Autor Tópico: Quais bugigangas são os seus equipamentos fotográficos?  (Lida 1984 vezes)

vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Online: 25 de Junho de 2017, 20:11:25
Muitas vezes os leigos imaginam que nós apenas andamos por aí com as SLRs, Mirrorless, Rangefinder ou o ráio de câmera que for, mas no fundo a história não é bem assim e temos que saber de coisas como cabelo e maquiagem, principalmente num estúdio e carregar bugigangas como pentes de cabelo por aí, raramente vamos usar devido a equipe que muitas vezes está junto, mas sabemos sobre o assunto pra poder orientar o resto da equipe e se preciso pentear o cabelo da pessoa fotografada, pois então pra começar listarei as minhas bugigangas e convido a todos pra listar as suas!

Máquina de corte Wahl Magic Clip V900
Máquina Wahl Classic
Tesoura Wahl fio navalha
Tesoura Altez Fio Laser
Coleção de pentes e escovas Marco Boni
Barbeador Elétrico Philips
Estoujo de maquiagem
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2017, 20:42:25
Eu não tenho nada disso não, rsrsrs...

Não me meto a mexer em cabelo de ninguém, acho um risco enorme. O que eu carrego sempre nos casamentos, é um cabide de acrílico, daqueles bem bonitos, porque os ateliês de vestido de noivas, PQP, só tem cabide medonho, auehauehauehauehae


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2017, 20:58:48
Uma coisa que aprendi a sempre levar é um espelho de mão, de uns 20 cm... geralmente em ensaio. Mas carrego também aqueles alfinetes de fralda,  e fora disso fita crepe... sempre levo fita crepe  :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2017, 09:26:44
Levo meu chapeu, meu oculos e minha agua.

Para a modelo o maximo que eu levo eh comida (paes e frutas), agua e tapete para restar terem onde sentar e restar, caso for em a ceu aberto.

Coisas para cabelo a estilista de cabelo leva. Coisas para maquiagem a maquiadora leva, coisas para a roupa e estilista de roupa ou wardrobe leva. E quando nenhuma desses integrantes faz parte da equipe, eh a modelo que leva.

Se a pessoa a ser fotografada nao for modelo. E sempre peco para levar o kit de maquiagem e se maquiar no local para eu ver (o que obviamente inclue espelho e pente para cabelo).

Eu tambem sempre carrego cordoes, fitas adesivas, grampos, mas levo para meus equipamentos mesmo, para segurar cabo, improvisar se algo quebrar ou estiver desgastado, etc. Mas se a pessoa a ser fotografada precisar, eu empresto.  :D

Eu muito raramente fotografo homens e nao me considero um bom fotografo de homens, entao nao me preocupo muito esteticamente com eles. Costumam ser pessimos em seguir direcao de toda forma. E os que sao modelos ja sabem do que precisam trazer com eles.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2017, 13:02:19
Eu tambem sempre carrego cordoes, fitas adesivas, grampos, mas levo para meus equipamentos mesmo, para segurar cabo, improvisar se algo quebrar ou estiver desgastado, etc. Mas se a pessoa a ser fotografada precisar, eu empresto.  :D

 :D

Eu que não me meto a mexer em penteado e nem maquiagem de modelo ou de noiva, isso é coisa de profissional, não julgo que tenho competência pra isso. Do que eu sempre deixo de bugiganga na mochila é fita crepe, papel sulfite e um kit portátil de chave de fenda. Geralmente uso a fita crepe em mais situações do que imaginaria, mas o resto fica na mochila só pra qualquer coisa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2017, 13:05:14
Vicent era barbeiro ou cabeleireiro, não tem como explicar esse aparato todo rsrs

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2017, 14:09:45
Com 24 anos, nem deu tempo ainda, mas sempre gostei de assuntos como cabelo e maquiagem na fotografia, até mesmo para acompanhar o proceso do início ao fim, apesar de pouco ter feito retratos, eu até encaro em alguns momentos mexer em cabelo, ás vezes até retocar meu próprio cabelo, sou muito criterioso para tarefas como comprar um shampoo, mas as máquinas de corte e as tesouras são para uso próprio, certamente já moldei minha barba com tesouras, o máximo que eu faço em outras pessoas é pentear um cabelo pois cortar o cabelo de outra pessoa tem de ser muito criterioso e saber realmente o que se faz e com quem fazer, modelos até são mais fáceis de lidar nesse aspecto, mas pessoas comuns até se ofendem.

Aparente temos muito material fotográfico bugiganga e o playboy achando que vai nos imitar comprando uma DSLR, vai ficar pensando até ler este tópico
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2017, 15:46:29
@vincent
Eu sinceramente tambem sou muito interessado em cabelos. O cabelo eh a moldura do rosto eh molda a aparencia da identidade e personalidade da pessoa. Nao so isso, tambem pode ser usado para simbolizar seducao, idade, epoca, etc...

Maquiagem eu nao tenho tamanho interesse mas sei da importancia. Eu pesso para a modelo ou posante trazer a maquiagem e se maquiar no local, justamente para eu poder orientar sobre o que eu espero da maquiagem e ver o resultado. Mas como eu nao sou entendido da area, acaba em geral sendo coisas basicas, a orientacao fica mais na tonalidade do Batom e intencidade do lapis nos cilios, se vai po ou nao desenho nas sombrancelhas, mas nada muito complexo. Qualquer coisa alem disso tem que ser alguem que entenda.

O vestuario a mesma coisa. Antes eu morava em uma cidade em que vc achava lojas de roupas usadas e encontrava de tudo por precos ridiculamente baratos, trocado de pao mesmo. Eu pedia as medidas das modelos e ia as compras quando em busca de um projeto meu. Mas agora que moro em uma cidade em que tudo eh gourmetizado e as lojas de roupas usadas sao mais caras do que lojas de roupas novas, alem de nao ter la muitas alternativas, eudependo mais do wardrobe da modelo para meus projetos.

Mas eu o vestuario me atrae tanto que eu ate ja tentei aprender a tricotar para criar pecas de roupas com desenhos que eu tenho em mente e acredito que ficaria perfeito dentro de alguns temas. Comprei tudo para tricotar e ate um livro para aprender. Mas talvez pq eu estava tentando completamente sozinho, meus pontos nao pareciam sair muito bem e me desanimou.

A minha mae que vive tricotando, eu ja pedi a ela fazer uma pecas de roupas que eu desenhei para fotografar mas ela nunca fez.  :( Por isso eu preciso achar um jeito de aprender atricotar logo.  :D


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2017, 19:18:16
Sim Croix, mas se na foto queremos um corte esfumaceado, raspado, tranças eu vou querer dizer pro cabeleireiro na equipe até os pentes de máquina a utilizar exatamente pra ter na foto aquele modelo exatamente com o corte que eu preciso e quanto a maquiagem, temos que saber exatamente como queremos o retratado e nós temos que nos envolver em muita coisa, ao menos pra orientar em tudo de como queremos exatamente aquela foto e quanto a afinete de fraldas já citado, segue a foto



Quanto as roupas é complicado mesmo em alguns casos, por isso que eu prefiro menos roupas, mas qualquer coisa em Porto Alegre e região tem muitas costureiras e inclusive tenho contato direto de fabricantes
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2017, 13:42:13
vincent,

Acho que o profissional sabe qual o equipamento ele deve usar para fazer o trabalho dele sem eu precisar dizer. Se eu precisar dizer qual tipo de lapis nos labios, qual pente na maquina, qual tesoura usar, eu nem vou querer trabalhar mais com tal pessoa. O mosmo para roupa, maquiagem, edicao de imagem, etc...

Da mesma forma que eu nao espero ninguem me dizendo qual a potencia do flash eu devo usar, qual modificador eu devo usar ou qual ISO ou velocidade do obturador usar. Basta a pessoa descrever o que quer da imagem e eu sei qual equipamento e configuracoes devo usar para obter tal caracteristica de imagem.

Aqui na cidade obviamente tambem tem costureiras. Eu nao estou na roca.  :D


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2017, 07:28:57
Se algum dia vc precisar de um modelo com um corte degradê do 1 ao 2 e o cabelereiro fizer do 0 ao 1 e 1/2 vc vai querer enforcar ele mas isso é em ensaios específicos
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2017, 14:38:18
Se algum dia vc precisar de um modelo com um corte degradê do 1 ao 2 e o cabelereiro fizer do 0 ao 1 e 1/2 vc vai querer enforcar ele mas isso é em ensaios específicos
Exato, se ele nao fizer o trabalho dele como pedido, obvamente fotografo nenhum vai ficar feliz com ele.

Mas sinceramente nenhum modelo que eu fotografei precisou ter o cabelo cortado no set. O estilo do modelo escolhido sempre teve incluso o stilo do proprio cabelo previamente. No maximo que pode acontecer (no meu caso) eh corrigir falhas e formas que o proprio estilista de cabelo aponta, e olhe la.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2017, 19:52:16
Exato, se ele nao fizer o trabalho dele como pedido, obvamente fotografo nenhum vai ficar feliz com ele.

Mas sinceramente nenhum modelo que eu fotografei precisou ter o cabelo cortado no set. O estilo do modelo escolhido sempre teve incluso o stilo do proprio cabelo previamente. No maximo que pode acontecer (no meu caso) eh corrigir falhas e formas que o proprio estilista de cabelo aponta, e olhe la.

Pior que cabeleireiro ruim é o que mais se encontra por ae, em Porto Alegre tinha o Matheus do salão de beleza Studio A que era muito bom
« Última modificação: 09 de Julho de 2017, 19:53:23 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/