Autor Tópico: Como recusar trabalho?  (Lida 2540 vezes)

rafaaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Online: 20 de Junho de 2017, 11:36:56
Bom dia gente.

Sou iniciante no mundo profissional da fotografia e gostaria de uma ajuda dos colegas fotógrafos.
Semana passada uma cliente entrou em contato comigo para pedir orçamento para formatura. É uma turma pequena, com apenas 10 pessoas, então dei o meu preço baseado na quantidade de pessoas passada e com os custos do trabalho, já que precisaria de mais duas pessoas na equipe para me auxiliar. Dias depois, fui informada que o local em que será realizada a missa será em um espaço aberto e eles querem fazer aquelas fotos posadas, com um cenário. Para isso precisaria de uma tenda grande e não tinha colocado o aluguel no orçamento. Ontem, as pessoas que eu contrato como segunda fotógrafa e o meu assistente (eles são um casal) me informam que eles estarão viajando na data da formatura. Então fui em busca de outros profissionais, só que as diárias deles são bem elevadas e o orçamento que passei para turma não irá cobrir todas essas despesas extras.
Para tentar recusar "delicadamente" disse que não poderia trabalhar com eles pois, em uma semana de orçamento passado, apenas 2 pessoas entraram em contato comigo e eu passei o orçamento baseado em 10 contratos fechados. E, para não atrapalhar a turma já que faltam apenas 3 semanas para a formatura, tinha entrado em contato para aconselhar que procurassem outra pessoa. Só que uma das alunas disse que tinha gostado muito do meu trabalho e do preço que passei. Ela acabou convencendo os outros alunos a fazerem as fotos, marcou até reunião para eu levar os contratos.

Minha dúvida é: Como dizer para a turma que infelizmente não poderei fazer essas fotos? Alguém já passou por situação semelhante?

Não fechei contrato com ninguém ainda. Apenas estávamos conversando via telefone.
Sei que posso ficar "manchada" devido a essa recusa, mas não tenho condições nenhuma de pegar esse trabalho. O que faço?


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2017, 12:09:34
Nunca passei por uma situação como esta, mas para me "calçar" de possíveis imprevistos, como é o caso, sempre coloco no orçamento a validade do mesmo, bem como uma observação que a data pode ser utilizada por alguém que fechar proposta antes.

Neste caso, como estamos falando apenas de uma turma com apenas 10 pessoas, acho que você deveria tentar com apenas um assistente - não é um volume grande de pessoas e creio realmente que é possível fazer apenas com um auxiliar ajudando, porém, caso você realmente não queira fazer, diga que houve uma demora para confirmarem o fechamento para 10 pessoas (que era a proposta inicial) e a data foi fechada por alguém que confirmou antes.

Mas, repense e veja se realmente você precisa de mais duas pessoas para lhe auxiliar, pois além de fidelizar os clientes, não deixará de realizar o trabalho.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2017, 13:34:03
...não tenho condições nenhuma de pegar esse trabalho...

Se não tem condição não pegue, abra o jogo com as pessoas. Melhor um pequena dor de cabeça agora, do que uma baita enxaqueca depois.

E conte a verdade, inventar desculpa acaba piorando a imagem profissional.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2017, 13:47:58
Também acho que bastaria explicar, sem parecer grosseiro, que como o trabalho não foi fechado (contrato assinado) e apareceram alguns imprevistos técnicos, você não poderá mais pegar o trabalho nessa data. Inicialmente não vejo o porque de abrir todos os detalhes do seu imprevisto, mas caso o pessoal queira saber mais e sentir que pode se abrir, também não vejo nada que desabone em explicar essa questão dos seus assistentes etc...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2017, 22:41:55
Mano, 10 alunos não sei se precisa de 2 assistentes, eu faria sozinho. Aqui ja chegamos fazer 70 alunos em 3.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2017, 22:47:09
Formatura é zica. Parece moleza, mas é tenso de fechar, fazer pré-evento, escalar equipe, coordenar, fazer backup, distribuir material, executar, vender (se for o caso)

10 alunos não precisa três profissionais.

Não acho que seja necessário alugar tenda, mas "cada um, cada um" né...

Mandei MP para você.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2017, 22:55:33
Mano, 10 alunos não sei se precisa de 2 assistentes, eu faria sozinho. Aqui ja chegamos fazer 70 alunos em 3.

70 formandos em três fica puxado hein rsrsrs...

Que evento era?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2017, 23:38:25
Colega, abre o jogo e reza pra ninguém te botar na cruz

Orçamento é coisa séria, se vc trabalha com valores abaixo do mercado tenha sempre pessoas dispostas a isto, pq eu morto de fome faço minha diária a valor de pizza não significa que é os outros farão o mesmo, pesquisa de mercado é saudável até para analise de concorrência

Ao passar o valor saiba informar o que esta ofertando: máximo de 10 horas de trabalho, 30km de distancia da sede, entrega em cd/álbum e assim por diante

Se o cliente perguntar da cobertura aérea com drone pq o outro fotógrafo contemplava, vc simplesmente manda um adicional do trabalho sem medo de ser feliz


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2017, 23:58:48
Colega, abre o jogo e reza pra ninguém te botar na cruz

Orçamento é coisa séria, se vc trabalha com valores abaixo do mercado tenha sempre pessoas dispostas a isto, pq eu morto de fome faço minha diária a valor de pizza não significa que é os outros farão o mesmo, pesquisa de mercado é saudável até para analise de concorrência

Ao passar o valor saiba informar o que esta ofertando: máximo de 10 horas de trabalho, 30km de distancia da sede, entrega em cd/álbum e assim por diante

Se o cliente perguntar da cobertura aérea com drone pq o outro fotógrafo contemplava, vc simplesmente manda um adicional do trabalho sem medo de ser feliz
:clap: :clap: :clap: :clap:

Tenha sempre em mente o custo de uma equipe diferente da qual está habituada a trabalhar.

Eu sei a média de preço de freela aqui na minha região, então faço meus calculos de custo, com base no mais alto. É uma saída para nao dar preju...


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2017, 01:04:17
70 formandos em três fica puxado hein rsrsrs...

Que evento era?


17hs - Colação - 70 formandos
21hs - Jantar - 30 formandos


Foi trabalhado kkkkk
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2017, 01:32:57
Recusar trabalho pode ser:

Incapacidade técnica - seja honesta e direta.
Medo de não dar conta - seja honesta e omita seu medo.
Por mudança nos termos acordados - seja franca e profissional.
Por medo de manchar uma reputação - Essa se constrói com erros, calcule o risco e encare o desafio.
Não é seu estilo -  diga não e evite dor de cabeça.
Nenhuma das alternativas anteriores - Vá fotografar unicornios.


Comida é arte.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Junho de 2017, 01:53:34
O que vai pegar mal eh que logo no inicio, ao tentar sair pela tangente na questao da falta de fotografos auxiliares sem ter que assumir esse fato aos clientes, a fotografa usou a desculpa de que nao daria pra fazer o trabalho porque somente 2 pessoas assinaram o contato.

Agora que todo o grupo assinou ela nao soh vai ter que assumir aquilo que ela estava querendo esconder -- que nao se preparou totalmente antes de oferecer o servico e que tentou escapar usando uma desculpa -- como tambem deixara uma impressao bem ruim, com cara de falta de profissionalismo, para clientes em potencial. Eh meio que uma sinuca de bico que eu acho que ninguem visualizou ainda.

Acho que a melhor saida (baseado em o que outros profissionais aqui falaram) seria fazer o servico sozinha, sem auxiliares.
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 01:55:24 por Bucephalus »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2017, 06:42:12
Também acredito que fazer o trabalho sozinho é a melhor alternativa, mas se achar que não consegue abra o jogo o mais breve possível (logo de início já devia ter feito isso, sem desculpas :no:), Você é de onde? Não tem ninguém do fórum perto de onde você mora para te ajudar com freela?  :ok:


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Junho de 2017, 08:22:25
Se ainda não fechou contrato, simplesmente diga que outra pessoa se adiantou a indecisão deles em fechar, e te contratou para a data marcada deles.
Aconteceu isso comigo a um tempo, fiz um serviço para uma cliente, que nunca voltou a minha porta para pagar e pegar o material, levei prejuízo, em outubro/16, o filho dessa cliente me pediu orçamento para registrar a festa da formatura dele, para não ser indelicado, passei orçamento numa boa, ele veio aparecer na minha porta no meio de novembro para marcar, simplesmente expliquei, que passo muitos orçamentos, e o que chegar ($$$$$$$) e fechar primeiro é o que marco, como ele não tinha dado notícias se ia ou não querer o serviço, tinha marcado outro evento pra mesma data.
Nesse caso, preferi ficar em casa brincando com meu filho, do que assumir responsabilidade, aguentar gente chato e não receber por isso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 21 de Junho de 2017, 10:35:18
Se ainda não fechou contrato, simplesmente diga que outra pessoa se adiantou a indecisão deles em fechar, e te contratou para a data marcada deles.
Aconteceu isso comigo a um tempo, fiz um serviço para uma cliente, que nunca voltou a minha porta para pagar e pegar o material, levei prejuízo, em outubro/16, o filho dessa cliente me pediu orçamento para registrar a festa da formatura dele, para não ser indelicado, passei orçamento numa boa, ele veio aparecer na minha porta no meio de novembro para marcar, simplesmente expliquei, que passo muitos orçamentos, e o que chegar ($$$$$$$) e fechar primeiro é o que marco, como ele não tinha dado notícias se ia ou não querer o serviço, tinha marcado outro evento pra mesma data.
Nesse caso, preferi ficar em casa brincando com meu filho, do que assumir responsabilidade, aguentar gente chato e não receber por isso.

Eu iria dizer isso, que já fechei a data nesse tempo.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs