Autor Tópico: Luz Auxiliar de AF é um engodo? Socorro!  (Lida 4756 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 29 de Junho de 2017, 16:44:12
Galera.. Venho pedir um help pra ver se alguém já teve o mesmo problema que estou tendo..
Tinha um flash YN560III e usava ele bem feliz.. Me servia..
Um dia fui fotografar num local com pouquíssima luz (sério - luz de velas) e era uma apresentação de dança.. Felicidade pura!
Eis que percebi que o tal YN 560 III não tinha luz aux. de foco..  :aua: Passei um sufocão na hora - foco manual e reza brava - mas deu pra fazer o job.
Logicamente após passar por esse desespero resolvi então trocar de flash.. afinal ele já não era tão bom assim..
Fui atrás de flashs que além de TTL tivessem também a tal Luz Auxiliar.
Comprei então um YN 568ex. Esse era bala.. Tinha a dita cuja e tudo mais.. Pra mim estava joia.. Até que... Fui fotografar novamente com pouca luz e a tal luzinha nada de me ajudar.. Mas aí devia ser barbeiragem minha..
Cheguei em casa e testei de tudo quando foi jeito.. NADA!!!  :aua: :aua:
Ah.. me indignei e devolvi o flash pro vendedor..

Irritadíssimo fui atrás de outro flash..
Toquei de marca.. Essa praga de Yougnuo..
Comprei um GODOX TT685 TTL ... Esse todo mundo fala bem..
Chegou, testei e NADAAAAAAAA  :aua: :aua: :aua: A tal luz aux de foco nunca se apresenta..
Mexi em todas as configurações possíveis.. Todos os modos da câmera (80D e 70D), Modos de AF, Config Personalizadas do Flash e da câmera.. Tudo.. E nada da tal luzinha funcionar.
Daí eu lhes pergunto..
Alguém já usou essa luz aux. de foco com sucesso? Qual o set? E configurações?
E mais. Alguém tem esse flash? Vi que ele tem atualizações de firmware.. Será que parto pra isso?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2017, 16:57:38
Oxe. Eu já usei esse YN e a luz auxiliar funcionava... Mas a luz pisca e não ajuda em nada? Ou ela nem pisca?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2017, 17:00:13
Oxe. Eu já usei esse YN e a luz auxiliar funcionava... Mas a luz pisca e não ajuda em nada? Ou ela nem pisca?
Nem pisca.. A 80D ainda acha o foco no breu, mas depois de alguns vai e vem do AF..


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2017, 17:03:09
Olá, nando!

Nunca sou a melhor pessoa pra orientar, pq não sou expert, mas tinha um YN468 (que sempre funcionou bem com a antiga T5) e tenho um YN568.
Depois que comprei a 80D achei que a qualidade das minhas fotos fossem melhorar absurdamente já que 80% a 90% dos meus trabalhos são a noite, mas achei até que pioraram demais e fiquei muito chateado e frustrado. Até que pouco tempo atrás descobri que nem o flash e nem os YN622 não estavam emitindo a luz auxiliar de foco. Daí a câmera não conseguia focar direito e as fotos ficavam ruins.
Achei que fosse defeito nos equipamentos e comecei a pesquisar. Foi qdo descobri que equipamentos fabricados antes de agosto/2016 não são compatíveis com câmeras recentes (80D, 5DMk4, T7i, 77D, etc). Vendi o YN468, comprei um YN600RT II, atualizei os firmwares do YN622Tx e não tive mais problemas. Luz de AF funcionando em todos os equipamentos (menos no YN568 direto na câmera pq não atualização).

Estranho não funcionar na 70D. Sei que tem que ativar na câmera e no flash.

