Autor Tópico: Uma dúvida clássica de segundo corpo: 70D nova ou 5DMkii  (Lida 4117 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761

Amigos, vai entrar uma graninha em breve (3 mil pra ser franco) e consegui vencer a tentação de comprar mais uma lente e resolvi investir em um segundo corpo para ter mais segurança em caso de emergências.

Tenho lido muitos posts e artigos sobre as duas. Mas a maioria deles é de 3 anos atrás, ou mais. Então queria pedir o conselho à muitos de vocês (que com certeza têm ou já tiveram uma das duas e conhecem a experiência de ter um segundo corpo) para me auxiliarem na escolha.

Vamos as características e dúvidas:

Minha principal é uma 5D Mkiii. Trabalho com ensaios de família e infantil. Em termos de DSLRs sou nascido e criado com Full Frame, nunca sequer fotografei com câmeras de sensor APS (fora minhas antigas powershot)

O que me levou a considerar a 70D foi o preço, a bateria ser igual a Mkiii, e o wi-fi. Mas depois me bateu um dúvida. Será que me acostumaria com sensor APS? O corpo dela tem muita diferença de uma full frame? E o foco, na prática com lentes L? Em positivo tem ainda tem o fato de que a 70D seria nova. Levo em conta a durabilidade e a revenda posterior.

Em opção FF pensei inicialmente numa 6D usada. Mas custa pelo menos 4.200 ou mais. Foi então que me deparei com muito elogios a Mkii. Hoje em dia, levando em conta o tempo que ela já foi lançada (2012), será que compensaria mais uma Mkii bem conservada? Aqui mesmo no fórum tem uma com 42 mil cliques.

Usaria um segundo corpo para emergências e raramente para fotografar junto com a principal.

Agradeço a todos desde já 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2017, 10:21:15
Se está acostumado e trabalha com o sistema FF, melhor continuar nela.

A 70D é mais nova e boa também para vídeos, mas não tem uma boa reputação (por causa de um erro no sistema, mas que foi corrigido, e parece que seu AF também tem um problema). A revenda da 60D, 77D e 80D são bem mais aceitas.
O acabamento e ergonomia da 70D é semelhante ao da 6D.

A 5D mkII continua muito boa, principalmente para backup.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2017, 12:00:58
Eu não teria dúvidas nenhuma: 5D mark II.  :)

OBS: Powershot não tem sensor APS.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2017, 12:17:15
Se for para usar exclusivamente como backup, compre o mais barato.


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2017, 14:04:15
5D2.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2017, 15:57:56
Se está acostumado e trabalha com o sistema FF, melhor continuar nela.

A 70D é mais nova e boa também para vídeos, mas não tem uma boa reputação (por causa de um erro no sistema, mas que foi corrigido, e parece que seu AF também tem um problema). A revenda da 60D, 77D e 80D são bem mais aceitas.
O acabamento e ergonomia da 70D é semelhante ao da 6D.

A 5D mkII continua muito boa, principalmente para backup.

Cheguei a ler sobre esse problema do foco da 70D, na verdade li sobre uma especie de recall que a canon fez. lMas não sabia sobre a revenda ser inferior a da 60d,77d e 80d.

Obrigado, Rick. Pelos comentários aqui estou quase decidido pela Mk2
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2017, 16:04:47
Eu não teria dúvidas nenhuma: 5D mark II.  :)

OBS: Powershot não tem sensor APS.

Cumprimentos.

É, estou quase convencido pela Mk2. Ainda com pé atrás pelo preço ser equivalente a uma câmera nova. Tudo bem, se compensar. Mas lembro que é uma câmera com quase 10 anos desde o lançamento.

Ah sim, me expressei mal. Quis dizer que antes de fotografar com FF eu só havia usado powershots.

Obrigado!  :ok:
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2017, 16:05:44
5D2.

Rafael, já teve a Mk2? É muito diferente da 3 na questão do foco?

Obrigado pela ajuda.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2017, 16:09:12
Se for para usar exclusivamente como backup, compre o mais barato.


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

É sempre bom lembrar que ela será, inicialmente, para backup. Isso me lembra "ela ficará parada na maioria das vezes"  O que me leva a pensar se a 7D (ou outro modelo equivalente, mais novo, pois não estou decidido) não seria interessante pra viagens, saidas com a familia, etc.

Mas essa questão do preço pesa bastante nesse momento.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2017, 17:04:20
OK que a 5D mark II é antiga, mas se temos até hoje mercado para a 5D (mark 0) e outras XSi da vida, acredite, sempre conseguirá passar para a frente. Vejo a mark II como vantagem por compartilhar dos mesmos atributos e características gerais, podendo efetivamente usá-la sem medo ou sem "estranhamentos". Por outro lado, a 70D - ou qualquer outra cropada - lhe traria um universo diferente em relação ao fator de corte, tornando todas as suas lentes mais fechadas (uma normal vira meia-tele), e isso pode ou não ser interessante dependendo do seu set de lentes.

Penso que se for para pensar em backup daqueles que só usará em caso de falha da mark III, melhor investir o mínimo possível, até menos do que está imaginando. Uma 60D ou até uma 40D da vida já resolveria.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2017, 17:37:37
Creio que se for o mesmo preço entre 70D e 5D2, sem dúvidas, mesmo sendo apenas para backup, 5D2.


Nunca tive a 5D2, mas é FF e sem dúvida é uma 5D.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2017, 22:21:06
Adriano,

te acompanho há um tempo no 500px e flickr.

Suas imagens são de altíssima qualidade. Posso dizer que talvez as melhores fotos que já vi de retrato são suas.

No meu entendimento, pelo seu estilo de trabalho (nitidez, desfoque, profundidade de campo e enquadramento) uma APS não satisfaria.

Veja que é essa a opinião que tenho.

Nesse cenário eu iria, sem dúvida, numa 5D II.

Cumprimentos.

PS: Seu trabalho é belíssimo  :clap: :worship:
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2017, 22:22:23
OK que a 5D mark II é antiga, mas se temos até hoje mercado para a 5D (mark 0) e outras XSi da vida, acredite, sempre conseguirá passar para a frente. Vejo a mark II como vantagem por compartilhar dos mesmos atributos e características gerais, podendo efetivamente usá-la sem medo ou sem "estranhamentos". Por outro lado, a 70D - ou qualquer outra cropada - lhe traria um universo diferente em relação ao fator de corte, tornando todas as suas lentes mais fechadas (uma normal vira meia-tele), e isso pode ou não ser interessante dependendo do seu set de lentes.

Penso que se for para pensar em backup daqueles que só usará em caso de falha da mark III, melhor investir o mínimo possível, até menos do que está imaginando. Uma 60D ou até uma 40D da vida já resolveria.

Levei muito em conta o fator de corte e as lentes ficarem mais fechadas. Por enquanto só tenho uma grande angular (a 24-105mm) o restante são ótimas, mas em uma cropada realmente ficariam fechadíssimas.

Quanto a investir menos, como em uma 60D ou mesmo 40D: foi o preço em relação a elas que me levou a considerar uma Mkll. São valores próximos.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2017, 22:26:38
Creio que se for o mesmo preço entre 70D e 5D2, sem dúvidas, mesmo sendo apenas para backup, 5D2.


Nunca tive a 5D2, mas é FF e sem dúvida é uma 5D.

É isso que falava pro Elder ao responder ainda a pouco. Os preços são bem próximos, praticamente os mesmos.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2017, 22:46:52
Adriano,

te acompanho há um tempo no 500px e flickr.

Suas imagens são de altíssima qualidade. Posso dizer que talvez as melhores fotos que já vi de retrato são suas.

No meu entendimento, pelo seu estilo de trabalho (nitidez, desfoque, profundidade de campo e enquadramento) uma APS não satisfaria.

Veja que é essa a opinião que tenho.

Nesse cenário eu iria, sem dúvida, numa 5D II.

Cumprimentos.

PS: Seu trabalho é belíssimo  :clap: :worship:

Puxa João, muito obrigado, de coração mesmo. É sensacional ouvir isso. Muito obrigado mesmo.

Eu fico estudando e testando o tempo que posso, dia e noite (as vezes durmo com o cel na mão assistindo vídeos =) mas nunca consigo parar e fazer qualquer avaliação sobre como vão as coisas, evolução, etc. Outro dia mostrei umas fotos impressas (que fiz pra testar cores) para irmã de minha namorada e ela disse algo interessante ao ver uma que o Vini está com uma tartaruga na mão, no quintal: que ela representa exatamente a alma do Vinícius (o filho de minha namorada, o que mais aparece em minhas fotos) por conter toda a personalidade dele, de sandália, com tartaruga na mão, mexendo na terra. Dai fui ver que é bem isso. Tem de ser alguém de fora pra dizer como está indo, eu não consigo avalar direito pois sempre estou achando que "pode ficar um pouco melhor" hahaha

Obrigado novamente. E ah, acho que estou convencido de ir na Full Frame
 :ok:
 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro