Autor Tópico: Dividir estúdio é uma boa ideia?  (Lida 1663 vezes)

phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Online: 11 de Junho de 2017, 22:00:48
Oi pessoal

Estou pensando em além de fotografar retratos em locações e lugares públicos, também montar um estúdio com algumas outras fotógrafas.

Vocês já passaram por essa experiência?
Sai bastante fotos de estúdio pra vocês?
Vale a pena pagar um aluguel, comprar equipamentos e dividir com 2 ou 3 fotógrafas?
 


pschinda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2017, 08:59:21
Um colega de faculdade, certa vez, trouxe a frase: "até uma simples folha, quando carregada por 2 pessoas torna-se mais leve".
É uma boa ideia, mas que pode gerar conflitos. Por exemplo:
Como lidar com 2 ensaios agendados para o mesmo horário? (Também acho difícil. mas uma hora vai acontecer).
O que ocorrerá quando 1 dos sócios trabalhar mais (e consequentemente ganhar mais) do que os outros?
Como ficarão os empréstimos de equipamento e quando sofrerem danos?

Se você tem essa ideia em vista, torço para que tenha sucesso, mas prepare-se para algumas pedras no caminho.
Instamatic, Tira-teima, Xereta, ..... Canon 80D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2017, 13:27:06
Acho tranquilo, principalmente se for apenas compartilhamento da locação e eventuais equipamentos de estúdio e cenários. Cada um com seus clientes e com seus equipamentos fotográficos.
Uma planilha compartilhada no Google docs resolve qualquer conflito de agenda.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2017, 14:53:05
passei por essa experiencia recentemente. Pode ser muito bom pra reduzir gastos e ter alguém pra trocar ideias, mas é igual casamento: precisa existir afinidade entre os envolvidos pra funcionar. Faça um bom contrato pra como resolver a divisão de tudo e planeje também uma possível separação. Ao mesmo tempo que pode ser muito bom, pode gerar muita dor de cabeça.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2017, 18:08:57
Oi pessoal

Estou pensando em além de fotografar retratos em locações e lugares públicos, também montar um estúdio com algumas outras fotógrafas.

Vocês já passaram por essa experiência?
Sai bastante fotos de estúdio pra vocês?
Vale a pena pagar um aluguel, comprar equipamentos e dividir com 2 ou 3 fotógrafas?
como qquer sociedade informal,pode ser otimo, desde que se faça tudo corretamente!!! :ok: :ok: :ok:


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2017, 12:33:54
Eu já tive estúdio, hoje não tenho mais. Considero um elefante branco, com muito investimento sem garantia de retorno, em uma época onde clientes mensuram tudo por baixo.
Ter estúdio é sinônimo de ter cliente constante, com muita demanda e pagando bem. A não ser que você seja dona do imóvel e de preferência, sem condomínio e com IPTU razoável.
Esta alternativa de sociedade, é complicada no que diz respeito às marcações de dias e horários, tendo que por vez, alterar as agendas.
A solução é um espaço grande, com alternativa de poder ser dividido, para ser usado ao mesmo tempo pelos dois. Esta divisão tem que ser móvel, para caso de ter de usar o espaço inteiro.
Fundo infinito, quase ninguém mais usa, devido às alternativas virtuais.
Confesso que, algumas vezes, me faz falta.
José Diaz


phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2017, 19:50:34
penso em fazer o estúdio no meu apê mesmo, se o síndico não implicar e tudo mais...

Não vai ter condomínio, nem aluguel... porém vejo saindo muito mais fotos externas ou internas em locações bacanas do que estúdios... eu acho que eles estão bem esquecidos... não sei se vale a pena comprar um estúdio completo pra pegar uns 2 clientes por semana, mas enfim... acho que arriscarei mesmo assim. Vai ser muito bom pela minha experiência como fotógrafa...


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2017, 15:50:33
Vale a pena como experiência. Não posso negar que a fotometria (fotômetro de mão) em estúdio ajuda muito a aprender sobre utilização de iluminação e seus variados efeitos. Claro que usando sempre a técnica e o bom senso.
Acho que em um apartamento residencial, pode complicar. Mesmo que seja para fotografar só pessoas. Mas já conheci mais de um aqui no Rio que fez isso.
Se o assunto é produto, aí o melhor seria em um prédio comercial.
Uma questão importante ao se programar para um estúdio é, justamente, o espaço e sua finalidade. Um estúdio para pessoas, pode requerer um espaço bem maior do que para produtos. Um bom espaço mínimo para fotografia de gente (modelos e etc) seria em torno de 8mX4mX4m, sendo: comprimento, largura e altura, respectivamente. Já pra produtos, dá pra se virar em 4mX4mX3m.
O melhor é que as paredes sejam pintadas de cinza médio, principalmente se for um espaço pequeno.
« Última modificação: 27 de Junho de 2017, 15:52:58 por José Diaz Fotografia »
José Diaz


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2017, 09:59:03
È como qualquer negocio, sociedade é um casamento. Ambas tem que da certo, porque se nao, acaba logo. Agora como voce disse, que é voce e mais 2 pessoas, ai deve ficar mais complicado ainda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2017, 11:04:47
Eu discordo dessa visão de casamento e sociedade nesse caso.

É apenas um compartilhamento de espaço de trabalho, coisa super comum em diversas profissões hoje em dia.
Cada um com seu negocio e com seus clientes.

Talvez no seculo passado poderia ter problema de 02 fotógrafos marcarem ensaio no mesmo horário.
Mas com Smartphones, internet e tanta ferramenta grátis? Só negligencia mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs