Autor Tópico: Avaliem este ensaio.  (Lida 1878 vezes)

Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Online: 29 de Junho de 2017, 13:21:47
Olá, amigos!

Gostaria que fizessem críticas - e se possível sugestões - sobre este ensaio.
https://www.flickr.com/gp/nunogc/88m094

Camera: Canon 70D
Lentes: 18-55mm e 50mm 1.8
Localização: Recanto Santa Rita - Vinhedo/SP

Muito obrigado, desde já!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2017, 13:50:41
Olá, Bruno.

Gostei bastante do conteúdo das fotos. Ao meu ver, o álbum ficou com composições excelentes, bem variadas e espontâneas, além de ter aproveitado bem o local para ambientar o casal. Várias ideias bem criativas e até inspiradoras (para mim).

Minha crítica vai para o tratamento: apesar de ser algo totalmente pessoal e subjetivo, gosto dessa uniformidade no uso dele para todas as fotos, mas achei bastante pesado, com cores muito saturadas e/ou com tonalização muito forte no vermelho/laranja, e olhe que eu gosto e uso de cores mais quentes nas minhas fotos também.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2017, 13:53:30
Avaliar fotos de outro fotógrafo é sempre complicado, isto porque a avaliação é feita de acordo com os gostos pessoais do avaliador, o que eu gosto pode não ser o mesmo que outro goste, mas vamos lá, No geral eu gostei das fotos, isso levando em conta o ponto de vista do cliente que talvez receba essas fotos, acho que quem receber irá gostar, mas tenho umas observações:
1 - A luz nas primeiras fotos atrapalhou um pouco (não na primeira e nem das alianças)
2 - Algumas fotos você utilizou objetos em primeiro plano (com a intenção de desfocá-los) isso dá um efeito interessante, mas em algumas ficou confuso (cito uma foto que eles estão abraçados atrás de uma grade e ela está de costas)
3 - As últimas fotos estão com um tom muito avermelhado, sei que foi proposital, mas como disse no começo, a avaliação depende do gosto do avaliador...

Sugestõs: (lembrando que nenhuma sugestão dada aqui é regra ou necessariamente está certa, e vai também do gosto do utilizador)
Eu gosto de tratamento pesado, mas evito utilizar em pessoas, justamente por causa da pele.
Você trabalhou bem algumas situações de luz e sombra, mas tem que ter cuidado, algumas ficaram confusas ou poluídas.
Achei a direção legal, o casal ficou bem descontraído e isso é muito importante.
As alianças na planta ficariam melhores se escolhesse uma planta isolada, as flores em volta ao meu ver poluíram um pouco.

Como disse antes, gostei, espero que algo que disse seja útil para você.  :ok:


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2017, 14:13:54
Minha crítica vai para o tratamento: apesar de ser algo totalmente pessoal e subjetivo, gosto dessa uniformidade no uso dele para todas as fotos, mas achei bastante pesado, com cores muito saturadas e/ou com tonalização muito forte no vermelho/laranja, e olhe que eu gosto e uso de cores mais quentes nas minhas fotos também.

Muito obrigado, Elder! Minha principal intenção em pedir a avaliação foi na questão do tratamento também. Principalmente nas últimas onde a telha deixou tudo mais vermelho. Eu vou tirar um pouco disso. Grande abraço.


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2017, 14:15:13
Como disse antes, gostei, espero que algo que disse seja útil para você.  :ok:

Com certeza vai ajudar, Erick! Muitíssimo obrigado.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2017, 01:02:16
não sou muito fã mas tbm não posso dizer q ta errado

é gosto e se ta agradando vc e o casal... já era :p Mas pessoalmente não gosto muito desse tipo de tratamento muito pesado e quase irreal
« Última modificação: 30 de Junho de 2017, 01:02:42 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2017, 08:39:20
Achei a composição muito boa, o casal bem espontâneo.

Não gosto de criticar, mas acho que pesou um pouco a mão na saturação/quentura das fotos. Se ajustasse um pouco para menos ficaria mais suave na minha opinião e melhoraria em termos gerais.  :ok:

Mas no global ainda me agradou.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2017, 10:37:18
Olá!

Primeiro, concordo com o comentário dos colegas... Vou acrescentar a questão da repetição do mesmo tema. Foram várias fotos muito similares. Na foto das alianças, faltou um pouco de DOF.

 :clap: :clap: :clap:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Thiago Lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2017, 04:54:50
Olá, fico tb na opiniao que a saturaçao ficou um pouco pesada mas se esta agradando nao vejo pq mudar!


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2017, 18:00:53
não sou muito fã mas tbm não posso dizer q ta errado

Estou convencido! Eu estava me sentindo um pouco incomodado também. Na verdade, me incomoda apenas as últimas que onde a telha reflete neles e deixa tudo muito avermelhado, eu criei os presets nas cenas mais abertas, onde o sol vinha direto, e apliquei no ensaio inteiro. Vou melhorar isso.

Obrigado por comentar.


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2017, 18:01:38
Mas no global ainda me agradou.

Obrigadíssimo!


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2017, 18:05:43
Na foto das alianças, faltou um pouco de DOF.

Nas duas fotos das alianças você achou o DOF curto? Neste caso, onde o foco são as alianças, não seria o ideal que fossem assim?

Abração!


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2017, 22:16:30
eu gostei, mas acho que a edição na pos, as cores muito saturadas, cansou. Mas gostei. :clap:
Ricardo Ghion


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2017, 22:20:00
eu gostei, mas acho que a edição na pos, as cores muito saturadas, cansou. Mas gostei. :clap:

Obrigado, amigo!