Autor Tópico: Meios de comunicação (Facebook, insta, flickr, 500px...)  (Lida 1707 vezes)

Felipepg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Junho de 2017, 16:35:41
Boa tarde querid@s!

Gostaria de abrir uma enquete sobre a forma que vocês divulgam online o trabalho de vocês.
Facebook hoje é considerada uma ferramenta chave pra englobar mais contatos, é um ferramenta fácil e todos tem acesso...
Atualmente me sinto bem perdido, gostaria de ficar fora de redes sociais por não ter saco pra ficar fazendo publicações, até porque as imagens (mesmo publicações png, e em tamanho correto acaba perdendo qualidade).

Enfim, como tem divulgado seu trabalho? Está feliz? rsrs

Abs!!


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2017, 17:20:58
gostaria de ficar fora de redes sociais por não ter saco pra ficar fazendo publicações
:ponder:
As pessoas estão o tempo inteiro nas redes sociais, lamento mas se você ficar de fora delas provavelmente deixará uma boa fatia do mercado fora do seu alcance.
Eu divulgo no FB e Insta, e patrocino alguns posts, que me dão um ótimo retorno (contratos fechados).



Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2017, 18:28:22
Pois é Brupikk, eu sei bem o que é isso: só em abril do ano passado que eu criei um perfil no Facebook e outro no Instagram - muita gente reclamava que o site é legal ter, mas queria algo mais rápido e então fui convencido a criar um perfil de cada.

Mas não abro mão do meu site e das formas de divulgações padrão: brindes e anúncios em revistas que são ramos do meu interesse.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2017, 18:39:36
Eu uso Face e Insta (recente) tb.. O insta espalha mais.. a prospecção é maior.. Tenho gente da Rússia me seguindo no Insta..  :eek:
Mas faço quase tudo pelo face...
Busco novos clientes, fecho contratos, publico amostras (não pra escolha - só divulgação mesmo)... Faço até a entrega vinculada ao Face (mando link pelo messenger do face). Só a escolha de fotos que é no meu site (na verdade pelo Selpics, dentro do meu site).
Não seria fotógrafo sem o Face.. Pois trabalho em turno integral (sou vet) e assim consigo manter as 2 atividades de forma concomitante..
« Última modificação: 29 de Junho de 2017, 18:40:32 por nandoespinosa »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2017, 08:13:08
Pois é Brupikk, eu sei bem o que é isso: só em abril do ano passado que eu criei um perfil no Facebook e outro no Instagram - muita gente reclamava que o site é legal ter, mas queria algo mais rápido e então fui convencido a criar um perfil de cada.

Mas não abro mão do meu site e das formas de divulgações padrão: brindes e anúncios em revistas que são ramos do meu interesse.
Sim, não citei o Site pq já considero algo fundamental, por isso comentei só das redes sociais.
Mantenho o meu Site com fotos recentes nas galerias e com o blog atualizado a cada trabalho.
Pra quem só tem uma página no facebook, já pensou se daqui alguns anos o FB acaba como o Orkut, vai fazer o que?
Nada é impossível de acontecer, o portal Terra por exemplo encerrará suas atividades em breve.



 
« Última modificação: 30 de Junho de 2017, 08:14:11 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Felipepg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2017, 08:59:18
Boa galera!

Existe ótimas ferramentas de comunicação, basta saber usar...
Vou trabalhar melhor as idéias.
Fotografo tem que conhecer de marketing também, se não vai pro buraco rs



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2017, 10:02:18
Atualmente me sinto bem perdido, gostaria de ficar fora de redes sociais por não ter saco pra ficar fazendo publicações, até porque as imagens (mesmo publicações png, e em tamanho correto acaba perdendo qualidade).

Se você postar no face pelo computador não perde qualidade não, ja fiz os testes e é praticamente imperceptível... no insta perde um pouco, mas nada que atrapalhe (mas não é legal compartilhar do insta para o face, ai sim perde muita qualidade), isso tudo ja foi discutido aqui no fórum com testes de imagens...

Redes sociais são um saco mesmo, mas ficar fora delas hj é bem arriscado, se fizer um marketing direcionado pode ter um bom retorno... no caso da FanPage do face vc tem que investir em anúncios (não é nada absurdo, o anúncio mínimo é de R$ 2, mas claro que o retorno é proporcional ao investimento), pode ter uma página com 10mil seguidores, mas se não fizer publicação impulsionada não vai adiantar de nada.

Web Site ainda vale a pena ter, acho que precisamos ter uma plataforma livre de amarras de redes sociais, mas tem que ser bem elaborado, uma dica que eu dou é que não monte nada que tenha que dar muitos cliques e que tenha uma informação atrativa logo na primeira página, e se tiver um conteúdo vale tb um anúncio no google, meu site tem pouquíssimas visitas, mas um trabalho que eu fecho por mês através através dele paga mais do que 20 trabalhos que fecho em redes sociais (não desmerecendo as redes sociais, anunciando se tem um retorno bom)...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2017, 13:36:46
Vou descrever as ferramentas onlines que uso, e os resultados:

- Facebook - tenho uma fan page há uns 2 anos e uma página pessoal há 6. Não patrocinei posts ainda na fan page, então não posso comentar sobre esta ferramenta. A maior parte dos meus clientes vem via página pessoal.

- Instagram - uso desde novembro. Já gerou algumas propostas de parceria, mas nenhuma contratação pra fotos pagas. Acho importante ter porque das redes voltadas para a fotografia é a mais abrangente, e também permite uma visualização conjunta do trabalho melhor do que no Facebook.

- blog - tenho há um ano. Já foi mais lido (chegou a uns 200 acessos por dia, hoje tem uns 30), mas eu não deixaria de ter blog para ficar só nas redes sociais porque no blog eu tenho liberdade de publicar o que quero, no tamanho que quero e editar como eu preferir. Além disso, tendo o blog posso compartilhar links para textos/álbuns nas redes sociais, fugindo dos chamados 'textões no facebook'. Inclusive a maior parte do tráfego do meu blog vem do Facebook.

- Twitter - de uns meses pra cá, além de postar o link dos posts do meu blog no Twitter, incluo a foto (ou uma das fotos) do post no Twitter. Digamos que minha página ficou mais interessante visualmente, mas isso não tem gerado nem tráfego nem vendas.

Site ainda não tenho, já registrei o domínio mas ainda não parei pra trabalhar nele. Então quem acessa o link é direcionado para o blog.

Já usei Flickr e 500px, mas nunca fechei nada através deles, imagino porque são páginas mais voltadas para fotógrafos, e não usadas pelo grande púbico.
« Última modificação: 11 de Julho de 2017, 13:46:22 por Fabio Gomes »


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2017, 14:20:34
Dê uns tempos pra cá comecei a dar mais atenção a minha conta no Linkedin e tem surtido bastante resultado, pois por se tratar de uma rede de profissionais, a coisa acaba ficando mais focada - estou começando a obter resultados nesta rede.

Acho que criando perfis focados no trabalho (sem misturar família/amigos e trabalho), o resultado é bom, pois uma mesma imagem utilizada no site, pode ser veiculada na diversas redes que se possua perfil - o trabalho será apenas criar o post/álbum em cada uma delas.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2017, 14:23:22
Dê uns tempos pra cá comecei a dar mais atenção a minha conta no Linkedin e tem surtido bastante resultado, pois por se tratar de uma rede de profissionais, a coisa acaba ficando mais focada - estou começando a obter resultados nesta rede.

Legal que o Linkedin tá funcionando pra vc, infelizmente para mim nunca gerou resultados expressivos, tanto que há um mês e pouco encerrei minha conta lá.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2017, 15:46:28
Legal que o Linkedin tá funcionando pra vc, infelizmente para mim nunca gerou resultados expressivos, tanto que há um mês e pouco encerrei minha conta lá.

Então Fábio, ele nunca funcionou pra mim, mas de uns tempos pra cá comecei a postar a cada dois dias textos curtos e fotografias (mais fotografias do que texto - tipo flyers) e a visualização passou a ser maior e diversas pessoas das áreas de eventos, bandas, cantores e similares começaram a convidar para ser amigo e nesta brincadeira, comecei a receber mensagens privadas e a coisa foi virando.

Se for mensurar o resultado que o Linkedin representa nos meus trabalhos, é bem pequeno, mas tenho esta conta desde o começo do Linkedin no Brasil e numa tinha virado nada - acho que a mudança no meu volume de atividades começou a surtir efeito.

PS: aproveitando o post, quando estive em Macapa (acho que em 2014), eu vi sua exposição "As Tias do Mar Abaixo" - muito legal esse trabalho (e não apenas este).
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2017, 18:48:47
PS: aproveitando o post, quando estive em Macapa (acho que em 2014), eu vi sua exposição "As Tias do Mar Abaixo" - muito legal esse trabalho (e não apenas este).

Que maravilha, Marcio, agradeço seu elogio! Deve ter sido em 2014 mesmo, no ano seguinte já levei a exposição para outras capitais - agora em '17, estive com ela um mês em Belém. Só lembrando que 'Marabaixo' é tudo junto ;) - aqui tem mais infos sobre o projeto: http://tiasdomarabaixo.blogspot.com.br/
« Última modificação: 11 de Julho de 2017, 18:50:44 por Fabio Gomes »


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2017, 08:48:33
Eu uso bastante o instagram meu amigo, e sinceramente o meu retorno é todo por lá, é um alplicativo onde tem mais seguidores no mundo, só perde para o whatsaap, e é onde eu esponho minhas fotos, nao acho que perde qualidade, só perde se voce compartilhar do instagram para o facebook.

Meu instagram: @romulomelquiades