Logo alguém mais experiente te ajuda...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2017, 17:14:09
atualizei os firmwares do YN622Tx e não tive mais problemas. Luz de AF funcionando em todos os equipamentos
Acho que já me deste um norte, amigo! Minha situação parece semelhante.. No manual do flash ele cita compatibilidade até a 60D (na linha que uso)..
Obrigado pela ajuda!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2017, 22:05:28
Só pra confirmar, ta ligado que precisa habilitar isso no flash né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2017, 11:33:17
Só pra confirmar, ta ligado que precisa habilitar isso no flash né?
:ok:
Sim Vange.. Claro..
Na verdade já fiz TODAS as configs possíveis.. No flash é bem simples (on/off). A 80D tem nas funções personalizadas até como definir o tipo de LA-AF que será emitida - funcei até nisso.. Enfim tentei tudo eu acho.. Modos de AF diversos, Tipos de medição, modos da câmera...
Sei lá. Acho que vou partir pra atualização do firmware mesmo.. Pra minha sorte (espero), os caras lançaram uma atualização do firmware do eu flash anteontem (28/06/17). Tomara que resolva.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2017, 18:33:09
É que nos meus YN são combinações de tecla pra ativar isso, sempre tenho que olhar no manual.
Tenho o 468 ii e 568 ii e ambos funcionam sem problemas na coroa e na T3.
Só o 468 que não acorda na coroa, preciso apertar algum botão no flash pra ele acordar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2017, 18:41:20
Nando, eu tive esse problema com o YN565. Mas no meu caso descobri que a luz auxiliar só funciona no modo One Shot AF (claro, depois de acionar a função da luz no flash). Passei uma semana jurando que tava quebrado.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2017, 16:39:44
Tentei isso tb.. amigo.  :ok:

Depois de nada dar certo, resolvi tentar a atualização de firmware...
Foi bem fácil..
Porém, não adiantou.. Pelo que pesquisei, parece que tem um bug mesmo nesses flashs com câmeras posteriores a 2015.. Então decidi trocar o flash.. Vou de YN968 EX.. Pelo menos esse tem um led auxiliar na frente que vai ajudar um pouco.. Caso não funcione a luzinha dos infernos...

De qualquer forma agradeço a ajuda de todos.. Depois dou retorno se esse flash novo funcionar..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2017, 17:17:02
Posta um review sobre a luz de led dele, estou curioso pra ver se funciona.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2017, 13:06:42
Posta um review sobre a luz de led dele, estou curioso pra ver se funciona.
Vange... Flash testado e aprovado...
No geral é o melhor flash que já tive (não tive muitos mesmo)..
A luz do flash é agradável, recupera super rápido, de fácil config e sinc com RF (YN-e3-rt), tudo belezinha...
A luzinha aux de AF FUNCIONA com a 80D!!!!  :clap: :clap: :clap:

Poréeeemmmmmm...

Tem só um defeitinho.. E tá exatamente na luz led auxiliar que prometia ser o grande diferencial dele..
Ela funciona de forma alternada com o SpeedLight.. Isso mesmo! Se ligar a LED auxiliar ele para de disparar o flash normal..
Pra mim, perde totalmente a funcionalidade.. Trata-se de uma luz fraca e relativamente dura. Não tem a potência do flash, logicamente, mas também não é uma luz suave alternativa ao disparo do flash, pra preenchimento, p ex...

Talvez eles resolvam isso numa atualização do firmware, mas achei meio inútil a tal luz led auxiliar.

Abraço!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, 13:07:52 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2017, 13:19:18
Uma pena, então não foi dessa vez que ganhamos um flash que pode quebrar o galho como luz continua.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2017, 13:52:26
Uma pena, então não foi dessa vez que ganhamos um flash que pode quebrar o galho como luz continua.
Vou fazer um videozinho quando der ;-) pra te mostrar.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2017, 13:11:44
Atualização..
Galera, a dupla YN968 EX + YN-E3-RT casa muito bem...
O transmiter não acendia a luz aux de foco e tinha problemas de superexposições eventuais com a 80D..
A atualização de firmware 1.24 resolveu isso..
Então, agora sim, tudo rodando bonitinho.  :ok: ;)