Autor Tópico: Problema recorrente com a Canon EF100mm 2.8 macro - vale reparar pela 3a vez?  (Lida 1225 vezes)

Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Olá pessoal!

Minha objetiva Canon EF 100mm 2.8 Macro deu seu último suspiro novamente! Já foi ressuscitada 2x. Minha dúvida agora é: vale tentar pela 3a vez, pelo mesmo problema? Será um problema crônico dessa Canon 100mm? Convocar um recall?  :D :D :D

O problema dela é sempre o mesmo, no mecanismo de abertura. Ela começa "errando" a abertura selecionada, por exemplo, faço a foto com f18 e ela fica superexposta e DOF de 2.8. Depois de algumas vezes acontecendo isso, ela agora travou em f22 (última abertura que usei) e apresentou Err 01, não funciona mais nada.  >:(
Para poder usar ela provisoriamente, passei uma fita nos contatos. Ok, consigo fazer fotos assim, mas só no foco manual e a visão com f22 é terrivelmente escura.

Então, vale gastar para arrumar novamente?

 :ponder: :ponder: :ponder:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Mandou para a assistência técnica autorizada Canon nas duas vezes?


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Se não me engano, na primeira vez foi para Namba em 2011 (autorizada em SP) e na segunda vez (uns dois ou três anos depois) acho que para Porto Alegre. Mas não lembro se foi mesmo para POA. Mas não posso reclamar das assistências, sempre vieram funcionando e como nova.
A questão é, vale arrumar novamente? As duas vezes foram arrumados com peças novas e originais (segundo eles - nós consumidores não temos como saber).

 :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Blasius,

acho que aqui é "all about money".

Quanto você gasta em cada "ajeitada"? Quando ela funciona bem, te traz retorno, satisfação?

Se você não gastar muito (preço total da lente vs conserto), se esse dinheiro não te fizer muita falta e se te trouxer satisfação, eu mandaria ajeitar.  :ok:

Já ouvi falar muito bem dessa lente, quem tem a "ama".

Pense sobre. :)

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Depende do valor de cada conserto vs tempo em que ficou funcionando.

Eu diria que se cada conserto dá uma parcela considerável do valor da lente, é melhor você partir para outra. Questão de custo benefício mesmo.

Canon 5D MK III - Sony A7III


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Então, vou enviar para fazer um orçamento... Valor dela nova é de aproximadamente uns R$ 2.500,00. Caso o reparo custe 1/3 disso, não sei se vale gastar para "ajeitar" novamente... hehehe (Levinthal) Com o orçamento em mãos posto aqui novamente.

Abraços!
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Então, vou enviar para fazer um orçamento... Valor dela nova é de aproximadamente uns R$ 2.500,00. Caso o reparo custe 1/3 disso, não sei se vale gastar para "ajeitar" novamente... hehehe (Levinthal) Com o orçamento em mãos posto aqui novamente.

Abraços!

Uma ideia a ser pensada é aplicar uma taxa de depreciação (para aparelhos fotográficos, a taxa anual pode ser na faixa de 10%) e então avaliar o custo do reparo em percentual do valor da lente depreciada. Normalmente, reparos que custem de 50% acima do valor do bem são tidos como antieconômicos.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367