Autor Tópico: Compartilhamento de trabalho  (Lida 3215 vezes)

lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Online: 13 de Junho de 2017, 08:53:09
Uma amiga me deu uma proposta para fotografar a festa de casamento dela que será realizada em um buffet em Setembro, mesmo sabendo que ainda não atuo na área de casamentos, ela insistiu para que eu seja um dos fotógrafos.

Conversei com um colega que trabalha como fotógrafo de casamento e propus essa parceria para ele, onde eu participaria da equipe como fotógrafo... após algum tempo pensando (1 semana) ele me disse que não seria possível efetuar o trabalho, por falta de tempo.  :ponder:

Agora a pergunta que gostaria de fazer a todos, realmente é difícil de isso ocorrer? Um fotógrafo normalmente recusa um trabalho por causa de uma possível parceria?

Ah... um detalhe importante, eu propus que o meu pagamento pelo trabalho, fosse o que cobro normalmente por um evento de festa infantil, pensando na experiência que irei adquirir.
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2017, 16:17:40
Tudo depende de quanto ficou o serviço do casamento: se o valor total menos que o que você deseja receber for equivalente ao que este fotógrafo ganha, ele pode realmente ter um problema de agenda e não poder fotografar na data.

Se a conta acima der menor, provavelmente ele quis ser cordial e não dizer que o valor não o atraia.

Mas agora, faça uma pergunta a si mesmo: você tem capacidade para fazer o evento sozinho? As vezes, o não dar o passo adiante é uma falha que cometemos com nós mesmos e acabamos por não ir adiante em determinadas coisas.

Daqui pra setembro você tem tempo para treinar, buscar fazer alguns trabalhos por conta em casamentos - se você já faz festa infantil, pelo menos o básico de fotografia você já conhece e talvez, já esteja até habilitado a fazer o casamento sozinho (ou com algum assistente).
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2017, 16:55:03
Tudo depende de quanto ficou o serviço do casamento: se o valor total menos que o que você deseja receber for equivalente ao que este fotógrafo ganha, ele pode realmente ter um problema de agenda e não poder fotografar na data.

Se a conta acima der menor, provavelmente ele quis ser cordial e não dizer que o valor não o atraia.

Mas agora, faça uma pergunta a si mesmo: você tem capacidade para fazer o evento sozinho? As vezes, o não dar o passo adiante é uma falha que cometemos com nós mesmos e acabamos por não ir adiante em determinadas coisas.

Daqui pra setembro você tem tempo para treinar, buscar fazer alguns trabalhos por conta em casamentos - se você já faz festa infantil, pelo menos o básico de fotografia você já conhece e talvez, já esteja até habilitado a fazer o casamento sozinho (ou com algum assistente).

Concordo com tudo que foi dito.

Fotógrafos não são os melhores "empregadores" de outros fotógrafos, provavelmente o que vc pediu deve ser mais que o freela que pagam.
Mas isso n seria problema, bastaria ele cobrar a mais de sua amiga.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2017, 18:12:07


Tudo depende de quanto ficou o serviço do casamento:

Mas agora, faça uma pergunta a si mesmo: você tem capacidade para fazer o evento sozinho? As vezes, o não dar o passo adiante é uma falha que cometemos com nós mesmos e acabamos por não ir adiante em determinadas coisas.(...) - se você já faz festa infantil, pelo menos o básico de fotografia você já conhece e talvez, já esteja até habilitado a fazer o casamento sozinho (ou com algum assistente).

Acredite, a pessoa nem passou um preço, isso foi mais decepcionante ainda.

Eu acredito que até consiga fazer o evento sozinho, mas como nunca fiz e  nem tenho muita ideia, acredito que vou me perder e sei que esse trabalho pode ser uma porta de entrada, se fizer errado ela se fecha. Teria mais confiança se pudesse participar como 3° fotógrafo... Não ligo, até diminuiria minha "comissão".

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2017, 18:41:23

Acredite, a pessoa nem passou um preço, isso foi mais decepcionante ainda.

Eu acredito que até consiga fazer o evento sozinho, mas como nunca fiz e  nem tenho muita ideia, acredito que vou me perder e sei que esse trabalho pode ser uma porta de entrada, se fizer errado ela se fecha. Teria mais confiança se pudesse participar como 3° fotógrafo... Não ligo, até diminuiria minha "comissão".

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
me explica para eu entender
tua amiga contratou um fotografo
porem quer que vc tambem esteja la
e disse para vc ir junto com o contratatdo, e fazer a festa dela juntos
e o tal do fotografo cancelou com tua amiga?????
e isso????
metade de junho para setembro, esta bem encima da hora.
« Última modificação: 13 de Junho de 2017, 18:45:56 por agalons »


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2017, 18:46:55
me explica para eu entender
tua amiga contrato um fotografo
porem quer que vc tambem esteja la
e disse para vc ir junto com o contratatdo, e fazer a festa dela juntos
e o tal do fotografo cancelou com tua amiga?????
e isso????
Não, me deu uma proposta. Ela já vai contratar o fotógrafo, porém me disse para eu procurar e me incluir no trabalho, ela prefere que eu participe como fotógrafo tbm.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2017, 18:56:52
Não, me deu uma proposta. Ela já vai contratar o fotógrafo, porém me disse para eu procurar e me incluir no trabalho, ela prefere que eu participe como fotógrafo tbm.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
quando ela contratar , ela tem que pedir ao fotografo, que gostaria, que vc for junto com ele , e ver o que o "artista" disse.O mais provavel e que a resposta seja nao, e obviamente o fotografo nao vai querer pagar nada.
depende de cada um, qtos convidados vai ter a festa????.
Se algum cliente me pedir isso, nao atrapalhando o trabalho , eu nem me preocuparia, poderia levar sem problemas.
Agora eu so garanto meu trabalho e da minha equipe.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2017, 19:19:07
Não, me deu uma proposta. Ela já vai contratar o fotógrafo, porém me disse para eu procurar e me incluir no trabalho, ela prefere que eu participe como fotógrafo tbm.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
[/quote

.
« Última modificação: 13 de Junho de 2017, 19:19:54 por Rezende_SP »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2017, 19:20:06
Mas o fotografo que ela contratou soube disso antecipadamente?
Ele não e obrigado a aceitar que outro fotografo, no caso vc, participe do trabalho... 
Se ele aceitar, ótimo!!! Porem se ele não gostar da ideia nao aconselho que vc va, ainda que sua amiga (e contratante) insista nisso. Pode causar mal estar durante os trabalhos...vc não ficara a vontade e ele pode ate usar de ma fê e dizer que vc o atrapalhou e por isso ele não fez a foto X e fotos Y...

Se ele aceitar, ótimo!!!

M Rezende


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2017, 20:19:01
Mas o fotografo que ela contratou soube disso antecipadamente?
Ele não e obrigado a aceitar que outro fotografo, no caso vc, participe do trabalho... 
Se ele aceitar, ótimo!!! Porem se ele não gostar da ideia nao aconselho que vc va, ainda que sua amiga (e contratante) insista nisso. Pode causar mal estar durante os trabalhos...vc não ficara a vontade e ele pode ate usar de ma fê e dizer que vc o atrapalhou e por isso ele não fez a foto X e fotos Y...

Se ele aceitar, ótimo!!!

M Rezende
Acho que não expliquei direito... Rs
Ela já vai contratar de qqr jeito, mas não contratou.

Ela me pediu para eu fazer isso, ela quer que eu tiro as fotos, mas como o evento é grande, ela sabe que é necessário uma equipe, aí que entra o esquema. Ela me pediu para procurar alguém que faça e me deixe participar.

Um exemplo seria como eu sendo um frela e tivesse o trampo, precisando de uma equipe.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2017, 21:45:23
Acho que eu entendi! Ela vai contratar um fotógrafo, mas ela quer que você encontre esse fotógrafo, e que ele inclua você na equipe é isso?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2017, 21:46:55
Tá cheio de fotógrafo de casamento aqui no fórum (eu inclusive), certeza que um deles aceitaria fazer essa parceria com você (eu inclusive).  :D

Acho que o cara deve ter pego algum outro trabalho na data, acho difícil que alguém recusasse esse tipo de oferta. No meu ponto de vista, parcerias são sempre bem vindas, quanto mais melhor, rsrs.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2017, 00:02:38
Gente, há os dois lados da moeda. Vamos por partes.

O lado legal: Uma parceria é sempre bem-vinda, todos temos que estar de mente aberta, isso é bom pra todo mundo.

PORÉM: Não é todo mundo que confia de colocar um cara assim na equipe. Imagina, a noiva chegar em mim, e dizer:
"Mike, te contrato, mas quero fulano na equipe!"
Aí eu vou ver, e o fulano nunca fez casamento. Mas NUNCA que eu faria. Não me leve a mal, não é arrogância. Longe disso, é medo mesmo, rsrsrs...
O que eu, Mike Castro, faria, seria o seguinte:
"Noivinha, eu adoraria fotografar seu evento, mas tenho minha própria equipe, estamos sincronizados e conhecemos e confiamos uns nos outros. Se o seu amigo quiser fotografar para portfólio, treino, sei lá, será muito bem vindo, DESDE QUE não entre na frente dos meus colaboradores. Não me responsabilizo pelas fotos dele, não vou colocar as fotos no meu álbum e nenhum take no meu video"

Seguinte, gente. Eu, por exemplo, tenho uma amiga que fotografa pra mim. Minha equipe é de seis pessoas no contrato mais usual. Dois fotógrafos, dois assistentes e dois cines. Nos dividimos assim: um fotógrafo, um assistente e um cine pra fazer produção do noivo e decoração, enquanto a outra "turma" (fotógrafa, assistente e cine) ficam lá com a noiva, até ela ficar pronta.

Então, eu nunca deixaria uma decoração ou making of de noiva com um cara que eu não conheço, e além disso, nunca fez casamento. E não é por maldade.

Quando a noiva vai no meu escritório pra fechar comigo, ela vê o mostruário que eu e minha amiga fizemos. Eu nas decorações, ela no making of. Se eu entregar qualquer coisa diferente disso, posso me complicar depois.

Vejamos outra situação. A foto das alianças: Eu tenho tanta confiança na minha parceira de trampo, que ela sabe que só precisa fazer a foto aberta, aquela que garante o "arroz com feijão". E eu faço fechadinha nas mãos, por exemplo.
Faz bastante tempo que não faço foto "aberta/normalzinha" de aliança nos meus casamentos, porque sei que minha parceira tá garantindo o meu contrato lá do outro lado.
Na hora da saída, mesma coisa. Ela fica no corredor, fazendo a tradicional, enquanto eu "invento moda", subo no mezanino (se houver), vou pelas laterais, etc...
Quando eu vou fazer o ensaio dos noivos, ela vai pra festa, faz algum detalhe de decoração que ainda não estava pronto, e fica à disposição dos convidados. Eu sei que as fotos dela serão todas aproveitadas/aproveitáveis. Então, não me preocupo. Em todas as situações, ela nunca faz foto "igual" à minha. Sempre de outro ângulo, com outra lente, etc.


Então, amigo, não encare como falta de coleguismo, egoísmo, frescurite, ou qualquer coisa assim. O cara pode estar apenas se protegendo. Veja que o Agalons tem uma opinião parecida com a minha. Não dá pra confiar/garantir o trabalho dos outros. É complicado...


Minha sugestão: Pegue o trampo, procure e contrate um fotógrafo freelancer de casamento aí na sua cidade, e diga pra ele: "Amigo, garanta o básico pra mim, naõ precisa inventar NADA. Só o "arroz com feijão" mesmo..."
E aí, vá como segundo fotógrafo, com liberdade para criar, compor, ousar, errar... Não tem erro. Se por acaso você não der conta, (eu acho que dá sim, na moral), o freelancer tá lá fazendo as fotos mais simples e que não vão te deixar desguarnecido depois.

Abraço.
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 00:05:51 por Mike Castro »


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #13 Online: 14 de Junho de 2017, 07:55:27
Acho que eu entendi! Ela vai contratar um fotógrafo, mas ela quer que você encontre esse fotógrafo, e que ele inclua você na equipe é isso?
Isso

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2017, 07:55:51
Tá cheio de fotógrafo de casamento aqui no fórum (eu inclusive), certeza que um deles aceitaria fazer essa parceria com você (eu inclusive).  :D

Acho que o cara deve ter pego algum outro trabalho na data, acho difícil que alguém recusasse esse tipo de oferta. No meu ponto de vista, parcerias são sempre bem vindas, quanto mais melhor, rsrs.
Vamos conversar sobre isso...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/