Vou descrever as ferramentas onlines que uso, e os resultados:
- Facebook - tenho uma fan page há uns 2 anos e uma página pessoal há 6. Não patrocinei posts ainda na fan page, então não posso comentar sobre esta ferramenta. A maior parte dos meus clientes vem via página pessoal.
- Instagram - uso desde novembro. Já gerou algumas propostas de parceria, mas nenhuma contratação pra fotos pagas. Acho importante ter porque das redes voltadas para a fotografia é a mais abrangente, e também permite uma visualização conjunta do trabalho melhor do que no Facebook.
- blog - tenho há um ano. Já foi mais lido (chegou a uns 200 acessos por dia, hoje tem uns 30), mas eu não deixaria de ter blog para ficar só nas redes sociais porque no blog eu tenho liberdade de publicar o que quero, no tamanho que quero e editar como eu preferir. Além disso, tendo o blog posso compartilhar links para textos/álbuns nas redes sociais, fugindo dos chamados 'textões no facebook'. Inclusive a maior parte do tráfego do meu blog vem do Facebook.
- Twitter - de uns meses pra cá, além de postar o link dos posts do meu blog no Twitter, incluo a foto (ou uma das fotos) do post no Twitter. Digamos que minha página ficou mais interessante visualmente, mas isso não tem gerado nem tráfego nem vendas.
Site ainda não tenho, já registrei o domínio mas ainda não parei pra trabalhar nele. Então quem acessa o link é direcionado para o blog.
Já usei Flickr e 500px, mas nunca fechei nada através deles, imagino porque são páginas mais voltadas para fotógrafos, e não usadas pelo grande púbico.