Autor Tópico: Prosummer ou DSLR  (Lida 1649 vezes)

hsatera

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 28 de Dezembro de 2006, 15:01:15
Primeiramente, parabéns a todos por um fórum tão organizado, claro, explicitador e amigável.

Abri este tópico para perguntar uma coisa que muitos de vocês talvez me xinguem por não aguentarem mais essa história. Conversando com dois amigos fotógrafo, pedi orientações na compra de uma câmera. Sou amador, gosto muito de tirar fotografias(ou compor, como queiram) e não queria uma compacta, como uma cybershot 5.1 MP que todos compram, mas que eu particularmente não gosto.

Então decidi pesquisar bastante sobre a linha LUMIX da Panasonic, receitada por um amigo e gostei muito do que vi. Já antecipo-lhes que estou ciente da falta de qualidade de fotos com ISO muito alto com a LUMIX Fz50. Mas na categoria das Prosummers, pelo que me parece ela é a melhor de todas.

Assim, decidi que queria uma Fz50 e comecei a fuçar preços. Consegui a camera por volta de U$500, quando me deparei com uma Nikon D40 custando quase o mesmo preço.

Li inumeros topicos, reviews, comentarios de profissionais dizendo sempre a mesma frase: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa(hehe). Prosummer é Prosummer e DSLR é DSLR. Pelo que eu entendi, se eu sou amador mas quero tirar fotos interessantes por um bom tempo, sem ter que investir em novas lentes, ou colocar lentes para cada ocasião, a melhor opção é a FZ50. Um cara como eu, que quero apenas tirar fotos interessantes, "brincar de ser fotógrafo", sem objetivo algum de ganhar dinheiro com isso parece que deve comprar a Fz50 mesmo, sem se preocupar se ela custa a mesma coisa que a Nikon D40. Certo ou errado? Espero respostas!
[]s


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2006, 15:12:08
Eu pegaria uma DSLR logo, ou melhor, eu vou pegar, falta apenas verba :P
Se você for comprar uma D40, compra uma D50, a diferença de preço é minina.. ;)

Abraços
 
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2006, 16:06:37
Tudo blz?

É uma questão interessante... hehehehehehe... Eu me enquadro na mesma situação em que vc está. Eu tinha uma Canon A95, e a partir dela comecei a me interessar mais pela fotografia. Explorei bastante os recursos dela, comecei a aprender os princípios do modo manual, até que resolvi mudar de cam e optei pela Fuji S9000, que é da mesma categoria da FZ50, ou seja um meio termo.

Assim como vc, pensei no bom range da lente, (28~300mm), boa empunhadura, muito mais recursos que a A95, e sem ter que me preocupar em gastar fortunas comprando um kit com lentes, etc, etc... Em comparação com a A95 foi um salto enorme!!!

Isso tem pouco mais de 6 meses. Agora, optei por investir em um curso básico de fotografia para explorar melhor os recursos da cam, e principalmente aprender a fotometrar manualmente, coisa que sempre tive mta dificuldade (ainda tenho, mas agora bem menos, hehehehehehe). E o próximo passo, com certeza será uma DSLR, mas provavelmente no final do ano que vem. Até lá vou explorar melhor os recursos da S9000.

É claro que comparada com uma DSLR, ela tem suas limitações, velocidade de foco principalmente, tipo vc quer pegar aquela expressão no rosto da criança, e qdo vc foca, ela já mudou de expressão...

Lembrando, faço uso 100% amador da cam, fotos de família, passeios, viagens, etc...

Resumindo, se vc tiver um pouquinho mais de grana pra investir agora, vá de DSLR!!!!!!!!!!

abraços!

 :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


fábioMeireles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
    • http://
Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2006, 16:11:52
Eu concordo com o César e com o davisato.

Anteontem comprei uma D40, pois não havia mais nenhuma D50.

Mas vc deve lembrar que "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!" Fotografar com uma Reflex é muito bom, vc pode fazer o que quiser com a foto, pois ela não tem as limitações das compactas.

Por outro lado, um sensor maior faz com que diminua a profundidade de campo, com isso, vc vai ter que fechar mais a lente, com isso, vai ter que aumentar o iso... etc. Dependendo do que vc queira fazer, é mais prático uma compacta.

As prosumers produzem uma foto inferior? Não! Elas apenas não te dão a funcionalidade de fazer o que quiser (e até errar) da foto. É mais fácil fotografar com compacta do que com DLSR.

Mesmo assim acho que vc deve comprar um DSLR, mas compre sabendo que vc vai ter que aprender cada dia uma coisa nova para usufruir de todas as possibilidades.

Valeu. :thmbup:
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2006, 16:14:19 por fábioMeireles »
Fábio Meireles
Site: http://www.fabiomeireles.com
E-mail: fabio@fabiomeireles.com
MSN: fabiomeireles@hotmail.com
Fotos: http://www.flickr.com/photos/fabiomeireles
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7025941956270903555


Vilso_Dall_Agnol

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2006, 16:20:25
Olha, a FZ50 é uma ótima opção. Seu único pecado ainda é o ruído em ISO alto.
Mas as vantagens! Ultrazoom, estabilizador de imagem, solidez, qualidade da lente, gravaçao de movimento, tudo-em-um, por aí vai...
DSLR é outro mundo, diferença incomparável na qualidade de imagem (pouco relevante para leigos), controles mais sofisticados e complexos com resultados superiores e, por último mas não menos importante, lentes.
O universo das lentes, qual escolher?
Wide, tele, macro, zoom, mais luminosa, com ou sem estabilização...

