o básico pra mim, naõ precisa inventar NADA. Só o "arroz com feijão" mesmo..."
E aí, vá como segundo fotógrafo, com liberdade para criar, compor, ousar, errar... Não tem erro. Se por acaso você não der conta, (eu acho que dá sim, na moral), o freelancer tá lá fazendo as fotos mais simples e que não vão te deixar desguarnecido depois.

Abraço.
Mike entendo perfeitamente isso que vc disse, mas temos que começar de algum jeito e esse sem dúvida é um dos melhores meios. Tenho essa preocupação de saber quem vai fazer essa parceria comigo, além da pessoa ser minha amiga pessoal é uma cliente que irá render outros trabalhos e indicações, um deslize pode estragar tudo, até a amizade.

Mas pense assim, se ninguém der oportunidade para os outros aprender, como fica quem está começando? Colaborativismo é raro mas extremamente benéfico para todos.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2017, 09:01:32
Mike entendo perfeitamente isso que vc disse, mas temos que começar de algum jeito e esse sem dúvida é um dos melhores meios. Tenho essa preocupação de saber quem vai fazer essa parceria comigo, além da pessoa ser minha amiga pessoal é uma cliente que irá render outros trabalhos e indicações, um deslize pode estragar tudo, até a amizade.

Imagine a cena: Vocêna minha equipe nesse casamento, ok? Então imagine que bem na hora das alianças ou do beijo. Eu faço a foto fechada, você faz a aberta do outro lado. Aí, por um azar, falta de hábito, ou qualquer coisa assim, você dá "uma bobeirinha" e perde a foto do beijo. Pronto. Tá feita a cag***...

A noiva vai falar pra todo mundo: "O Mike é bom, mas a equipe dele é fraca, perderam o beijo. Além disso, o MArtinez, que eu achei que era meu amigo, perdeu a foto do meu beijo! Justo comigo que sou amiga dele!"
E ela vai falar isso pra todo mundo. Por isso que não dá pra contar com uma pessoa "estranha" na equipe.


Mas pense assim, se ninguém der oportunidade para os outros aprender, como fica quem está começando? Colaborativismo é raro mas extremamente benéfico para todos.

Martinez, entenda: "Dar oportunidade" é diferente de "colocar na equipe". Fazer como eu sugeri, já é uma grande oportunidade. O fotógrafo iniciante terá como fotografar, tudo certinho. Mas contar com essas fotos, aí são outros quinhentos, meu amigo. Veja que nunca quis desmerecer você ou duvidei de sua capacidade.

O que sua amiga pediu é meio estranho do ponto de vista mercadológico. Agora ela vai no buffet, contrata e diz que quer que contratem sua amiga que cozinha bem, mas que nunca fez um jantar de 300 pessoas. Aí ela vai na banda e pede pro dono deixar o primo dela guitarrista tocar. Só que o primo nunca fez um baile de cinco horas.

Entende? Ninguem vai abrir mão do sincronismo e confiabilidade da sua equipe só por capricho de noiva. Não posso condenar o fotógrafo, assim como não condenaria o chef ou o músico.



Veja a sugestão que eu dei. Aproveita que o Teté já abriu as portas e fecha com ele! Humberto é reconhecidamente um dos grandes fotógrafos de casamento aqui do MF. Com certeza ele garantirá seu evento com folga, e ainda vai te dar um monte de dica e conselho na hora "H".

Abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 14 de Junho de 2017, 09:06:49
Imagine a cena: Vocêna minha equipe nesse casamento, ok? Então imagine que bem na hora das alianças ou do beijo. Eu faço a foto fechada, você faz a aberta do outro lado. Aí, por um azar, falta de hábito, ou qualquer coisa assim, você dá "uma bobeirinha" e perde a foto do beijo. Pronto. Tá feita a cag***...

A noiva vai falar pra todo mundo: "O Mike é bom, mas a equipe dele é fraca, perderam o beijo. Além disso, o MArtinez, que eu achei que era meu amigo, perdeu a foto do meu beijo! Justo comigo que sou amiga dele!"
E ela vai falar isso pra todo mundo. Por isso que não dá pra contar com uma pessoa "estranha" na equipe.


Martinez, entenda: "Dar oportunidade" é diferente de "colocar na equipe". Fazer como eu sugeri, já é uma grande oportunidade. O fotógrafo iniciante terá como fotografar, tudo certinho. Mas contar com essas fotos, aí são outros quinhentos, meu amigo. Veja que nunca quis desmerecer você ou duvidei de sua capacidade.

O que sua amiga pediu é meio estranho do ponto de vista mercadológico. Agora ela vai no buffet, contrata e diz que quer que contratem sua amiga que cozinha bem, mas que nunca fez um jantar de 300 pessoas. Aí ela vai na banda e pede pro dono deixar o primo dela guitarrista tocar. Só que o primo nunca fez um baile de cinco horas.

Entende? Ninguem vai abrir mão do sincronismo e confiabilidade da sua equipe só por capricho de noiva. Não posso condenar o fotógrafo, assim como não condenaria o chef ou o músico.



Veja a sugestão que eu dei. Aproveita que o Teté já abriu as portas e fecha com ele! Humberto é reconhecidamente um dos grandes fotógrafos de casamento aqui do MF. Com certeza ele garantirá seu evento com folga, e ainda vai te dar um monte de dica e conselho na hora "H".

Abraço.
o assunto e poder ser fotografo extra de equipe.
Minha primeira festa eu fui como fotografo extra , como prova
se fazia obras de arte, otimo, se fazia lixo, otimo tambem.
A equipe nao pode contar com o "extra", ai nao ha nenhum problema.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 14 de Junho de 2017, 09:18:41

Martinez, entenda: "Dar oportunidade" é diferente de "colocar na equipe". Fazer como eu sugeri, já é uma grande oportunidade. O fotógrafo iniciante terá como fotografar, tudo certinho. Mas contar com essas fotos, aí são outros quinhentos, meu amigo. Veja que nunca quis desmerecer você ou duvidei de sua capacidade.

O que sua amiga pediu é meio estranho do ponto de vista mercadológico. Agora ela vai no buffet, contrata e diz que quer que contratem sua amiga que cozinha bem, mas que nunca fez um jantar de 300 pessoas. Aí ela vai na banda e pede pro dono deixar o primo dela guitarrista tocar. Só que o primo nunca fez um baile de cinco horas.

Entende? Ninguem vai abrir mão do sincronismo e confiabilidade da sua equipe só por capricho de noiva. Não posso condenar o fotógrafo, assim como não condenaria o chef ou o músico.

Abraço.

Mike,

Concordo com o que você falou.
Mas na pratica o que eu vejo é outra coisa, pouquíssimos fotógrafos tem uma equipe ou colaboradores fixos.
Pegam freela por casamento e cada evento pode ser um cara diferente.


O que eu tinha entendido é que a noiva vai fechar com o fotografo que o nosso colega de fórum indicar.
Logo ele estaria levando o serviço para o fotografo.
Nesse mundo que pagam comissões gordas a cerimonialistas e afins, o ônus do fotografo seria só levar nosso colega.

Você assumiu, com bons motivos, que seria um trabalho em equipe como é de costume.
O freela fazendo o feijão com arroz e o fotografo contratado fazendo as mais artísticas.
Mas nesse caso o contratado teria que fazer tudo e a unica obrigação do nosso colega seria não atrapalhar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #19 Online: 14 de Junho de 2017, 10:08:53
Faça o seguinte então: já que ela vai contratar fotógrafo, deixe que ele traga a equipe e faça o trabalho, porém esteja junto como fotógrafo independente. Como você disse que ela é sua amiga e que você quer se inserir neste contexto de casamentos, faça de graça, pois o pagamento será a experiência e segurança que você ganhará.

Apenas converse com o fotógrafo que fará o trabalho para que vocês se entendam em termos de posicionamento, mas sabendo que serão trabalhos independentes - nem você e nem ele poderão esperar que um esteja cobrindo o outro, pelo contrário, funcionará como uma cobertura jornalística de um evento, por exemplo, onde cada jornal manda o seu fotógrafo e todos querem fotografar tudo.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 14 de Junho de 2017, 11:36:05
Acho que a galera está exagerando. Olharam as fotos dele no Facebook da assinatura?

Eu acho que ele como 3º fotógrafo (como o proposto) da conta com sobra, e vai ter muitas fotos proveitosas sim.
É óbvio que fotos importantes como a troca de alianças ou o ósculo não devem ficar sobre a responsabilidade dele, mas como 3º fotógrafo, descompromissado, tenho certeza de que vai pegar muitos lances espontâneos que rendem ótimas imagens.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 14 de Junho de 2017, 12:09:51
Vamos conversar sobre isso...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk



Opa! Rsrs.

Concordo com o Dellano e o agalons. A ideia é ele ir como um fotógrafo extra, tipo eu iria com meu 2° fotógrafo tradicional e levaria o Luiz de 3° fotógrafo, algo do tipo. Deixaria ele livre para criar, fazer as fotos que a amiga espera dele, enquanto eu e o meu parceiro cuidaríamos do protocolar. Não vejo problemas nisso. Eu mesmo já levei muita gente inexperiente de 3° fotógrafo, apenas para aprender.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #22 Online: 14 de Junho de 2017, 12:28:05
Faça o seguinte então: já que ela vai contratar fotógrafo, deixe que ele traga a equipe e faça o trabalho, porém esteja junto como fotógrafo independente. Como você disse que ela é sua amiga e que você quer se inserir neste contexto de casamentos, faça de graça, pois o pagamento será a experiência e segurança que você ganhará.

