Autor Tópico: Anéis adaptadores: porque e quando utilizar?  (Lida 1215 vezes)

marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Online: 20 de Junho de 2017, 10:50:36
Olá amigos do fórum, tenho uma dúvida e talvez esta também seja a dúvida de alguns usuários e gostaria de compartilhar: porque, para quê e quando utilizar um anel adaptador? Apesar de fotografar há um bom tempo, sou completamente leigo neste assunto, pois sempre utilizei lentes para o tipo/marca de câmeras que tenho.

Parece ser meio boba a pergunta, mas levando-se em consideração que as principais marcas (Nikon, Canon e Sony) possuem uma vasta variedade de lentes, porque eu usaria, por exemplo, um anel adaptador em uma lente Canon, para montar num corpo Nikon? Ou adaptador em uma lente Sony, para um corpo Panasonic?

Sei que há diversas marcas de lentes, como Vivitar, Pentax, Leica, etc. que podem ter linhas antigas (bem) melhores que as lentes atuais, mas salvo isso, não vejo muita razão para o uso de um anel em lentes atuais, como tenho visto e ouvido muita gente falar que está utilizando.

Obs: não estou levando em consideração o fato de haver ainda poucas lentes para os modelos mirrorless, desta forma, a dúvida em si gira em torno das DSLR.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2017, 11:26:59
O mais comum é o que você já excluiu das razões: querer utilizar lentes antigas adaptadas ao digital e/ou falta de variedade em algum sistema, como os mais recentes nas mirrorless.

Mais ou menos na mesma linha de pensamento, alguém pode querer utilizar alguma lente específica que é muito boa e que é de marca diferente da que tem na câmera.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2017, 11:52:18
Bem tem certas lentes e distâncias focais que usando lentes antigas são bem mais baratas que uma AF (desde que o AF seja dispensável, claro).
Eu comecei a usar lentes manuais pq não tinha grana pra uma 50mm 1.8, acabei arrematando uma Helios 58mm 2 por R$70, comprei um adaptador e viciei em lentes antigas. Da um toque que as atuais precisam de pós pra simular. Claro que uso na maioria das vezes lentes manuais em ensaios onde tenho maior controle, eventos é AF sempre.

Já usei Nikon 100mm 2.8 E pq não tinha grana pra uma 85/100mm da Canon e assim vai. Hoje tenho um a 135mm M42, uma distância que acho bacana no FF, por que né, sem chances de pegar uma 135mm L tão cedo e talvez nem queira. :assobi:

Lentes antigas manuais tem características proprias, alguns "defeitos" que nas atuais são corrigidas com coating nos vidros. Eu não ligo muito pra nitidez excessiva gosto de usar minha Takumar e sinto saudades da minha Helios que foi roubada, aquele flare "feio" e esbranquiçado que nenhuma outra lente tem. Eu acho as fotos que fiz com ela mais impressionantes do que as que faço hoje com a 50mm STM, não desmerecendo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2017, 12:15:24
Acho que excluindo a Canon e Nikon, as demais não tem uma linha completa de objetivas.

Inclusive acabei de criar um tópico no grupo da Sony, pois tenho a intenção de migrar para uma FF da fabricante, mas algumas objetivas que uso (85mm f/1.2 e a TS-E 24mm), não existem equivalentes para elas. Ai terei que usar um adaptador.