Autor Tópico: HD SSD Sugestões!  (Lida 9473 vezes)

Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #15 Online: 21 de Junho de 2017, 10:51:04
porém se sua MB não suportar SATA 3 não vai adiantar muito..

Ô se vai.  Ele sai de um HD que tem taxa de transferência sustentada, de digamos 100 MB, e vai para um SSD que terá uma taxa de pelo menos 250 mb em modo SATA 2.  Isso sem considerarmos que o SSD acessa os dados muito mais rápido do que o HD.  A taxa de IOPS é absurdamente maior, mas nem sempre isso faz diferença porque depende do tipo de trabalho que o computador dele faz.

Eu fiz esta troca no meu notebook antigo, e a diferença foi brutal.  O tempo de inicialização do windows passou de 2 minutos para 20 segundos. o SSD utilizado era um Corsair Force GT de 120 Gb.

 :ok:





felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2017, 18:55:19
Como já foi dito, não necessariamente um mais rápido vai apresentar diferença de desempenho pra um modelo mais lento, pois todos são muito rápidos.

Pra quem não sabe, SSDs têm um limite relativamente baixo de gravações de informação. Ele tem controladora inteligente que divide as gravações inteligentemente entre todos os setores do SSD, e grava todos em um número aproximadamente igual de vezes. Normalmente isto é medido em TBW (Terabytes-Write). Só que alguns SSDs têm garantia pra um número maior de gravações. Pra ter uma ideia:
http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/minisite/SSD/M2M/html/support/warranty.html
http://www.kingston.com/datasheets/SV300S3_us.pdf

O site da Kingston diz que o V300 de 480 Gb tem um TBW=256, enquanto o EVO 850 de 500 Gb tem um TBW=150; porém, pelas história que já ouvi sobre lentidão muito acima do especificado, não sei até que ponto dá pra confiar no Kingston. Eu escolhi o Samsung EVO 850, e a velocidade bate com o especificado.

Finalmente, procure dimensionar seu SSD pra ser usado em no máximo 75% da capacidade pois, por causa da tal gravação inteligente, com pouco espaço sobrando, o SSD vai gravar/desgravar informação sempre nos espaços não usados, diminuindo drasticamente a vida útil.
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 19:03:56 por felipemendes »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2017, 19:54:45
Como já foi dito, não necessariamente um mais rápido vai apresentar diferença de desempenho pra um modelo mais lento, pois todos são muito rápidos.

Pra quem não sabe, SSDs têm um limite relativamente baixo de gravações de informação. Ele tem controladora inteligente que divide as gravações inteligentemente entre todos os setores do SSD, e grava todos em um número aproximadamente igual de vezes. Normalmente isto é medido em TBW (Terabytes-Write). Só que alguns SSDs têm garantia pra um número maior de gravações. Pra ter uma ideia:
http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/minisite/SSD/M2M/html/support/warranty.html
http://www.kingston.com/datasheets/SV300S3_us.pdf

O site da Kingston diz que o V300 de 480 Gb tem um TBW=256, enquanto o EVO 850 de 500 Gb tem um TBW=150; porém, pelas história que já ouvi sobre lentidão muito acima do especificado, não sei até que ponto dá pra confiar no Kingston. Eu escolhi o Samsung EVO 850, e a velocidade bate com o especificado.

Finalmente, procure dimensionar seu SSD pra ser usado em no máximo 75% da capacidade pois, por causa da tal gravação inteligente, com pouco espaço sobrando, o SSD vai gravar/desgravar informação sempre nos espaços não usados, diminuindo drasticamente a vida útil.
Então Felipe, os sites especializados dizem que todos os SSDs atuais ja vem com essa tecnologia da controladora TRIM preserva a vida útil dos SSDs, de maneira que é muito mais provável que um HD comum apresente problemas antes de um SSD.

A única vantagem de um HD continua sendo o custo por TB, só isso, de resto, velocidade, tempo de acesso à informação, peso do equipamento, consumo de energia,  etc e tal, toda vantagem vai para o SSD. Em um desktop a durabilidade dos dois na pratica é a mesma, e se for laptop ai o SSD leva vantagem.

Um comparativo recente diz o seguinte:

"Overall: Hard drives win on price, capacity, and availability. SSDs work best if speed, ruggedness, form factor, noise, or fragmentation (technically part of speed) are important factors to you. If it weren't for the price and capacity issues, SSDs would be the hands-down winner.

As far as longevity, while it is true that SSDs wear out over time (each cell in a flash memory bank can be written to and erased a limited number of times), thanks to TRIM command technology that dynamically optimizes these read/write cycles, you're more likely to discard the system for obsolescence (after six years or so) before you start running into read/write errors with an SSD. If you're really worried, there are several tools that monitor the S.M.A.R.T. status of your hard drive or SSD, and will let you know if you're approaching the drive's rated end of life. Hard drives will eventually wear out from constant use as well, since they use physical recording methods. Longevity is a wash when it's separated from travel and ruggedness concerns."

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2404258,00.asp

Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2017, 21:15:50
Pessoal, o SSD não tem diferença se para PC ou Notebook? É o mesmo? Precisa de algum adaptador para colocar no gabinete?


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2017, 21:48:52
Pessoal, o SSD não tem diferença se para PC ou Notebook? É o mesmo? Precisa de algum adaptador para colocar no gabinete?

O SSD tem o mesmo tamanho de um HD de notebook, logo, no note ele vai caber exatamente onde fica o HD. Já no PC, nos gabinetes modernos existe um local especifico para os SSDs e também pode-se utilizar sem adaptadores. Meu desktop que é mais antiguinho não possui esse lugar dos SSDs, então deixei ele solto mesmo na base do gabinete apenas conectados nos cabos.

Se você quiser é possível utilizar um adaptador para fixar o SSD no local dos HDs tradicionais, veja no link abaixo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735653066-suporte-adaptador-ssdhd-25-para-35-em-aco-_JM?source=gps


Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Junho de 2017, 22:11:24
Sim, complementando, o SSD é tão leve que no gabinete desktop antigo vc pode fixar com fita adesiva dupla face (tipo aquela "Fixa Forte" da marca Scotch 3M), ou prender com abraçadeiras de nylon (tipo Hellermann Tyton), ou ainda fixar e qualquer lugar com fita crepe ou fita isolante preta (aquela de eletricidade), pois o SSD praticamente não esquenta e pode ficar em qualquer posição dentro da maquina.

« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 22:11:47 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 22 de Junho de 2017, 14:55:05
Então Felipe, os sites especializados dizem que todos os SSDs atuais ja vem com essa tecnologia da controladora TRIM preserva a vida útil dos SSDs, de maneira que é muito mais provável que um HD comum apresente problemas antes de um SSD.

Sabe aquela história que "na prática a teoria é outra"? Esse é um destes casos. Como eu tinha dito (e vc confirmou), os SSDs atuais têm uma tecnologia que, na teoria, só permite que um setor seja gravado se todos os outros estejam espalha os dados por todos os setores, e só grava de novo naqueles setores se não houver mais onde houver setor com contagem de gravações inferior.

Só que, imagine que você tem um conjunto de dados "antigos" que são seus programas, e um conjunto de dados novos, que são suas fotos. Se o SSD mantivesse os dados antigos sempre no mesmo lugar do disco, somente o espaço com dados novos seria ciclado, causando uma morte prematura do SSD.

O SSD, então, pega dados antigos e grava em espaços novos (que têm mais ciclos de gravação), pra livrar espaço com menos ciclos pra novas gravações. Com isso, na prática, acontecem duas coisas:
1. Maior número de gravações do que seria humanamente intuitivo, uma vez que o SSD faz isto sem intervenção, ou sem que vc dê um comando "save".
2. Por causa do 1, que começa a se repetir com mais frequência quanto menor for o espaço, o SSD começa a ficar significativamente mais lento quando chega próximo ao limite de espaço.

Alguns SSDs já têm embutido um espaço reserva, não relatado ao SO como espaço livre, pra fazer este tipo de manobra. Porém normalmente este espaço é insuficiente pra manter o alto desempenho.

http://www.anandtech.com/show/2829/8
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, 14:57:19 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 22 de Junho de 2017, 17:32:01
Te digo qual NÃO comprar: OWC, pois tive dois e ambos pifaram por volta de 1 ano de uso.





Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #23 Online: 22 de Junho de 2017, 21:34:39
Comprei um Sandisk Plus 240G, é dos mais baratos, mas acho que vai quebrar um galho. Depois posto aqui o resultado.

Obrigado a todos pelas dicas.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Junho de 2017, 00:31:17
Comprei um Sandisk Plus 240G, é dos mais baratos, mas acho que vai quebrar um galho. Depois posto aqui o resultado.

Obrigado a todos pelas dicas.


Dellano, não vai quebrar galho, vai ser uma transformação!
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 23 de Junho de 2017, 14:50:05
Comprei um Sandisk Plus 240G, é dos mais baratos, mas acho que vai quebrar um galho. Depois posto aqui o resultado.

Obrigado a todos pelas dicas.

Beleza. A dica essencial é não chegar perto do limite de espaço.


marleysa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #26 Online: 25 de Junho de 2017, 18:42:20
Tenho um note Acer a quase 5 anos, era um dual core de 2gb de RAM. Precisava rodar uns programas mais pesados e fui pesquisar sobre upgrade de processador, coloquei um i5 2520M, aumentei a memória em 6gb e coloquei um SSD de 128 gb sandisk plus. Enfim os programas que queria rodar estão funcionando perfeitamente e voltei a gostar de minha velha máquina, além do fato de gastar muito menos do que se fosse comprar uma máquina nova.
Ssd com certeza foi a melhor mudança que realizei. Um abraço e boa sorte


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 25 de Junho de 2017, 18:49:50 por marleysa »


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 26 de Junho de 2017, 08:20:55
Tenho um note Acer a quase 5 anos, era um dual core de 2gb de RAM. Precisava rodar uns programas mais pesados e fui pesquisar sobre upgrade de processador, coloquei um i5 2520M, aumentei a memória em 6gb e coloquei um SSD de 128 gb sandisk plus. Enfim os programas que queria rodar estão funcionando perfeitamente e voltei a gostar de minha velha máquina, além do fato de gastar muito menos do que se fosse comprar uma máquina nova.
Ssd com certeza foi a melhor mudança que realizei. Um abraço e boa sorte


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

é a primeira vez que escuto de upgrade de processador em notebook... geralmente eles vem soldado na placa....
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


marleysa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #28 Online: 26 de Junho de 2017, 18:31:24
é a primeira vez que escuto de upgrade de processador em notebook... geralmente eles vem soldado na placa....
Muitos realmente são soldados, mas não o meu, vi isso pesquisando, assim como um processador para compensar essa substituição. Hoje só tenho a agradecer ao tempo que perdi com essa pesquisa Pq realmente valeu a pena


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #29 Online: 26 de Junho de 2017, 23:34:13
Pessoal, sexta feira chegou o HD, coloquei no PC, formatei, e fiz uma nova instalação do Win10, não tive tempo de fazer um teste mais profundo, pois estou na correria com o trabalho, mas vou deixar um primeiro relato:

Antes tinha um HD de 1Tb particionado em 1 unidade de 150G para o sistema e programas. e o resto para os arquivos (edições em andamento).
Agora tenho o SSD de 240G para o sistema e programas, e um segundo HD de 1Tb (o antigo) para os arquivos (edições em andamento))

As tarefas que dependem exclusivamente do SSD ficaram mais rápidas, ligar o windows por exemplo ficou bem rápido, eu diria que leva 1/3 do tempo que levava no HD convencional, abrir programas também ficou mais rápido, não tanto quanto ligar o windows, mas ainda sim uma boa melhora.

Porém as tarefas que dependem do segundo HD (convencional) ficaram piores, parece que tem um gargalo de um HD para o outro, e isso ocorre em todas as aplicações, das mais leves como navegar pelos RAW's através do Fast Stone, até as mais pesadas como editar no LR arquivos que estão no HD, todas ficaram mais lentas.

Acredito que essa lentidão era menor antes, pois apesar de particionado, tudo estava em apena suma unidade física, agora alem de estarem em unidades separadas, ainda são diferentes, uma rápida e outra lenta.

Ainda vou fazer um teste editando arquivos que estejam diretamente no SSD, acredito que de um resultado bem diferente, mas a principio, para ser vantajoso, eu precisaria de muito mais espaço em SSD do que 240G, e o custo disso é muito alto.

Ainda é cedo para conclusões, pois pode haver uma série de fatores influenciando isso, mas a principio não vi vantagem.