Vilso
A fé é louvável, mas é a dúvida que nos faz crescer


hsatera

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2006, 18:39:51
Eu acho que vou de FZ50. Pois sou amador demais ainda pra uma DSLR, eu acho. Como dizem por aí, não adianta a camera ser a melhor, o que importa é saber usá-la... Aí, se eu vir que já to ficando "pro", aí vendo a minha e compro uma nova... Mas vocês ainda podem tentar me convencer do contrário!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2006, 19:01:49
Se for pras DSLR, olha tb as pentax (pelo preço que vc disse, capaz de pagar mais barato nelas)

Agora a FZ50 não é uma má opção, eu diria que o que escolher vai te fazer feliz
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2006, 19:27:23
O problema das DSLR é ter que investir em lentes. Se você não for um profissional ou então um hobbysta empolgadíssimo, o investimento acaba sendo demais. Uma prossumer já vem "com tudo". Além disso, dependendo de onde você vai fotografar, é um saco ter que levar um monte de lentes a tiracolo e ainda ter que ficar trocando em cada situação. Mas reflex é reflex, seja de filme ou digital, e quem gosta de aprender fotografia acaba querendo entrar nesse mundo uma hora ou outra. Comece pela FZ50. Se daqui a um tempo ela não te satisfizer mais, venda, junte uma grana e parta pra uma D50.  :thmbup:  
Cientista profissional, fotógrafo amador.


Christianny

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
    • http://www.flickr.com/photos/christianny/
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2006, 01:14:55
Estava vivendo um verdadeiro dilema, pois não sabia se comprava uma Canon XTi ou uma Panasonic FZ50. Após alguns meses de muita pesquisa e "reflexão", acabei por optar pela FZ50, justamente por me considerar um tanto "crua" na arte da fotografia (apesar de ser um hobby "irresistível")... Pois de que adianta ter a melhor das câmeras e sequer saber manuseá-la? Confesso que a FZ50 já está me dando uma "canseira", p/ entender todas as suas funções... imagine uma DSLR!!!    
Bom, no futuro, certamente posso trocar minha prossumer... mas atualmente ela corresponde a tudo o que eu esperava e aos meus níveis de conhecimento/experiência/necessidade/satisfação!!!  

Um abraço a todos e até mais!  :bye1:  

Ps: E um feliz 2007, repleto de muuuuitos "clicks"!


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2006, 01:17:27
Por que não pegar uma Panasonic FZ30 então, ao invés da FZ50. Na minha opinião, é muito mais negócio.!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2006, 10:36:52
DSRL vc nao pode apenas pensar no valor do corpo e sim, das lentes, que chagam varias vezes a 3x o valor do mesmo.

Conheci gente que comprou DSRL e odiou pq nao dava para bater a foto usando o LCD...

Tem gente que nao se adapta
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


faltz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:04:04
Citar
Por que não pegar uma Panasonic FZ30 então, ao invés da FZ50. Na minha opinião, é muito mais negócio.!
Não tem mais FZ30 para vender, a não ser em algumas lojas de Hong Kong no Ebay.

Em julho estive em NY e na B&H já não tinha, comprei a minha - prata, porque a preta era impossível de encontrar - na TriState.

Compre a FZ50, não vai se arrepender. Quando bater a necessidade de uma grande angular, compre uma lente auxiliar wide 0.7X Olympus ou Raynox - a da Panasonic é caríssima.



Dê uma olhada nas minhas fotos com a FZ30. Dá prá se divertir muito com ela.

Adilson

http://faltz.multiply.com/photos



 


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2006, 18:05:26
Citar
Se for pras DSLR, olha tb as pentax (pelo preço que vc disse, capaz de pagar mais barato nelas)

Agora a FZ50 não é uma má opção, eu diria que o que escolher vai te fazer feliz
Concordo com o Alex, as Pentax estão com o preço ótimo.
Quanto à sua dúvida, é bem interessante. Eu sou amador e digo que a necessidade a gente vê quando está fotografando. Em um evento, como um aniversário, cansei de perder momentos com minha a410 por causa da lentidão das compactas.
Por isso, pretendo entrar no mundo das dslr's em breve.
Mas só quando você estiver fotografando, em cada momento é que terá idéia daquilo que te faz falta.
Portanto, acho que, como disse o colega acima, comece com esta e depois, vendo suas necessidades, poderá escolher uma reflex.
Abraços e feliz ano novo a todos!


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2006, 23:20:25
Citar
Citar
Por que não pegar uma Panasonic FZ30 então, ao invés da FZ50. Na minha opinião, é muito mais negócio.!
Não tem mais FZ30 para vender, a não ser em algumas lojas de Hong Kong no Ebay.
Um dos parceiros do fórum (Gramado, de acordo com o baner no fim da página) tem a FZ30. Tem também no ML, mas aí acho que já é abusar um pouco da sorte...  

Eu iria de FZ30, sem medo algum. Ótimo negócio!  :thmbup:
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2006, 01:04:21 por Marcos Henrique »