Autor Tópico: De 1900 à 1910, a beleza eterna da mulher  (Lida 2292 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Junho de 2017, 20:05:47
Desde 100 anos atrás, a beleza da mulher, junto com um show de poses, cenários, expressões, etc... etc...

"Os padrões de beleza feminina mudaram muito nas últimas décadas. No início do século XX, as curvas eram bastante valorizadas, como um sinal de fartura e fertilidade. Mas, com a chegada das Guerras Mundiais, elas foram saindo de moda aos poucos e, por um bom tempo, as magrinhas tiveram sua vez. Hoje, temos o resgate do corpo como ele é, com campanhas pela valorização do corpo real, seja ele magro, curvilíneo, alto ou baixo.
O mesmo se passa com as roupas e o estilo de vestir. A globalização trouxe também uma homogeneização que te permite comprar aquele mesmo par de calças..."

Continua em
http://www.hypeness.com.br/2016/03/serie-de-postais-vintage-mostra-a-beleza-feminina-100-anos-atras/


Conhecimento importa mais que equipamento.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2017, 20:48:02
Desde 1900 nos objetificamos a mulher, foi isso o que eu vi.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2017, 21:09:45
Desde 1900 nos objetificamos a mulher, foi isso o que eu vi.
Pois é...

Tô pensando aqui, sempre foi... e ainda hoje, na época do conhecimento e mais respeito ao feminino, até que poderia ser um pouco menos... mas não é...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2017, 12:23:28
Sem nenhuma insinuação de cinismo, acho que sempre houveram atividades que foram (e continuarão sendo) predominantemente masculinos. E creio que ser fotografado foi (e continua sendo) uma atividade predominantemente feminina. Se for uma atividade paga (e.g. modelo fotográfica), não vejo muita objetificação. Há requisitos, assim como um dos requisitos pra ser estivador é ser forte.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2017, 19:28:51
Tirando moda feminina, onde as modelos precisam ser mulheres, eu não vejo como a analogia do estivador se aplicaria para o caso de mulheres serem tão fotografadas assim, e homens não. Não vejo como um dos sexos seria mais bem equipado que o outro para ser o assunto de tantas fotos. O calendário Pirelli, que até pouco tempo atrás era a coisa mais emblemática dessa objetificação da mulher na fotografia, é cheio de imagens de mulheres nuas que servem de decoração na borracharia da esquina. Ou esses salões de automóveis, onde em pleno ano 2017 eles ainda colocam modelos gostosas para posar junto com os carros, como se ambos fossem a mesma coisa.

O problema maior nem é fotografar mulheres (apesar desse ser um dos sintomas do problema), mas sim todo o resto que vem junto, como por exemplo essas discussões de "beleza feminina" ou "padrões de beleza", e outros. Sendo homem eu posso sair de casa com uma camisa furada, barriga de chopp e todo descabelado, e ninguém vai me julgar no mesmo nível que uma mulher.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2017, 14:54:51
Eu fotografo mulheres pq eu acho elas bonitas. Acho atraente as formas, movimentos, elegancia, tracos, sensualidade, sexualidade, etc. Acredito que eh natural apreciar as formas femininas ou o corpo humano em geral, mas as mulheres tendem a ter muito da elegancia, charme e harmonia que demasiados homens nao tem. Um dos motivos que eu aprecio ver bailarinas, ginastas, etc.

Eu nao me importo em fotografar homens. Eu ate gostaria de fotografar mais homens. Mas eh dificil achar um homem disposto a posar para as minhas fotos, por isso fotografo eu mesmo. Eu queria muito ter um portfolio com fotos de fisioculturistas masculinos.

Eu acredito que haja de fato muita objetificacao, mas tambem nao podemos confundir qualquer imagem que mostra um pouco mais de pele ou subjetividade sexual como objetificacao. Mas tambem acho que existe um nivel de subjetividade sobre o que eh objetificacao (contexto influencia muito na forma em que as pessoas veem as coisas e eh facil mudar o contesto de qualquer imagem hoje em dia).

Mas a mente materialista do homem ocidental objetifica tudo. Principalmente se tal objetificacao vender.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2017, 16:21:08
Penso que o que faz a mulher ser mais fotografada (além de tudo que o C R O I X disse), é o fato da mulher ser mais vaidosa e querer valorizar sua vaidade e beleza através da fotografia, pois na grande maioria das vezes, mesmo para homens bastante vaidosos, fotografia é algo que passa sem necessidade e isso, tem um pouco a ver com o fato de as mulheres acharem umas as outras bonitas, fato que não acontecem com os homens. Uma mulher pega um fotografia de outra mulher e admira, mas homens não tem este mesmo habito.

Por outro lado, a moda em si faz com que as mulheres sejam mais fotografadas, pois ao passo que para homens o formato de vestuário se resume a camisas, calças, bermudas e camisetas (varia-se cores e tecidos, mas pouco ou nada mais que isso), já as mulheres possuem uma variantes quase que inesgotável de cada uma dessas peças (formatos, adereços, tecidos, mistura de tecidos, cores, etc) e some-se a isso vestidos, saias, calças de coton, entre tantos outros itens de vestuário.

Não vejo a mulher com um objeto melhor de fotografar, mas sim como a mais bonita e artística entre os dois gêneros humanos existentes, masculino e feminino.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2017, 10:33:47
Desde 100 anos atrás, a beleza da mulher, junto com um show de poses, cenários, expressões, etc... etc...




Agora essa mulher é "conhecida" e não mais "desconhecida"  :)
« Última modificação: 03 de Julho de 2017, 10:34:02 por Danilo_cs »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2017, 11:38:42
conheço uma garota igual a da primeira foto!  :eek:  :eek:

« Última modificação: 03 de Julho de 2017, 11:40:38 por adrianof14 »
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2017, 11:43:29
conheço uma garota igual a da primeira foto!  :eek:  :eek:

Eita...vc fala da desconhecida?  :o


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2017, 12:23:56
Bem, como visto, uma foto possui várias camadas, vários tempos, vários entendimentos, e o que se vê nas fotos a primeira vista não é o mesmo para cada um. Lembrando que esta seleção veio de um usuário do flickr que escolheu e juntou as fotos, essa seleção já é uma edição com o olhar e as intenções de quem editou. Em seguida o editor que publicou no site, fez suas considerações que conduzem o pensamento para um determinado assunto.

A primeira coisa que vi não foi a objetificação da mulher, como o colega Bucephalus mencionou. Tão pouco foi a questão da valorização do corpo mais ou menos curvilíneo que se deu ao longo dos anos, que o próprio autor do artigo mencionou, ou a questão da globalização da moda (mas achei interessante a consideração sobre essa questão que vai interferindo e padronizando a moda e costumes de povos com raízes diferentes).

O que vi como mais importante foi o show de cenários, de iluminação, de culturas, de costumes, de intenções, de acabamento das fotos, de poses, de olhares, e a sensualidade que desde aquela época a fotografia já se propunha a evidenciar.

Tem fotos ali que, quanto mais olho e penso, e tento identificar os elementos, mais provocada fica a minha imaginação, muito bacana essa seleção, sensacional!!!
« Última modificação: 03 de Julho de 2017, 12:40:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2017, 13:43:25
Bem, como visto, uma foto possui várias camadas, vários tempos, vários entendimentos, e o que se vê nas fotos a primeira vista não é o mesmo para cada um. Lembrando que esta seleção veio de um usuário do flickr que escolheu e juntou as fotos, essa seleção já é uma edição com o olhar e as intenções de quem editou. Em seguida o editor que publicou no site, fez suas considerações que conduzem o pensamento para um determinado assunto.

A primeira coisa que vi não foi a objetificação da mulher, como o colega Bucephalus mencionou. Tão pouco foi a questão da valorização do corpo mais ou menos curvilíneo que se deu ao longo dos anos, que o próprio autor do artigo mencionou, ou a questão da globalização da moda (mas achei interessante a consideração sobre essa questão que vai interferindo e padronizando a moda e costumes de povos com raízes diferentes).

O que vi como mais importante foi o show de cenários, de iluminação, de culturas, de costumes, de intenções, de acabamento das fotos, de poses, de olhares, e a sensualidade que desde aquela época a fotografia já se propunha a evidenciar.

Tem fotos ali que, quanto mais olho e penso, e tento identificar os elementos, mais provocada fica a minha imaginação, muito bacana essa seleção, sensacional!!!

 :clap: :clap: :clap:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2017, 13:51:09
[...]
O que vi como mais importante foi o show de cenários, de iluminação, de culturas, de costumes, de intenções, de acabamento das fotos, de poses, de olhares, e a sensualidade que desde aquela época a fotografia já se propunha a evidenciar.

Tem fotos ali que, quanto mais olho e penso, e tento identificar os elementos, mais provocada fica a minha imaginação, muito bacana essa seleção, sensacional!!!

Exato como eu penso e vejo e vc disse muito bem e claro.
Nao atoa tais imagens me inspiram e me animam muito.

Epoca em que se ainda faziam fotos pelas influencias da linguagem artistica, inspirar e provocar imaginacao do mundo das ideias, elegancia, entre outras coisas que nao sei descrever agora. Diferente de hoje em que todo mundo parece focado em querer reproduzir uma linguagem visual comercial, baseado na imaginacao das possibilidades materiais, tangibilidade e evidencia.