Autor Tópico: [Dúvida] Direito de Imagem.  (Lida 1120 vezes)

junior ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Online: 27 de Junho de 2017, 18:40:13
Olá Pessoal.
Gostaria de esclarecer uma dúvida em relação ao direito de imagem.
Trabalho com fotografia de eventos sociais e muitas vezes procuro tirar fotos espontâneas das pessoas sorrindo, dançando, durante os eventos.

Tenho um portal de divulgação aonde esses eventos são divulgados e raramente algumas pessoas entram em contato comigo para que eu retire uma determinada imagem.
Sempre tomo o devido cuidado para não expor ninguém de modo constrangedor, ou acompanhado com outra pessoa.

Porém já aconteceu de alguns casos, entrarem em contato comigo pedindo para eu retirar uma determinada foto, pois a mesma não poderia aparecer naquele evento. (Em todas as vezes até hoje eu retirei).

Porém esta semana aconteceu algo que me chateou um pouco, fui em um evento que tinha poucas pessoas, e tinha um grupo de meninas que estava dançando e pediram inclusive pra mim tirar várias fotos. Entre uma dessas meninas, eu consegui fazer uma foto espontânea que achei incrível (uma das melhores), demorei muito tempo pra conseguir e consequentemente a foto ajudaria muito na divulgação do meu trabalho.

Aconteceu que hoje, essa pessoa entrou em contato comigo pedindo para retirar a foto do site pois ela não poderia aparecer (pois havia ido escondida).

Confesso que neste caso em específico fiquei um pouco chateado, pois durante o evento ela SOLICITOU várias fotos junto com as amigas e por sinal falaram que tinham gostado e depois pediu para eu retirar todas as fotos pois havia ido escondida.

Qual seria a solução adequada para este tipo de situação?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2017, 19:06:35
A solução seria vc convencer a moça e pagar um cachê R$ pra ela, e pedir pra ela assinar um documento de uso de imagem, pra vc poder usar a foto onde ela aparece.

Perante a lei, vc não pode publicar retratos/fotos de ninguém sem autorização previa da pessoa que aparece na foto, exceto algumas situações como pessoas publicas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2017, 09:24:21
Se você foi pago para cobrir um evento social, então qualquer pessoa que foi fotografada e teve sua imagem colocada no site sem sua autorização, ela pode solicitar a retirada. A lei está ao lado dela.

Se fosse na rua, e com divulgação sem fins comerciais, ai o desfecho seria outro (desde que não comprometa a imagem da pessoa fotografada). 

Como o Lindsay descreveu, entre em contato com ela e tente entrar num acordo, com documento devidamente assinado.




romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2017, 10:07:26
Eu também fotografo festas, eventos, shows.. e vez ou outra eu gosto muito de uma foto, mas acontece mesmo da pessoa gostar da foto, mas nao pode aparecer pois estao escondidas, e o jeito é  o cara apagar mesmo. Faço fotos para um casa de shows, que a pessoa já veio no meu instagram e pediu para eu apagar, só que eu nao tenho acesso ao instagram da casa, e pedi que a pessoa mandasse direct pra o pessoal apagar, depois que a bebida passa, elas se lembram do que fizeram kkk se ninguem pode saber que ela estava com as amigas naquele momento, eu acho que ela nao vai aceitar dinheiro por essa foto nao, deixa pra lá que é melhor..


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2017, 11:12:17
Retire a fotografia do seu portal, mas coloque-a no seu Flickr / Instagran / Facebook - o Flickr, especialmente, é considerado um acervo de coleções de imagens e não tem fins lucrativos para quem posta - ela pode não estar no seu site, mas estará disponível em local que você possa mandar como link para quem de seu interesse.

Não tente bater de frente com a pessoa, caso não consiga reverter a situação, pois como já foi dito aqui, a lei está do lado dela - tente convencê-la, inclusive modificando legenda / nome do álbum no seu site, para não caracterizar local e hora onde a fotografia foi tirada.

Caso você parta para pagamento de cachê pela fotografia, não esqueça de documentar, devidamente assinado pela(s) pessoa(s) e caso seja(m) de menor(es), a assinatura do responsável - esteja calçado, caso a pessoa queira agir de má fé no futuro.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


junior ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2017, 15:13:01
Obrigado a todos que colaboraram.

Assunto resolvido.