Autor Tópico: D7200 x Tamron 17-50 F2.8 (Non VC)  (Lida 12212 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 06 de Julho de 2017, 12:05:48
E ai pessoal quem usa esse conjunto, o que me dizem? Cravada? Algum problema de foco?

Esta na hora de trocar minha segunda câmera que esta bem "rodadinha". Estou pensando em uma D7200, pois a que sai é uma D7000, e a D7200 vai cobrir com folga a lacuna que fica.

Minha duvida é quanto a Tamron, eu tenho uma vaga lembrança de ter lido sobre problemas no foco com esse conjunto, mas não tenho certeza se é isso mesmo, dei uma procurada agora e não achei nada a respeito. Será que to ficando doido?

Algum relato da galera aqui?

Obrigado a todos.


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2017, 12:07:39
um amigo usou esse conjunto durante uns 2 meses e não teve problemas, mas como o uso era pouco e amador não sei se minha opinião ajuda muito rsrs vou acompanhar o tópico tb pq a dúvida é boa.
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2017, 17:14:46
Acompanhando...  :snack:

Também tenho muito interesse em saber sobre essa combinação.

Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Davide

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 126
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2017, 19:41:58
Acompanhando, estou pensando em reduzir para uma lente apenas e voces falam tão bem desta pequena zoom/coringa  :assobi:

por um lado vou sentir falta de uma GA 11/16 para paisagens mas para uso diário penso seja melhor.

Tava dando uma olhada no ML, o modelo sem estabilizador é mesmo o mais popular, nem creio ter visto com.
« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 19:46:09 por Davide »
Magis Audio, just listen - www.magisaudio.com


Paulo Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2017, 14:30:27
Já tive a tamron, muito boa lente. Acho as fotos dela muito parecidas com a 35mm 1.8

Único contra que tive foi o AF-C, no liveview o motor de foco da lente travava e não fazia o foco. Ele tentava girar para um lado e para o outro e o anel só "balançava" e parava sem fazer o foco. Nos outros modos de foco funcionava perfeitamente. Não sei se era problema com a lente ou incompatibilidade com a câmera ( A minha estava com o último firmware), porém tive esse problema, não cheguei a testar outra lente igual pois fui para a sigma 18~35 1.8
Nikon D750 - Nikon 50mm 1.8G - Nikon 85mm 1.8G - Nikon 24-70 2.8G - Nikon 80-200 2.8ED - Yn568EX - Godox TT685n


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2017, 17:31:38
Já tive a tamron, muito boa lente. Acho as fotos dela muito parecidas com a 35mm 1.8

Único contra que tive foi o AF-C, no liveview o motor de foco da lente travava e não fazia o foco. Ele tentava girar para um lado e para o outro e o anel só "balançava" e parava sem fazer o foco. Nos outros modos de foco funcionava perfeitamente. Não sei se era problema com a lente ou incompatibilidade com a câmera ( A minha estava com o último firmware), porém tive esse problema, não cheguei a testar outra lente igual pois fui para a sigma 18~35 1.8

Paulo Ricardo, mas o AF-C no View Finder funcionava normalmente?


Paulo Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2017, 22:26:37
Paulo Ricardo, mas o AF-C no View Finder funcionava normalmente?

Desculpe a demora em responder Roberto, no View Finder ela apresentava o problema as vezes. Porém errava muito o foco. Em uma sala bem clara com lampada acesa por exemplo ela procurava o foco e não achava e quando achava focava em outra coisa sem ser  assunto principal. Problema de back e front focus. As vezes a foto na câmera estava ok e quando abria na tela do pc estava levemente desfocada no assunto.

Não cheguei a fazer ajuste fino na minha para ver se resolvia. Preferi trocar de lente. Como na época peguei a lente usada, creio que seria problema na lente mesmo. Um amigo me disse ser o novo firmware da nikon que deixou a lente meio que incompatível com a câmera. Porém não sei realmente qual era o problema.

Único modo que acontecia isso era no AF-C (Geralmente eu usava com 21 pontos de foco se não me engano). Nos outros modos de foco a lente funcionava certinho.
Nikon D750 - Nikon 50mm 1.8G - Nikon 85mm 1.8G - Nikon 24-70 2.8G - Nikon 80-200 2.8ED - Yn568EX - Godox TT685n


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2017, 22:58:16
Desculpe a demora em responder Roberto, no View Finder ela apresentava o problema as vezes. Porém errava muito o foco. Em uma sala bem clara com lampada acesa por exemplo ela procurava o foco e não achava e quando achava focava em outra coisa sem ser  assunto principal. Problema de back e front focus. As vezes a foto na câmera estava ok e quando abria na tela do pc estava levemente desfocada no assunto.

Não cheguei a fazer ajuste fino na minha para ver se resolvia. Preferi trocar de lente. Como na época peguei a lente usada, creio que seria problema na lente mesmo. Um amigo me disse ser o novo firmware da nikon que deixou a lente meio que incompatível com a câmera. Porém não sei realmente qual era o problema.

Único modo que acontecia isso era no AF-C (Geralmente eu usava com 21 pontos de foco se não me engano). Nos outros modos de foco a lente funcionava certinho.

rapaz, agora você ,e deixou preocupado. Acabei de comprar uma D7200 pra usar com a Tamron no lugar da velhinha D7000


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2017, 00:05:45
A Sigma 17-70 é muito, mas muito melhor que essa Tamron.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2017, 00:57:00
A Sigma 17-70 é muito, mas muito melhor que essa Tamron.
Em quais aspectos Carlos?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2017, 08:07:01
Em quais aspectos Carlos?

2x??  :ponder: :ponder:

Pra mim, só o fato de não ser 2.8 em todo o range já a torna uma lente um nível a baixo das 17-50 F2.8 (Tamron e Sigma).


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2017, 09:41:05
Pra mim abertura não é tudo, se for tudo, melhor partir pra 18-35 1.8 da Sigma, mas voltando à 17-70 e porque eu a escolhi ao invés da 17-50 da Tamron:


- Foco mais rápido;
- Foco assertivo;
- Leve;
- Bom range;
- Mais nítida;
- Permite ajuste fino para otimização;
- Recebe firmwares de melhoria e upgrade para novas câmeras constantemente.


Além disso ela só vira uma f/4 em 70mm, fica em f/3, 3.5 quase o tempo todo.


E a D7200 segura bem mais o ISO que a D7000 assim como a D5500 já segurava bem.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2017, 10:24:58
Então sosa, veja só o meu ponto de vista sobre alguns aspectos:

- Foco mais rápido;
velocidade de foco na Tamron pode até ser mais lento e tal, mas é uma diferença que para meu uso é insignificante, neste ponto nunca senti falta de nada na Tamron.

- Foco assertivo;
Rapaz, nesse ponto aqui, pelo menos o meu conjunto D7000 + Tamron é de lascar, absurdamente cravado, quando erra é cagada minha.

- Leve;
Não peguei essa sigma na mão, mas a Tamron é bem leve também, e não sei o que algumas gramas a mais de uma pra outra faria diferença.

- Bom range;
Aqui eu concordo, as vezes o final de 50mm é curto. Mas não sei se pra 70 vai fazer muita diferença.

- Mais nítida;
Esse é outro ponto que não posso opinar por que nunca usei essa Sigma, mas a Tamron é muito nitida, se perder pra Sigma (o que eu não acredito) vai ser uma diferença tão marginal (Como é da Tamron para a própria Nikon) que nem da pra considerar.

- Permite ajuste fino para otimização;
É só fazer na câmera.

Além disso ela só vira uma f/4 em 70mm, fica em f/3, 3.5 quase o tempo todo.

E a D7200 segura bem mais o ISO que a D7000 assim como a D5500 já segurava bem.
Esse é o ponto mais interessante e controverso pra mim, eu penso que a vantagem de um ISO mais elevado não está em usar uma lente mais escura, não vejo muito sentido em ganhar um ponto de ISO e perder um ponto de abertura na lente, é uma troca meio sem nexo, talvez compensar uma velocidade baixa, ou até mesmo fechar a lente para uma profundidade maior em determinado momento, mas compensar uma lente escura não vejo vantagem. É ganhar em um e perder em outro, prefiro ganhar nos dois.

Acredito que essa lente seja sim muito boa, mas não consigo ver vantagem dela sobre a Tamron.

Forte abraço.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2017, 10:52:54
Então sosa, veja só o meu ponto de vista sobre alguns aspectos:
velocidade de foco na Tamron pode até ser mais lento e tal, mas é uma diferença que para meu uso é insignificante, neste ponto nunca senti falta de nada na Tamron.
Rapaz, nesse ponto aqui, pelo menos o meu conjunto D7000 + Tamron é de lascar, absurdamente cravado, quando erra é cagada minha.
Não peguei essa sigma na mão, mas a Tamron é bem leve também, e não sei o que algumas gramas a mais de uma pra outra faria diferença.
Aqui eu concordo, as vezes o final de 50mm é curto. Mas não sei se pra 70 vai fazer muita diferença.
Esse é outro ponto que não posso opinar por que nunca usei essa Sigma, mas a Tamron é muito nitida, se perder pra Sigma (o que eu não acredito) vai ser uma diferença tão marginal (Como é da Tamron para a própria Nikon) que nem da pra considerar.
É só fazer na câmera.
Esse é o ponto mais interessante e controverso pra mim, eu penso que a vantagem de um ISO mais elevado não está em usar uma lente mais escura, não vejo muito sentido em ganhar um ponto de ISO e perder um ponto de abertura na lente, é uma troca meio sem nexo, talvez compensar uma velocidade baixa, ou até mesmo fechar a lente para uma profundidade maior em determinado momento, mas compensar uma lente escura não vejo vantagem. É ganhar em um e perder em outro, prefiro ganhar nos dois.

Acredito que essa lente seja sim muito boa, mas não consigo ver vantagem dela sobre a Tamron.

Forte abraço.


Eu percebi (e não fui só eu) que ela não funcionou legal na D5500 e nem na D7200, mas tire suas conclusões você mesmo e poste aqui, pelo que entendi você já tem a Tamron, então não faz muito sentido adquirir uma nova se ela te satisfaz no que importa pra você.


No meu caso eu testei ambas e optei pela segunda por conta dos motivos citados.


Estou ancioso para ver as fotos!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2017, 11:48:07

Eu percebi (e não fui só eu) que ela não funcionou legal na D5500 e nem na D7200, mas tire suas conclusões você mesmo e poste aqui, pelo que entendi você já tem a Tamron, então não faz muito sentido adquirir uma nova se ela te satisfaz no que importa pra você.


No meu caso eu testei ambas e optei pela segunda por conta dos motivos citados.


Estou ancioso para ver as fotos!

Pois é, se der M com o conjunto, ai vou ter que optar por outra lente, confesso que estou um tanto apreensivo. Vamos ver.