Autor Tópico: Anéis adaptadores: porque e quando utilizar?  (Lida 1215 vezes)

marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Online: 20 de Junho de 2017, 10:50:36
Olá amigos do fórum, tenho uma dúvida e talvez esta também seja a dúvida de alguns usuários e gostaria de compartilhar: porque, para quê e quando utilizar um anel adaptador? Apesar de fotografar há um bom tempo, sou completamente leigo neste assunto, pois sempre utilizei lentes para o tipo/marca de câmeras que tenho.

Parece ser meio boba a pergunta, mas levando-se em consideração que as principais marcas (Nikon, Canon e Sony) possuem uma vasta variedade de lentes, porque eu usaria, por exemplo, um anel adaptador em uma lente Canon, para montar num corpo Nikon? Ou adaptador em uma lente Sony, para um corpo Panasonic?

Sei que há diversas marcas de lentes, como Vivitar, Pentax, Leica, etc. que podem ter linhas antigas (bem) melhores que as lentes atuais, mas salvo isso, não vejo muita razão para o uso de um anel em lentes atuais, como tenho visto e ouvido muita gente falar que está utilizando.

Obs: não estou levando em consideração o fato de haver ainda poucas lentes para os modelos mirrorless, desta forma, a dúvida em si gira em torno das DSLR.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2017, 11:26:59
O mais comum é o que você já excluiu das razões: querer utilizar lentes antigas adaptadas ao digital e/ou falta de variedade em algum sistema, como os mais recentes nas mirrorless.