Autor Tópico: Quanto cobrar? Definindo valores.  (Lida 5277 vezes)

marcelogimenes

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Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2017, 09:55:56
Kkkkk vc falou falou e falou e só falou o que eu disse, custo, preço de mercado e lucro... custo 83,33, lucro 937,00 e tb falou pra analizar o mercado kkkk
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Roberto Dellano

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Resposta #16 Online: 28 de Junho de 2017, 11:10:10
Eu vejo muita gente ensinando detalhadamente como dar um preço e tal, soma conta de casa, depreciação, isso, aquilo e tal e um monte de coisa, porém quem está começando vai fazer essas contas e vai ver que precisa cobrar 800,00 por exemplo um ensaio kkkkkkkkkkkkk... Legal, agora tenta vender um ensaio de quem está começando por 800,00, sonho né. No seu caso, que não vai viver da fotografia é coisa simples:


1º. Mercado: Veja o que os concorrentes cobram pra não ficar nem tão acima nem tão abaixo
2º. O custo que terá pra execução
3º. Margem de lucro


Acabou, sem mimimi sem nada, só isso ai e pronto. O problema é vender amigão, fazer o cliente pagar o que vc quer

Pois é, eu concordo com isso, não adianta calcular e definir seu preço se o mercado não pagar. E ai eu vejo três saídas:
1) Você é um vendedor nato, que vai vender seu produto acima do mercado, mesmo ele sendo comum.
2) Você é um fotógrafo fod*, e a sua fotografia está realmente a cima da concorrência (e ainda sim tem que ser vendedor).
3) Desiste e vai fazer outra coisa.

Esse três fatores são uma realidade no mercado hoje, pois qualquer pessoa com capacidade de aprendizado, com uma DSRL (e outras) atual (Ou não) e três mêses de Youtube, entrega um trabalho satisfatório para qualquer cliente leigo, e estes são a grande maioria.



vangelismm

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Resposta #17 Online: 28 de Junho de 2017, 11:14:08
Kkkkk vc falou falou e falou e só falou o que eu disse, custo, preço de mercado e lucro... custo 83,33, lucro 937,00 e tb falou pra analizar o mercado kkkk

Você não entendeu ainda. Sugiro ler com mais calma.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcelogimenes

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Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2017, 11:34:23
Você não entendeu ainda. Sugiro ler com mais calma.


Eu entendi sim, vc que não me entendeu lá no começo
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marciodeluca

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Resposta #19 Online: 28 de Junho de 2017, 13:58:18
No início deste tópico dei alguns parâmetros, que são bem por cima para você iniciar a sua "planilha de cálculo", porém, a conta é bem simples (ou complicada, de acordo com seu ponto de vista): você tem que criar uma estratégia de marketing e fazer uma média (se possível) dos preços dos fotógrafos da região. Estabeleça o tempo que você deseja que o seu equipamento se pague com o trabalho (depreciação) e depois faça uma conta de mais e menos: se a soma dos seus custos for menor que o valor médio cobrado em sua região, você estará tendo lucro que deve ser analisado se é bom ou ruim. Se for menor, você, você deve rever seus custos e pensar numa estratégia de investimento, pois muitas vezes para entrar no mercado, você de certa forma, tem que pagar. Tenha sempre em mente que quando se inicia um negócio, há um custo de operacionaliza-lo e que deve ser amortizado ao longo do tempo e não no primeiro ano de operação.

Falando em marketing, lembre-se que hoje em dia, sem que você faça uma boa divulgação, você terá menos chances de vender seu peixe, portanto, um bom site e perfis em redes sociais (atualizados constantemente e exclusivos para o trabalho - falo isso, porque tem gente que cria um perfil pessoal em alguma rede social, posta brincadeiras, usa o perfil para vender o seu negócio e quer que todo mundo ache que o seu trabalho é sério), vão lhe ajudar, porém isso vai lhe onerar custos (o site terá a hospedagem e o custo anual do domínio) e as redes sociais demandarão tempo (e gasto do computador/notebook/tablet + energia elétrica). Além disso, deverá fazer cartões de visita, aquisição de brindes, gasto com capinhas e rótulos de DVD, entre outros.

Fora isso, lembre-se que o gasto com equipamento é constante, pois pilhas/baterias/cartões de memória possuem vida útil finita; lentes precisam ser limpas de tempos em tempos, novos equipamentos precisam ser comprados; seguro deve ser feito e assim por diante.

Não existe conta fácil, pronta e eficaz para você poder formatar o seu preço - a média do mercado vai ajudar a ditar o seu preço, porém é o seu nível profissional (atendimento ao cliente e o trabalho em si), que vai dizer se você pode estar dentro dessa média, pois as vezes, o nível de fotógrafos da sua região é muito alto e você vai ter que, ao invés de entrar como mais um fotógrafo, se tornar um assistente ou segundo fotógrafo, para ir ganhando "músculo" e poder brigar de igual para igual após algum tempo - como também pode ser o contrário, seu nível é muito maior e sendo assim, o seu preço será bem aceito, você vai ganhar clientes rapidamente e pagar suas contas com mais folga.

Fora estes custos, tem que pensar que você é dono do seu negócio, então o seu salário, será a sobra da grana que entra e paga as contas – tem que tirar a ideia de funcionário da cabeça, que conta como gasto apenas o “vale-transporte”, o “ticket alimentação” e o que se paga para o governo – você terá além destes custos, todos os demais citados acima.

Por fim, fotografia é uma profissão as vezes ingrata, pois você concorre com pessoas que acham que qualquer câmera que troca a lente, habilita a pessoa a ser profissional, quando na verdade essa é a apenas a ponta do iceberg - para ser profissional, você tem que ter visão de negócios e mercado e isso diz se especializar, correr atrás de fazer coisas novas e entregar ao cliente o que ele realmente deseja, não o que ele aceita pagar por questões de sua condição de vida - muita gente paga razoável por trabalhos medianos e quem paga bem, exige um ótimo trabalho e, é este o mercado que todos devem focar, pois do contrário, aceitaremos o fato de sermos mediano para o resto da vida e ficar vendendo preço e não serviços de fotografia.
Márcio de Luca: fotografia com vida
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A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Felipepg

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Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2017, 14:07:05
No início deste tópico dei alguns parâmetros, que são bem por cima para você iniciar a sua "planilha de cálculo", porém, a conta é bem simples (ou complicada, de acordo com seu ponto de vista): você tem que criar uma estratégia de marketing e fazer uma média (se possível) dos preços dos fotógrafos da região. Estabeleça o tempo que você deseja que o seu equipamento se pague com o trabalho (depreciação) e depois faça uma conta de mais e menos: se a soma dos seus custos for menor que o valor médio cobrado em sua região, você estará tendo lucro que deve ser analisado se é bom ou ruim. Se for menor, você, você deve rever seus custos e pensar numa estratégia de investimento, pois muitas vezes para entrar no mercado, você de certa forma, tem que pagar. Tenha sempre em mente que quando se inicia um negócio, há um custo de operacionaliza-lo e que deve ser amortizado ao longo do tempo e não no primeiro ano de operação.

Falando em marketing, lembre-se que hoje em dia, sem que você faça uma boa divulgação, você terá menos chances de vender seu peixe, portanto, um bom site e perfis em redes sociais (atualizados constantemente e exclusivos para o trabalho - falo isso, porque tem gente que cria um perfil pessoal em alguma rede social, posta brincadeiras, usa o perfil para vender o seu negócio e quer que todo mundo ache que o seu trabalho é sério), vão lhe ajudar, porém isso vai lhe onerar custos (o site terá a hospedagem e o custo anual do domínio) e as redes sociais demandarão tempo (e gasto do computador/notebook/tablet + energia elétrica). Além disso, deverá fazer cartões de visita, aquisição de brindes, gasto com capinhas e rótulos de DVD, entre outros.

Fora isso, lembre-se que o gasto com equipamento é constante, pois pilhas/baterias/cartões de memória possuem vida útil finita; lentes precisam ser limpas de tempos em tempos, novos equipamentos precisam ser comprados; seguro deve ser feito e assim por diante.

Não existe conta fácil, pronta e eficaz para você poder formatar o seu preço - a média do mercado vai ajudar a ditar o seu preço, porém é o seu nível profissional (atendimento ao cliente e o trabalho em si), que vai dizer se você pode estar dentro dessa média, pois as vezes, o nível de fotógrafos da sua região é muito alto e você vai ter que, ao invés de entrar como mais um fotógrafo, se tornar um assistente ou segundo fotógrafo, para ir ganhando "músculo" e poder brigar de igual para igual após algum tempo - como também pode ser o contrário, seu nível é muito maior e sendo assim, o seu preço será bem aceito, você vai ganhar clientes rapidamente e pagar suas contas com mais folga.

Fora estes custos, tem que pensar que você é dono do seu negócio, então o seu salário, será a sobra da grana que entra e paga as contas – tem que tirar a ideia de funcionário da cabeça, que conta como gasto apenas o “vale-transporte”, o “ticket alimentação” e o que se paga para o governo – você terá além destes custos, todos os demais citados acima.

Por fim, fotografia é uma profissão as vezes ingrata, pois você concorre com pessoas que acham que qualquer câmera que troca a lente, habilita a pessoa a ser profissional, quando na verdade essa é a apenas a ponta do iceberg - para ser profissional, você tem que ter visão de negócios e mercado e isso diz se especializar, correr atrás de fazer coisas novas e entregar ao cliente o que ele realmente deseja, não o que ele aceita pagar por questões de sua condição de vida - muita gente paga razoável por trabalhos medianos e quem paga bem, exige um ótimo trabalho e, é este o mercado que todos devem focar, pois do contrário, aceitaremos o fato de sermos mediano para o resto da vida e ficar vendendo preço e não serviços de fotografia.

Perfeito Marcio, obrigado pela colocação.
Conhecimento puro...
Valeu galera!
Ajudaram demais!!  :ok:


romuloalves2015

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Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2017, 09:52:05
Em relação a que? Aniversário ? Casamento? Ensaio?