Apenas converse com o fotógrafo que fará o trabalho para que vocês se entendam em termos de posicionamento, mas sabendo que serão trabalhos independentes - nem você e nem ele poderão esperar que um esteja cobrindo o outro, pelo contrário, funcionará como uma cobertura jornalística de um evento, por exemplo, onde cada jornal manda o seu fotógrafo e todos querem fotografar tudo.
Márcio, já fiz trabalho assim, teve uma colação de grau de primário de uma menina. Ocorreu que a mãe me contratou porque a escola não ia contratar nenhum fotógrafo para registrar, porém chegando lá me deparei com dois fotógrafos contratados pela escola...
Conversei, fui amigável, tranquilo, expliquei a situação e acredite, deu problema. Os caras não fizeram uma foto da menina, chegaram ao ponto de não bater fotos em grupo quando ela estava, ficou uma situação horrorosa...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 14 de Junho de 2017, 12:35:17
Opa! Rsrs.

Concordo com o Dellano e o agalons. A ideia é ele ir como um fotógrafo extra, tipo eu iria com meu 2° fotógrafo tradicional e levaria o Luiz de 3° fotógrafo, algo do tipo. Deixaria ele livre para criar, fazer as fotos que a amiga espera dele, enquanto eu e o meu parceiro cuidaríamos do protocolar. Não vejo problemas nisso. Eu mesmo já levei muita gente inexperiente de 3° fotógrafo, apenas para aprender.

E isso mesmo, turma, dia 24, eu vou levar de nº3, um colega, sem nenhum problema.
Ate hj fico grato das oportunidades que tive no inicio, ja 200 anos atras!!, kkk
ja contei muitas vezes , começei como fotografo 4/5, em eventos gigantes, depois eu me "rebaixei", me oferecendo como assistente, para ver o que fazia o Dono do estudio, depois de 2 anos, ja era fotografo 1, de festas pequenas de 200 convidados. A vida e assim mesmo!!!!!!!!!!!! :ok: :ok: :ok: :ok:


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #24 Online: 14 de Junho de 2017, 12:47:02
Márcio, já fiz trabalho assim, teve uma colação de grau de primário de uma menina. Ocorreu que a mãe me contratou porque a escola não ia contratar nenhum fotógrafo para registrar, porém chegando lá me deparei com dois fotógrafos contratados pela escola...
Conversei, fui amigável, tranquilo, expliquei a situação e acredite, deu problema. Os caras não fizeram uma foto da menina, chegaram ao ponto de não bater fotos em grupo quando ela estava, ficou uma situação horrorosa...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Tem gente que usa câmera fotográfica como arma de fogo - isso o que aconteceu é ridículo, pura falta de profissionalismo.

E agalons, a vida é isso mesmo e tal como você, fui agraciado com algumas oportunidades, que me fizeram aprender a dinâmica de eventos, ao mesmo tempo que ia recebendo força para continuar (e até ajuda na hora que iam fazer upgrade de equipamento e me vendiam com preços legais) - hoje, retribuo tudo isso dando força pra quem está começando, levando como assistente e ensinando o pouco que conheço - a vida tornasse mais leve quando a gente compartilha, porque penso que quando a gente ajuda, é porque recebeu primeiro - foi ajudado antes.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #25 Online: 14 de Junho de 2017, 13:37:09
Galera, muito obrigado por todas as dicas e ofertas que recebi... Vou retornar para todos vocês que me enviaram MP, para falarmos mais e eu passar os pormenores do evento.

Obrigado a todos mais uma vez...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 14 de Junho de 2017, 13:50:30
Tem gente que usa câmera fotográfica como arma de fogo - isso o que aconteceu é ridículo, pura falta de profissionalismo.

E agalons, a vida é isso mesmo e tal como você, fui agraciado com algumas oportunidades, que me fizeram aprender a dinâmica de eventos, ao mesmo tempo que ia recebendo força para continuar (e até ajuda na hora que iam fazer upgrade de equipamento e me vendiam com preços legais) - hoje, retribuo tudo isso dando força pra quem está começando, levando como assistente e ensinando o pouco que conheço - a vida tornasse mais leve quando a gente compartilha, porque penso que quando a gente ajuda, é porque recebeu primeiro - foi ajudado antes.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :ok: