Autor Tópico: [AJUDA] Impressão na Digipix: defeito do Lab ou erro meu com nitidez demais?  (Lida 6021 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761

Amigos, revelei umas fotos na Digipix e algumas vieram com esse erro. Como podem ver nas fotos dos links, são como uma sujeira, uns riscos escuros com uma espécie de padrão de linhas horizontais e verticais cruzadas. Minha dúvida é se isso pode ter sido do laboratório ou se eu apliquei nitidez demais nesses pontos. No meu monitor as fotos parecem normais.

Pergunto sobre a nitidez por dois motivos:

1. Já li que se aplicar nitidez demais em alguns pontos ou em toda a foto pode estragar a impressão. Só não sei como se parece uma foto com nitidez demais nesses casos.

2. Em alguns pontos em que o problema ocorreu, como no caso da foto do primeiro link (rosto do menino) eu apliquei mais nitidez nessa área para diminuir a falta de foco.

Mas também tem a foto da menina com as bolhas, onde não apliquei nitidez em partes especificas. Talvez no geral.
Foram apenas algumas fotos que ficaram assim. Algumas em maior grau, outras apenas em pontos específicos parecendo sujeira. As outras vieram normais.

http://i248.photobucket.com/albums/gg163/djseninha/IMG_7322.jpg
http://i248.photobucket.com/albums/gg163/djseninha/IMG_7324.jpg
http://i248.photobucket.com/albums/gg163/djseninha/IMG_7326.jpg
http://i248.photobucket.com/albums/gg163/djseninha/IMG_7325.jpg
http://i248.photobucket.com/albums/gg163/djseninha/IMG_7323.jpg
http://i248.photobucket.com/albums/gg163/djseninha/IMG_7321.jpg
http://i248.photobucket.com/albums/gg163/djseninha/IMG_7320.jpg
 

Isso também pode ser outro problema? Agradeço a todos que puderem ajudar.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Nossa ...ta parecendo efeito moiré... Pra mim isso é problema de impressão e papel ... Mesmo que coloque muito sharpen não era pra ficar assim não ...

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Nossa ...ta parecendo efeito moiré... Pra mim isso é problema de impressão e papel ... Mesmo que coloque muito sharpen não era pra ficar assim não ...

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Não havia lembrado desse efeito, mas realmente parece com moiré. Será que é da impressão e papel? Engraçado que apenas algumas saíram assim.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Shida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Também acredito que seja problema na impressão. Mande algumas dessas fotos para eles por email e pergunte o que pode estar acontecendo.


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Verifica qual foi o papel usado no album com a gráfica e vai em outro local de revelação e manda revelar apenas uma foto dessa com o mesmo papel usado no álbum e confirma se será seu erro ou é da gráfica ...vai que no mesmo papel e em um outro laboratório não sai dessa forma ...? ... Já já alguém experiente aqui do fórum re responde certinho ... Tem um rapaz aqui chamado Pictus no Fórum que é muito fera ..um mestre nessas coisas de impressão , monitor etc...acho ele muito bom conhecedor nessa área e em fotografia também .. Ele pode ser uma pessoa melhor a te ajudar ... Aguarde que já já aparece um pra responder companheiro ...

Abraço

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Também acredito que seja problema na impressão. Mande algumas dessas fotos para eles por email e pergunte o que pode estar acontecendo.

Boa, Shida! Vou fazer isso e perguntar o que pode ter ocorrido.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Verifica qual foi o papel usado no album com a gráfica e vai em outro local de revelação e manda revelar apenas uma foto dessa com o mesmo papel usado no álbum e confirma se será seu erro ou é da gráfica ...vai que no mesmo papel e em um outro laboratório não sai dessa forma ...? ... Já já alguém experiente aqui do fórum re responde certinho ... Tem um rapaz aqui chamado Pictus no Fórum que é muito fera ..um mestre nessas coisas de impressão , monitor etc...acho ele muito bom conhecedor nessa área e em fotografia também .. Ele pode ser uma pessoa melhor a te ajudar ... Aguarde que já já aparece um pra responder companheiro ...

Abraço

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk


Ah, boa ideia. Tentarei imprimi-las em outro lab pra testar. E olha, não é álbum, graças a Deus (imagina se fosse?). Foram fotos soltas que ampliei para 20x30 em papel fosco, na Digipix. Engraçado que não tive problemas com outras fotos do mesmo pacote.

Ah sim sim, claro, conheço o Pictus! Já me ajudou muito! Com certeza ele saberá o que rolou. Tô esperando que ele também dê uma olhada nesse post.

Valeu!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Acho pouco provável que seja moiré, normalmente ocorre em linhas horizontais ou verticais que "encaixam" nas linhas do sensor

Digipix é impressão em couche que é um papel qualquer coisa na maioria das vezes

Reclama lá que eles trocam ou provam que é de seu arquivo, ai vc corrige



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Acho pouco provável que seja moiré, normalmente ocorre em linhas horizontais ou verticais que "encaixam" nas linhas do sensor

Digipix é impressão em couche que é um papel qualquer coisa na maioria das vezes

Reclama lá que eles trocam ou provam que é de seu arquivo, ai vc corrige

É, amanha envio um email reclamando. Mas de qq forma, irei testar outro lab.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Boa noite, aproveitando o gancho..
O papel SILK ou LINHO, pode acontecer isso tbm?
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Atualizando: entrei em contato com eles, pediram para enviar as fotos que tiveram o defeito para analisarem e posteriormente me informarem se foi defeito deles ou algo do arquivo. Enviarei amanhã, vamos ver.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Atualizando: entrei em contato com eles, pediram para enviar as fotos que tiveram o defeito para analisarem e posteriormente me informarem se foi defeito deles ou algo do arquivo. Enviarei amanhã, vamos ver.

aguardando o fim da história  :ponder:
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
aguardando o fim da história  :ponder:

Também estou interessado em saber, já que fiz um cadastro lá.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Atualizando: postei as fotos com defeito no dia 29 mas até agora eles não deram nenhum parecer. Esta dentro do prazo que eles pedem para analisar e retornar.
Assim que retornarem eu posto o resultado aqui

Abs!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Atualização pra quem está acompanhando o tópico:

Eu tava viajando e só voltei hoje. Como disse, postei as fotos no "sedex reverso" deles no dia 29, e até agora não deram nenhum retorno. Segundo o email deles, as regras para resposta são:

"Após o recebimento, a análise será realizada em até 03  dias úteis e ao identificarmos o problema descrito, iniciaremos uma nova produção imediatamente.
Se a reclamação for improcedente, entraremos em contato para maiores informações."

Pelas minhas contas, dando um tempinho para as fotos chegarem (foram por sedex, então acredito que não demorariam a chegar) acho que já se passaram 5 dias úteis e nada.

Pior que eu queria imprimir outras fotos, mas com esse problema nem sei se devo imprimir lá.

Vou aguardar mais uns dias.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro