Autor Tópico: Tópico trancado por solicitação do usuário!  (Lida 1884 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 12 de Junho de 2017, 13:01:47
Eu vi um tópico trancado por solicitação de um usuário e fiquei com uma duvida se isso era uma regra, procurei e não achei, também procurei no FAQ e não achei, então posto aqui minha duvida.

A moderação as vezes tranca tópicos repetidos e indicam um link para outros tópicos que tratam do mesmo assunto, uma prática louvável já que tem a intenção de evitar a abertura de tópicos de assunto que já esta em andamento. Mas se o autor do tópico solicita o fechamento, outras pessoas que possam surgir com um mesmo problema não conseguirá postar ali, e terá que abrir outro tópico do mesmo assunto. Acho que isso vai um pouco de encontro ao que se prega.

Não estou fazendo nenhuma reclamação, estou apenas tentando entender se devo ou não solicitar trancamento de meus tópicos. Confesso nunca ter visto isso por aqui e por isso fiquei na duvida.

O tópico em questão é esse:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=127721.0;topicseen

Um abraço.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2017, 13:12:07
você mesmo pode trancar seus tópicos se assim desejar, muitos entendem que suas dúvidas não são as de terceiros e por isso o fazem.

ou pode manter aberto e permitir que outros interajam.

existe uma grande diferença entre regras e boas práticas, incentivar a pesquisa ao invés da abertura de tópicos repetitivos não é regra, mas uma boa prática.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2017, 14:03:15
Junto a esta dúvida, quero emendar outra: porque um usuário pode trancar o seu tópico? Vejo que isso é uma ação que só pode ser tomada pelos moderadores do fórum, do contrário, estamos falando de consultoria - quando o trabalho é concluído, eu encerro o caso e fim de papo.

A grande maioria dos tópicos servem para todos que acessam o fórum e acho que o usuário trancar um tópico é assumir que "aprendeu o que queria, dane-se os outros" - quebra ali a possibilidade de interação dos demais e ai, cai no que já foi dito: abre-se um novo tópico, para tratar de um assunto que já vem (ou vinha) sendo tratado.

Os moderadores o fecharem, acho muito justo, pois há uma política a ser seguida, mas fechar apenas porque o usuário não o quer mais aberto, acho meio sem sentido - o tópico não é do usuário, mas sim do fórum.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2017, 15:28:17
Junto a esta dúvida, quero emendar outra: porque um usuário pode trancar o seu tópico? Vejo que isso é uma ação que só pode ser tomada pelos moderadores do fórum, do contrário, estamos falando de consultoria - quando o trabalho é concluído, eu encerro o caso e fim de papo.

A grande maioria dos tópicos servem para todos que acessam o fórum e acho que o usuário trancar um tópico é assumir que "aprendeu o que queria, dane-se os outros" - quebra ali a possibilidade de interação dos demais e ai, cai no que já foi dito: abre-se um novo tópico, para tratar de um assunto que já vem (ou vinha) sendo tratado.

Os moderadores o fecharem, acho muito justo, pois há uma política a ser seguida, mas fechar apenas porque o usuário não o quer mais aberto, acho meio sem sentido - o tópico não é do usuário, mas sim do fórum.

Posso levar o que entendo como uma sugestão sua ao fórum, no entanto, hoje a plataforma permite isso, não sei se é possível impedir.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2017, 16:40:27
Posso levar o que entendo como uma sugestão sua ao fórum, no entanto, hoje a plataforma permite isso, não sei se é possível impedir.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Não sei vocês, mas eu só consigo trancar tópicos criados por mim nos classificados. Quanto a pedir pra trancar tópicos, vejo vantagens tanto em trancar quanto não trancar. Trancar oferece como vantagem alguém lá na página 60 do tópico perguntar algo que foi respondido na página 3.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2017, 16:41:54
Não sei vocês, mas eu só consigo trancar tópicos criados por mim nos classificados.

Eu tb, nos outros não aparece a opção.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2017, 17:49:58
pra mim sempre aparece, pode ser por meu status.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro