Autor Tópico: HD SSD Sugestões!  (Lida 9483 vezes)

marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Junho de 2017, 00:10:02
Pessoal, sexta feira chegou o HD, coloquei no PC, formatei, e fiz uma nova instalação do Win10, não tive tempo de fazer um teste mais profundo, pois estou na correria com o trabalho, mas vou deixar um primeiro relato:

Antes tinha um HD de 1Tb particionado em 1 unidade de 150G para o sistema e programas. e o resto para os arquivos (edições em andamento).
Agora tenho o SSD de 240G para o sistema e programas, e um segundo HD de 1Tb (o antigo) para os arquivos (edições em andamento))

As tarefas que dependem exclusivamente do SSD ficaram mais rápidas, ligar o windows por exemplo ficou bem rápido, eu diria que leva 1/3 do tempo que levava no HD convencional, abrir programas também ficou mais rápido, não tanto quanto ligar o windows, mas ainda sim uma boa melhora.

Porém as tarefas que dependem do segundo HD (convencional) ficaram piores, parece que tem um gargalo de um HD para o outro, e isso ocorre em todas as aplicações, das mais leves como navegar pelos RAW's através do Fast Stone, até as mais pesadas como editar no LR arquivos que estão no HD, todas ficaram mais lentas.

Acredito que essa lentidão era menor antes, pois apesar de particionado, tudo estava em apena suma unidade física, agora alem de estarem em unidades separadas, ainda são diferentes, uma rápida e outra lenta.

Ainda vou fazer um teste editando arquivos que estejam diretamente no SSD, acredito que de um resultado bem diferente, mas a principio, para ser vantajoso, eu precisaria de muito mais espaço em SSD do que 240G, e o custo disso é muito alto.

Ainda é cedo para conclusões, pois pode haver uma série de fatores influenciando isso, mas a principio não vi vantagem.


Lembra do que eu disse, uma 1.4 numa D90... Bom, mas seu HD antigo é sata3?
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #31 Online: 27 de Junho de 2017, 00:16:17

Lembra do que eu disse, uma 1.4 numa D90... Bom, mas seu HD antigo é sata3?

Sata 2, a minha MOBO é sata 2


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 27 de Junho de 2017, 00:38:22
Sata 2, a minha MOBO é sata 2


Talvez ai já gere essa demora né, sata2 é metade da velocidade de um sata3
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 27 de Junho de 2017, 09:18:48
É claro que tudo depende da quantidade de programas que você tem no PC, mas eu deixaria uma partição de uns 80 - 100gb no SSD para jogar os arquivos que vc está trabalhando.
Caso vc use muitos programas, uma solução seria instalar os programas maiores no disco antigo para liberar mais espaço no SSD.
Programas podem ser instalados em qualquer partição ou disco do PC, basta criar uma pastinha chamada ProgramasInstalados no disco E: por exemplo, e instalar os programas nesse local.

Enfim, apenas uma idéia.

Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 27 de Junho de 2017, 10:13:34
Na teoria não é para ter diferença....

Sera que é um gargalo na placa mãe em trabalhar com 2 hd's?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Junho de 2017, 10:57:33
Roberto, minhas maquinas tem vários HDs, alguns SSDs e outros spin normais, por exemplo nesta que estou usando agora tem 4 drives (2 SSD + 2 HDs). Não existe diminuição de velocidade.

Precisa ver se vc configurou certo, na BIOS do seu equipamento o padrão de funcionamento.Outra coisa é que sempre que vc trabalha com duas partições em um HD tem perda de desempenho, esse HD antigo ainda está particionado???
Conhecimento importa mais que equipamento.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Junho de 2017, 11:36:56
Na teoria não é para ter diferença....

Sera que é um gargalo na placa mãe em trabalhar com 2 hd's?
Depende do tipo de instalação..
Se o SO tivesse instalado no HD e o SSD apenas p/ armazenamento seria um baita gargalo
Se fosse 2 HDs iguais poderia configurar RAID 0 para obter maior velocidade que um único.
2 SSDs também poderiam ser configurados em RAID ou instalar o SO em um e manter o outro apenas como armazenamento dos arquivos...
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #37 Online: 27 de Junho de 2017, 12:03:31
Precisa ver se vc configurou certo, na BIOS do seu equipamento o padrão de funcionamento.Outra coisa é que sempre que vc trabalha com duas partições em um HD tem perda de desempenho, esse HD antigo ainda está particionado???

