Autor Tópico: HD SSD Sugestões!  (Lida 9482 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 20 de Junho de 2017, 07:50:57
Pessoal, quero comprar um HD SSD de 240Gb para dar um UP no meu dinossauro, esse ano vou montar um PC novo e quero aproveitar esse HD, vou usar por um tempo neste meu velho de guerra que vou descrever a baixo, e brevemente ele vai para um novo que ainda não sei qual será.

Meu atual PC:
AMD Phenon 8650 Triple Core
MOBO: ASUS M3A78EM
Memória: 8,00GB Dual-Channel DDR2

Andei dando uma olhada e encontrei uma variedade enorme de marcas de HD SSD, parece que todo fabricante de cartões e pendrives, agora fabricam o HD. E neste "mar" de fabricantes fiquei com duas duvidas.

Qual HD vocês recomendam?
E qual HD vocês NÂO recomendam?

Quem puder ajudar, eu agradeço.


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2017, 09:26:19
Dellano, quando comprei meu primeiro SSD fiz uma vasta pesquisa na web e notei algumas coisas abaixo descritas:

1 - O pessoal que é entusiasta e adora um benchmark recomendava veemente os Samsung EVO.
2 - Muita gente recomendava os Sandisk pela garantia, parece que se da problema o RMA é bem tranquilo e a troca é feita sem dramas.
3 - Muita gente recomendava os Kingston por essa ser uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de memória.

Na época acabei comprando um Samsung EVO 850 no mercado livre que foi parar em um notebook, não tenho do que reclamar, funciona bem, é rápido, enfim, o normal de um SSD.

Ano passado fiz uma viagem ao USA e comprei um PNY para meu desktop, mesma coisa que o EVO 850, funciona bem e é rápido.

Hoje, se eu fosse comprar um SSD eu compraria o de menor valor por Giga e que tenha uma garantia decente. Por que falo isso? vamos as razões:
1 - Por mais basico que o SSD seja, ele já trará um ganho de desempenho monstruoso ao teu PC.
2 - SSDs top de linha com velocidades monstruosas de escrita e leitura, só farão diferença em computadores tops de linha, com processador top, memoria top, placa-mãe top.
3 - De acordo com o item 2, não vale a pena gastar um rim num SSD top se o resto dos itens do PC não acompanharem.
4 - Uma garantia decente é muito importante porque independente de ser top, mediano ou básico, equipamentos dão problemas.

Por hora é isso. Se eu lembrar de algo mais posto aqui.

Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2017, 10:13:43
Na época acabei comprando um Samsung EVO 850
Recomendo  :ok:

Ano passado fiz uma viagem ao USA e comprei um PNY...

Foge desta marca.  PNY está apresentando problemas, metade das unidades que a empresa na qual trabalho vendeu já deram problema.
Tivemos casos que começaram com lentidão do SSD e que degenerou até o ponto de ser inutilizável.  Outros simplesmente o Firmware some e o micro passa não mais reconhecê-lo como uma unidade SSD. 



MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2017, 12:21:30

Foge desta marca.  PNY está apresentando problemas, metade das unidades que a empresa na qual trabalho vendeu já deram problema.
Valeu pela dica. :ok:
Comprei na época em função do valor. 120 dólares em uma unidade de 480gb. Já ciente que não era a marca mais conceituada e que se der problema nada de garantia. Arrisquei em função do valor.
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2017, 13:26:06
eu uso kingston 120gb pra instalar os principais programas. se tivesse $$ sobrando colocava um monstro pra eliminar HD


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2017, 14:00:50
Comprei um de 250Gb da Sandisk na Paulista.

Mas olhando sua maquina, alem do HD SSD eu pensaria urgente em trocar todo o computador, memória RAM pro Lightroom é muito importante.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2017, 14:31:27
Eu coloquei um da Corsair no meu, nada a reclamar, qualquer SSD comparado a um HD já é um salto enorme de velocidade. Meu PC ta pronto pro uso em menos de 15s.
Tive algum problema com o win10 que ficava travando e reiniciando, mas acho que era o driver de vídeo incompatível, voltei pro seven e tá uma bala.

meu PC nem é uma máquina de se elogiar, tem uns 7 anos já. Mas roda até uns joguinhos atuais  :assobi:
Phenon II x4 945 / 8gb ram (quero trocar por umas 1866mhz) / e video é uma Nvidia GT440 de 1gb.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2017, 14:54:59
Acompanhando  :D
Meu dinossauro aqui já está bem desatualizado e começando a ficar lerdo, eu tava tratando meus catálogos do LR numa HD Externa USB 2.0, imagina a carroça  :aua:
Passei a usar os catálogos na C: e usar a HD externa só pra Backup, mas está MENOS lerdo. Estou cogitando seriamente usar um SSD no lugar  :ponder:

Tô no trabalho, mas de cabeça eu lembro que é um Core i5 de 1ª ou 2ª geração com 8gb DDR3 e uma GTX 550Ti q acho que tá bixada pq tem jogo q ela trava  :doh:
« Última modificação: 20 de Junho de 2017, 14:56:21 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2017, 15:20:24
Roberto, ano passado eu instalei um em uma maquina, vi que era bom demais e acabei mudando todas as maquinas de casa, do trabalho e até do laptop, realmente é show. No meio delas tinha um computador mais antigo que inclusive não tinha a interface SATA mais moderna e ideal para um SSD (assim como o seu), e apesar disso o ganho na velocidade foi brutal.

Penso que apesar de sua maquina ser antiga, se vc pretende mudar de computador no futuro, vale investir logo em um SSD que seja ao menos mediano para poder aproveitá-lo quando fizer o upgrade do resto do equipamento.

Aqui no Brasil a realidade é o seguinte:
- Sandisk fabrica coisa boa mas só vende lá fora, aqui só chegam os modelos meia boca, na hora de saber qual é o bom, é uma sopa de códigos e letrinhas complicada que é difícil de entender, mas garanto pra vc que os baratinhos são sempre os Sandisk modelos meia boca.
- Kingston tbm é muito desvalorizado pela galera, esses são os piores, a maioria do que vc encontra no Brazil tem uma interface controladora e estranguladora do trafego dos dados, que baixa o custo do produto e prejudica o desempenho.
- Intel tem uns modelos maravilhosos, só que custa muito caro, caro mesmo.
- Samsung EVO 850 são os melhores, e um pouco mais caros, mas tem tbm a série EVO 750 que é mais barato e bom do mesmo jeito.


Resumindo, relação custo beneficio, recomendo Samsung EVO 750, esses eu tenho aqui 7 ou 8 unidades instaladas nos equipamentos e é show.

Todos os que tenho aqui comprei em loja da Santa Efigênia ou no Mercado Livre, sem nota e nunca tive problemas.

500 Megas é melhor, não sei seu volume de dados ai, mas se puder faz uma força que vale a pena, inclusive pensando no futuro.

abs
« Última modificação: 20 de Junho de 2017, 15:22:47 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2017, 16:40:49
Alguém já usou da Western Digital? Eu gosto muito dessa marca com os tradicionais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.766
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2017, 16:46:27
Compre o mais barato dessas marcas faladas aqui.

Ai no PC novo você compra uma placa mãe com suporte a SDD na forma  PCI express ou m2.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2017, 18:00:41
SSD Western Digital apareceu há pouco tempo por aqui... num sei não...

Tem um site que faz uma qualificação baseado nos benchs de usuários, me ajudou bastante na época da escolha.

http://ssd.userbenchmark.com/

Os programas de benchmark normalmente analisam alguns quesitos, uns são mais importantes para umas coisas e outros para outras atividades do computador, mas no geral pra fotografia é super tranquilo e qq modelo que fique até a posição 300 ou 400 ja é muito bom. Se for pensar em games pesados, edição de vídeo e tal ai tem que estudar melhor o caso.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2017, 22:28:35
SSD Western Digital apareceu há pouco tempo por aqui... num sei não...

Tem um site que faz uma qualificação baseado nos benchs de usuários, me ajudou bastante na época da escolha.

http://ssd.userbenchmark.com/

Os programas de benchmark normalmente analisam alguns quesitos, uns são mais importantes para umas coisas e outros para outras atividades do computador, mas no geral pra fotografia é super tranquilo e qq modelo que fique até a posição 300 ou 400 ja é muito bom. Se for pensar em games pesados, edição de vídeo e tal ai tem que estudar melhor o caso.

Cara, legal esse site, vai ajudar muito.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2017, 22:50:10
Rapaz, é tipo por uma lente 1.4 numa D90 né? kkkkkk


Eu tenho um kingston v300 faz 1 ano, é top, acho que das marcas conhecidas todos são bons. Pensa num PC melhor tb :)
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Junho de 2017, 08:33:51
o melhor custo benefício no brasil é a linha EVO da samsung, tenho um 840 de 256GB no meu note e acho excelente.
porém se sua MB não suportar SATA 3 não vai adiantar muito..
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito