Autor Tópico: Primeiro teste de camera  (Lida 2232 vezes)

Marlon Vicente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Junho de 2017, 08:24:44
Bom dia Amigos,
Comprei recentemente uma Canon rebel xsi por que estava bem barato e decidi tirar algumas fotos.
Nunca tive contato com cameras desse nivel, apenas compactas e do celular.

Gostaria que vocês avaliassem os pontos, o que está bom, o que é está ruim.
Considerando que não tenho experiencia nenhuma com cameras e fotografia.
Pretendo investir para começar a trabalhar com fotografia.

https://www.flickr.com/photos/151681748@N03/35239953601/in/album-72157685082639406/
Todas as fotos foram tiradas com MF*

*Motivo, AF está com defeito
A dificuldade conduz a excelência


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2017, 08:30:40
Marlon, não sei se este tópico vai ficar, pois está fora das regras do Corredor Polonês. No entanto, gostaria de dizer que vc tem futuro, após corrigir algumas pequenas coisas, como por exemplo os fundos muito poluídos e um ou outro enquadramento. Continue clicando!!!


Marlon Vicente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2017, 09:11:22
Bom dia,
obrigado.

Eu por algum motivo esqueci de ler as regras..
A dificuldade conduz a excelência


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2017, 11:52:04
Marlon, realmente aqui o post está errado. O certo deveria ser em "galeria de foto".

Eu achei as fotos borradas, acho que porque você tentou manter sempre ISO 100.

Desapega do ISO 100! Suba um pouco, nem que seja para 400 para que consiga uma velocidade do obturador mais rápida.

Teve foto que você tirou com distância focal em quase 50mm a 1/20. Desse jeito é praticamente impossível a foto não sair borrada.

De resto, achei bem bacana a série. Para início está muito bom.  :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2017, 11:52:35
Marlon, realmente aqui o post está errado. O certo deveria ser em "galeria de foto".

Eu achei as fotos borradas, acho que porque você tentou manter sempre ISO 100.

Desapega do ISO 100! Suba um pouco, nem que seja para 400 para que consiga uma velocidade do obturador mais rápida.

Teve foto que você tirou com distância focal em 55mm a 1/10. Desse jeito é praticamente impossível a foto não sair borrada.

De resto, achei bem bacana a série. Para início está muito bom.  :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2017, 16:09:59
Ficou muito bom amigo suas fotos, faltou explorar mais o lugar, achei lindo o local, e direcionamento de modelo, pois teve uma foto ai que ela ficou sem olhar para câmera. Mas continue clicando que seu olhar irá ficar mais apurado!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2017, 21:32:53
Marlon,

Como já foi falado, notei algumas fotos com a velocidade de obturador muito baixa... 1/20, 1/30.
Isso tende a borrar a foto inteira. Use a regra de nunca usar a velocidade menor do que a distancia focal que está usando:
Com uma lente em 50mm use no mínimo 1/50 de velocidade. Com uma camera cropada acrescente o fator de corte da câmera,  no seu caso uma Canon cropada, multiplique a distancia foccal por 1,6:
50x1,6 = 80, logo use 1/100.
No uso de lente zoom, para cada escolha de distancia focal o calculo deve ser refeito. Ou use pelo maior valor de zoom.

Outra coisa: Pode ser que esteja usando o foco automático em toda a tela, e nesse caso a câmera pode focar em um local onde você não deseja. Para retratos use ponto de foco único e aponte no olho do modelo. Isso garante uma maior precisão.

Você fez edição das fotos ou estão como saíram da câmera?  As fotos editadas ficam melhores pois podemos corrigir a nitidez (sem excesso) e o contraste, dando mais qualidade à imagem final.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2017, 21:36:52
Ficou muito bom amigo suas fotos, faltou explorar mais o lugar, achei lindo o local, e direcionamento de modelo, pois teve uma foto ai que ela ficou sem olhar para câmera. Mas continue clicando que seu olhar irá ficar mais apurado!

Não considero um problema no modelo não olhar para a câmera. Isso é comum e também produz boas fotos.
As revistas estão cheias de fotos com modelos sem olhar para a câmera.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2017, 23:42:44
Gostei também, principalmente aquelas que ela está sentada ao lado da árvore...

Pena que as outras saíram meio borradas.

Vc precisa também pegar o jeito na edição pra deixar as fotos ainda melhores...


Marlon Vicente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2017, 08:13:40
Marlon,

Como já foi falado, notei algumas fotos com a velocidade de obturador muito baixa... 1/20, 1/30.
Isso tende a borrar a foto inteira. Use a regra de nunca usar a velocidade menor do que a distancia focal que está usando:
Com uma lente em 50mm use no mínimo 1/50 de velocidade. Com uma camera cropada acrescente o fator de corte da câmera,  no seu caso uma Canon cropada, multiplique a distancia foccal por 1,6:
50x1,6 = 80, logo use 1/100.
No uso de lente zoom, para cada escolha de distancia focal o calculo deve ser refeito. Ou use pelo maior valor de zoom.

Outra coisa: Pode ser que esteja usando o foco automático em toda a tela, e nesse caso a câmera pode focar em um local onde você não deseja. Para retratos use ponto de foco único e aponte no olho do modelo. Isso garante uma maior precisão.

Você fez edição das fotos ou estão como saíram da câmera?  As fotos editadas ficam melhores pois podemos corrigir a nitidez (sem excesso) e o contraste, dando mais qualidade à imagem final.

Opa, obrigado por comentar.
Até editei sim, mas não tenho total dominio então tentei deixar o mais proximo do natural possivel.
A dificuldade conduz a excelência


Marlon Vicente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2017, 08:16:37
Gostei também, principalmente aquelas que ela está sentada ao lado da árvore...

Pena que as outras saíram meio borradas.

Vc precisa também pegar o jeito na edição pra deixar as fotos ainda melhores...

Antes de sair fotografando naquele dia, eu tinha lido alguns textos e decidi por em pratica o que eu havia lido.
Foi a primeira vez que fotografei, ainda não tinha noção de velocidade vs distancia focal e tudo mais.

mas foi um aprendizado entanto, errei bastante mas fiquei satisfeito com a evolução na vez seguinte que dei alguns cliques.

 :D
A dificuldade conduz a excelência