Não está mais particionado, mas não alterei nada na BIOS, vou dar uma olhada se encontro alguma coisa.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #38 Online: 27 de Junho de 2017, 12:04:00
Se o SO tivesse instalado no HD e o SSD apenas p/ armazenamento seria um baita gargalo

É o inverso.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #39 Online: 27 de Junho de 2017, 12:06:01


Lembra do que eu disse, uma 1.4 numa D90... Bom, mas seu HD antigo é sata3?
Sata 2, a minha MOBO é sata 2


Falei bobagem, apenas a MOBO é sata2, o HD é sata3.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #40 Online: 27 de Junho de 2017, 15:41:56


Falei bobagem, apenas a MOBO é sata2, o HD é sata3.

De qualquer forma, tanto SATA2 quanto SATA3 são mais velozes que a maioria dos HDs. Dificilmente o gargalo está aí.

Veja se sua placa mãe possui 2 ou 4 portas SATA. Caso possua 4, tente mudar o HD de porta.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Junho de 2017, 17:25:50
Não sei se no seu computador já está no modo AHCI, se não estiver precisa mudar:


MAS CUIDADO MUITO CUIDADO
com o seguinte, se vc estava um HD formatado no padrão antigo IDE (não é AHCI) corre o risco de perder os dados qd mudar para o modo AHCI. O ideal é vc configurar a BIOS e reinstalar o Windows, os arquivos e tal do zero, reformata tudo do zero. Quanto ao HD antigo, desliga ele e só liga de novo depois que o SSD já estiver com o Windows reinstalado e funcionando direitinho. Depois disso reformata o HD antigo tbm, e regrava os dados novamente nele.
Ou seja, é super importante fazer um backup dos seus arquivos de trabalho pois corre sério risco de perder tudo do seu HD antigo simplesmente com essa mudança de padrão.


Veja este artigo:

https://www.tecmundo.com.br/ssd/56274-ssd-guia-completo-configuracoes-voce-ter-o-maximo-desempenho.htm




Aqui tem um vídeo, no YouTube tem mais:

https://youtu.be/5ou4H384eAA

« Última modificação: 27 de Junho de 2017, 17:33:12 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #42 Online: 27 de Junho de 2017, 20:31:41
Veja se sua placa mãe possui 2 ou 4 portas SATA. Caso possua 4, tente mudar o HD de porta.

Não sei se no seu computador já está no modo AHCI, se não estiver precisa mudar:

Então Lindsay e Felipe, não estava habilitado o AHCI, e uma outra coisa interessante, pesquisando eu descobri que minha MOBO tem um bug reconhecido pela ASUS nas portas 4 e 5 das conexões sata, e adivinha onde estavam ligados os dois HD's!

Alterei as conexões na MOBO, mudei para AHCI e formatei, e o resultado foi outro, sumiu o gargalo, O LR me impressionou, tanto pra carregar arquivos, como para executar tarefas, o PS teve uma melhora também, mas não tão evidente quanto ao LR, e os outros aplicativos mais leves nem da pra comentar.

Acho que dei um UP no PC pra mais um ano.

Obrigado a todos que participaram.
« Última modificação: 27 de Junho de 2017, 20:32:32 por Roberto Dellano »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Junho de 2017, 20:49:50
Wow, que legal, agora é só curtir o equipamento novo!!!  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 27 de Junho de 2017, 21:30:10
Então Lindsay e Felipe, não estava habilitado o AHCI, e uma outra coisa interessante, pesquisando eu descobri que minha MOBO tem um bug reconhecido pela ASUS nas portas 4 e 5 das conexões sata, e adivinha onde estavam ligados os dois HD's!

Alterei as conexões na MOBO, mudei para AHCI e formatei, e o resultado foi outro, sumiu o gargalo, O LR me impressionou, tanto pra carregar arquivos, como para executar tarefas, o PS teve uma melhora também, mas não tão evidente quanto ao LR, e os outros aplicativos mais leves nem da pra comentar.

Acho que dei um UP no PC pra mais um ano.

Obrigado a todos que participaram.

Agora sim  :)
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs