No início deste tópico dei alguns parâmetros, que são bem por cima para você iniciar a sua "planilha de cálculo", porém, a conta é bem simples (ou complicada, de acordo com seu ponto de vista): você tem que criar uma estratégia de marketing e fazer uma média (se possível) dos preços dos fotógrafos da região. Estabeleça o tempo que você deseja que o seu equipamento se pague com o trabalho (depreciação) e depois faça uma conta de mais e menos: se a soma dos seus custos for menor que o valor médio cobrado em sua região, você estará tendo lucro que deve ser analisado se é bom ou ruim. Se for menor, você, você deve rever seus custos e pensar numa estratégia de investimento, pois muitas vezes para entrar no mercado, você de certa forma, tem que pagar. Tenha sempre em mente que quando se inicia um negócio, há um custo de operacionaliza-lo e que deve ser amortizado ao longo do tempo e não no primeiro ano de operação.
Falando em marketing, lembre-se que hoje em dia, sem que você faça uma boa divulgação, você terá menos chances de vender seu peixe, portanto, um bom site e perfis em redes sociais (atualizados constantemente e exclusivos para o trabalho - falo isso, porque tem gente que cria um perfil pessoal em alguma rede social, posta brincadeiras, usa o perfil para vender o seu negócio e quer que todo mundo ache que o seu trabalho é sério), vão lhe ajudar, porém isso vai lhe onerar custos (o site terá a hospedagem e o custo anual do domínio) e as redes sociais demandarão tempo (e gasto do computador/notebook/tablet + energia elétrica). Além disso, deverá fazer cartões de visita, aquisição de brindes, gasto com capinhas e rótulos de DVD, entre outros.
Fora isso, lembre-se que o gasto com equipamento é constante, pois pilhas/baterias/cartões de memória possuem vida útil finita; lentes precisam ser limpas de tempos em tempos, novos equipamentos precisam ser comprados; seguro deve ser feito e assim por diante.
Não existe conta fácil, pronta e eficaz para você poder formatar o seu preço - a média do mercado vai ajudar a ditar o seu preço, porém é o seu nível profissional (atendimento ao cliente e o trabalho em si), que vai dizer se você pode estar dentro dessa média, pois as vezes, o nível de fotógrafos da sua região é muito alto e você vai ter que, ao invés de entrar como mais um fotógrafo, se tornar um assistente ou segundo fotógrafo, para ir ganhando "músculo" e poder brigar de igual para igual após algum tempo - como também pode ser o contrário, seu nível é muito maior e sendo assim, o seu preço será bem aceito, você vai ganhar clientes rapidamente e pagar suas contas com mais folga.
Fora estes custos, tem que pensar que você é dono do seu negócio, então o seu salário, será a sobra da grana que entra e paga as contas – tem que tirar a ideia de funcionário da cabeça, que conta como gasto apenas o “vale-transporte”, o “ticket alimentação” e o que se paga para o governo – você terá além destes custos, todos os demais citados acima.
Por fim, fotografia é uma profissão as vezes ingrata, pois você concorre com pessoas que acham que qualquer câmera que troca a lente, habilita a pessoa a ser profissional, quando na verdade essa é a apenas a ponta do iceberg - para ser profissional, você tem que ter visão de negócios e mercado e isso diz se especializar, correr atrás de fazer coisas novas e entregar ao cliente o que ele realmente deseja, não o que ele aceita pagar por questões de sua condição de vida - muita gente paga razoável por trabalhos medianos e quem paga bem, exige um ótimo trabalho e, é este o mercado que todos devem focar, pois do contrário, aceitaremos o fato de sermos mediano para o resto da vida e ficar vendendo preço e não serviços de fotografia.