Autor Tópico: Como recusar trabalho?  (Lida 2551 vezes)

rafaaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #15 Online: 21 de Junho de 2017, 10:38:29
Olá Gente,

Obrigada pelas respostas. Já consegui resolver. Conversei com a cliente que é a pessoa que está organizando. Vou fazer o trabalho.
Então, só explicando alguns questionamentos pontuados por aqui...

Minha área é a fotografia infantil. Geralmente eu trabalho sozinha. No máximo levo um assistente para iluminação, quando o aniversário é em sítio ou chácara e o pessoal não ilumina a área dos convidados e brinquedos;

 Nunca fiz uma formatura para adultos. Dei o orçamento para essa turma pq a pessoa que veio falar comigo é uma cliente que sempre faz os eventos da família comigo e me indica outros trabalhos para os amigos dela;

Antes de dar o meu orçamento, conversei com outros dois amigos que trabalham na área de formatura a anos e passei o orçamento baseado no preço deles. Outro detalhe que o pessoal faz aqui, e eu fiz também, é dar o orçamento para valores em grupo. Por isso que eu comentei inicialmente que só iria pegar o trabalho caso os 10 fechassem comigo;

 Por ser uma área que não tenho prática, pensei em levar outra pessoa para fotografar comigo para me dar mais segurança, já que a formatura é coletiva, ou seja, uma bagunça pq é gente de várias áreas num auditório gigante. Para piorar, cada um senta num canto, não fica todo mundo da turma junta, é tudo espalhado. Conversei com um colega e ele irá me acompanhar;

Em relação a tenda, aqui na minha cidade o pessoal faz essas fotos posadas com um tecido no fundo, cadeira, arranjo... um cenário mesmo. Acho isso super brega, mas é o que o cliente pede. Para solucionar esse problema, dei o adicional, já que não estava no orçamento inicial, e o pessoal concordou;

O pessoal ainda não assinou os contratos, até agora, os mesmos 2 alunos que tinham marcado a reunião da primeira vez foram os que falaram comigo de novo. O comissão de formatura deu o prazo de até a próxima terça para o pessoal me procurar. Vamos ver no que vai dar né?

Agradeço mais uma vez as dicas de todos. Me ajudaram a saber como fazer nos próximos eventos.




marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2017, 11:21:55
Honestamente falando, trabalhar com crianças acho bem mais difícil do que trabalhar com adultos - a criança tem um humor bem particular e junte-se a isso, o fato de a grande maioria ficar envergonhada e "travada" na frente de estranhos, especialmente com câmera na mão.

Por ser uma formatura de adultos e ser mais fácil de dirigí-los, acho que a preocupação maior dever ser em relação a organizar todos para fotografar e depois poder separar as fotografias - não acho que você terá grandes dificuldades, acredito realmente nisso.

Dica: para facilitar o seu trabalho em relação a separar as fotografias de cada um, na ocasião que você for se encontrar com todos, faça uma lista com o nome do dez e fotografe-os na mesma sequência. Desta forma, você terá como separar no grupo de fotografias, cada um dos formandos.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


rafaaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2017, 12:19:56
Honestamente falando, trabalhar com crianças acho bem mais difícil do que trabalhar com adultos - a criança tem um humor bem particular e junte-se a isso, o fato de a grande maioria ficar envergonhada e "travada" na frente de estranhos, especialmente com câmera na mão.

Por ser uma formatura de adultos e ser mais fácil de dirigí-los, acho que a preocupação maior dever ser em relação a organizar todos para fotografar e depois poder separar as fotografias - não acho que você terá grandes dificuldades, acredito realmente nisso.

Já eu acho o contrário. Meu trabalho sai muito melhor com crianças do que com adultos. Acho que é pq cresci arrodeada de crianças e sempre soube lidar com elas. Enfim, mas eu sei que isso não é comum.

Dica: para facilitar o seu trabalho em relação a separar as fotografias de cada um, na ocasião que você for se encontrar com todos, faça uma lista com o nome do dez e fotografe-os na mesma sequência. Desta forma, você terá como separar no grupo de fotografias, cada um dos formandos.

Perfeito! Adorei essa dica. Já anotei aqui. Muito obrigada.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2017, 21:28:32
Sempre tenha na manga a desculpa de ter outros trabalhos para a data. Você poderia ter digo que tinha fechado outro trabalho para esta data, se ainda for possível implementar isso ta válido
@jacobfotografiacriativa